,

Destaques

POSTS RECENTES

Montevidéu, Uruguai: dicas de viagem

25 maio 2022
Viagem a Montevidéu

Montevidéu é uma capital bonita, moderna e ao mesmo tempo possui um centro histórico muito bem preservado. Uma viagem a Montevidéu cabe super bem numa dobradinha com
Buenos Aires, afinal basta atravessar o Rio de la Plata.

Neste post vamos compartilhar nossas experiências e dar todas as dicas de Montevidéu: quando ir, como chegar, documentos para entrar no Uruguai, o que fazer, onde ficar e muito mais para te ajudar a planejar sua viagem. Tem que ir!

QUANDO IR A MONTEVIDÉU

Montevidéu quando ir
Rambla de Pocitos

A melhor época para ir a Montevidéu vai depender se você gosta de frio ou de calor. O verão é ótimo pois é quando as temperaturas ficam mais quentes (podendo chegar a 27ºC - 28ºC) e chove menos, no entanto essa é a alta  temporada 
 em Montevidéu por conta das férias e do carnaval que agita a cidade por quase 40 dias.

O inverno é exatamente o oposto, época super fria (os ventos deixam a sensação próxima de 0°C) e com grande probabilidade de chuvas em Montevidéu.

Clima e chuvas em Montevidéu
Clima em Montevidéu mês a mês - Fonte Climatempo

Outono e Primavera são as melhores épocas para ir a Montevidéu para quem deseja pegar um clima ameno e fugir da agitação e dos preços elevados da alta temporada. Especialmente março e abril quando as temperaturas ainda não caíram tanto e outubro e novembro quando começam a subir.

Nossa viagem a Montevidéu foi na última semana de novembro, adoramos! Os dias estavam lindos, quentes e ensolarados, mas as manhãs e as noites eram bem geladinhas, portanto em qualquer época do ano leve agasalho.

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO URUGUAI

Uruguai requisitos de viagem atualizado

Para entrar no Uruguai basta RG, não é necessário Passaporte ou visto, no entanto existem outros requisitos de viagem em decorrência da Pandemia do Coronavírus.

A última atualização do governo em abril de 2022, diz que é necessário apresentar esquema de vacinação completa de Covid-19 para entrar no Uruguai (se a 2ª dose tiver sido a mais de 90 dias eles também exigem a dose de reforço). Não precisa apresentar teste antígeno ou PCR.


Dicas de viagem a Montevidéu
Plaza Independencia - Montevidéu

Também passou a ser obrigatória ter seguro viagem com cobertura Covid para entrar no Uruguai, além disso você precisa preencher a declaração jurada.

O Certificado internacional de vacinação para a Febre Amarela não é exigido para entrar no Uruguai.

QUAL MOEDA LEVAR AO URUGUAI, CÂMBIO

Câmbio em Montevidéu
Pesos uruguaios

A moeda utilizada em Montevidéu, Punta del Este e em todo o país é o Peso uruguaio (UYU). O Real e o dólar são aceitos em muitas lojas e restaurantes, no entanto a cotação nem sempre é muito vantajosa. 

Vale a pena levar Real para trocar por pesos em Montevidéu, na cotação atual (maio/2022) 1 Real vale 8 pesos uruguaios. O dólar só compensa se você já tiver em mãos, caso tenha que comprar, a dupla conversão não compensa, atualmente 1 dólar vale 38 pesos. Você pode consultar as cotações no site da Câmbio Matriz, que aliás é uma das melhores para fazer câmbio em Montevidéu, tem filial em Pocitos, no centro histórico e na Av. 18 de Julio.


Dicas de Câmbio em Montevidéu
Mercado del Puerto - Montevidéu

É vantagem usar o cartão (crédito, débito ou pré-pago) para pagar restaurantes em Montevidéu, pois estrangeiros recebem a devolução de 22% do IVA (que acaba compensando os 6,38 do IOF). O desconto, porém, não vale para pagamento em dinheiro. Os hotéis já têm IVA zero para estrangeiros, portanto, é melhor garantir uma boa oferta reservando antecipado pelo Booking, que além de não cobrar taxas dá a opção de cancelamento gratuito.

A CHEGADA EM MONTEVIDÉU

Viagem Montevidéu dicas
Puerta de La Ciudadela, Centro histórico - Montevidéu

Existem vôos diretos do Brasil para Montevidéu, no entanto vale muito a pena combinar Montevidéu e Buenos Aires na mesma viagem. Foi o que fizemos numa promoção da Aerolíneas Argentinas, compramos todos os trechos juntos: SP - Buenos Aires, Buenos Aires - Montevidéu e Montevidéu - SP. Assim fizemos toda a viagem de avião, na ocasião compensou, hoje teria que analisar os preços.

Uma alternativa muito comum é utilizar o Ferry Boat para ir de Buenos Aires a Montevidéu ou vice-versa. O transfer que inclui ônibus entre Montevidéu e Colônia del Sacramento (de onde sai o barco) + passagem do Ferry, custa R$322. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito (sem taxas, em reais) e caso necessário o cancelamento é gratuito.


Montevidéu como chegar
Rambla de Pocitos - Rio de La Plata

Quem chega em Montevidéu de Avião desembarca no Aeroporto Internacional de Carrasco (mvd), localizado a cerca de 20 km dos hotéis de Pocitos e Punta Carretas. O transfer compartilhado sai a R$100 (mais barato que táxi e até mesmo Uber, acredite) e ainda com a vantagem de pagar em reais. Se a ideia for ir do Aeroporto de Montevidéu para Punta del Este, veja as dicas AQUI.

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU

Onde ficar em Montevidéu
Rambla de Pocitos e Punta Carretas

Em Montevidéu você terá que escolher entre se hospedar na Ciudad Vieja (onde estão as atrações históricas) ou na orla de Pocitos e Punta Carretas, que particularmente eu acho bem mais agradável pois além de estar as margens do Rio de la Plata, é uma área que possui shoppings, bares e restaurantes legais para curtir dia e noite. É também onde se concentra a maior
oferta de hotéis.

Veja o post completo "Onde ficar em Montevidéu" com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.

QUANTOS DIAS FICAR E O QUE FAZER

Roteiro Montevidéu e Punta del Este
Punta del Este

É certo que as principais atrações de Montevidéu podem ser conhecidas num final de semana ou feriado prolongado, mas a região merece mais!

Num roteiro de 3 a 7 dias em Montevidéu, além de fazer um City Tour pelos pontos turísticos, você poderá visitar as vinícolas, fazer um passeio a Punta del Este (com parada na famosa Casapueblo), Colonia del Sacramento, curtir uma noite de tango... veja o post com 10 atrações imperdíveis em Montevidéu, incluindo valores e muitas dicas.

GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU

Montevidéu gastronomia
Parrila El Palenque - Mercado del Puerto

A capital uruguaia é um prato cheio para quem gosta de parrilla (churrasco), mas você também vai comer o típico Chivito (sanduíche), o dulce de leche
outras delícias servidas nas dezenas de bares e restaurantes em Montevidéu.

Veja o post "Onde comer em Montevidéu" que selecionamos as melhores parrilas e restaurantes para todos os gostos, incluindo jantar com show, almoço em vinícola e barzinhos legais.

OUTRAS DICAS E NOSSAS IMPRESSÕES

Viagem a Montevidéu, Uruguai
Av. 18 de Julio - Estátua Carlos Gardel

Montevidéu ou Montevideo (em espanhol) é tranquila e segura se comparada a muitas capitais brasileiras. Nós ficamos em Punta Carretas e Pocitos, área nobre, movimentada de hotéis e restaurantes, circulamos dia e noite só nós duas e em nenhum momento nos sentimos inseguras. No entanto é sempre bom tomar devidos cuidados como evitar circular sozinho a noite em regiões do centro por exemplo.


Montevidéu dicas úteis
Letreiro Montevideo - Pocitos

Diferente de outros países da América do Sul como o Chile, o Peru e a Colômbia, a hora no Uruguai é exatamente igual a do Brasil, portanto não há diferença de fuso-horário.

A voltagem do Uruguai é 220 V, as tomadas costumam ter pinos duplos, parecidos com os do Brasil, mas é sempre bom levar um adaptador, os melhores hotéis geralmente emprestam.


Montevidéu: quando ir, o que fazer, onde ficar, dicas de viagem
Rambla de Punta Carretas - Montevidéu

Já falei anteriormente mas não custa repetir, vá preparado para enfrentar momentos gelados em qualquer época do ano. Montevidéu nos lembrou muito o sul do Brasil, especialmente Curitiba e Porto Alegre com temperaturas que as vezes variam muito em um único dia. Outra coisa em comum é que os uruguaios também adoram passear nos parques e lagartear na grama tomando um mate (tipo chimarrão) e são todos muito solícitos e educados. Pelo menos foi essa a nossa impressão.


Viagem Montevidéu dicas
Pôr do sol em Montevidéu - Rambla de Punta Carretas

Enfim, gostamos demais de conhecer o Uruguai, espero que tenham gostado das dicas de Montevidéu e que aproveitem muito a viagem. Tem que ir! :)

✓ Montevidéu: onde ficaro que fazer e onde comer

✓ Também temos dicas de Buenos Aires

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTokTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros Posts:







Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir