Tem que ir: Convento da Penha - ES: como chegar, horário de visitas, missas e atrações ,

Destaques

POSTS RECENTES

Convento da Penha - ES: como chegar, horário de visitas, missas e atrações

14 fevereiro 2024
Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha - ES

O Convento de Nossa Senhora da Penha é o lugar mais emblemático do Espírito Santo, construído no alto de um penhasco de 154 metros de altitude certamente irá chamar sua atenção, inclusive a noite quando fica todo iluminado. A visita é imperdível, seja para pedir alguma benção, agradecer ou simplesmente curtir a linda vista! 

Neste post vamos dar todas as dicas do "Convento da Penha": como chegar, horários, explicar como é o acesso, sugerir hospedagem próxima... enfim, tudo que você precisa saber para conhecer o ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. Tem que ir!

COMO CHEGAR AO CONVENTO DA PENHA

Como chegar
Vista do Convento da Penha - Campinho

O Convento de Nossa Senhora da Penha, ou simplesmente "Convento da Penha" fica em Vila Velha, cidade vizinha da capital Vitória, no bairro Prainha, região central da cidade. O acesso ao Convento da Penha fica na Rua Vasco Coutinho, veja no MAPA.

Horário de Funcionamento

De carro a partir de Vitória são menos de 10 km para chegar ao Convento da Penha, o acesso é pela 3ª Ponte. Quem pretende ir de ônibus deve pegar qualquer um com destino ao terminal de Vila Velha e de lá embarcar na linha 635 Prainha.

O Convento de Nossa Senhora da Penha também é uma das paradas dos passeios turísticos, como o City por Vitória e Vila Velha e também o  Capixaba Bustour, o ônibus turístico que circula entre as principais atrações de Vitória e Vila Velha, Saiba mais AQUI.

Guarapari está a cerca de 45 km de Vila Velha, o acesso é pela ES-060 (Rodovia do Sol), veja dicas de como chegar AQUI.

DIAS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Como subir no Convento da Penha, todas as dicas

O Convento da Penha pode ser visitados todos os dias, o ano todo. A entrada é gratuita. O horário para visitas ao Convento da Penha é de segunda a sábado das 6h às 16h30 e domingos das 4h às 16h30.

Aos finais de semana e feriados o Convento costuma ficar cheio, mas nada comparado ao mês de abril, quando acontece a tradicional "Festa da Penha", uma série de missas, procissões e romarias em homenagem a Padroeira do Espírito Santo. Nessa época o Convento da Penha atrai milhares de fiéis vindos de todas as partes do Brasil, tanto que é considerada a 3ª maior celebração religiosa do país, ficando atrás somente do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e a de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil.

COMO SUBIR NO CONVENTO DA PENHA

Principal atração do Espírito Santo

Conforme falamos no início, o Convento da Penha fica no alto de um morro de 154 m de altura, então provavelmente você deve estar se perguntando: como faço para chegar até lá? A gente te explica.

Logo no portão de acesso, existe uma cabine onde você pode contratar transporte só para subir (R$ 3,50) ou subir e descer (R$5). São vans que deixam as pessoas no campinho (a parte que fica aos pés do convento, com estacionamento e aquela vista linda), depois disso não tem outro jeito, para chegar na capela, na sala dos milagres e nas outras partes é necessário subir escadas.


Como chegar, como subir, transporte, valores...

Se estiver de carro, o estacionamento do Convento da Penha é gratuito, liberado de segunda a sexta. Já aos sábados e domingos, por conta do número de visitantes e também das missas, o acesso de veículos não é permitido.

Outra forma de subir até o Convento de Nossa Senhora da Penha é através da Ladeira da Penitência, também conhecida como a "Ladeira das Sete Voltas", exclusiva aos pedestres. Na nossa opinião a ladeira faz parte de todo o contexto da visita, então se puder vá por ela!


Ladeira da Penitência
Ladeira da Penitência para chegar ao Convento da Penha
De carro, van ou caminhando pela ladeira da penitência

Nós fomos preparadas com roupas leves, tênis e disposição para subir os 590 metros da Ladeira. Ela é cercada pela mata atlântica que faz uma sombrinha boa, é um pouco íngreme com calçada de pedras, mas no geral achamos tranquilo dar as 7 voltas ladeira acima. Muitos inclusive sobem com os pés descalços, outros rezando, afim de pagar suas promessas.


CAMPINHO...

Principal cartão postal do Espírito Santo

No final da Ladeira da Penitência fica o "Campinho", onde acontece o desembarque para quem sobe de van ou o estacionamento para quem está de carro.

A vista dali é lindíssima, tanto para o convento no meio dos dois coqueiros, quanto para a Terceira Ponte e a ilha de Vitória. Sempre fico horas ali só admirando! Acontecem missas no Campinho todas as quartas (15h) e domingos (9h).


Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha - ES

Neste ponto tem bebedouros de água e toaletes (gratuitos), lanchonete e também é onde começa a escadaria com 116 degraus que dá acesso ao alto do Convento.


CONVENTO DA PENHA

Atrações: Sala dos Milagres, Museu, Capela de São Francisco, Vista de Vitória, Vista de Vila Velha....

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, sua construção é do século XVI, foi fundado pelo Frei Pedro Palácios em 1558 e tombado pelo IPHAN em 1943.

O que visitar no Convento da Penha

Chegando lá em cima, uma das primeiras salas que você verá é a Sala dos Milagres, onde fotos e objetos são deixados pelos fieis representando as graças concedidas pela Nossa Senhora da Penha. Também há uma caixinha para deixar os pedidos ao lado da imagem de Nossa Senhora da Penha, esculpida por Carlo Crepaz, em 1958.


Como visitar o Convento da Penha - ES
Sala dos Milagres - Convento da Penha

Ainda lá em cima existe o Museu de Nossa Senhora da Penha com vários objetos do acervo histórico do Convento, uma Capelinha dedicada a São Francisco de Assis e a Capela de Nossa senhora da Penha, onde todos os dias de 7h as 15h, são celebradas as missas e no altar está a imagem original de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.


Igreja de Nossa Senhora da Penha - ES
Capela de Nossa Senhora da Penha

A vista lá de cima também é linda! Neste caso, além de Vitória, conseguimos ver boa parte de Vila Velha.


Todas as dicas

Independente de crença ou religião o Convento da Penha é um lugar que transmite muita paz, além de uma das vistas mais lindas que você terá durante toda sua viagem ao Espírito Santo. Tem que ir!

Melhor blog do Espírito Santo: Mariza e Karina, blog Tem que ir

Mais informações sobre a história, horários das missas, cronograma da Festa da Penha, entre outras, você conseguirá no Instagram e no site oficial do Convento.


HOTÉIS PRÓXIMOS AO CONVENTO DA PENHA

Hotéis e pousadas próximo ao Convento da Penha, Vila Velha
Champagnat Praia Hotel - Piscina com vista para o convento.

Se a ideia é ficar num hotel ou pousada próximo ao Convento da Penha, você deve escolher entre as opções em torno da Praia da Costa, que além de poder ir caminhado a esse e a outros pontos turísticos de Vila Velha, você estará rodeado de comércio, restaurantes, etc.

• O Champagnat Praia Hotel é sem dúvida um dos melhores custo-benefício, fica a 950 metros do Convento e na esquina da Praia da Costa, oferece ótima estrutura e café da manhã caprichado. Ficamos nele, veja os detalhes AQUI.

• O Quality Suites Vila Velhaa 1 km do Convento da Penha e de frente para o mar da Praia da Costa, é uma excelente opção para quem está disposto a pagar um pouco mais pelas diárias. Contamos nossa experiência no hotel AQUI.

• Para quem busca opções mais econômicas para se hospedar próximo ao Convento da Penha, a dica é o Hotel Prainha, a 150 metros do Convento, ou a Pousada Convento da Penha, a 500 metros.




Booking.com


Veja Também:

Booking.com

+ DICAS DO ESPÍRITO SANTO








Veja AQUI todos os posts do Espírito Santo



5 comments:

  1. MUITO BOM, MUITO BOM MESMO, OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES , VIA SER MUITO UTIL, POIS ESTOU QUERENDO FAZER ESSA VIAGEM DE TREM PARTINDO DE VITORIA.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JC.

      Ficamos Felizes com seu comentário! Essa Viagem vale a pena. Temos muitas dicas no blog tanto do ES quanto de Minas.

      Abraços,

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. Av Dante Michelini, Camburi, Vitória-ES. Neste local Nossa Senhora da Penha me revelou um sinal muito forte, sinal que fui perceber tempos depois. Eu estive nesta av com minha filha por 3 vezes, 7 anos depois de um fato triste em que eu era um dos protagonistas nesta mesma av. Eu era um adúltero. Só que este fato não me veio à mente quando eu estive com minha filha. Nossa Senhora Penha bloqueou meu pensamento de minha alma em conversão. Obrigado Mãe!

    ResponderExcluir
  3. Tem acessibilidade para cadeira de rodas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cadeirante consegue subir até o estacionamento do Convento, que fica aos pés do templo, onde o acesso pode ser feito de carro próprio ou através do serviço das vans.

      Porém para chegar lá na Igreja mesmo onde acontecem as missas e na sala dos milagres, infelizmente o acesso é somente por escadas. Não há rampas, elevador ou qualquer facilidade para os que usam cadeiras de rodas, moletas, idosos, enfim... Lamentável, mas essa foi a informação que tivemos diretamente no Convento da Penha em 25/02/2020.

      Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir