,

Destaques

POSTS RECENTES

Praia do Forte e Guarajuba: como chegar, onde ficar, atrações, restaurantes e mais

1 de janeiro de 2021
Praia do Forte: dicas de como chegar, hotéis, atrações e restaurantes

As vizinhas Praia do Forte e Guarajuba são duas pérolas do litoral norte da Bahia que ficam a poucos quilômetros de Salvador.

Cercadas por um mar belíssimo, atrações como o Projeto Tamar e alguns dos melhores Resorts da região, essas duas fazem o maior sucesso entre os turistas.

Neste post vamos dar todas as dicas de Guarajuba e Praia do Forte: como chegar, opções de hospedagem, restaurantes e muito mais. Confira!

DE SALVADOR A PRAIA DO FORTE E GUARAJUBA

Praia do Forte e Guarajuba como chegar
Guarajuba - Camaçari

Guarajuba fica no município de Camaçari, a 45 km do aeroporto de Salvador, logo em seguida vem a Praia do Forte, no município de Mata de São João, a 60 km do aeroporto.

De carro, a partir da capital, o acesso é pela BA-092 (linha verde), conhecida como "Estrada do Coco".


Praia do Forte como chegar: transfer, ônibus, passeio bate-volta
Praia do Forte - BA

As agências de turismo em Salvador oferecem o serviço de transfer e também um passeio no estilo bate-volta que inclui no roteiro as duas praias. Nós fomos com a Luck Receptivo e super recomendo.

Partem ônibus diariamente da Rodoviária de Salvador as 09h, 10h, 13h, 15h e 18h com destino a Praia do Forte, empresa Linha Verde / LIS. Esses mesmo ônibus passam em frente ao aeroporto, porém são ônibus comuns de transporte público ("Frescão"). A viagem leva cerca de 1h30 e custa R$12.

PRAIA DO FORTE

Como chegar a Praia do Forte

A Praia do Forte é encantadora, uma mistura de vila de pescadores com um "que" de sofisticação.

O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE

O que fazer na Praia do Forte
Projeto Tamar, Praia do Forte

Na Vila (centrinho) você encontrará lojinhas, ótimos restaurantes, pousadas... Não é permitido circular carros, o meio de transporte é através de "bicitax" (bicicletas com banquinhos) ou carrinhos tuk-tuk.


Praia do Forte Vila
Praia do Forte - Rua Principal

Mas tudo ali é muito perto e se concentra em torno da Rua Principal (Av. Antônio Carlos Magalhães) que vai até a praça, a beira mar, onde fica a Capela de São Francisco de Assis (um dos principais cartões postais da cidade) e o importante Projeto Tamar (R$28).


Projeto Tamar Praia do Forte

O Centro de Artesanato da Praia do Forte, no largo dos Namorados, também é ótimo para comprar lembrancinhas, rendas e outras coisas.


Centro de Artesanato Praia do Forte

Sobre as Praias: a Praia Central, em frente a Igreja, é conhecida como Praia do Porto por conta dos barquinhos dos pescadores, é ótima para o banho. Andando para a esquerda (uns 15 minutos depois do farol do Tamar) estarão as Praia do Lord e mais adiante a Praia de Papa Gente, ambas com mar calminho e repleto de piscinas naturais.


Praia do Forte melhores praias

Além dessas tem as "Praias dos Resorts": a "Praia do Iberostar" fica depois de Papa Gente, 5 km do centro (linda, porém de mar aberto). A "Praia do Tivoli" fica do lado oposto, mais próxima do centrinho e tem o mar mais tranquilo.

ONDE FICAR NA PRAIA DO FORTE

Praia do Forte: melhores Pousadas, Hotéis e Resorts
Iberostar Praia do Forte All Inclusive

A Praia do Forte tem opções de hospedagem para todos os públicos: hostels, pousadas, hotéis bem estruturados e Resorts All Inclusive. Se quiser ficar próximo do movimento dos bares, restaurantes e lojinhas o ideal é se hospedar no centrinho.

Veja o post Onde ficar na Praia do Forte com dicas de hospedagem para todos os bolsos.

Veja também nossas dicas de Onde ficar em Salvador e Morro de São Paulo

ONDE COMER NA PRAIA DO FORTE

Onde comer na Praia do Forte

Na Praia do Forte você estará muito bem servido, na Rua Principal e nas suas paralelas você vai encontrar um verdadeiro festival gastronômico: restaurantes de comida regional, bistrôs, culinária italiana, barzinhos, cafeterias, etc.

Para comer comida baiana e frutos do mar, tem alguns restaurantes que são clássicos na Praia do Forte, entre eles o Sabor da Vila,
o Donana Restaurante e o Souza Bar & Restaurante (com o bolinho de peixe mais famoso da Vila).


Sabor da Vila Praia do Forte
Moqueca de Polvo e frutos do mar - Sabor da Vila

Também são muito bem recomendados pela comida saborosa, farta e preço justo o Restaurante Papa Gente o Iskin Dindin (antigo Porto Forte Restaurante).

Para quem não abre mão de uma bela pasta, a dica é o Italiano Il Cantuccio. Já a 7 Pizzas serve a pizza mais concorrida da Praia do Forte. 

Não deixem de provar o camarão ao creme de coco no Xica's Bistrô (no beco do Alindo), é divino!


Praia do Forte dicas de restaurantes
Camarão ao Creme de Coco - Xica's Bistrô 

Para um lanche da tarde com café coado na hora, tapiocas, empanadas e tortas maravilhosas a dica é o Tango Café. E para tomar os sorvetes mais saborosos e variados da Praia do Forte vá na tradicional sorveteria 60 sabores.


GUARAJUBA

Praia de Guarajuba

Praia de Guarajuba é uma das mais lindas que conhecemos no litoral baiano. Mar calminho, repleto de piscinas naturais, rodeada por coqueiros e grandes condomínios que dão um "ar de praia particular", só que não! 

Para curtir o dia numa barraca bem estruturada a dica é o Bar do Carlinhos, outra opção legal é o Bar do Prefeitinho JR, que aos finais de semana fica aberto até meia noite com música ao vivo.


Guarajuba Sak=lvador
Praia de Guarajuba, em frente ao Bar do Carlinhos

No final da tarde um passeio pela feirinha do pôr-do-sol é um clássico em Guarajuba, ela reúne barraquinhas de artesanatos, comidas típicas, etc.

ONDE FICAR EM GUARAJUBA

Guarajuba oferece dezenas de casas de temporada, Flats, pousadas e o Vila Galé Resort Marés - All Inclusive, repleto de atrações e mordomias, perfeito para curtir com a família.  

Para quem procura uma boa pousada a dica é a Planeta Guarajuba


QUANDO IR A PRAIA DO FORTE E GUARAJUBA

Pousadas em Guarajuba Bahia
Praia de Guarajuba

Tanto a Praia do Forte quanto Guarajuba são lugares que podem ser visitados o ano inteiro, já que o calor é garantido. Mas de abril a julho são os meses com maior possibilidade de chuvas.

Também vale lembrar que estamos falando de alguns dos destinos mais desejados do litoral norte da Bahia, portanto, nos meses de férias e feriados costuma atrair muitos turistas elevando assim o preço da hospedagem. O ideal é reservar com antecedência. Veja as dicas de Onde ficar na Praia do Forte.


Praia do Forte e Guarajuba litoral norte
Igreja de São Francisco de Assis - Praia do Forte

Veja também 10 atrações imperdíveis em Salvador e nossas dicas dos melhores hotéis e restaurantes da capital baiana.

Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest

Embora os posts sejam constantemente atualizados, nossa viagem foi em maio/2017. Agradecimentos: Luck Receptivo

Booking.com

Outros Posts:

Salvador: quando ir e outras dicas essenciais

Onde ficar em Salvador: dicas de hotéis

O que fazer em Salvador: 10 atrações imperdíveis

Morro de São Paulo: como chegar e outras dicas




RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


6 comentários:

  1. recomendo ficarem no condominio paraiso, é bem mais seguro que o mar azul, tem uma praia "particular" fantastica, além de rapidinho estar em carlinhos, andando pela praia, praia do forte é fantastico e bem mais aconchegante que guarajuba, mas as praias de guarajuba são melhores sem muita pedra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos as dicas queremos mesmo voltar para curtir mais a Bahia. Amamos Guarajuba!

      Obrigada, abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  2. Estive em Salvador nos primeiros dias de julho e sinceramente não gostei, foi chuva durante os 4 dias q estive lá.Oq me encantou foi o memorial de irmã Dulce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena essa chuvarada. Realmente é uma cidade que com sol fica outra, as praias, o pôr do sol no farol é encantador!

      Também gostamos e ficamos emocionadas no memorial Irmã Dulce.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  3. Eu gostaria de saber qual das duas vc mais se encantou e qual tem piscinas naturais. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      No quesito praia, ficamos encantadas com a de Guarajuba, chegamos lá logo pela manhã, a maré estava baixa e repleta de piscinas naturais. Coisa mais linda!!

      Depois do almoço fomos para a Praia do Forte, por lá só conhecemos a Praia central (onde fica o projeto Tamar e a igrejinha). O mar, embora lindo, não formava piscinas naturais (acredito que a maré já havia subido nessa hora), de qualquer foma a vila é uma graça, cheia de lojinhas... Vale a visita e talvez conhecer outras praias da região.

      Espero que aproveite a viagem e qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir