Tem que ir: Ceará: dicas de Fortaleza e Jericoacoara ,

Destaques

POSTS RECENTES

Ceará: dicas de Fortaleza e Jericoacoara

24 agosto 2023
Viagem a Fortaleza e Jericoacoara, Ceará

Ahhh Ceará, terra de praias lindas, comida boa, povo bem humorado... um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro e que sempre esteve no topo da nossa lista.

Finalmente a viagem tão esperada chegou! Nos programamos para ficar alguns dias em Jericoacoara (para curtir a famosa vila) e outros em Fortaleza, para além de conhecer a cidade fazer os principais passeios que partem da capital. 

Foi a melhor decisão, a viagem foi incrível e agora vamos compartilhar com vocês todas as nossas experiências e dicas:

QUANDO IR A FORTALEZA

Quando ir a Fortaleza, Ceará
Águas Belas - Ceará

Se tem uma coisa que você não precisa se preocupar na hora de planejar sua viagem a Fortaleza é com o calor, ele é garantido em qualquer época do ano!

Mas claro que há outros fatores que podem influenciar diretamente na sua decisão de quando ir, como a época de chuva, a alta temporada, etc.

Os meses mais secos, portanto com menos possibilidade de chuva, são entre agosto e dezembro. Em Janeiro e Fevereiro podem haver pancadas de chuvas, já março, abril e maio são os meses mais chuvosos, pelo menos na teoria.

Quando ir; onde ficar; o que fazer; onde comer...
Morro Branco - Ceará

Falo por experiência própria, nós fomos no mês de maio, ficamos lá praticamente o mês todo entre Fortaleza e Jeri, pegamos muito calor (a sensação passava fácil dos 30º) e o máximo que aconteceu foram pancadas de chuvas rápidas a noite ou bem cedo, depois o sol abria todo pleno, nada que atrapalhasse os passeios.

Fortaleza recebe muitos turistas o ano todo, mas a chamada alta temporada quando a cidade fica mais cheia, com hotéis e passeios mais concorridos, são nos meses de férias (dezembro, janeiro e julho) e nos grandes feriados como carnaval, semana santa, etc.



ONDE FICAR EM FORTALEZA

Onde se hospedar em Fortaleza, hotéis, pousadas e Resorts
Pier da Praia de Iracema, Fortaleza

Fortaleza oferece hotéis e pousadas para todos os bolsos, há ainda Resorts que ficam em praias próximas da capital.

As "praias urbanas" de Fortaleza: Iracema, Meireles e Mucuripe (a 10 km do aeroporto), são as preferidas dos turistas na hora de se hospedar, pois é onde fica a orla mais estruturada da cidade, repleta de restaurantes, quiosques, feirinhas de artesanato e também a maior oferta de hotéis.

Fortaleza: hotéis e pousadas para todos os bolsos
Hotel Beira Mar - Fortaleza

Há também quem prefira ficar na Praia do Futuro, considerada a melhor praia da capital cearense para banho de mar, repleta de Beach Clubs e hotéis bem estruturados.

Veja o post "Onde ficar em Fortaleza" , nele explicamos melhor sobre cada região da cidade com dicas de hotéis, pousadas e Resorts para todos os bolsos. Também fizemos um post completo com dicas de onde se hospedar em Jericoacoara.

QUANTOS DIAS FICAR

O que fazer em Fortaleza
Cumbuco - Ceará

Fique no Ceará o máximo que puder! Sempre vai ter um passeio legal para fazer, uma praia linda para curtir, um restaurante maravilhoso para conhecer, mas programe-se para ficar no mínimo entre 6 e 7 dias em Fortaleza e pelo menos mais 3 dias em Jericoacoara.

O Ceará é o tipo de lugar que te surpreende, veja nossa lista com 10 passeios imperdíveis.

O QUE FAZER EM FORTALEZA

Fortaleza, quantos dias ficar, principais passeios
Tirolesa de Canoa Quebrada - Ceará

Nos arredores de Fortaleza estão alguns dos lugares mais lindos e famosos do nosso Brasil como Jericoacoara (que falaremos mais logo abaixo), Canoa Quebrada e Morro Branco (com falésias incríveis), Cumbuco (com dunas e passeios radicais de buggy), as encantadoras Águas Belas, Lagoinha, Mundaú, entre outros.

O bom é que ficando na capital você pode conhecer a maioria desses lugares através de passeios bate e voltaAlém das belíssimas praias, você também terá a oportunidade de conhecer o Beach Parkum dos melhores parques aquáticos do mundo! Imperdível para quem vai ao Ceará com crianças ou adolescentes.


Pontos Turísticos de Fortaleza: Mercado Central
Mercado Central de Fortaleza

Na capital você ainda não pode deixar de conhecer o Mercado Central de Fortaleza (o maior mercado de artesanatos do nordeste), conhecer o importante centro cultural Dragão do Mar, passear pela Av. Beira-Mar para curtir o pôr do sol, visitar as feirinhas de artesanato, badalar no Pirata Bar (a segunda-feira mais louca do planeta) e claro, assistir um Show de Humor, afinal não é por acaso que Fortaleza é conhecida como a "capital da alegria".

ONDE COMER EM FORTALEZA

Fortaleza dicas de restaurantes
Coco Bambu Fortaleza

Viajar para o nordeste é sempre sinônimo de comer bem, né? Em Fortaleza não é diferente, a comilança começa logo cedo no café da manhã, que já vale por um almoço, com cuscuz, tapiocas, mungunzá, etc.

Além disso, impossível ir ao Ceará e não experimentar o clássico baião de dois e os pratos a base de carne de sol, macaxeira, peixes e frutos do mar fresquinhos. Quinta é o dia oficial do caranguejo.

Mas como uma boa capital, Fortaleza oferece opções para todos os gostos, veja o post "Onde comer em Fortalezacom dicas de restaurantes, jantar com show de humor e nossas melhores experiências!

JERICOACOARA

Jericoacoara, dicas de viagem
Praia de Jericoacoara - Ceará

Falando nos lugares mais lindos e famosos do Ceará, é impossível deixar Jericoacoara de fora do seu roteiro, tem que ir!

Até existe um passeio bate e volta que parte bem cedinho de Fortaleza e se resume em conhecer o "Lado Leste" de Jeri (Lagoa do paraíso, Pedra Furada e Buraco Azul). Mas considere essa sua última alternativa, o melhor mesmo é se programar para ficar no mínimo 3 dias por lá. 

Só assim conseguirá conhecer a Vila com calma, curtir as praias, as lagoas, ver o entardecer na Duna do pôr do Sol e fazer outros passeios legais como o do "lado oeste" (Tatajuba e mangue seco).

Quando ir, o que fazer, onde se hospedar, onde comer
Pedra Furada - Jericoacoara

Sem contar que o acesso a Jeri não é tão fácil assim, mesmo hoje com um aeroporto regional, a maior oferta de voos é para a capital (a 300 km). Fizemos um post com todas as opções e valores de como chegar a Jericoacoara.

Engana-se quem acha que Jericoacoara é um lugar sem estrutura, há tempos isso mudou! A vila é rustica? Sim! As ruazinhas todas de areia? Sim! Mas tem um "q" de sofisticação, com lojinhas de grifes, ótimos restaurantes, bistrôs, barzinhos para curtir a noite, beach clubs... Um clima super agradável!

Opções de hospedagem é o que não falta, de pousadas baratas a hotéis que oferecem o máximo do conforto e do luxo. Veja nossa seleção dos melhores hotéis e pousadas em Jericoacoara.

Vila de Jericoacoara, tudo que você precisa saber
Nós duas em Jericoacoara - Ceará :)

Veja AQUI todas as dicas do "paraíso": quando ir, o que fazer, onde ficar, taxa de turismo e tudo mais de Jericoacoara!

Por fim, só posso dizer que nós amamos o Ceará! Um sonho realizado que ainda queremos (e merece) repetir por várias e várias vezes! 

Espero que essas dicas sejam úteis e que sua viagem seja tão especial quanto a nossa. Tem que ir!

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTwitter e TikTok



Booking.com


Veja Também:

Dicas de hotéis em Fortaleza e Jericoacoara



Como chegar em Jericoacoara: opções e valores


Vila de Jericoacoara, todas as dicas

25 comments:

  1. Jeri é tudo de bom e no Cará não chove nunca, amoreco! aahahaha Amei as dicas.
    Olha, indiquem vocês em uma TAG, espero que respondam, mas também se não quiserem, tudo bem! A amizade será a mesma kkkkkkk http://www.dmulheres.com.br/2017/03/tag-wanderlust.html


    Beijos e um excelente dia!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheyla, que bom ter você por aqui!

      O Ceará é tudo de bom mesmo, felizes que gostou da indica.

      Hahá, adoramos a TAG, com muito prazer responderemos em breve com post no blog!

      Super beijo!

      Excluir
  2. Oi, meninas!

    Eu amo o Ceará! A família do meu marido é de lá e fomos visitá-la no ano retrasado. Passamos por Fortaleza, Aquiraz, Canoa Quebrada e Santana do Cariri, que fica no interior. Este ano, vamos para lá novamente! Quero conhecer outras coisas agora!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,

      O Ceará é lindo demais né!! Nós também amamos!!
      Se tiver oportunidade conheça Jericoacoara, um dos lugares que mais gostamos de conhecer na vida!!Também adoramos Lagoinha, Águas Belas, Mundaú....nossa o Ceará é demais!!

      Depois nos conte os lugares que conheceu em sua próxima viagem!

      Super Beijo,

      Mariza e Karina - Tem que ir

      Excluir
  3. Antonio e Rosa Modesto Garcia17 junho, 2017

    Estivemos em Fortaleza de 10 a 17-06-17,hospedados no Carmel Magna Praia Hotel.Hotel excelente em todos os quesitos:comida-café da manhã -limpeza e principalmente a Recepção, todos muito atenciosos e gentis-recomendo.Bem localizado, perto de muitos restaurantes.Recomendo o Brasão que fica próximo a estátua de Iracema.Comida ótima e Preço baixo.

    Passeios:
    -Fomos duas vezes a Águas Belas-logo na chegada ao ponto de apoio DELÍCIAS DAS JANGADAS vc é recebido com festa pelos bugueiros e funcionários com o mote Alegria Alegria.Ponto de apoio completo.Guias Gilvan e Dilma foram maravilhosos.Passeio de bugy com parada para banho na lagoa imperdível.Não deixe de provar o sorvete de Murici na parada do Buggy em uma Vila muito simpática.
    -Passeio a Lagoinha: outro Paraíso com um ponto de apoio surpreendente. Tem o passeio 3 em 1- Buggy, catamarã e pau de arara que é maravilhoso, não perca a chance de fazer esse Passeio.Fiz com a Nettour com a guia Patricia muito gentil.
    - Finalmente fizemos o passeio a Mundaú um verdadeiro Paraíso na terra.Tem o passeio de catamarã que faz uma parada pra banho no rio tendo as Dunas como visual.Antes do catamarã tem a Jardineira que é um Show.Praia belíssima e o ponto de apoio é a Pousada das Marés, muito bonita e eficiente no atendimento.

    Foi uma viagem inesquecível e voltaremos em breve.

    Obs. Para Aguas Belas fomos com
    a Vitorino, guias comentados acima.

    Não deixem de visitar Fortaleza e agradeço o Blog Tem Que Ir pelas dicas.

    Antonio e Rosa Modesto Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio e Rosa,

      Ficamos muito felizes em saber da experiência de vcs, e mais felizes ainda por saber que contribuímos de alguma forma para esses momentos inesquecíveis!!

      Agradeço imensamente por ter compartilhado suas experiências conosco, temos certeza que irá ajudar os próximos viajantes.

      Desejamos muitas outras viagens pra vcs e contem sempre conosco!

      Abraços,

      Mariza e Karina

      Excluir
  4. Eduardo Camizão03 julho, 2017

    Queridas Mariza e Karina

    Amei o site de vcs. Tenho viagem marcada para o meio de julho e estou utilizando esse site como referência para minha programação. Mostrei para minha esposa e ela também ficou maravilhada. Continuem esse excelente trabalho. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo.

      Ficamos muuuuuito felizes que tenham gostado das nossas dicas e que de alguma forma estamos ajudando para a viagem de vocês. O Ceará é maravilhoso, amamos e torcemos para que a viagem de vocês seja inesquecível!! Qualquer dúvida podem contar conosco.

      Forte abraço!

      Mariza e Karina

      Excluir
  5. Sabem dizer algo sobre o hotel Vila Gale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Particularmente não tivemos experiência no Vila Galé, embora somo admiradoras da rede que tem excelentes hotéis e Resorts espalhados pelo Brasil.

      No Ceará tem o Vila Galé All inclusive de Cumbuco, uma praia mais linda, tranquila e afastada, e o Vila Galé da Praia do Futuro, que parece sim ser um bom hotel, na ocasião não optamos por ele pela localização, embora a Praia do Futuro seja boa para o banho, a noite não é recomendado passear pela região, preferimos ficar mais perto do agito, das feirinhas de artesanato e dos restaurantes da Praia do Meireles.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  6. Obrigada pelo post, pessoal! Peguei varias dicas, inclusive da agência de Turismo. Estamos indo semana que vem (25). Vamos ficar 8 dias... Espero que dê pra aproveitar tudo que quero rsrs... Tenho um bebê de 1 ano e meio, será que os passeios de bugs é tranquilo pra ele?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhennifer, nós é que agradecemos e ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas! :) Quanto aos passeios, só acertas com os bugueiros para fazer tudo de forma mais tranquila, sem "emoção" e sentar na frente com o bebê, no mais tenho certeza que vocês vão aproveitar muito, o Ceará é lindo demais!

      Uma ótima viagem pra vocês!

      Beijos,

      Ma e Ka

      Excluir
  7. Olá!!!
    Irei pra Jeri e Fortaleza em Agosto.
    Parabéns pelo site, tá me ajudando muito!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, ficamos muuuuito felizes em saber que tem gostado das nossas dicas!:)

      Nós amamos Fortaleza, Jeri, o Cerá como um todo é lindo! Aproveite bastante a viagem! Qualquer dúvida conte conosco!

      Beijos,

      Ma e Ka

      Excluir
  8. Oii Boa Tarde !! Amei está sua pagina com dicas de viagem, só me diga um coisa ... vc fechou com a agencia dos passeios quando chegou lá ou antes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosilane, tudo bem?

      Nós somos do tipo que gostamos de já ir com tudo acertado, pra chegar lá e não se preocupar em correr atrás de nada, por isso agendamos antes, em Jeri com a Bora Turismo (por Whats app) e os passeios em Fortaleza com a Nettour. Mas nada impede de você contratar os passeios lá na hora. Apenas verifique se é uma empresa de confiança.

      Vou deixar os contatos aqui das que fizemos.

      Nettour Viagens e Receptivo
      www.nettour.com.br
      Contato/informações: Tel. (85) 3268-3099/9931-4423
      receptivo@nettour.com.br

      Bora Turismo Jericoacora
      www.boraturismo.com.br
      Contato: Tel Tim e WhatsApp (088) 99910-0738 - Oi (088) 98882-1506
      boraturismojeri@hotmail.com


      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  9. Olá, tudo bom? Como foi a ida de Jeri para Fortaleza? Vocês optaram ir como? Ônibus ou transfer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maysa, tudo ótimo e você?

      Tanto na ida quanto na volta de Fortaleza a Jeri fomos com o ônibus da Fretcar que já está incluso a Jardineira, contamos todos os detalhes neste post: http://www.temqueir.com.br/2016/06/de-fortaleza-jericoacoara.html

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  10. Olá, boa tarde!

    Vou mês que vem para Fortaleza (7 à 12/09) + Jericoacoara (12 à 17/09) e já li todas as dicas de vocês!
    Mas estou precisando de ajuda!!!! rsrs
    Em Fortaleza tem muita coisa para fazer e estou achando nosso tempo curto.
    Estou indo com uma criança de 8 anos. Quantos dias indicam para ir ao Beach Park?
    Consigo conciliar mais de uma praia por dia tranquilamente?
    Também queremos ir nas ''feirinhas'' mas algumas são apenas na parte da manhã!
    Me ajudem com o roteiro, por favorrrrr! rs

    Desde já, obrigada!

    Att,
    Dayane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane, tudo bem?

      Realmente 5 dias em Fortaleza fica um pouquinho corrido para conhecer tudo, mas você deve ler direitinho os passeios e optar por alguns.

      Se vai com criança realmente o Beach Park é uma tração bem legal, 1 dia para ele já é o suficiente!
      Algumas agências fazem o passeio das 3 praias que une Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada, pode ser um pouco corrido, mas no seu caso acho que vale a pena para conhecer. Como você deve ter visto no blog nós fizemos separado (Morro Branco e Praia das Fontes e em outro dia Canoa Quebrada).
      Outra dica é fazer o City Tour com Cumbuco. (A Nettour, agencia que fizemos os passeios tem essa opção).
      Lagoinha e Águas Belas são dois passeios lindíssimos, mas se tiver que escolher um só nossa sugestão é Águas Belas.
      Para as Compras, os principais são: As feirinha da praia do Meireles que funciona fim de tarde e noite, então dá para conciliar com dia de passeio, (aconselho ficar hospedada nessa região) já o Mercado de Fortaleza só durante o dia mesmo (Seg. a Sab. das 8:00 as 17:00h - Dom. das 8:00h as 13:00h).

      Separe uma noite para o show de humor, fomos na Lupus Bear que tem jantar incluso e adoramos!

      Enfim, só se organizar direitinho que no fim dá tudo certo. Jeri é um paraíso, Fortaleza é linda, a orla é uma delícia para passear, os passeios tem praias lindas. Tenho certeza que vocês vão conseguir aproveitar bastante!

      Espero ter ajudado qualquer outra dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  11. Olá , boa tarde. Gostaria de tirar um dúvida, a Bora Turismo Jericoacora faz o bate e volta de Fortaleza para Jericoacoara?

    Desde de já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!!

      A Bora Turismos só oferece passeios lá em Jeri, o bate e volta de Fortaleza quem faz é a Nettour, aliás ótima empresa, fizemos com ela os nossos passeios. Vou deixar os contatos:

      Nettour Viagens e Receptivo
      www.nettour.com.br
      Contato/informações: Tel. (85) 3268-3099/9931-4423
      receptivo@nettour.com.br

      Qualquer outra dúvida conte com a gente!
      Bjs e boa viagem!

      Ma e Ka

      Excluir
  12. Agora sim vi ótimas dicas estou chegando agora em Fortaleza e começando a conhecer, montei uma loja em Aldeota, aliás aproveitando se alguém precisar de consertar o celulares é só fazer um orçamento ;) https://redemultiassistencia.com.br/tag/assistencia-tecnica-de-celular-em-fortaleza/

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas. Vou para Fortaleza em novembro se Deus quiser! Você esclareceu todas as minhas dúvidas, muito obrigada por compartilhar todas essas experiências lindas de vocês, já virei fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, muito obrigada pelo carinho, ficamos felizes que gostou. É sempre um prazer compartilhar nossa dicas com vocês, ainda mais de um lugar assim tão especial quanto o Ceará.

      Super beijo,
      ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir