slider

Destaques

POSTS RECENTES

Cusco, Peru: Quando ir, onde ficar, o que fazer, pratos típicos...todas as dicas!

28 de outubro de 2019
Vai para Cusco, no Peru, pela primeira vez? Então você deve estar cheio de dúvidas né?! Qual a melhor época para ir? Qual o melhor lugar para se hospedar? Quantos dias ficar? Como faço para conhecer Machu PicchuO que mais tem de legal para fazer? E as comidas?...

Muita calma nessa hora! Nós já fomos e agora, con mucho gusto (com muito prazer), vamos dar todas as dicas para te ajudar nestas questões e muito mais! 😉



Todas as dicas para planejar uma viagem a Cusco
Cusco - Vista do Templo San Cristóbal

DICAS PARA A PRIMEIRA VIAGEM AO PERU:

O Peru é um país surpreendente! Cercado pelo mar do Pacífico, Cordilheira dos Andes, Floresta Amazônica... certamente não é um destino para uma viagem só!

A capital Lima é uma das maiores cidades da América do Sul e Cuscoa antiga capital do império Inca, é o principal destino turístico do país, além de ser uma cidade encantadora, repleta de histórias, sabores, arquitetura e tradições bem preservadas da cultura inca e espanholaé a principal base para conhecer uma das 7 maravilhas do Mundo, Machu Picchu.


Cusco, Peru: Quando ir, onde ficar, o que fazer, pratos típicos...todas as dicas!
Machu Picchu - Peru

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO PERU:

Assim como em outros países da América do Sul, nós brasileiros conseguimos entrar no Peru somente com o RG, NÃO precisa de passaporte, muito menos visto. Mas recomendamos que providencie logo seu passaporte, já que "os carimbos" podem favorecer na hora de entrar em países mais exigentes.

Atenção, o RG precisa estar em bom estado! De preferência emitido no máximo há 10 anos. Lembrando que não vale CNH, carteira de Trabalho, da OAB ou qualquer outro documento, apenas RG ou Passaporte. Leve a CNH caso queira alugar um carro.



Cusco, Peru: Quando ir, onde ficar, o que fazer, pratos típicos...todas as dicas!
Carimbo no Passaporte - Machu Picchu

Certificado Internacional de Vacinação não é obrigatório, mas devido os últimos surtos de Febre Amarela, é recomendável segundo o site oficial do governo,  portanto é melhor emitir o seu, ainda mais que agora você tem a facilidade de solicitar via internet.

Seguro Viagem não é uma exigência para entrar no Peru, mas serve como precaução, infelizmente vimos pessoas que precisaram de assistência médica por sofrer com o mal de altitude ou por outros motivos. Faça uma cotação AQUI e contrate nem que seja um plano básico, dos mais baratinhos, eles podem ser parcelados e você ainda ganha um desconto exclusivo usando o código: TEMQUEIR5

QUANDO IR A CUSCO? CLIMA, ALTA E BAIXA TEMPORADA


Cusco está a aprox. 3.400 metros acima do nível do mar, por isso é comum sentir um "friozinho" (principalmente a noite e ao amanhecer) em qualquer época do ano. No verão as temperaturas variam de 7º a 21°, já no inverno pode chegar fácil a 0º. Portanto o agasalho é um item fundamental na mala. 

Uma coisa é certa, a viagem a Cusco e Machu Picchu envolve muitos passeios ao ar livre, trilhas e paisagens que definitivamente não combinam com chuvas. Por isso, evite os meses de novembro a março, embora tenham temperaturas mais agradáveis e preços mais atraentes de baixa temporada, são os meses mais chuvosos.

De Abril a Outubro é a época que menos chove, mas julho e agosto, são considerados meses de altíssima temporada, então já viu né? Hotéis mais caros, pontos turísticos mais concorridos... se for nessa época é necessário se programar com antecedência.


Dicas essenciais para qualquer viagem a Cusco
Plaza de Armas - Cusco

No final de junho a cidade também fica lotada por conta da festa mais famosa e importante da região, a Inti Raymi, celebrada sempre no dia 24 de junho.

Claro que o clima anda meio doido por aí, nada é 100% previsível, mas se levarmos todos os itens em consideração, os meses de abril, maio, setembro e outubro são os que apresentam melhor custo - beneficio.

Nós fomos em outubro e foi ótimo! As temperaturas estavam agradáveis. Durante o dia fazia sol forte (sensação de uns 25°), só de manhãzinha e a noite que gelava legal (entre 5° e 10°). Ficamos quase 20 dias e apenas dois foram chuvosos, nos demais o céu estava quase sempre azul, muitas pessoas nas ruas, nas praças e a cidade estava linda e florida por causa da primavera, não poderíamos ter feito escolha melhor!

DIFERENÇA DE HORÁRIO ENTRE O BRASIL E O PERU

Fique atento ao fuso horário entre o Brasil e o Peru. São 2 horas de atrasado em relação ao horário de Brasília, ou seja, se aqui seu relógio marca 10h, no Perú serão 8h.

No seu vôo de ida, o horário de embarque será sempre o horário oficial de Brasilia, na previsão de chegada ao Peru a companhia já calcula essa diferença de fuso e aparecerá a hora local (o tempo de vôo SP - Lima é aproximadamente 5 horas). Na volta, o embarque é sempre no horário do Peru.

A CHEGADA EM CUSCO

Não há vôos direto do Brasil para Cusco, geralmente quando você compra as passagens a companhia já inclui uma conexão em Lima ou em outra cidade, pode até ser uma boa para fazer um "2 em 1" e aproveitar para conhecer a capital peruana ou outro destino. Não foi o nosso caso (na passagem promocional a conexão era no mesmo dia!).

Bienvenidos a Cusco - Você irá desembarcar no Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete, que fica cerca de 6 km da Plaza de Armas - centro da cidade.


Cusco e Machu Picchu, dicas para planejar a viagem
Plaza de Armas, centro -  Cusco - Peru

Para chegar ao seu hotel você tem algumas opções:

Translado com agências de Turismo: Nós optamos por essa tranquilidade e contratamos o Transfer junto com todos os nossos passeios com a MachuPicchu Travel, aliás ótima empresa, recomendo!! Sem contar que, depois de horas de viagem, chegar no aeroporto e seguir direto, com todo conforto e segurança até a porta do hotel é tudo de bom né!?

Alugando um carro. Clique AQUI para fazer uma cotação e retirá-lo direto no aeroporto.

De táxi ou aplicativos: O Uber funciona bem na cidade, mas por incrível que pareça não é mais barato que os táxis oficiais. A principal dica para pegar um táxi em Cusco é negociar antes o valor da corrida com o motorista (já que não há taxímetro) e ter dinheiro trocado para pagá-lo (soles). Do aeroporto aos hotéis do centro sai em média 20 soles.

De Ônibus: Existem ônibus comuns que custam poucos soles, passam em frente ao aeroporto de Cusco e vão até o centro da cidade, mas considere que você estará com malas e que dependendo da localização do seu hotel você terá que arrastá-las pelas ladeiras de pedras... tudo isso com o seu corpo ainda se acostumando aos 3.400 metros de altitude. Talvez essa economia não valha a pena!

ONDE FICAR EM CUSCO E MACHU PICCHU

Engana-se quem acha que o Peru é um destino só para mochileiros, hoje é possível conhecer as principais cidades turísticas sem abrir mão do conforto e até do requinte!


Os melhores hotéis de Cusco
Aranwa Cusco Boutique Hotel

Em Cusco a melhor localização para se hospedar é no centro, em torno da Plaza de Armas até o charmoso bairro San Blás. Nesta região você estará próximo aos pontos turísticos, lojas, restaurantescasas de câmbio... opções de hotéis é o que não falta!

Se a intenção for dividir a hospedagem e ficar alguns dias em Machu Picchu, a cidadezinha considerada porta de entrada onde ficam os hotéis e pousadas chama-se Águas Calientes (também conhecida como Machu Picchu Pueblo). Já Ollantaytambo, no Valle Sagrado, está no meio do caminho e oferece alternativas mais econômicas para quem deseja ficar próximo a estação de Trem com destino a cidade perdida dos Incas.

👉 Para te ajudar, preparamos um post especial com dicas da melhor localização para se hospedar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado, nossas experiências e várias sugestões de hotéis, dos bons e baratos aos mais luxuosos!! Confira AQUI.

QUANTO TEMPO FICAR EM CUSCO, O QUE FAZER!

Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983, Cusco ("umbigo do mundo", na língua quéchua) vai muito além do que apenas uma base para conhecer Machu Picchu e fazer os passeios mais famosos da região.


O que fazer em Cusco: dicas dos principais passeios
Chinchero - Vale Sagrado dos Incas

A cidade é um charme, repleta de casarões coloniais, sítios arquelógicos, Museus, lojas de artesanatos, restaurantes maravilhosos... enfim. Reserve alguns dias da viagem para se adaptar a altitude e aproveitar o que Cusco tem de melhor! Listamos os 10 Pontos turísticos da cidade.

4 dias inteiros seria o mínimo para fazer o básico dos básicos (ficar em Cusco, conhecer Machu Picchu e o Vale Sagrado num bate e volta). Mas se quiser incluir Moray e as Salineras de Maras, a Montanha das Cores e a Laguna Humantay por exemplo (lugares que na minha opinião não podem ficar de fora), o ideal seria 7 dias.
Passeios Imperdíveis em Cusco
Laguna Humantay - Peru

Se ainda quiser dividir a hospedagem entre Cusco e Machu Picchu ou Vale sagrado, para fazer tudo com mais calma ou aproveitar a energia desses lugares mágicos, fique uns 10 dias ou o máximo que puder! 

👉 Veja 5 passeios bate e volta de Cusco, incluindo Machu Picchu.

MOEDA DO PERU, CÂMBIO EM CUSCO:

A moeda do Peru é o Novo Sol (sigla oficial PEN), popularmente chamada de "Soles" (quando ver "S/", significa que o preço está em soles). Ela é a melhor forma de pagar e negociar quase tudo em Cusco.

O nosso Real dificilmente é aceito! E para pagar com cartões de crédito - "tarjeta", lembre-se do imposto IOF que vai ser somando a sua fatura!

O dólar costuma ser aceito como forma de pagamento em alguns lugares como hotéis, agências de passeios, lojas, restaurantes... mas nem sempre a cotação oferecida é mais vantajosa que as das casas de câmbio!


Qual moeda levar para Cusco - Peru
Casas de Cambio na Av. El Sol, centro - Cusco

Mas afinal, qual moeda levar para Cusco?

Primeira coisa, em hipótese alguma troque seus reais por soles aqui no Brasil, as cotações são as piores de todas.

Por conta da nossa "belíssima" economia o Real não está valorizado por lá, pelo contrário, atualmente o soles vale mais! Então, dependendo do volume de dinheiro que você for utilizar, pode ser mais vantajoso levar dólares (mesmo fazendo uma dupla conversão (real por dólar no Brasil e Dólar para soles em Cusco). O Euro também é bem valorizado por lá, mas se não tiver a moeda já em mãos talvez essa dupla conversão não compense tanto quanto o dólar.

No aeroporto troque só o necessário porque as melhores cotações estão nas casas de câmbio que ficam próximas à Plaza de Armas, especialmente na Av. El Sol. Ficam abertas das 9h as 18h, inclusive fins de semana. Olhe sempre o valor de Compra (que geralmente é o menor), já que eles estarão te comprando reais ou dólares para trocar por soles.

Quando fomos, em outubro/2019, a média era:

1 Real = 0,76 soles / 1 Dólar = 3,37 soles

PRATOS TÍPICOS - ONDE COMER EM CUSCO:

A culinária do Peru é considerada uma das melhores do mundo e em Cusco ela está muito bem representada!

Onde comer em Cusco, pratos típicos e dicas dos melhores restaurantes
Ceviche

Você terá a oportunidade de experimentar sabores únicos, que unem ingredientes do mar do pacífico e dos andes peruanos, em restaurantes comuns (que servem o chamado menu turístico a preço acessível) até os mais refinados, com chefes renomados que apresentam um cardápio da mais alta gastronomia peruana, como é o caso do "Chicha", do premiado chef Gastón Acurio.

O ceviche é um dos pratos mais clássicos, você também vai encontrar frutos do mar, peixes, frango, carnes (inclusive de alpaca) acompanhados de incontáveis tipos de legumes, milhos e batatas (herança dos incas).

Para beber o Pisco Sour (feito com água ardente de uva e limão) é a estrela dos coquetéis, também não deixem de experimentar a Chicha Morada, um suco extraído do milho roxo com frutas e especiarias.

👉 Veja AQUI o post completo "Onde comer em Cusco", nele falamos mais dos pratos típicos, dos preços, dos restaurantes queridinhos dos turistas e das nossas melhores experiências!

OUTRAS DICAS:

Dicas para prevenir o mal de altitude em Cusco
Chá de Coca - Cortesia nos hotéis

• A voltagem no Peru é 220 V

• A maioria dos hotéis e restaurantes oferecem wi-fi gratuito, mas se quiser ficar sempre conectado, a dica é comprar um Chip de viagem internacional.

• A altitude em Cusco é de aproximadamente 3.400 metros acima do nível do mar, muito diferente do que estamos acostumados. É comum sentir o soroche (mal de altitude), o sintoma mais comuns é a dificuldade para respirar (cansaço), mas varia de pessoa para pessoa, alguns sentem dor de cabeça, náuseas, tonturas... assim que seu corpo se adaptar a altitude logo passa. Em todo caso muitos hotéis possuem oxigênio de emergência. O chá e a folha de coca, que ajudam nos efeitos, estão por todas as partes, muitas vezes servidos como cortesia. Chocolate também é um ótimo aliado! A principal dica é descansar um pouco logo na chegada e pegar leve nos passeios nos 2 primeiros dias.

• Machu Picchu fica a 2.100 metros de altitude e o Vale Sagrado a 2.800. Então, considerando que você virá de Cusco, certamente não terá dificuldades em relação a altitude nessas cidades.


Machu Picchu - Peru
Machu Picchu

NOSSAS IMPRESSÕES:

Essa viagem foi muito, mais muuuito melhor do que imaginávamos. Ficamos encantadas com tantas histórias, a genialidade do povo inca, as ruas charmosas com aquele ar "europeu" em Cusco, os hotéis e restaurantes instalados em casarões coloniais... difícil explicar, uma atmosfera única!


Cusco, dicas para quem viaja pela primeira vez!
Ruas charmosas do centro de Cusco

Fomos muito bem recebidas por todos! A verdade é que os cusquenhos estão acostumados a receber turistas do mundo todo, conseguimos nos virar bem no "portunhol", rs.

Cusco é uma cidade limpa, bem cuidada, a região central é sempre movimentada. Circulamos só nós duas por todas as partes (inclusive a noite) e em nenhum momento nos sentimos inseguras. 

Foram dias intensos e maravilhosos, conhecer Machu Picchu, Cusco, a Montanha das 7 Cores... era um dos nossos maiores sonhos da vida e agora podemos dizer: poucos lugares do mundo são tão incríveis quanto esses!! Tem que ir!!

Cusco e Machu Picchu: Todas as dicas
Nós duas realizando o sonho de conhecer Machu Picchu 

Gostou? Aproveita e segue a gente no instagram (@blogtemqueir) que deixamos vários stories dessa viagem nos destaques, além de fotos e muitas outras dicas legais! 😉


Veja Também:

👉 Onde ficar em Cusco, Machu Pichu e Vale Sagrado: de hotéis baratos aos mais luxuosos!

👉 5 passeios bate e volta de Cusco, incluindo Machu Picchu.

👉 O que fazer em Cusco: 10 principais pontos turísticos e atrações da cidade!

👉 Tudo sobre a viagem de Trem a Machu Picchu.

👉 Confira AQUI todas as nossas dicas do Peru.













Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir