Tem que ir: Montevidéu, Uruguai: dicas de viagem ,

Destaques

POSTS RECENTES

Montevidéu, Uruguai: dicas de viagem

02 abril 2024
Viagem a Montevidéu

Montevidéu é uma capital bonita, moderna e ao mesmo tempo possui um centro histórico muito bem preservado. Uma viagem a Montevidéu cabe super bem numa dobradinha com Buenos Aires, afinal basta atravessar o Rio de la Plata.

Neste post vamos compartilhar nossas experiências e dar todas as dicas de Montevidéu: quando ir, como chegar, documentos para entrar no Uruguai, o que fazer, onde ficar e muito mais para te ajudar a planejar sua viagem. Tem que ir!

QUANDO IR A MONTEVIDÉU

Montevidéu quando ir
Rambla de Pocitos

A melhor época para ir a Montevidéu vai depender se você gosta de frio ou de calor. O verão é ótimo pois é quando as temperaturas ficam mais quentes (podendo chegar a 27ºC - 28ºC) e chove menos, no entanto essa é a alta temporada em Montevidéu por conta das férias e do carnaval que agita a cidade por quase 40 dias.

O inverno é exatamente o oposto, época super fria (os ventos deixam a sensação próxima de 0°C) e com grande probabilidade de chuvas em Montevidéu.

Clima e chuvas em Montevidéu
Clima em Montevidéu mês a mês - Fonte Climatempo

Outono e Primavera são as melhores épocas para ir a Montevidéu para quem deseja pegar um clima ameno e fugir da agitação e dos preços elevados da alta temporada. Especialmente março e abril quando as temperaturas ainda não caíram tanto e outubro e novembro quando começam a subir.

Nossa viagem a Montevidéu foi na última semana de novembro, adoramos! Os dias estavam lindos, quentes e ensolarados, mas as manhãs e as noites eram bem geladinhas, portanto em qualquer época do ano leve agasalho.

REQUISITOS PARA ENTRAR NO URUGUAI

Uruguai requisitos de viagem atualizado

Para entrar no Uruguai basta RG, não é necessário passaporte e nem visto. Segundo a última atualização do governo uruguaio não é necessário apresentar comprovantes de vacinas para entrar no país, nem mesmo a de Febre Amarela, no entanto, eles aconselham ter a vacina contra o Covid-19, inclusive,  passou a ser obrigatória ter seguro viagem com cobertura Covid para entrar no Uruguai.


Dicas de viagem a Montevidéu
Plaza Independencia - Montevidéu

Resumindo, para entrar no Uruguai você precisa de RG ou Passaporte válido e seguro viagem com cobertura Covid. Leve sua CNH caso queira alugar um carro.

QUAL MOEDA LEVAR AO URUGUAI, CÂMBIO

Câmbio em Montevidéu
Pesos uruguaios

A moeda utilizada em Montevidéu, Punta del Este e em todo o país é o Peso uruguaio (UYU). O Real e o dólar são aceitos em muitas lojas e restaurantes, no entanto a cotação nem sempre é muito vantajosa. 

Vale a pena levar Real para trocar por pesos em Montevidéu, na cotação atual 1 Real = 8 pesos uruguaios. O dólar só compensa se você já tiver em mãos, caso tenha que comprar, a dupla conversão não compensa, atualmente 1 dólar vale 38 pesos. Você pode consultar as cotações no site da Câmbio Matriz, que aliás é uma das melhores para fazer câmbio em Montevidéu, tem filial em Pocitos, no centro histórico e na Av. 18 de Julio.


Dicas de Câmbio em Montevidéu
Mercado del Puerto - Montevidéu

É vantagem usar o cartão de crédito ou débito internacional para pagar restaurantes em Montevidéu, pois estrangeiros recebem a devolução de 22% do IVA (que acaba compensando o IOF). O desconto, porém, não vale para pagamento em dinheiro. Os hotéis já têm IVA zero para estrangeiros, portanto, é melhor garantir uma boa oferta reservando antecipado pelo Booking. Também aconselho reservar os passeios pela Civitatis pagando em reais.

A CHEGADA EM MONTEVIDÉU

Viagem Montevidéu dicas
Puerta de La Ciudadela, Centro histórico - Montevidéu

Existem voos diretos do Brasil para Montevidéu, no entanto, vale muito a pena combinar Montevidéu e Buenos Aires na mesma viagem. Foi o que fizemos numa promoção da Aerolíneas Argentinas, compramos todos os trechos juntos: SP - Buenos Aires, Buenos Aires - Montevidéu e Montevidéu - SP. Assim fizemos toda a viagem de avião, na ocasião compensou, hoje teria que analisar os preços.

Uma alternativa muito comum é utilizar o Ferry Boat para ir de Buenos Aires a Montevidéu ou vice-versa. O transfer que inclui ônibus entre Montevidéu e Colônia del Sacramento (de onde sai o barco) + passagem do Ferry, custa cerca de R$430,00. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito (sem taxas, em reais) e caso necessário o cancelamento é gratuito. Reserve AQUI.


Montevidéu como chegar
Rambla de Pocitos - Rio de La Plata

Quem chega em Montevidéu de Avião desembarca no Aeroporto Internacional de Carrasco (mvd), localizado a cerca de 20 km dos hotéis de Pocitos e Punta Carretas. O transfer em Montevidéu custa em torno de R$280 num carro privativo para até 3 pessoas (mais barato que táxi e até mesmo Uber, acredite) e ainda com a vantagem de pagar em reais

Se a ideia for ir do Aeroporto de Montevidéu para Punta del Este, veja as dicas AQUI. Você também pode alugar um carro.

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU

Onde ficar em Montevidéu
Rambla de Pocitos e Punta Carretas

Em Montevidéu você terá que escolher entre se hospedar na Ciudad Vieja (onde estão as atrações históricas) ou na orla de Pocitos e Punta Carretas, que particularmente eu acho bem mais agradável pois além de estar as margens do Rio de la Plata, é uma área que possui shoppings, bares e restaurantes legais para curtir dia e noite. É também onde se concentra a maior oferta de hotéis.

Veja o post completo "Onde ficar em Montevidéu" com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.

QUANTOS DIAS FICAR E O QUE FAZER

Roteiro Montevidéu e Punta del Este
Punta del Este

É certo que as principais atrações de Montevidéu podem ser conhecidas num final de semana ou feriado prolongado, mas a região merece mais!

Num roteiro de 3 a 7 dias em Montevidéu, além de fazer um City Tour pelos pontos turísticos, você poderá visitar as vinícolas, fazer um passeio a Punta del Este (com parada na famosa Casapueblo), Colonia del Sacramento, curtir uma noite de tango... veja o post com 10 atrações imperdíveis em Montevidéu, incluindo valores e muitas dicas.

MONTEVIDÉU, GASTRONOMIA

Montevidéu gastronomia
Parrila El Palenque - Mercado del Puerto

A capital uruguaia é um prato cheio para quem gosta de parrilla (churrasco), mas você também vai comer o típico Chivito (sanduíche), o dulce de leche
outras delícias servidas nas dezenas de bares e restaurantes em Montevidéu.

Veja o post "Onde comer em Montevidéu" que selecionamos as melhores parrilas e restaurantes para todos os gostos, incluindo jantar com show, almoço em vinícola e barzinhos legais.

+ DICAS DE MONTEVIDÉU

Viagem a Montevidéu, Uruguai
Av. 18 de Julio - Estátua Carlos Gardel

Montevidéu ou Montevideo (em espanhol) é tranquila e segura se comparada a muitas capitais brasileiras. Nós ficamos em Punta Carretas e Pocitos, área nobre, movimentada de hotéis e restaurantes, circulamos dia e noite só nós duas e em nenhum momento nos sentimos inseguras. No entanto é sempre bom tomar devidos cuidados como evitar circular sozinho a noite em regiões do centro por exemplo.


Montevidéu dicas úteis
Letreiro Montevideo - Pocitos

Diferente de outros países da América do Sul como o Chile, o Peru e a Colômbia, a hora no Uruguai (e também em Buenos Aires) é exatamente igual a do Brasil, portanto não há diferença de fuso-horário em Montevidéu.

A voltagem do Uruguai é 220 V, as tomadas costumam ter pinos duplos, parecidos com os do Brasil, mas é sempre bom levar um adaptador, os melhores hotéis geralmente emprestam. Apesar de muitos estabelecimentos oferecem Wi-fi, se quiser ficar conectado a internet em Montevidéu, recomendo comprar um chip de viagem internacional.


Montevidéu: quando ir, o que fazer, onde ficar, dicas de viagem
Rambla de Punta Carretas - Montevidéu

Já falei anteriormente, mas não custa repetir, vá preparado para enfrentar momentos gelados em qualquer época do ano. Montevidéu nos lembrou muito o sul do Brasil, especialmente Curitiba e Porto Alegre com temperaturas que variam muito em um único dia. Outra coisa em comum é que os uruguaios também adoram passear nos parques e "lagartear" na grama tomando um mate (tipo chimarrão) e são todos muito bem educados, pelo menos foi essa a nossa impressão.


Viagem Montevidéu dicas
Pôr do sol em Montevidéu - Rambla de Punta Carretas

Enfim, nós adoramos conhecer o Uruguai, espero que tenham gostado das dicas de Montevidéu e que aproveitem muito a viagem. Tem que ir! :)

✓ Montevidéu: onde ficaro que fazer e onde comer

✓ Também temos dicas de Buenos Aires

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTok, Twitter e Pinterest

Booking.com

Outros Posts:







Pin It
Nenhum comentário

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir