Tem que ir: Onde comer em Porto Alegre: dicas de churrascarias, bares e restaurantes ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Porto Alegre: dicas de churrascarias, bares e restaurantes

04 janeiro 2024

Onde comer em Porto Alegre

Já dizia a música "Churrasco e bom chimarrão"... essa é realmente a cara do Rio Grande do Sul, por isso, quando o assunto é onde comer em Porto Alegre, Bah... impossível não pensar num tradicional churrasco gaúcho.

As carnes (em especial a costela) são mesmo as grandes estrelas do cardápio, ao lado do típico arroz carreteiro e do Galeto al Primo Canto (que é sinônimo de uma mesa farta).


Restaurantes em Porto Alegre
Galeto ao Primo Canto

Na hora do lanche aproveite para experimentar um "XIS", o clássico sanduíche dos gaúchos feito em pão prensado e os recheios mais variados possíveis, uma delícia que em hipótese alguma deve ser chamada de hambúrguer, bah é Xis!


Xis gaúcho
O melhor Xis de Porto Alegre - Ô Xiss

Na hora da sobremesa o sagu com creme é figura garantida. Completam a mesa cervejas artesanais e ótimos vinhos produzidos na região.


Sagu
Típico Sagu com creme - Churrascaria Schneider

Mas a gastronomia do maior estado do sul do Brasil vai muito além, tem grande influência dos imigrantes italianos, alemães, portugueses... e também da Argentina e do Uruguai, países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul.

ONDE COMER EM PORTO ALEGRE

Os melhores restaurantes de Porto Alegre
Press do Cais, as margens do Guaíba

No centro histórico estão alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade, no bairro nobre Moinhos de Vento (em torno da famosa Rua Padre Chagas) estão algumas das opções mais bacanas da capital; Na Cidade Baixa é onde estão os barzinhos mais descolados de "Poa"; as margens do Guaíba tem desde food trucks até restaurantes perfeitos para curtir o sunset em grande estilo; já as churrascarias estão espalhadas pelos quatro cantos da cidade.

Como uma boa capital, Porto Alegre tem opções para todos os gostos. Confira as dicas.

CHURRASCARIAS EM PORTO ALEGRE

Onde comer em Porto Alegre Churrasco rodízio
Churrascaria Schneider

Se assim como nós você gosta de variedade, uma das melhores churrascarias de Porto Alegre é a 
Schneider, pois além do tradicional churrasco gaúcho, o rodízio inclui um buffet caprichadíssimo com frutos do mar, sushis, saladas, uma série de guarnições, pratos quentes e sobremesas maravilhosas. Tem que ir!


Onde comer em Porto Alegre
Churrascaria Schneider

Para nós a Churrascaria Schneider foi perfeita já que eu amo carne, mas a Ká não é tão fã assim, então nós duas ficamos beeem satisfeitas. Para completar eles ainda oferecem transfer gratuito de alguns hotéis da capital. Fica na Av. Bahia, 29, Navegantes. O rodízio custa a partir de R$149,90 (dez/2023). Vale a pena!

Ainda no sistema rodízio, a Churrascaria Galpão Crioulo e a Roda de Carreta (35 CTG) são turisticamente interessantes, pois oferecem apresentações de danças típicas gaúchas. Outra bem cotada é a Freiro de Ouro.


As melhores churrascarias de Porto Alegre

A Giovanaz, na Cidade Baixa, é um clássico! Queridinha entre os moradores por servir um rodízio bom e barato com acompanhamentos como polenta frita, maionese e vinagrete que chegam na mesa (pagamento só em dinheiro).

No churrasco à la carte o Barranco, no bairro Petrópolis, é super elogiado pela qualidade da carne e também pelo ambiente externo em meio as árvores. Outra ótima opção é o 
Komka, que tem mais de 50 anos de tradição.


Onde comer em Porto Alegre Costela
O tradicional Costelão

Para os fãs de costela, em Porto Alegre o Costela no Roletchê é imperdível, no rodízio além da suculenta costela bovina e suína tem paleta de cordeiro e porco à pururuca servidos com outros acompanhamentos.

Poderíamos fazer um post inteirinho só para listar as melhores churrascarias de Porto Alegre e ainda assim, capaz de faltar alguma. Qual a sua preferida?

AS MARGENS DO GUAÍBA

Cais Embarcadero Porto Alegre
Cais Embarcadero

Quando a comida vem acompanhada de um belo visual tudo fica melhor, não é mesmo? A Orla do Guaíba é famosa em Porto Alegre por reunir espaços de Lazer, passeios de barco, food trucks e ótimos restaurantes para curtir a vista, que fica ainda mais especial na hora do pôr do sol.


Restaurantes em Porto Alegre
Press do Cais - Camarão Crocante

Os antigos armazéns do Cais que estavam parados na história foram revitalizados e se transformaram num espaço gastronômico super bacana chamado Cais Embarcadero, algo como Puerto Madero - em Buenos Aires ou a Estação das Docas - em Belém do Pará.

Nosso preferido é o Press do Cais, que serve ótimos drinks, petiscos e pratos para todos os gostos. O preço é justo e o atendimento nota 10.


Onde comer em Porto Alegre
Sobremesas deliciosas - Press do Cais

Guarde espaço para a sobremesa, porque a Mil Folhas e a Banoffee do Press estão entre as melhores da cidade, não deixe de experimentar!


Melhor restaurante de Porto Alegre
Cais Embarcadero - Press do Cais

Outras sugestões as margens do Guaíba são o italiano Famiglia Facin do Cais; o 20BARRA9 que tem as carnes como especialidade; o Eat Kitchen que segue uma linha mais saudável; e o 360 POA Gastrobar que tem uma bela vista panorâmica.

EM MOINHOS DE VENTO

Onde comer em Porto Alegre: restaurantes, bares e cafeterias
Rua Padre Chagas, a "calçada da fama"

O bairro Moinhos de Vento é um dos principais polos gastronômicos de Porto Alegre, a Rua Padre Chagas e suas paralelas ficaram conhecidas por reunir bares, restaurantes sofisticados e cafeterias charmosas, tanto que ganhou o apelido de "Calçada da Fama".


Dicas de Restaurantes em Porto Alegre
Camarão Crocante - Press Gastronomia

O Press Bar e Restaurante é um dos queridinhos do bairro seja para o almoço, jantar ou um happy hour, da mesma "família Press" Ô Xiss é o lugar certo para experimentar o típico sanduíche gaúcho, eleito inclusive o melhor Xis de Porto Alegre.


Melhor Xis de Porto Alegre
Ô Xiss - maravilhoso!

O
Restaurante Santo Antônio é um clássico do bairro e carrega a fama de ser a primeira churrascaria do Brasil, os filés (de carne, de peixe, recheados, ao molho, etc) são as estrelas da casa.

A Barbarella Bakery coleciona prêmios pelos pães de fermentação natural, tortas, cafés e tudo de mais delicioso que você possa imaginar; o Dionisia Vinhobar se destaca por oferecer boa gastronomia aliada aos melhores rótulos de vinho; o Mosaico Bier&Food é um sushi bar excelente; e o Urban Farmcy é super elogiado pelos veganos e vegetarianos.


Bares em Porto Alegre
Rua Padre Chagas, Moinhos de Vento

Além desses há muitas opções gastronômicas no bairro, a noite ali é agitada e tem um clima super legal. Há também o Moinhos Shopping com uma boa praça de alimentação, incluindo uma unidade do Press Café e do Galeto Mamma Mia. 
 

NA CIDADE BAIXA

Melhor bar de Porto Alegre

A Cidade Baixa é o bairro mais boêmio de Porto Alegre, nele há botecos tradicionais, casas noturnas, bares alternativos, ambientes descolados e restaurantes onde se come bem pagando pouco.

Para curtir a noite escolha entre o tradicional Bar do Beto, o uruguaio Anticuário Resto Baro Paralela (que tem uma equipe formada só de mulheres), o Spoiler ( que tem drinks temáticos de séries e filmes), Parangolé Bar ou qualquer outro que você se identificar e divirta-se.


Cidade Baixa bares Porto Alegre

Para um almoço, além da Giovanaz (que já falamos nas dicas de churrascarias), o Tudo pelo Social também é conhecido no bairro pela comida farta e preço justo, a "la minuta" (tipo um PF gaúcho com carne, arroz, batata frita, ovo, etc) é bem elogiada. Outra parada obrigatória na Cidade Baixa é o charmoso Agridoce Café.

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

Mercado Publico Porto Alegre restaurante

O Mercado Público de Porto Alegre, no coração do centro histórico, é um dos melhores lugares para comprar temperos, erva-mate e descobrir os diferentes aromas e sabores gaúchos. Tem que ir!

Banca 40 é um clássico, impossível não fazer uma paradinha para comer uma salada de fruta, um crepe, tomar açaí ou sorvete.


Restaurante Gambrinus
Restaurante Gambrinus

Mas além das centenas de bancas espalhadas pelo Mercado, ele também abriga o Gambrinus, um ícone na cidade por ser o restaurante mais antigo do Rio Grande do Sul, desde 1889. A especialidade da casa é o bacalhau (o bolinho de bacalhau é considerado o melhor de Porto Alegre), mas o cardápio tem outras opções de peixes, carnes e frutos do mar.

PRÓXIMO AO AEROPORTO

Restaurantes próximos do Aeroporto de Porto Alegre
Cantina Pastasciutta

Ao redor do Aeroporto Internacional de Porto Alegre ficam ótimos restaurantes, grande parte no
Shopping Boulevard Laçador, e não estou falando de fast food, mas sim de restaurantes tradicionais que fazem o maior sucesso em outras partes do Rio Grande do Sul como a tradicionalíssima Cantina Pastasciutta, o Galeto Di Paolo e a divertida Pizzaria Cara de Mau.

OUTRAS DICAS

360 POA Gastrobar Porto Alegre
360 POA Gastrobar

Se quiser experimentar a culinária gaúcha de uma forma totalmente original e sofisticada, a dica é o Bah Restaurante, eleito mais de 10 vezes o melhor restaurante de cozinha regional e contemporânea de Porto Alegre, fica no BarraShoppingSul.


Porto Alegre pratos típicos
O tradicional Chimarrão gaúcho

Atelier de Massas é um italiano clássico no centro histórico, garantia de comida farta e saborosa. Mas quando o assunto é pizza, além da famosa Cara de Mau, a Bianca Pizzaria é considerada uma das melhores, Nono Ludovico serve um rodízio excelente e a Brizza Forneria é bastante elogiada.

Pizzarias em Porto Alegre
Pizzaria Cara de Mau

A Lancheria do Parque, próximo ao Redenção, é uma lanchonete queridinha entre os porto alegrenses para tomar um suco, comer um salgado ou Xis.

Se quiser comer um tradicional Galeto ao Primo Canto em Porto Alegre os melhores são o Galeto Mamma Mia, a  Casa do Marquês e o Di Paolo.

Dicas de hotéis em Porto Alegre

Melhor Galeto de Porto Alegre
Galeto ao Primo Canto

O Prinz é conhecido pela autêntica culinária alemã e o Sambô Sushi é um dos melhores restaurantes japoneses de Porto Alegre. Também segue a linha asiática o Restaurante Rashicomandado por Carlos Kristensen, um dos chefes mais renomados de POA.

Enfim, na hora de escolher onde comer em Porto Alegre há opções para deixar qualquer estômago feliz, tchê. Aproveite! Tem que ir :)

Melhor blog de Porto Alegre
Nós duas na Cantina Pastasciutta

✓ Veja o que fazer e onde ficar em Porto Alegre


Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTokTwitter e Pinterest 😘

Booking.com


Outros Posts:

Porto Alegre: Quando ir e outras dicas essenciais

O que fazer em Gramado e Canela: 10 dicas

Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis

Gramado e Canela: guia de viagem completo


0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir