Tem que ir: Cusco: dicas de viagem: quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer e mais ,

Destaques

POSTS RECENTES

Cusco: dicas de viagem: quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer e mais

02 abril 2024
Cusco: quando ir, o que fazer, onde ficar, todas as dicas

Cusco é um dos destinos mais fascinantes que já conheci, a antiga capital do império Inca é charmosa, rica em história e repleta de lugares interessantes para conhecer, como Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Tem que ir!

Para te ajudar a planejar sua viagem a Cusco, preparamos um guia completo com dicas de quando ir, quantos dias ficar, onde se hospedar, qual moeda levar, o que fazer, onde comer e muito mais.

DICAS DE VIAGEM AO PERU

Machu Picchu dicas de viagem
Machu Picchu

Cercado pelo mar do Pacífico, pela Cordilheira dos Andes e pela Floresta Amazônica, o Peru é um país que surpreende pela diversidade de belezas e atrativos em cada regiãocertamente não é um destino para uma viagem só!

A capital Lima é uma das maiores cidades da América do Sul, já Cusco é o principal destino turístico do país, base para conhecer Machu Picchu e outros lugares famosos da região.

CUSCO: QUANDO IR

Quando ir a Cusco
Plaza de Armas, Cusco

A melhor época para ir a Cusco é entre maio e setembro, pois são os meses que menos chove, no entanto, antes de decidir quando ir a Cusco, você deve levar em consideração outros fatores como a temperatura e a alta temporada.

Temperatura Cusco
Clima em Cusco mês a mês

Cusco está a 3.400 metros acima do nível do mar, por isso faz frio em qualquer época do ano, principalmente de manhã e a noite. No verão as temperaturas em Cusco variam de 7ºC a 19°C, já no inverno pode chegar a 0ºC. Portanto, o agasalho é um item fundamental na mala.


Cusco melhor época para conhecer
Vinicunca - Rainbow Mountain

A viagem a Cusco envolve muitos passeios ao ar livre, trilhas e paisagens que definitivamente não combinam com chuva, por isso, evite os meses de novembro a março, pois embora tenham temperaturas agradáveis e preços atraentes de baixa temporada, é o período que mais chove em Cusco. Abril e outubro são meses intermediários, nem secos e nem tão chuvosos, então eu diria que dá para arriscar.


Meses que menos chove em Cusco
Ollantaytambo, Vale Sagrado dos Incas

A época que menos chove em Cusco vai de maio a setembro, mas julho e agosto, são meses de altíssima temporada, o que significa hotéis mais caros, pontos turísticos mais concorridos... se for nessa época é necessário se programar com antecedência.


Alta temporada em Cusco e Machu Picchu
Centro de Cusco

No final de junho Cusco fica lotada por conta da festa mais popular e importante da região, a Inti Raymi, celebrada sempre no dia 24 de junho. Em janeiro e nos feriados prolongados Cusco também costuma receber muitos turistas.


Melhor época para ir a Cusco e Machu Picchu
Plaza de Armas, Cusco

Nossa viagem a Cusco foi em outubro, as temperaturas estavam agradáveis, só de manhã e a noite que esfriava legal (em torno de 5°). Ficamos 20 dias, apenas dois foram chuvosos, haviam muitas pessoas nas ruas, nas praças, a cidade estava linda e florida, por conta da primavera.

REQUISITOS PARA ENTRAR NO PERU

Viagem a Cusco e Machu Picchu
Machu Picchu

Os brasileiros não precisam de passaporte nem visto para entrar no Peru, basta o RG, pois trata-se de um acordo entre os países do Mercosul, que além do Peru, inclui também outros países como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia.


Dicas de viagem a Cusco e Machu Picchu
Pedra dos 12 Ângulos, Cusco

No entanto, o RG precisa estar em bom estado, de preferência emitido a menos de 10 anos, não vale certidão de nascimento e nenhum outro documento para entrar no Peru senão RG ou Passaporte. Leve sua CNH caso esteja planejando alugar um carro.


Salineras de Maras
Salineras de Maras, Vale Sagrado

O Peru não exige a vacina da febre amarela no entanto é altamente recomendada caso o turista viaje para algumas regiões, entre elas Cusco, portanto aconselho que leve o certificado. Em relação a COVID-19, o Peru não solicita comprovante de vacinação, muito menos teste.


Cusco dicas de viagem
City Tour em Cusco

Para entrar no Peru não é obrigatório ter seguro viagem, mas recomendo por precaução, infelizmente vimos muitas pessoas que precisaram de assistência médica por sofrer com o "mal de altitude", portanto, faça nem que seja um plano básico de seguro viagem.


