Tem que ir: Porto Alegre: dicas da capital gaúcha ,

Destaques

POSTS RECENTES

Porto Alegre: dicas da capital gaúcha

04 janeiro 2024

Porto Alegre dicas de turismo

Está planejando uma viagem a Porto Alegre? Seja a trabalho, a lazer ou para incluir no roteiro com a
Serra Gaúcha, temos dicas!

Reunimos neste post informações de quando ir, melhores bairros para se hospedar, principais atrações, restaurantes e muito mais da capital do Rio Grande do Sul, já posso adiantar que Bah... Porto Alegre é tri legal. Tem que ir! :)

QUANDO IR A PORTO ALEGRE

Porto Alegre quando ir
Parque Moinhos de Vento

Porto Alegre é o tipo de cidade que pode ser visitada o ano todo, no calor os parques e a orla do Guaíba são um convite, já no frio os museus e as atrações culturais caem super bem!

Mesmo estando no sul, o verão na capital gaúcha é marcado por tardes beeem quentes e faz a capital ganhar o apelido de "Forno Alegre". hehe!


Pôr do sol em Porto Alegre
Pôr do sol no Guaíba

De maio a agosto são os meses mais frios de Porto Alegre, as temperaturas podem chegar a 10°C, com sensação ainda menor. O inverno é a época que menos chove, já setembro e outubro historicamente são os meses mais chuvosos em Porto Alegre. O outono é marcado por temperaturas amenas e na primavera a cidade ganha o colorido dos jacarandás.

Clima em Porto Alegre mês a mês
Clima em Porto Alegre mês a mês - Fonte Climatempo

Mas nada é totalmente previsível, a variação do clima é grande nessa região, basta vir uma frente fria para despencar as temperaturas em qualquer época do ano, portanto em sua viagem a Porto Alegre leve sempre um casaco.


Dicas de viagem Porto Alegre
Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Nós fomos no finalzinho de março e pegamos um clima super agradável, dias lindos de sol, mas com manhãs e noites frescas. Foi ótimo!

Porto Alegre recebe muitos visitantes a negócios, por isso nos meses de férias e feriados a cidade não fica tão disputada quanto outros destinos turísticos da região, como Gramado e Canela por exemplo.


Porto Alegre quando ir
Parque Farroupilha (Redenção)

Em setembro acontece o Porto Alegre em Cena, um festival internacional de teatro, além de vários eventos que celebram o dia do Gaúcho (20 de setembro); entre o final de outubro e início de novembro a cidade fica movimentada por conta da Feira do Livro, um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil.

A CHEGADA EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre dicas
Viaduto Otávio Rocha, Centro

De avião você irá desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho, localizado entre 5 e 10 km do centro e das principais áreas hoteleiras da capital. Quem chega de ônibus desce na Rodoviária, que fica na região central.


Porto Alegre viagem e turismo
Orla do Guaíba

Para ir do aeroporto de Porto Alegre ao seu hotel, você terá a opção de alugar um carro, ir de táxi, de Uber ou contratar um Transfer com empresas como a DriveUp Executive, que oferece ainda City Tour e outros passeios personalizados em Porto Alegre. Recomendamos!


Porto Alegre dicas turismo
Praça da Alfândega, centro histórico

Existe ainda o Aeromóvel que conecta o aeroporto à estação do trem que vai até a rodoviária ou o centro da cidade (em frente ao Mercado Público).

O aeroporto de Porto Alegre fica a 120 km de Gramado e de outras cidades turísticas da Serra Gaúcha, em torno de 2 horas de viagem, veja as dicas de como chegar AQUI.

ONDE SE HOSPEDAR EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre dicas de hotéis
Café da manhã maravilhoso no Hilton Porto Alegre

Caso você precise fazer uma longa conexão há ótimos hotéis próximos do Aeroporto de Porto Alegre, no entanto, os bairros mais procurados para se hospedar são 
Moinhos de Vento, área nobre com ótimos restaurantes e alguns dos melhores hotéis da capital, como o Hilton Porto Alegre onde ficamos; a Cidade Baixa, conhecida pela noite boemia; e o Centro histórico, próximo de atrações e da orla do Guaíba.

Veja o post completo "Onde ficar em Porto Alegre", falamos das diferenças de ficar nessas regiões com dicas de hotéis para todos os bolsos.


O QUE FAZER E QUANTOS DIAS FICAR

Dicas de Porto Alegre RS
Pôr do sol no Guaíba, inesquecível!

Engana-se quem acha que não há o que fazer em Porto Alegre, a cidade reúne belos parques, um centro histórico bem preservado
, diversas atrações culturais e uma noite bastante agitada.


Porto Alegre dicas de turismo
Parque Farroupilha

Se tiver apenas 1 dia em Porto Alegre a dica é visitar o Parque Farroupilha (o mais famoso da cidade) e as atrações do centro histórico em torno da Praça da Alfândega como MARGS e a Casa de Cultura Mario Quintana. Se conseguir fechar com o famoso do pôr sol na orla do Guaíba será perfeito!


Casa de Cultura Mario Quintana
Casa de Cultura Mario Quintana

Se ficar 2 ou 3 dias em Porto Alegre você poderá visitar com calma os museus e os parques, fazer um passeio de barco pelo Guaíba, um tour pelas arenas do Grêmio e do Inter, curtir a noite nos barzinhos da Cidade Baixa ou Moinhos de Vento e aproveitar a maravilhosa gastronomia gaúcha, em especial o churrasco, claro! 

Veja o post "O que fazer em Porto Alegre" com 10 atrações imperdíveis!

ONDE COMER EM PORTO ALEGRE

Dicas de Porto Alegre
Churrascaria Schneider

Impossível ir a Porto Alegre sem comer um
tradicional churrasco gaúcho, isso se estende para a costela assada e o galeto ao primo canto, que são algumas das paixões locais ao lado do chimarrão, dos vinhos e das cervejas artesanais

Mas a gastronomia da capital vai muito além das churrascarias, no centro histórico, em especial no Mercado Público, você terá ótimas opções, incluindo um dos restaurantes mais antigos do Brasil.


Calçada da Fama Porto Alegre
Rua Padre Chagas (a "calçada da fama") - Moinhos de Vento

A Orla do Guaíba é outro polo gastronômico super legal com restaurantes ótimos para curtir o pôr do sol; na cidade baixa os barzinhos agitam a noite e no bairro nobre Moinhos de vento há cafeterias charmosas, bares e restaurantes bem bacanas. Veja o post "onde comer em Porto Alegre" com várias dicas.

DICAS ÚTEIS E NOSSAS IMPRESSÕES

Porto Alegre: quando ir, o que fazer, onde ficar
Parque Farroupilha

A voltagem em Porto Alegre é 127V, mas atente-se que na Serra Gaúcha o padrão é 220V.


Centro de Porto Alegre é perigoso
Escadaria 24 de maio

O Transporte público funciona bem na cidade, inclusive com uma linha de Trem que conecta o aeroporto ao centro. A distância entre as atrações turísticas são relativamente curtas, no centro você faz tudo caminhando e para se deslocar para outras regiões o Uber acaba sendo o meio mais utilizado.


Rua mais bonita Porto Alegre
Rua Mais Bonita do Mundo

Porto Alegre não é uma cidade perigosa, circulamos só nós duas por vários lugares e achamos bem tranquilo se comparado a outras capitais do Brasil como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mas claro que é preciso ficar atento e não dar bobeira a noite em áreas pouco movimentadas, como o centro. Se quiser se hospedar numa área segura para sair a noite, fique no bairro Moinhos de Vento.


Viagem Porto Alegre dicas
Moinhos de Vento

Uma cidade que leva "Alegre" no nome não poderia ser diferente, os porto-alegrenses são animados, super educados e fazem amizade fácil, em pouco tempo viramos as "gurias do blog", hahá. Um povo que se orgulha de suas tradições, mas que ao mesmo tempo é aberto ao clima cosmopolita da capital. 


Melhor blog de Porto Alegre
Parque Farroupilha

Porto Alegre é surpreendente, bah! Nós amamos conhecer e assim que der queremos voltar. Espero que tenham gostado das dicas e que façam uma ótima viagem. Tem que ir! :)

Porto Alegre dicas
Amamos conhecer a capital Gaúcha, tchê! :)

✓ Porto Alegre: onde ficar, o que fazer e onde comer 

✓ Veja também as dicas de Gramado e Canela

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTokTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros Posts:

O que fazer em Gramado e Canela: 20 dicas

Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis

Os melhores restaurantes em Gramado e Canela

Veja todas as dicas do Rio Grande do Sul


0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir