,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Aracaju: 10 atrações e passeios imperdíveis

19 de janeiro de 2021

Principais atrações em Aracaju

Prepare-se, esse pedacinho do Brasil irá te surpreender! Aracaju, capital do menor estado brasileiro, oferece uma gigantesca variedade de atrativos e passeios legais para fazer!

Selecionamos 10 atrações imperdíveis: praias, feirinhas de artesanato, passeios bate-volta e muito mais. Confira!

1. ORLA DE ATALAIA

Arcos da Orla de Atalaia
Arcos da Orla de Atalaia

Se você leu nossas dicas de onde ficar em Aracaju provavelmente estará hospedado na Praia de Atalaia, é nela que tudo acontece!

Ao longo dos 6 km da orla mais queridinha da capital (cotada como a mais bonita do Brasil) tem feirinhas de artesanato, brinquedos para as crianças, lagos, quadras de esporte, Kartódromo... é também onde fica o Projeto Tamar, os famosos arcos de Atalaia com o letreiro "Eu Amo Aracaju" e a badalada Passarela do Caranguejo.


Passarela do Caranguejo
Passarela do Caranguejo

São tantas atrações que fizemos um post inteirinho com tudo que tem de mais legal na Orla de Atalaia, incluindo a praia com extensa faixa de areia e mar rasinho, veja AQUI.

2. PROJETO TAMAR DE ARACAJU

Projeto Tamar Aracaju

Projeto Tamar, também conhecido como Oceanário de Aracaju, é uma das atrações mais visitadas da cidade, fica bem próximo dos melhores hotéis da orla de Atalaia e com uma tartaruga gigante na entrada, impossível passar despercebido!

O lugar é enorme, visto de cima tem o formato de uma tartaruga, e reúne cerca de 18 aquários com mais de 70 espécies, todas nativas de Sergipe. Tartarugas, peixes, arraias, tubarões, crustáceos e moluscos.

✓ Hotéis em Aracaju com até 50% de desconto

Projeto Tamar de Aracaju

Em torno das 16h30 é hora de alimentar os animais, os corajosos podem até tocar nos tubarões. No local tem ainda uma loja repleta de produtos e lembrancinhas. Um passeio que além de muito legal nos faz compreender a importância da preservação das espécies marinhas e da natureza como um todo. TEM QUE IR!

✓ Onde comer em Aracaju: dicas de restaurantes

Oceanário de Aracaju

Avenida Santos Dumont, 1010, Atalaia | Funcionamento: quinta e sextas das 14h às 17h, sábados e domingos das 10h às 17h | Ingressos: R$24 inteira; Estudantes, idosos e crianças acima de 1 metro pagam meia; Portadores de necessidades especiais e crianças até 1 metro não pagam. Outras informações no Site oficial.

3. MUSEU E LARGO DA GENTE SERGIPANA

Museu da Gente Sergipana

O Museu da Gente Sergipana, no centro, é uma das atrações mais premiadas e imperdíveis de Aracaju. Não pense que vai ser mais um daqueles museus chatos para só ficar observando, muito pelo contrário, ele é completamente interativo e o melhor, a entrada é gratuita. TEM QUE IR!

São espaços multimídias e exposições criativas que mostram a cultura sergipana e suas tradições como cordel, festas populares, teatro dos bonecos, etc.


Largo da Gente Sergipana
Largo da Gente Sergipana

Bem em frente ao Museu fica o
Largo da Gente Sergipana com 8 esculturas sobre o Rio Sergipe que representam as manifestações folclóricas do estado. Um click ali não pode faltar!

4. CENTRO HISTÓRICO DE ARACAJU

Centro Histórico de Aracaju: catedral Metropolitana

Praça Olimpo Campos serve como referência no centro histórico de AracajuUm pedacinho importante (e charmoso) da cidade que vale a pena conhecer.

Em torno dela estão a belíssima Catedral Metropolitana (de 1862) tombada inclusive como Patrimônio Histórico Estadual, o Palácio Museu Olímpio Campos, antiga sede do governo (visitado até por Dom Pedro I) e também Museu do Artesanato de Sergipe, com exposições de artesões de todo estado. Todos com entrada gratuita. TEM QUE IR!


Praça Olimpo Campos

A Praça ainda é rodeada de lojinhas, lanchonetes e barraquinhas de souvenirs. Foi uma das paradas do City Tour que fizemos em Aracaju, veja o roteiro completo AQUI.

5. COLINA DO SANTO ANTONIO

Colina do Santo Antônio

A Colina do Santo Antônio, no centro, é o ponto mais alto e também o mais antigo de Aracaju, simplesmente o "marco zero", onde a cidade nasceu. TEM QUE IR!

Por ali fica a charmosa igrejinha de Santo Antônio e um mirante com vista linda da cidade e do Rio Sergipe.

✓ Passagens aéreas promocionais

Pontos turísticos de Aracaju

Por ali uma paradinha na tradicional sorveteria Santo Antônio é praticamente obrigatória. Experimente os sabores típicos como mangaba, tapioca, castanha, caipirinha... todos deliciosos!

6. MERCADOS E FEIRAS DE ARTESANATO

Mercado Municipal de Aracaju
Mercado Municipal de Aracaju - Centro

Em Aracaju o que não falta são lugares para fazer a nossa alegria no quesito "lembrancinhas" da viagem! 

Próximo aos grandes Hotéis da Orla de Atalaia ficam a tradicional Feira do Turista e a Passarela do Artesão que reúnem artesanatos, produtos típicos... Depois de curtir as praias é o passeio clássico entre os turistas, ainda mais que rola um forrozinho ao vivo.

Feiras de Artesanato
Feira do Turista de Aracaju - Orla de Atalaia

Já no centro da cidade estão os 3 Mercados mais populares de Aracaju: o Mercado Municipal Antônio Franco, o Mercado Thales Ferraz e o Mercado Governador Albano Franco. Neles você irá encontrar artesanatos, doces, castanhas, bebidas, frutas típicas como a mangaba e tudo mais que você puder imaginar! TEM QUE IR!

Fizemos um post completo com mais informações desses lugares e de outros para fazer comprinhas em Aracaju. 

7. CÂNION DO XINGÓ

Passeio Cânion do Xingó

O Cânion do Xingó é a atração número 1 de Sergipe, impossível deixar o famoso passeio pelo Rio São Francisco de fora do seu roteiro. TEM QUE IR!

É emocionante, o Catamarã percorre as águas esmeraldas do Velho Chico cercadas por paredões imensos. Através de um barquinho temos a oportunidade de chegar bem perto deles, na gruta do talhado. Cenários lindíssimos que já foram até destaque em filmes e novelas.


Cânion do Xingó gruta do talhado
 
O Cânion do Xingó fica localizado no sertão sergipano, extremo norte do estado, já na divisa com Alagoas, mas como estamos falando do menor estado brasileiro é possível conhecer através de um passeio bate-volta de Aracaju. Explicamos tudo AQUI.

8. CROA DO GORÉ E ILHA DOS NAMORADOS

Croa do Goré e Ilha dos Namorados
Croa do Goré

A Croa do Goré e a Ilha dos Namorados formam uma duplinha e tanto! Passeio super procurado entre os turistas em Aracaju. TEM QUE IR!

São dois imensos bancos de areia que se formam entre as águas tranquilas do Rio Vaza Barris e o mar, com redes na água, bares flutuantes... Perfeito para relaxar!

 Melhores bares e restaurantes de Aracaju

Passeio Ilha dos Namorados
Ilha dos Namorados

O passeio é feito através de um Catamarã bem estruturado e com forró ao vivo que parte da Orla do Pôr do Sol, em Mosqueiro - cerca de 20 km da Praia de Atalaia, contamos todos os detalhes AQUI.

9. PRAIA DO SACO E LAGOA DOS TAMBAQUIS

Praia do Saco

Eleita uma das 100 praias mais lindas do Mundo, a Praia do Saco é a mais famosa do Litoral Sul de Sergipe, TEM QUE IR! Fica a aproximadamente 70 km de Aracaju.

Um cenário rústico e paradisíaco com areia branquinha, mar azul, coqueiros e um  passeio de buggy bem legal que te leva para conhecer as dunas, uma lagoa artificial e a Ponta do Saco, onde o Rio Real separa Sergipe da Bahia. Imperdível! Saiba mais AQUI.


Lagoa dos Tambaquis
Lagoa dos Tambaquis

A dica é unir a Praia do Saco com a Lagoa dos Tambaquis, que fica no caminho (na Avenida Ayrton Senna). O lugar tem entrada gratuita e é surpreendente! Tem uma estrutura com restaurante onde você pode inclusive comprar ração para alimentar os "peixinhos", experiência incrível! 
 

10. MANGUE SECO

Mangue Seco
Dois coqueiros "Romeu e Julieta" - cartão postal de Mangue Seco

A terra que foi eternizada no romance de Jorge Amado e cenário de Tieta do Agreste não pode ficar de fora da sua viagem, TEM QUE IR!

Mangue Seco é a primeira cidade ao norte da Bahia que faz divisa com Sergipe, mas como fica a 240km de Salvador, os passeios são mais frequentes partindo de Aracaju, que está a menos de 100 km.


Passeio Mangue Seco
Vila de Mangue Seco - BA

A primeira parte é feita de carro até o povoado de Pontal, onde barcos fazem a travessia do Rio Real (que separa Sergipe da Bahia), chegando no centrinho do Vilarejo será necessário contratar um buggy para fazer o percurso entre as dunas e a Praia de Mangue Seco. Vale a pena! Confira os detalhes AQUI.

OUTRAS DICAS

Praias de Sergipe
Praia de Atalaia

Sergipe é mesmo surpreendente, se fossemos falar de tudo aqui seria uma lista infinita, então rapidamente vamos dar mais algumas dicas.

Quem deseja explorar ainda mais as praias, seguindo pelo litoral sul de Aracaju, depois de Atalaia, você vai ter boas opções, destaque para Aruana e Mosqueiro (com ótima estrutura de barracas e beach clubs);

Ainda na região de Mosqueiro, a Ola do Pôr do Sol, às margens do Rio Vaza-Barris, não ganhou esse nome por acaso, tem o sunset mais bonito de Aracaju.


Orla do Pôr do Sol Aracaju
Orla do Pôr do Sol - Mosqueiro

Para quem curte história, São Cristóvão, a 23 km de Aracaju, é um prato cheio! Primeira capital de Sergipe e 4ª cidade mais antiga do Brasil. Por lá você vai ver casarões, museus e igrejas centenárias, a Praça de São Francisco foi inclusive declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Também não deixe de provar os doces típicos como o bricelet (biscoito fininho de receita suíça) e as famosas queijadinhas de São Cristóvão.


O que fazer em Sergipe
Canindé de São Francisco

Tem ainda o Parque dos Falcões, em Itabaiana (50 km de Aracaju), a Rota do Cangaço (próximo ao Cânion do Xingó), a Foz do Rio São Francisco (na divisa de Sergipe e Alagoas) e muito mais!

Enfim, espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem muuuito cada um dos seus dias em Aracaju. TEM QUE IR! :)

O que fazer em Aracaju dicas blog
Nós duas nos Arcos da Orla de Atalaia :)

Fizemos todos os passeios com a agência TopTur e foram perfeitos, recomendamos a todos com tranquilidade! 

Saiba quais os melhores meses para viajar para Aracaju e veja também nossas dicas de hotéis e restaurantes maravilhosos na cidade.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram. Acompanhe também nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘


Booking.com

Outros posts:

Orla de Atalaia: a orla mais completa do Brasil

Onde ficar em Aracaju: melhores praias e hotéis

Onde comer em Aracaju: dicas de restaurantes

Aracaju - SE: quando ir e outras dicas essenciais

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir