Morro do Moreno, Vila Velha - ES: Todas as dicas
14 de agosto de 2020

De um lado a Terceira Ponte e a Ilha de Vitória, do outro as belas praias de Vila Velha, sem dúvida vale a pena subir o Morro do Moreno para ter uma das vistas mais lindas do Espírito Santo.
Neste post vamos dar dicas de como chegar, explicar como é a trilha de acesso ao Morro, as atrações oferecidas por lá... enfim, tudo que você precisa saber para conhecer esse lugar imperdível! Tem que ir!
MORRO DO MORENO: COMO CHEGAR

Ao chegar no "pé do morro" você verá uma cabine com guardas, além disso o movimento de turistas e moradores que usam o morro para praticar exercícios é frequente.
Fomos por duas vezes, a última numa terça-feira de manhã e em nenhum momento nos sentimos inseguras. Muitos também sobem no amanhecer ou entardecer (com certeza deve ser beeeem lindo), apenas não aconselho ir ou ficar lá sozinho até a noite.
SUBIDA AO MORRO DO MORENO

O Morro do Moreno tem 184 metro de altitude, para chegar até o topo são cerca de 700 metros, que a passos lentos e mil paradinhas para fotos levamos em torno de 30 minutos.
A primeira parte do trajeto recentemente foi pavimentada, mas boa parte ainda é estrada de chão, nada de muuuuita dificuldade, mas o ideal é ir de tênis e com roupas leves.
A primeira parte do trajeto recentemente foi pavimentada, mas boa parte ainda é estrada de chão, nada de muuuuita dificuldade, mas o ideal é ir de tênis e com roupas leves.


O caminho já é lindo, o Morro é cercado pelo mar e pela mata atlântica, inclusive é possível encontrar diferentes espécies da fauna e flora da região.

A última parte é um pouco mais ingrime, mas ao chegar lá em cima tivemos certeza, valeu cada passo. Que vista! Minha preferida de todo o Espírito Santo.

Conseguimos ver tudinho, de um lado a imponente Terceira Ponte, toda a baía de Vitória até a Praia de Camburi e do outro lado o lindo mar de Vila Velha e o famoso Convento da Penha (que fica no morro vizinho).

Os mais tranquilos, como nós, se contentam em sentar ali e passar horas só admirando a paisagem, já os mais aventureiros podem aproveitar para fazer rapel ou descer na tirolesa (R$50).
MIRANTE DA TESTA

Tem que fazer um pequeno esforço para subir por umas pedras, mas a vista compensa, você verá tudo mais de baixo, incluindo o Convento da Penha que parece mais próximo.


CURIOSIDADE...
No início da colonização do Espírito Santo, o Morro funcionava como posto de observação, para proteger Vila Velha e Vitória de ataques inimigos.
O responsável pela observação era um colono que veio de Portugal com Vasco Fernandes Coutinho ("descobridor" do Espírito Santo), seu nome era João Moreno, daí o nome "Morro do Moreno". Legal né?!

Quando estiver no Espírito Santo, em Vila Velha, não deixem de conhecer o Morro do Moreno. Tem que ir!
Gostaram? Segue a gente no @blogtemqueir
Veja Também:
O que fazer em Vila Velha: atrações imperdíveis
Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes
Onde ficar em Vila Velha e Vitória: dicas de hotéis
Espírito Santo: quando ir e outras dicas essenciais.
Acesse AQUI todos os posts do Espírito Santo.
Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes
Onde ficar em Vila Velha e Vitória: dicas de hotéis
Espírito Santo: quando ir e outras dicas essenciais.
Acesse AQUI todos os posts do Espírito Santo.
Lugar lindo! Belas Imagens.
ResponderExcluirOlá Antonio, lindo mesmo! abç
ExcluirSempre tive receio de subir o Morro, mas vendo suas dicas e fotos vi que dá pra subir tranquilamente. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Luciana, obrigada por seu comentário.No dia em que fomos tinha bastante gente, não achamos perigoso! Acho que o importante é não ir sozinha e de preferência aos fins de semana. Vale a pena a visita! #Temqueir
ExcluirNa sua opinião seria legal ter um carro 4x4 adequado para levar as pessoas até o topo do morro do moreno? Estou com essa idéia...
ResponderExcluirEu acho a ideia interessante, só não sei se o local tem estrutura e se é permitido um 4x4 até o topo, talvez só até parte do caminho.
ExcluirDaís depende também de cada visitante, eu acho super legal a ideia de ir caminhando até la em cima, ir descobrindo aos poucos a paisagem até chegar na vista mais linda. De qualquer forma não é facil para idosos, crianças, etc.
Boa sorte!
Abraços
Ma e Ka