Cusco dicas de turismo
Templo San Cristóbal, Cusco

Resumindo: para entrar no Peru, além do RG ou Passaporte, da vacina de febre amarela (recomendada para entrar em Cusco), tenha em mãos também comprovante de hospedagem e passeios que ajudam a identificar que sua visita ao país é como turista com recursos financeiros.

A CHEGADA EM CUSCO 

Cusco onde fica
Centro Histórico de Cusco

Não há voos direto do Brasil para Cusco, geralmente há uma conexão em Lima. A viagem entre o Brasil e Cusco dura pouco mais de 4h, entre Lima e Cusco é rapidinho, o voo dura 1h30. 

Bienvenidos a Cusco! Você irá desembarcar no Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete (CUZ), localizado a 6 km da Plaza de Armas, centro histórico e principal zona hoteleira da cidade.


Como ir do aeroporto ao centro de Cusco
Plaza de Armas, Cusco - vista do Mirante San Cristóbal

A melhor maneira de ir do Aeroporto de Cusco ao hotel é através de um transfer, basta fazer a reserva que ao desembarcar o motorista estará esperando para levá-lo com todo conforto e segurança, o valor é justo, vale a pena!

Em Cusco tem Uber (que não costuma ser muito barato, mas você consegue pelo App, igual usamos no Brasil) e táxis que funcionam com valor negociável. Também existe um ônibus que passa em frente ao aeroporto de Cusco e vai até o centro da cidade, mas considere que você estará com as malas e dependendo da localização do seu hotel você terá que arrastá-las por ladeiras de pedras... tudo isso com o seu corpo ainda se adaptando aos 3.400 metros de altitude.

ONDE FICAR EM CUSCO E MACHU PICCHU

A melhor localização para se hospedar em Cusco é no centro histórico, em torno da Plaza de Armas. Nesta região você estará próximo de pontos turísticos, lojas, restaurantescasas de câmbio e tudo que precisar! Opções de hotéis não faltam e vão desde hostels até palácios luxuosíssimos.

Você também pode dividir a hospedagem ficando uns dias em Águas Calientes, cidadezinha aos pés de Machu Picchu, ou no Vale Sagrado dos Incas, localizado entre Cusco e Machu Picchu.



Veja o post "Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado" para entender melhor essas regiões, ver nossas experiências e dicas de hotéis para todos os bolsos.

QUANTOS DIAS FICAR EM CUSCO

Quantos dias ficar em Cusco
Plaza de Armas, Cusco

Patrimônio Cultural da Humanidade, Cusco (umbigo do mundo, na língua quéchua) vai muito além de uma base para conhecer Machu Picchu.

A antiga capital do Império Inca é um charme, repleta de casarões coloniais, museus, lojas de artesanatos, restaurantes maravilhosos... Reserve ao menos 2 dias da viagem para se adaptar a altitude e conhecer os principais pontos turísticos da cidade + 5 dias para fazer os passeios bate-volta imperdíveis!


Viagem a Cusco e Machu Picchu
Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas



O que fazer em Cusco
Montanha das 7 Cores

Se quiser dividir a hospedagem entre Cusco e Machu Picchu ou Vale Sagrado, para fazer tudo com calma e aproveitar ainda mais a energia desses lugares incríveis, fique 10 dias ou o máximo que puder! 

PRATOS TÍPICOS, ONDE COMER EM CUSCO

Gastronomia Cusco Peru
A famosa gastronomia peruana

Em Cusco você vai poder provar a gastronomia típica do Peru, que por sinal é considerada uma das melhores do mundo, sabores únicos influenciados pelos Incas com ingredientes dos andes peruanos e do mar do pacífico.

O ceviche é um dos pratos mais clássicos do Peru, você também irá encontrar frutos do mar, peixes, frango e carnes exóticas, como de alpaca, acompanhados de incontáveis tipos de legumes, milhos e batatas.


Melhores restaurantes Cusco
Ceviche Peruano

opções de restaurantes em Cusco para todos os gostos e bolsos, você vai encontrar desde o popular choclo con queso (milho com queijo) vendido em barraquinhas de rua até restaurantes comandados por chefs renomados como Gastón Acurio e Pia León, que estão na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina.

Veja o post "Onde comer em Cusco", com tudo que você não pode deixar de experimentar e dicas dos melhores restaurantes em Cusco.

CÂMBIO EM CUSCO, QUAL MOEDA LEVAR

Qual moeda levar para Cusco
Av. El Sol, onde estão as melhores casas de câmbio em Cusco

A moeda do Peru é o Novo Sol (sigla oficial PEN), popularmente chamada de "Soles" (quando ver "S/", significa que o preço está em soles).

O Real dificilmente é aceito em Cusco, a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões de crédito e débito internacional como Wise, Nomad, Inter, C6, etc. No entanto, você precisará ter dinheiro em espécie para usar durante os passeios para pagar algumas taxas, comprar artesanatos locais, entre outras coisas.


Quanto vale R$ 1 na moeda peruana
Soles - moeda do Peru

Nós reservamos os hotéis e passeios pagando em reais, ainda no Brasil, durante a viagem usamos o cartão global para pagar as lojas e os restaurantes em Cusco, também trocamos um pouco de Real por Soles nas casas de câmbio em torno da Plaza de Armas (na Av. El Sol), que oferecem as melhores cotações. 1 Real = 0,75 soles e 1 Dólar = 3,70 soles, em 2023.


Qual moeda usar em Cusco e Machu Picchu
Casa de câmbio em Cusco, Av. El Sol

Em Cusco o dólar costuma ser aceito como forma de pagamento, mas nem sempre a cotação oferecida é mais vantajosa que as das casas de câmbio. Se tiver dólares, leve, caso o contrario não vale a pena comprar dólares para trocar por Soles em Cusco por conta da dupla conversão.


Qual moeda usar em Cusco
Artesanatos em Cusco

Outra forma de levar dinheiro a Cusco é através da Western Union, que possui várias agências credenciadas no centro de Cusco e as cotações costumam ser tão boas quanto as das casas de câmbio. Não troque Real por soles nas casas de câmbio do Brasil, pois as cotações são as piores.

+ DICAS DE CUSCO

Cusco tudo que você precisa saber
Ruas charmosas em Cusco

• Fique atento ao fuso horário entre o Brasil e o Peru, são 2 horas a menos de diferença em relação ao horário de Brasília, ou seja, se aqui seu relógio marca 10h, em Cusco serão 8h.

• A voltagem em Cusco é 220 volts, as tomadas mais comuns são de dois pinos retangulares ou circulares, compatíveis com os carregadores do Brasil, em todo caso é bom ter um adaptador.


Laguna Humantay
Laguna Humantay

• A maioria dos hotéis e restaurantes oferecem wi-fi gratuito, mas se quiser ficar sempre conectado, a dica é comprar um Chip de viagem internacional.

• A altitude em Cusco é de aproximadamente 3.400 metros acima do nível do mar, muito diferente do que estamos acostumados. É comum sentir o soroche (mal de altitude), o sintoma mais comuns é a dificuldade para respirar (cansaço), mas varia de pessoa para pessoa, no primeiro dia alguns sentem dor de cabeça, náuseas, tonturas... assim que seu corpo se adaptar isso passa. 


Dicas de Cusco
Arco de Santa Ana, Cusco

Em todo caso, os hotéis possuem oxigênio de emergência, oferecem chá e folhas de coca que ajudam a amenizar esses efeitos, no Mercado Central e nas lojinhas de Cusco você também vai encontrar folhas e balas de coca que serão muito úteis durante a viagem, já que alguns passeios, chegam a mais de 5.000 metros de altitude.


Dicas importantes para uma viagem a Cusco
Mercado Central de San Pedro, Cusco

• Machu Picchu fica a 2.100 metros de altitude e o Vale Sagrado a 2.800, considerando que você virá de Cusco, certamente não terá dificuldades em relação a altitude nessas cidades, inclusive são ideias para serem seus primeiros passeios.


Machu Picchu dicas de turismo
Machu Picchu, Peru

• Cusco não é uma cidade perigosa, muito pelo contrário, é limpa, bem cuidada, a região central é bastante movimentada. Circulamos só nós duas por todas as partes (inclusive a noite) e em nenhum momento nos sentimos inseguras. 


Cusco dicas de viagem
Plaza do Regocijo, Cusco

• Fomos muito bem recebidas por todos! A verdade é que os cusquenhos estão acostumados a receber turistas do mundo todo, falam espanhol, inglês e nós conseguimos nos virar muito bem no "portunhol", rs.


Cusco melhores dicas de viagem
Centro histórico de Cusco

Essa viagem a Cusco foi muito especial, ficamos encantadas com a cultura, a genialidade do povo inca, as ruas charmosas com aquele "ar europeu", a gastronomia, os hotéis instalados em casarões coloniais... difícil explicar, uma atmosfera única!

Conhecer Machu Picchu, Cusco e a Montanha das 7 Cores era um dos nossos maiores sonhos e agora podemos dizer: poucos lugares do mundo são tão incríveis quanto esses. Tem que ir!

Melhor blog de viagem Cusco, Peru
Machu Picchu, sonho realizado!

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok


Booking.com

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir