,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Salvador: Pratos típicos e dicas de restaurantes

6 de janeiro de 2021
Melhor Moqueca de Salvador

A culinária baiana de fato é especial, faz parte da cultura do povo, influenciada por antepassados africanos, cheia de temperos e sabores que você só encontra na Bahia.

Nem pense em ir embora de Salvador sem comer uma tradicional Moqueca ou experimentar o Acarajé, quitute mais famoso da Bahia!

Melhor acarajé de Salvador
Mini acarajés - entrada do Restaurante Ki-Mukeka

Mas, além da famosa moqueca e do acarajé tem ainda Caruru (uma espécie de refogado de quiabo), o Vatapá (feito com farinha de pão, leite de coco, dendê, camarão, castanha e temperos; tudo isso bem triturado e cremoso como um purê, uma mistura deliciosa que é usada também como recheio do acarajé) e o Sarapatel (cozido de miúdos de porco).

Outra iguaria típica que nós adoramos foi o Abará, feito com a mesma massa do acarajé só que ao invés de frito é cozido. Deu vontade de comer um doce? As cocadas estão por toda parte, inclusive em versões assadas, mais molhadinhas.


Salvador o que comer
Abará - Restaurante Rei do Pirão

Mas assim como em outros lugares do nordeste, na Bahia você vai encontrar muitos pratos a base de macaxeira, carne de sol, peixes e frutos do mar fresquinhos.

E como uma boa capital, Salvador oferece opções para todos os gostos e bolsos. Há ótimos restaurantes na Barra, no centro histórico e principalmente no Rio Vermelho, considerado o maior polo gastronômico e boêmio da cidade.

DICAS DE ONDE COMER EM SALVADOR:

RESTAURANTE KI-MUKEKA

Salvador restaurantes comida regional

O Ki-Mukeka é um restaurante de comida regional bem tradicional em Salvador (desde 1980). Nossa expectativa era grande, iríamos experimentar a famosa moqueca baiana pela primeira vez e definitivamente, não decepcionou. Deliciosa!

Nós fomos na unidade Praia de Itapuã, um espaço com decoração típica e vista lindíssima para o mar, mas tem outras espalhadas pela cidade.

Mas além de Moquecas servidas de mil maneiras, o cardápio tem opções para todos os gostos. De entrada os mini acarajés são perfeitos. Pratos bem servidos, saborosos e preço justo. TEM QUE IR!
R. do Vento Sul, Itapuã | endereço das outras unidades AQUI.


ACARAJÉ DA CIRA

Aracajé da Cira

Para comer o bom e tradicional acarajé em Salvador tem que ir no lugar certo!

Confesso que estava "meio assim", o acarajé nunca foi uma coisa que eu morria de vontade de experimentar, mas quando cheguei perto da Barraca da Cira e vi tudo fresquinho, os bolinhos sendo fritos e recheados na hora, aquele cheirinho bom... a vontade veio na mesma hora!

O acarajé é totalmente diferente do que eu imaginava, a massa é leve, crocante e o recheio é uma combinação tão boa que que nem sei explicar. Amei!

Cira era mulher guerreira, começou a fazer Acarajé aos 13 anos e assim educou e formou seus cinco filhos. Virou um ícone da culinária baiana que descansou em dez/2020, aos 70 anos. Mas a receita de sucesso continua conquistando moradores e turistas. Melhor acarajé de Salvador. TEM QUE IR!
⇨ Largo da Mariquita, Rio Vermelho e Itapuã, posto 12.

DONA MARIQUITA


Dona Mariquita
Poqueca - Dona Mariquita

Localizado no Rio Vermelho, o Dona Mariquita é um "mimo" de restaurante em Salvador. O cardápio traz receitas legítimas da culinária baiana, pratos que dificilmente você encontrará em outros lugares. Tanto que o restaurante atrai, além de turistas, muitas celebridades.

Um dos clássicos da casa é a "Poqueca" (moqueca assada na folha de bananeira), mas tem sarapatel, sururu, vatapá, maniçoba, xinxim de Galinha, carne de sol na moranga e muito mais! Uma verdadeira experiência gastronômica. TEM QUE IR!
⇨ R. do Meio, 178 - Rio Vermelho | Tel.: 71 3334-6947


VINI FIGUEIRA GASTRONOMIA

Vini Figueira Gastronomia
Risoto de lagosta

Localizado no Rio Vermelho, o Vini Figueira é hoje um dos restaurantes mais elogiados da capital baiana.

Pratos muito bem elaborados e saborosíssimos num ambiente sofisticado e ao mesmo tempo aconchegante. Você vai encontrar pratos com Lagosta, carré de cordeiro, pato, polvo, camarões... sem falar nas sobremesas divinas e na seleção especial de vinhos. TEM QUE IR!


CASA DE TEREZA

Casa de Tereza - Tereza Paim
Ensopado de Cordeiro

Casa de Tereza, também conhecido como Tereza Paim (nome da chef) é um restaurante sensacional de culinária baiana, fica no Rio Vermelho.

O ambiente charmoso e bem decorado faz harmonia perfeita com os pratos coloridos e repleto de sabores. Moquecas, o elogiado bobó de camarão e outras receitas tradicionais com toque de requinte e criatividade da talentosa chef. TEM QUE IR!
 R. Odilon Santos, 45 - Rio Vermelho | Tel.: 71 3329-3016


SALVADOR DALI

Salvador Dali
Camarão Dali

Restaurante Salvador Dali é um dos clássicos do Rio Vermelho, tem uma varanda que avança sobre o mar com uma vista lindíssima.

Para comer tem opções para todos os gostos: moquecas, carnes, peixes, risotos. Normalmente o restaurante também oferece o "festival do camarão", um menu para você escolher entre os diferentes tipos de entrada, prato principal e sobremesa por um preço único. Vale a pena! 
⇨ R. Borges dos Reis, 11 - Rio Vermelho | Tel.: 71 3335-4593



RESTAURANTE BARRAVENTO

Barravento Restaurante Salvador
Camarão ao leite de coco

Para quem busca um restaurante na orla da Barra, a melhor opção é o Barravento, com uma vista panorâmica lindíssima para o farol. TEM QUE IR!

O cardápio tem uma infinidade de entradas, pratos da culinária regional, peixes, carnes, frutos do mar, porções, bebidas... Impossível não agradar! Também é um excelente local para quem vai com crianças, já que tem um espaço kids.
⇨ Av. Oceânica, 814 - Barra | Tel. 71 3247-2577


RESTAURANTE SENAC PELOURINHO

Restaurante Senac Pelourinho

O Restaurante Senac, no Largo do Pelourinho, é um clássico da comida baiana em Salvador. 

Funciona todos os dias, somente no almoço, através de buffet servido a preço único por pessoa (R$39 em jan/2021). Você terá oportunidade de experimentar todas as delícias típicas: moquecas, acarajé, abará, arroz de côco, caruru, etc. Sem falar nas cocadas e nas outras sobremesa deliciosas que também estão inclusas! TEM QUE IR!


ODOYÁ RESTAURANTE

Odoyá Restaurante Salvador
Moqueca de Polvo

O Odoyá, em frente a igreja de São Francisco, é uma ótima opção de restaurante no centro histórico de Salvador.

No cardápio opções para todos os gostos a preço justo: moquecas, pratos a base de peixes, carnes, frutos do mar, além de uma série de drinks e petiscos. O ambiente é climatizado, mas a noite a graça é sentar nas mesinhas colocadas na calçada para curtir a música ao vivo. TEM QUE IR!
Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho | Tel.: 71 3322-7892


RESTAURANTE LAFAYETTE

Restaurante Lafayette,  Bahia Marina
Risoto de Camarão

O sofisticado Lafaytte é um dos ótimos restaurantes localizados na Bahia Marina, com vista belíssima para baía de Todos-os-Santos.

Além de uma varanda super agradável o restaurante tem um salão climatizado, todo de vidro. Os pratos são da culinária contemporânea, apresentação, sabor e atendimento impecáveis! TEM QUE IR!
⇨ Av. Lafayete Coutinho, 1010 | Tel.: 71 3321-0800


MISTURA CONTORNO

Mistura Contorno
Plateau de antipasti

O Mistura é considerado um dos melhores restaurante de frutos do mar de Salvador.

Num ambiente requintado e com uma vista incrível para a baía de Todos-os-Santos, serve tudo o que há de melhor: moquecas, Risotos e massas acompanhados de frutos do mar, ceviches, ostras, lagosta, bacalhau, etc. Barato não é, mas vale a experiência. TEM QUE IR!
Ladeira do Gabriel, 334 | Tel. 71 2137-0782


JANTAR COM SHOW FOLCLÓRICO

Onde comer em Salvador Centro Histórico

Um jantar que não pode faltar na sua programação em Salvador é o "Bahia Noite", um verdadeiro espetáculo de cultura e sabores. TEM QUE IR!

atração acontece todas as segundas, quartas e sábados no O Coliseu Restaurante & Cultura, um casarão em pleno Pelourinho, que oferece um show folclórico com danças e apresentações da cultura baiana acompanhado de um buffet recheado de delícias típicas. 

A experiência inclusive é oferecida pelas agências de turismo, no valor inclui Show + jantar + transfer do hotel. Reserve AQUI.



REI DO PIRÃO

Rei do Pirão Salvador
Pirão com carne de sol

Rei do Pirão é um dos restaurantes queridinhos da atualidade em Salvador, a principal unidade fica na orla de Pituba, mas tem outras.

O clima é descontraído, geralmente tem música ao vivo e o cardápio traz pratos clássicos da culinária baiana: Moquecas, carne de sol, macaxeira... acompanhados de um pirão diferente, o melhor pirão da Bahia! TEM QUE IR!  
⇨ Av. Octávio Mangabeira, 2609 - Pituba | Tel. 71 3044-2888



RESTAURANTE VELEIRO

Restaurante Veleiro, Yacht Club Bahia
Lagosta grelhada

Veleiro é um restaurante super bem recomendado em Salvador, fica dentro do Yacht Club da Bahia, na Ladeira da Barra.

O cardápio traz pratos saborosos a base de peixes, carnes e frutos do mar, com um toque de sofisticação, além da belíssima vista, claro! TEM QUE IR!
⇨ Av. Sete de Setembro, 3252 | Tel. 71 2105-9131


CASA DI VINA

Casa Di Vina

O Casa di Vina é o restaurante que funciona na casa onde viveu o poeta Vinícius de Morais ao lado de sua esposa baiana Gessy Gesse, em Itapuã.

No cardápio frutos do mar, vinho, massas, risotos, pizzas e poesia. Anexo ao restaurante funciona o excelente Hotel Mar Brasil e um memorial em homenagem ao artista, aproveite para visitar, a entrada é gratuita. Sem dúvida uma experiência especial em Salvador. TEM QUE IR!
⇨ R. Flamengo, 44 - Itapuã | Tel. 71 99919-1715


BOI PRETO PRIME

Boi Preto Prime Salvador

Eleita várias vezes como a melhor churrascaria de Salvador, a Boi Preto Prime, no bairro Boca do Rio, faz sucesso entre os soteropolitanos e turistas que não abrem mão da qualidade.

São mais de 25 tipos de carnes servidas no sistema rodízio, além de um requintado buffet com saladas, frutos do mar, queijos finos, pratos quentes, comida japonesa, etc. Também podemos pedir outros acompanhamentos como queijo assado, risotos e até casquinha de siri gratinada. Tudo incluso no preço por pessoa (R$139 jan/2021). Vale a pena. TEM QUE IR!

A CUBANA SORVETES

A Cubana Sorvetes

A Cubana é a sorveteria mais antiga da Bahia (desde 1930), paradinha obrigatória quando estiver passeando pelo centro histórico de Salvador, já que uma de suas unidades fica em pleno Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais da cidade.

A fama não é por acaso, são diversos sabores ma-ra-vi-lho-sos, preparados de forma artesanal, com produtos de qualidade. Para completar a vista "básica" da Baia de Todos-os-Santos. TEM QUE IR!


SORVETERIA DA RIBEIRA

Sorveteria da Ribeira

A Sorveteria da Ribeira é super tradicional em Salvador, tanto que é uma das paradas durante o City Tour realizado pelas agências de turismo.

Além dos turistas a sorveteria costuma receber também celebridades que vão em busca dos mais de 60 sabores preparados artesanalmente: cajá, mangaba, tapioca, caipirinha... O de coco-verde é um dos mais pedidos, o de amendoim é um dos nossos preferidos, mas o fato é que todos são muito bons! TEM QUE IR!
⇨ 
R. da Penha, 87 - Ribeira | (71) 3316-5451


OXE QUE DOCE SORVETERIA

Oxe Que Doce

Na Barra o melhor sorvete é o da Oxe Que Doce, já virou tradição dar uma passadinha na sorveteria depois da praia ou na hora do pôr do sol.

Na vitrine colorida uma série de sabores que vão desde os tradicionais até os mais diferentes como chiclete, tropical... incluindo opções diet e sem lactose. As paletas mexicanas também fazem sucesso por lá!

O lugar é uma delícia, de frente para o mar, mesinhas na calçada e um dos melhores atendimentos que recebemos em Salvador! TEM QUE IR!

⇨ Av. Oceânica, 8 - Barra | Tel.: (71) 3017-7760


TAPIOCARIA DO FAROL

Restaurantes em Salvador Barra

No calçadão da Praia da Barra, a Tapiocaria do Farol é ideal para quem procura um lugar simples e gostoso!

A estrela da casa são as tapiocas bem recheadas de diversos sabores, mas a lanchonete prepara ainda porções generosas, escondidinho, caldos, açaí... e o que não falta são sucos, caipirinha e cerveja gelada para acompanhar! TEM QUE IR!
Av. Oceânica, 551 - Barra | Tel. 71 3055-2008 

Enfim, comer em Salvador é bom demaaais, aproveite seus dias e seja feliz! 😋 TEM QUE IR!

Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest

Booking.com

Outros Posts:

Salvador: quando ir e outras dicas essenciais

Onde ficar em Salvador: dicas de hotéis


O que fazer em Salvador: 10 atrações imperdíveis

Morro de São Paulo: como chegar e outras dicas

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


Pin It
9 comentários

9 comentários:

  1. Meninas, fiquei com água na boca de tudo e amo acarajé! Essas sorveterias são super faladas, adorei as dicas.

    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla,

      Obrigada por sua visita aqui no blog.
      É muita comida boa né!! Ficamos apaixonadas pelo tempero da Bahia e o Acarajé foi uma surpresa boa, jamais pensamos que iríamos gostar tanto!!

      Super beijo

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. Quantas delícias em uma postagem. A culinária realmente é única e vale a pena experimentar os pratos típicos. Uma dica boa que me deram foi o Restaurante Escola do Senac, que fica no Pelourinho e tem buffet de comida baiana. Eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viajento, tudo bem com vocês??

      Nós ficamos encantadas com os sabores da Bahia, o Acarajé então,amamos!!

      Também escutamos falar muito bem do restaurante Senac, pena que não tivemos oportunidade de conhecer.Fica pra próxima com certeza!! 😋

      Abraços.

      Excluir
  3. Meninas, adorei essas dicas. Alguns lugares já tinha escutado falar e outros conheci agora. Já quero experimentar tudo! Vamos para Salvador mês que vem, estou anotando tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia,

      Ficamos muito felizes em saber que está gostando das nossas dicas. Nós amamos nossos dias em Salvador, a comida e o tempero é sem igual. Valeu cada um dos muitos quilos que engordamos durante a viagem. kkk

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. humm!!! cada local mais gostoso que o outro!
    Mais recomendamos o Porção Mágica - pequeno e notável restaurante em Jardim Nova Esperança - imediações da Paralela. a turma oferece por lá pratos deliciosos - a começar pela carne do sol, a moqueca de camarão o beiju de camarão, o pastel d esiri catado o pasatel de carne louca, o milk shake de coco e o churro de doce de leite! tudo gostoso e com gosto de quero mais!
    http://porcaomagicacaldosesabores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Só delícias as comidas afro baiana

    ResponderExcluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir