,

Destaques

POSTS RECENTES

Jericoacoara: Saiba como é a Vila, como chegar, quando ir, onde ficar, passeios imperdíveis e mais!

21 de abril de 2020
Já vou começar sendo sincera, achava que não iria gostar taaanto de Jericoacoara, na minha cabeça um lugar totalmente rústico, sem estrutura...

Que nada! Me enganei completamente!! AMEI Jeri e vou compartilhar com vocês todas as nossas experiências e dicas desse paraíso!


Jericoacoara: quando ir
Pedra Furada, Jericoacoara

JERICOACOARA, QUANDO IR

Em Jeri, assim como em boa parte do nordeste brasileiro, o calor é garantido em qualquer época do ano, mas há outros fatores importantes que devem ser levados em consideração, como a alta temporada e a época de chuvas (que influencia no nível de água das lagoas).

As chuvas são mais frequentes no primeiro semestre, em especial nos meses de março e abril. O segundo semestre, embora seco, costuma ter mais ventos (principalmente em agosto), tanto que nessa época acontecem campeonatos de kitesurf na região. Mas essa "brisa" não chega a atrapalhar, alguns até preferem.



Dicas de Jericoacoara: Quando ir, como chegar, o que fazer, hotéis, restaurantes....
Praia central de Jericoacoara

Jericoacoara se tornou um lugar mundialmente famoso, recebe turistas o ano inteiro, mas a alta temporada acontece nos meses de férias (dezembro, janeiro e julho) e nos meses com maior número de feriados (novembro, carnaval, semana santa, etc), quando a cidade fica mais cheia, consequentemente hotéis e passeios mais concorridos.

Nós fomos em maio e foi ótimo! Fugimos da alta temporada e como havia chovido nos meses anteriores as lagoas estavam cheias, um cenário lindíssimo! Dos 5 dias que ficamos, em apenas um deles aconteceu uma rápida pancada de chuva, em seguida o sol voltou todo pleno.


COMO CHEGAR A JERICOACOARA


Jericoacoara, melhor meses para conhecer
A chegada na Vila de Jericoacoara

Embora tenha sido inaugurado o Aeroporto Regional de Jericoacoara, no munício vizinho de Cruz a pouco mais de 30 km da Vila, a maioria dos turistas com destino a Jericoacoara desembarcam no Aeroporto Internacional de Fortaleza, a 300 km da Vila. O motivo é a maior frequência de vôos vindo de todas as partes do Brasil e o valor das passagens, que para a capital costumam ser bem mais acessíveis.

A partir desses dois lugares você tem uma série de opções com diferentes valores para chegar até Jeri: ônibus, transfer 4x4, passeio bate e volta com agências de turismo... Por isso fizemos um post completo detalhando todas essas opções e valores, veja AQUI.

⇒ TAXA DE TURISMO

Jericoacoara, todas as dicas para sua viagem
Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara

É importante que você saiba que 2017 a Prefeitura de Jijoca, município ao qual Jericoacoara pertence, passou a cobrar uma taxa de turismo sustentável de todos os visitantes. 

O valor é de R$5 a diária por pessoa (crianças até 12 anos e maiores de 60 não pagam). Há um controle na entrada da Vila e o comprovante também será exigido no momento do check-in na sua pousada/hotel.

A forma mais prática é gerar essa taxa pelo site da prefeitura e já chegar com ela paga na Vila, caso o contrário você terá que pagá-la em um dos 2 postos de atendimento ao turista, mas atenção eles funcionam em horários limitados. Em Jijoca (das 7h as 19h) e em Jericoacoara (das 19h as 7h).


ONDE FICAR EM JERICOACOARA


Onde ficar em Jericoacoara, sugestões para todos os bolsos
Pousada Carcará

Engana-se quem acha que ficar em Jericoacoara é sinônimo de "perrengue", acostumada a receber turistas de todas as partes do mundo a Vila oferece uma estrutura de hospedagem capaz de agradar todos os públicos. Há desde hostels descolados até pousadas e hotéis luxuosíssimos! 

O melhor lugar para ficar é no centrinho da Vila, que é pequena, basicamente tudo gira em torno de três ruas: a Rua do Forro, a Rua Principal e a Rua São Francisco. Ficar ali significa estar rodeado de lojinhas, restaurantes, agências de turismo e a poucos passos da praia, onde está a famosa Duna do Pôr do sol.

Aliás a Praia de Jericoacoara é linda e nela há ótimas opções de hospedagem, mas acordar de frente para o mar de Jeri tem seu preço!

Fizemos um post completo com várias sugestões de hospedagem, nossa experiência na Pousada Carcará e outras dicas para todos os bolsos. Veja AQUI.

QUANTO TEMPO FICAR E O QUE FAZER

Jericoacoara, Praias, Lagoas e Passeios imperdíveis
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara

Se sua intenção é fazer apenas um "bate e volta" de Fortaleza a Jericoacoara já vou logo avisando meu amigo, corre um grande risco de se arrepender!

Eu diria que no mínimo dos mínimos você deve ficar 2 noites em Jeri, para curtir com calma a Vila, ver o pôr do sol e fazer o principal passeio pelo "Litoral Leste" (que visita alguns dos lugares mais famosos como a Lagoa do Paraíso, Pedra Furada, Buraco Azul, entre outros). Consulte o valor atualizado AQUI.

Mas o ideal mesmo é acrescentar pelo menos mais um dia para fazer também o "Passeio Oeste", na minha opinião um dos mais legais e divertidos, com lagoas em meio as Dunas de Tatajuba passando pelo curioso Mangue Seco.

Se tiver oportunidade de ficar mais recomendo o "Passeio a Barrinha", que passa pelas "fronhas cearenses", um lado mais rústico e paradisíaco.

Nós ficamos 4 noites e foi o suficiente para conhecer todos esses lugares, mas a vontade era ficar mais! 

Jeri tem uma vibe incrível tanto de dia quanto a noite. Veja o post completo com dicas do que fazer em Jericoacoara, onde listamos os principais passeios e atrações da Vila.

ONDE COMER EM JERICOACOARA


Onde comer em Jericoacoara
Dona Amélia Restaurante, Jericoacoara

A beira mar, Jericoacoara oferece muitos pratos a base de peixes e frutos do mar fresquinhos, em especial camarões e lagostas servidos de mil maneiras! O camarão no abacaxi é considerado um dos pratos mais típicos da Vila.

Durante o dia a melhor pedida é aproveitar as delícias em um dos vários restaurantes ou Beach Clubs a beira mar. A noite você pode escolher um dos bistrôs charmosos espalhados pelos becos ou curtir a "badalação" em torno da Praça Principal, onde barraquinhas vendem coquetéis, bares tocam música ao vivo... um clima super legal!

Fizemos um post com nossas experiências deliciosas, dicas de comidinhas típicas e restaurantes para todos os gostos na Vila e nas praias de Jeri, veja AQUI.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES DE JERI


Jericoacoara, tudo que você precisa saber para planejar sua viagem
Vila de Jericoacoara, Beco do Forró

• NÃO há bancos ou caixas eletrônicos em Jericoacoara (os mais próximos ficam em Jijoca, a 28 km da Vila), mas a maioria dos restaurantes, hotéis, lojas e agências de turismo aceitam cartões para pagamento. 

NÃO circulam carros na Vila, os visitantes devem deixar seus veículos no estacionamento de Jericoacoara (R$20 a diária). 4x4 são os únicos que chegam até Jeri por conta do trecho depois de Jijoca. Para os passeios são permitidos apenas veículos credenciados.

• A voltagem na vila é de 220V, vários estabelecimentos oferecem Wi-fi livre e a internet 4G ou 3G pegam razoavelmente bem em Jericoacoara.

• Nunca pensei que fosse gostar tanto de andar por aquelas ruazinhas de areia. É isso mesmo, as ruas são todas de areia, portanto não se preocupe em levar muitas coisas, todos andam com roupas leves, shorts, blusinha e chinelo no pé. Me encontrei! Aháháaa.

 Um lugar rústico sim, mas com um "q" de sofisticação. Há lojinhas de grifes, restaurantes renomados, pousadas luxuosas, beach clubs... mas também muitos hostels, mochileiros, pessoas de todas as nacionalidades. Enfim, acho que esse é o segredo de Jeri ter uma vibe tão única.

Espero que nossas dicas tenham sido úteis e que você possa aproveitar muuuito cada minutinho dos seus dias nesse paraíso! 💙 Tem que ir!

Jericoacoara, Ceará

Também estamos no Instagram, segue a gente lá no @blogtemqueir 😘

Veja Também:

Onde Ficar em Jericoacoara: Dicas de pousadas e hotéis

Como chegar em Jericoacoara: Todas as opções e valores

O que fazer em Jericoacoara: Principais passeios e atrações da Vila

Onde comer em Jericoacoara: dicas de restaurantes na Vila e nas praias.

👉 Também temos dicas de Fortaleza




Booking.com






19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Jeri, é um destino que ainda não conheço! Amei saber mais dele.esse por do sol, é famoso demais!
    Olha o blog tá lindo, parabéns!!! desejo mais sucesso e mais viagens nacionais e internacionais. E , meninas, espero que um dia possamos nos conhecer pessoalmente!
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, que bom ter você por aqui!!
      Jeri é linda demais, especial, realmente tem que ir!!

      Ainda estamos fazendo os ajustes finais do blog, mas estamos muito felizes com o novo visual, muito obrigada por seu carinho de sempre e sem dúvida um dia agente ainda se encontra por esse Brasil!!

      Super Beijo!

      Excluir
  3. Estarei hospedados em fortaleza e pretendo passar 2 dias em Jeri, da pra aproveitar? queria pegar passeios para conhecer tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio, sinceramente acho dois dias pouco para Jeri, claro que vale a pena conhecer, mas vc vai ficar com aquele sentimento de querer ter ficado mais!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. Tenho estado a consultar o vosso blogue e quero felicitar-vos, pois está maravilhoso. E está a ser-me muito útil. Parabéns. Desejo-vos muita saúde e longa vida para continuarem com esse espírito e alegria. E vocês são muito bonitas !! Beijo. Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis,

      Ficamos muito felizes em saber que nosso blog tem te ajudado, muuuito obrigada de coração por suas palavras, um incentivo e tanto pra nós.

      Qualquer coisa conte conosco!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Michele Mattos22 maio, 2018

    Jeri é o PARAÍSO
    Fui em 2014 e simplesmente amei. Fiquei "xonada" não queria ir embora
    Com certeza pretendo voltar outras vezes
    Sou rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele.

      Verdade! Jeri é literalmente um paraíso, nós também amamos e temos vontade de voltar, sempre!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  6. O lugar maravilhoso. Tive ai em 2014, foi o máximo. Adorei o site de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeri é um paraíso né!
      Ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dicas!
      Conte conosco para o que precisar!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  7. boa noite. Gostei muito de suas dicas. Irei a Jeri proxima semana e tenho
    uma duvida que nao foi respondida em nenhum site ou blog: como é a questao
    de dinheiro em Jeri?
    tem caixa 24 hrs? aceitam cartoes nos restaurantes e nos passeios?
    voces pderiam me responder,por favor?

    Atenciosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,

      Primeiro, muito obrigada! Ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas. :)

      Em relação a sua dúvida: Não há bancos ou caixas eletrônicos 24h na Vila de Jericoacoara, se eu não me engano há uma agência dos correios que permite sacar dinheiro, mas só para correntistas do Banco do Brasil. (os caixas eletrônicos mais próximos ficam em Jijoca - de onde partem as jardineiras para Jeri).

      No entanto, as empresas que fazem passeios, os restaurantes, bares, lojas, etc ACEITAM sim cartões para pagamento.

      Se tiver qualquer outra dúvida conte conosco!

      Abraços e boa viagem!

      Ma e Ka

      Excluir
  8. Boa tarde,o que tu me diz de se hospedar na rua das dunas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      No geral Jericoacoara é uma Vila pequena, tudo se concentra na rua principal, rua do forró e os becos entre essas duas rua. A Rua das dunas pelo que me lembro está perto de tudo isso, coisa de uns 5 a 10 minutos de caminhada no máximo. Se a hospedagem tiver um bom custo x benefício acredito que vale a pena!

      Abraços

      Ma e Ka

      Excluir
  9. não ten caixa 24hs ou bradesco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nenhum banco ou caixas eletrônicos 24h na Vila de Jericoacoara, se eu não me engano há uma agência dos correios que permite sacar dinheiro, mas só para correntistas do Banco do Brasil. (os caixas eletrônicos mais próximos ficam em Jijoca - de onde partem as jardineiras para Jeri).

      No entanto, as empresas que fazem passeios, os restaurantes, bares, lojas, etc ACEITAM cartões para pagamento.

      Se tiver qualquer outra dúvida conte conosco!

      Abraços e boa viagem!

      Ma e Ka

      Excluir
  10. Muito bacana seu relato, obrigada! Só fiquei com uma dúvida, qual o mês você foi e como estavam as lagoas por lá? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos em maio. Estavam muito bonitas as lagoas, conseguimos aproveitar bem.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir