Tem que ir: Domingos Martins - A cidade queridinha da região serrana do Espírito Santo ,

Destaques

POSTS RECENTES

Domingos Martins - A cidade queridinha da região serrana do Espírito Santo

07 dezembro 2015

Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santoé um dos lugares preferidos dos capixabas, principalmente no inverno! 


O Portal da Cidade fica na altura do Km42 da BR262, cerca de 60km de Vitória.



Centro de Domingos Martins - Rua do Lazer, Praça Principal, artesanatos, Casa da Cultura...


Conhecer o centro de Domingos Martins não é uma tarefa muito difícil, é possível conhecer praticamente tudo através de uma agradável caminhada pelas ruas da charmosa cidadezinha, com pouco mais de 30 mil habitantes.

A Praça Domingos José Martins, conhecida como "Praça da Biquinha", faz homenagem ao herói capixaba que lutou na guerra Pernambucana e dá nome ao município.

Colonizada por imigrantes Alemães, preserva até hoje muito dessa cultura.
Isso fica visível quando andamos nas ruas e praças da cidade, o "Monumento ao Colono Imigrante" e a "Igreja Luterana",  estão no centro da Praça Arthur Gerhard, conhecida como a "Praça Principal" . Linda, com jardim bem cuidado, é um dos principais cartões postais da cidade,  é nela que acontece a maioria dos eventos que todos os anos atraem turistas de dentro e fora do estado como o Festival da Imigração Alemã em Janeiro, o Festival de Inverno em Julho, o brilho de Natal em dezembro, entre outros.




Tudo praticamente gira em torno dessa Praça, de um lado o antigo e imponente Hotel Imperador, que hoje desativado funciona como um Centro de Informações Turísticas, aliás foi lá que nos informamos de muitas coisas sobre a cidade, tem atendimento simpático, vários folhetos e água geladinha aos visitantes! Funciona todos os dias das 8h as 16h.



Do outro lado da Praça a Feira de Artesanato é parada obrigatória aos finais de semana, vende artesanatos e diversas delícias típicos da região, como doces, biscoitos, queijos.... e até chup-chup encontramos por lá! Amo, rs



Mas quando se fala em "point do turista", o destino é a ruazinha mais famosa da cidade, a Rua João Batista Wernersbach, conhecida como "Rua do Lazer", nela estão lojas de produtos típicos, artesanatos, cafeterias, restaurantes, etc 
A rua é um charme, no estilo calçadão só para pedestres.



É normal você escutar os Capixabas se referindo ao centro de Domingos Martins como "Campinho", é porque esse foi o nome que apelidaram o lugar na época em que os primeiros colonos alemães chegaram para explorar as terras, abrir um "campo" e dar inicio a cidade. 

Essa, outras histórias e curiosidades ficamos sabendo na Casa da Cultura, outro lugar do centro que sem dúvida merece uma visita.



A casa funciona também como um museu histórico onde estão expostos diversos objetos de época, fotos de todos os prefeitos, etc.



Para chegar a Casa da Cultura é fácil, basta caminhar um pouquinho na Av Presidente Vargas, "a Rua dos Táxis", ao lado da Praça principal, aliás nessa rua você também encontra um dos únicos supermercados da cidade, padarias, lanchonetes, sorveterias e lojas de roupas (com bons preços - diga-se de passagem, rs).

Distante 10km do centro, está a Cascata do Galo, uma cachoeira com queda d'agua de 70m, infelizmente não tivemos oportunidade de conhecer, mas se você gostar de natureza acho que vale a pena incluir no seu roteiro.

Na ocasião ficamos hospedadas no centro, na Pousada Azul (ótima, hoje não conseguimos confirmar se ainda recebe hospedes), conhecemos todos esses lugares caminhando. Nos sentimos seguras para passear, inclusive a noite.  A sensação é de estar em uma típica cidade tranquila de interior. Pessoas simpáticas, acolhedoras, um encanto de lugar! Tem que ir!! 


Do centro de Domingos Martins partimos para conhecer Pedra Azul , um dos principais cartões postais do Espírito Santo, que fica a cerca de 50km.

👉Pedra Azul - ES - Como chegar, quando ir, onde ficar, entenda a Rota do Lagarto, as trilhas, as piscinas naturais...Tudo sobre o Parque Estadual da Pedra Azul.


Serviços


Casa da Cultura
End.:Avenida Presidente Vargas, 531
Funcionamento: Terça a Sexta das 8h às 17h - Sab. Domingos e Feriados das 8h às 16h
Tel.: 55 (27) 3268-2550

Centro de Informações ao Turista
Endereço: Av. Senador Jefferson Aguiar, 275 - Centro, Domingos Martins - ES, 29260-000
Tel. (27) 3268-1471

Rodoviária
End.: Rod. João Ricardo Schorling, 294, Domingos Martins - ES, 29260-000
Viação Aguia Branca (27) 3268-1243
Viação Cordial (27) 3268-1602



Veja Também:

👉Passeio de um dia pelas montanhas Capixabas - Pedra Azul, Domingos Martins, Agroturismo em Venda Nova do Imigrante...


👉Pousada Recanto da Pedra - Ótimo custo benefício na melhor localização de Pedra Azul, na Rota do Lagarto.

👉Pousada Lusitânia - Ótima estrutura, quartos modernos e Chalés em meio a muita natureza em Pedra Azul


👉Onde se hospedar em Vitória e Vila Velha - - Entenda os bairros, as praias e as melhores opções de hotéis.

👉Convento Nossa Senhora da Penha - Tudo sobre o principal cartão postal do Espírito Santo.

👉De Vitória a Minas - Os detalhes da viagem com o Trem da Vale.

👉De Vitória a Guarapari - ES - dicas de como chegar a Guarapari, o lugar preferido do Verão Capixaba.


👉Passeio de Vitória a Santa Teresa - ES -  os detalhes o bate e volta para conhecer a primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

👉Acesse o Post Índice para ver todas as nossas dicas do Espírito Santo - Quando ir, onde ficar, passeios imperdíveis! Dicas de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Montanhas Capixabas...




0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir