Tem que ir: City Tour em Aracaju: roteiro, valor e dicas ,

Destaques

POSTS RECENTES

City Tour em Aracaju: roteiro, valor e dicas

03 janeiro 2024
Aracaju City Tour

Nada melhor do que chegar na cidade e fazer logo um City Tour para conhecer os principais pontos turísticos, a história da cidade e aquelas curiosidades que a gente só fica sabendo nesses passeios, não é mesmo? Tem que ir!

Neste post vamos compartilhar nossa experiência e dar dicas de como fazer um City Tour em Aracaju. Confira!

COMO FAZER O CITY TOUR EM ARACAJU

Letreiro Eu amo Aracaju
Orla de Atalaia

Provavelmente você estará hospedado na Praia de Atalaia, rodeado de algumas das principais atrações da cidade como os Arcos (letreiro de Aracaju), o Projeto Tamar, as feirinhas de artesanato... por isso o City Tour te levará a outros lugares.

A partir dessa região não é difícil se deslocar na cidade, mas sem dúvida a melhor forma de fazer um City Tour por Aracaju é com as agências de turismo, assim você economizará tempo e terá informações confiáveis.

 Aracaju: quando ir e outras dicas

Mercado Central de Aracaju
Mercado Municipal de Aracaju

Nós fizemos todos os nossos passeios com a TopTur, ótima empresa que oferece os passeios através da plataforma Civitatis, recomendamos!
O tour dura 3 horas, das 9h as 12h, ideal para quem está com tempo curto, mas a TopTur geralmente oferece um plus, ou seja, depois de turistar pelos pontos turísticos você poderá estender o passeio até uma das Praias do Litoral Sul de Aracaju (a Praia de Aruana), para almoçar e curtir o mar antes de te levarem de volta ao hotel. Confira o valor e reserve agora o City Tour em Aracaju.

✓ Se a ideia for alugar um carro, faça uma cotação aqui.

CITY TOUR ARACAJU - ROTEIRO

Largo da Gente Sergipana
Largo da Gente Sergipana - Centro 

No horário combinado o guia passou para nos buscar no hotel e seguimos pela Av. Santos Dumont, que beira a Praia de Atalaia, aliás a Orla de Aracaju é cotada como uma das mais bonitas do Brasil. De fato é linda!

O guia foi contando várias curiosidades sobre a capital que foi desenvolvida entre dois rios, o Sergipe e o Vaza-Barris. "Aracaju" vem do nome "cajueiro dos papagaios", porém a fruta mais típica é a Mangaba.


Mercado Municipal de Aracaju
Mercado Municipal de Aracaju

Não vou bancar a chata e ficar aqui contando milhares de histórias, mas achei muito legal saber que Aracaju, fundada em 1855, foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, ela é completamente plana. Suas ruas, depois do aterramento de pântanos e a canalização dos rios, foram projetadas no formato de um tabuleiro de xadrez para desembocarem no rio Sergipe. Interessante né?

Curiosidades a parte, o City Tour fez as seguintes paradas:

1. COLINA DO SANTO ANTÔNIO

Colina do Santo Antônio

A primeira parada foi no lugar mais antigo da capital, o Alto da Colina do Santo Antônio. Simplesmente o "marco zero" da cidade, onde nasceu Aracaju.

Por ali fica a charmosa igrejinha de Santo Antônio e um mirante com vista bem legal da cidade e do Rio Sergipe.

Aracaju: 10 atrações imperdíveis

Colina do Santo Antonio, sorveteria Santo Antônio

Destaque também para a tradicional sorveteria Santo Antônio, paradinha obrigatória para experimentar os sorvetes típicos, entre eles mangaba, castanha, tapioca, caipirinha... cremosos e deliciosos!

2.  MERCADOS CENTRAIS DE ARACAJU

Mercado Municipal Antônio Franco

A próxima parada foi no centro da cidade, onde estão três dos mercados mais históricos e populares de Aracaju, praticamente um ao lado do outro:

O Mercado Municipal Antônio Franco reúne uma variedade enorme de artesanatos, bordados e lembrancinhas; Pela passarela das flores você chega ao Mercado Thales Ferraz (pode ser que você vá de um a outro sem nem se dar conta), nesse você também encontra uma série de artesanatos e souvenirs.


Mercado Municipal de Aracaju

O terceiro é o Mercado Governador Albano Franco, dedicado as frutas (incluindo a típica mangaba e outras que nem imaginávamos que existia), além de verduras, peixes, grãos e produtos típicos como doces, castanhas, rapaduras, cachaças, tapioca... com preços mais amigáveis se comparado a outros lugares. Fica a dica! Saiba mais AQUI.
 

3. CENTRO HISTÓRICO DE ARACAJU

Catedral Metropolitana de Aracaju
Catedral Metropolitana de Aracaju

A terceira e última parada foi na Praça Olímpio Campos, que reúne alguns dos patrimônios históricos mais importantes da cidade como a Catedral Metropolitana de Aracaju, construída em 1862, muito bonita com a fachada recém restaurada no tom de azul em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Dicas de bares e restaurantes de Aracaju

Centro de Turismo de Aracaju
Centro de Turismo de Aracaju

Ao lado da Catedral fica o Centro de Turismo de Aracaju que abriga o Museu do Artesanato de Sergipe, onde artesões de todo o estado expões suas belíssimas peças, trabalhos em palhas, sementes, madeira, bordados, etc.

Os melhores hotéis da orla de Atalaia

Praça Olimpo Campos Aracaju
Praça Olimpo Campos

Praça Fausto Cardoso
Praça Fausto Cardoso

Ainda em torno da Praça ficam barraquinhas de artesanatos e o histórico Palácio Museu Olímpio Campos, visitado inclusive por Dom Pedro I (antiga sede do governo), o Palácio Fausto Cardoso (Assembleia Legislativa do estado), e outros monumentos. Adoramos conhecer esse pedacinho da cidade.


TopTur Aracaju
Praça Fausto Cardoso 

Depois fizemos uma parada num dos mais novos cartões postais da cidade, o Largo da Gente Sergipana (em frente ao Museu da Arte Sergipana), onde ficam 8 esculturas sobre o Rio Sergipe que representam diferentes manifestações folclóricas do estado. Muito lindo!


Melhor Receptivo de Aracaju
Largo da Gente Sergipana

Seguimos passando com vista panorâmica para lugares como o Mirante 13 de Julho, a Av. Beira Mar... até chegar novamente na Orla de Atalaia, onde ficam os hotéis. Lembrando que, como eu disse no início, os que quisessem poderiam seguir para o Litoral Sul e aproveitar o resto do dia na Praia de Aruana.

O City Tour em Aracaju serviu para termos uma ótima "primeira impressão" da cidade, gostamos demais. Tem que ir!

Aracaju dicas blog Tem que ir
Nós duas nos Arcos da Orla de Atalaia :)


Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, Twitter, TikTok e Pinterest. 😘

*Atualizado em 2022 - Experiência em dezembro/2020. Agradecimentos: TopTur

Booking.com

Veja Também:

Onde ficar em Aracaju: hotéis, pousadas e Resorts

O que fazer em Aracaju: 10 atrações imperdíveis

Onde comer em Aracaju: dicas de restaurantes

Cânion do Xingópasseio nº 1 de Sergipe

Orla de Atalaia: a mais completa do Brasil

Croa do Goré e Ilha dos Namorados

Aracaju - SE: quando ir e outras dicas essenciais


Pin It
Nenhum comentário

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir