Tem que ir: Maria Fumaça: tudo sobre o passeio de trem mais famoso da Serra Gaúcha ,

Destaques

POSTS RECENTES

Maria Fumaça: tudo sobre o passeio de trem mais famoso da Serra Gaúcha

03 janeiro 2024
Passeio de Maria Fumaça Gramado - Bento Gonçalves

O Passeio de Maria Fumaça é um dos mais procurados da Serra Gaúcha, ele envolve apresentações culturais, degustações... uma divertida viagem ao tempo! O melhor é que mesmo o trem partindo da cidade de Bento Gonçalves, é possível fazer o tour saindo de Gramado ou Canela. Tem que ir!

Maria Fumaça Serra Gaúcha - Trem do vinho

Neste post vamos dar todas as informações sobre o trem Maria Fumaça: duração, valores, roteiro, dicas de como fazer o passeio completo e nossa experiência no chamado Tour Uva e Vinho Maria Fumaça, saindo de Gramado. Partiu?

MARIA FUMAÇA SERRA GAÚCHA

⇒ QUANTO CUSTA E COMO FAZER O PASSEIO

Maria Fumaça Bento Gonçalves - Carlos Basbosa

Quem está em Gramado ou Canela e deseja aproveitar o passeio de Trem Maria Fumaça sem se preocupar com nada, a melhor opção é comprar o Tour oferecido pelas agências de turismo.

Nós fomos com a Je Hoffmann Turismouma empresa que atua a mais de dez anos na Serra Gaúcha e oferece uma experiência completíssima!


Tour Uva e Vinho Maria Fumaça Gramado

Tour Uva e Vinho inclui transfer dos hotéis de Gramado e Canela, ingressos do Trem Maria Fumaça, do parque cultural Epopeia Italiana, almoço e visita a diversos lugares de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, incluindo a maior vinícola do Brasil - Aurora. Custa em média R$400, mas a empresa vive fazendo promoções, muitas vezes dão algum outro tour de brinde, enfim, você pode negociar e fazer o agendamento via WhatsApp. 


Trem do Vinho Serra Gaúcha

O trajeto de 23 km percorrido pelo trem entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa dura 1h30, mas o Tour completo saindo de Gramado dura o dia todo, sai dos hotéis em torno das 6h30 e retorna aproximadamente 19h30. Bento Gonçalves está a 120 km de Gramado.


Trem Maria Fumaça Gramado

Quem está em Bento Gonçalves ou planeja ir por conta, é necessário consultar certinho os horários de partida do Trem Maria Fumaça, que é operado pela empresa Giordani, geralmente tem saída às 9h e às 14h, o trajeto de volta (Carlos Barbosa - Bento Gonçalves) é feito em ônibus. Também existe a opção de fazer o percurso inverso, ou seja, ir de ônibus até Carlos Barbosa e voltar de Trem até Bento Gonçalves.


Maria Fumaça Serra Gaúcha horários

Abaixo você confere o roteiro que fizemos saindo de Gramado com destino a Bento Gonçalves no tour Uva e Vinho Maria Fumaça com a Je Hoffmann Turismo

MARIA FUMAÇA GRAMADO

Maria Fumaça Bento Gonçalves

No horário combinado, entre 6h30 e 7h, o guia da Je Hoffmann passou buscando os turistas nos hotéis de Gramado e Canela. Estávamos ansiosas para fazer o famoso passeio de Maria Fumaça pela conhecida região do Vale dos Vinhedos. 

Seguimos viagem num ônibus novo, confortável e com um guia super simpático que foi dando os detalhes de como seria o nosso dia. Lembrando que a ordem do roteiro pode variar, confira as paradas:

1. NOVA PETRÓPOLIS - ASPEN

Nova Petrópolis

A primeira parada foi em Nova Petrópolis, a cerca de 45 minutos de Gramado, no centro comercial Aspen, conhecido na região por reunir malhas, couro, entre outros produtos a preço de fábrica.


Aspen Nova Petrópolis

Tivemos um tempinho para fazer compras e também usar a estrutura do local com toaletes e lanchonete. Nós aproveitamos para passear por ali e sentir um pouquinho do clima da cidade.

2. FARROUPILLHA - ADEGA CHESINI

Adega Chesini

Seguimos em direção a Caxias do Sul, a primeira cidade da Serra Gaúchareceber imigrantes italianos, e paramos na Adega Chesini, localizada no Município de Farroupilha.


Adega Chesini

A vinícola familiar atua desde 1960 e já recebeu diversos prêmios. Fizemos uma breve visita guiada com degustação dos diferentes tipos de vinhos que eles produzem, um melhor que o outro! Vale a pena reservar um espacinho na mala.


Adega Chesini

Além disso o local é uma graça, tem parreiral, adega com fotos da família, lojinha... adoramos conhecer!

3. VINÍCOLA AURORA

Vinícola Aurora Bento Gonçalves

Ao chegar em Bento Gonçalves visitamos a famosa Vinícola Aurora, nada menos que a maior e mais premiada vinícola do Brasil.


Tour Uva e Vinho Gramado

Durante a visita, que durou cerca de 1h, conhecemos a história da vinícola e os processos de elaboração dos produtos com direito a degustação de sucos, vinhos e espumantes. Tudo de primeiríssima qualidade!


Vinícola Aurora

Na loja é possível comprar os produtos, que por ter uma produção industrial grande oferece ótimos preços. aproveite!

4. EPOPEIA ITALIANA

Epopéia Italiana Bento Gonçalves

Outra atração que fez parte do nosso passeio em Bento Gonçalves foi o Parque Temático Epopeia Italiana (ingressos inclusos).


Epopéia Italiana

Assistimos uma apresentação, que durou cerca de 40 minutos, sobre a vinda dos primeiros imigrantes italianos para Serra Gaúcha no século 19. (Durante o espetáculo não é permitido filmar nem fotografar).


Epopéia Italiana Bento Gonçalves

Tudo é contado de uma forma bem legal com personagens que nos conduzem por cenários em tamanho real, incluindo o Navio que transportava os imigrantes. Um espetáculo emocionante! No final, mantendo a generosa tradição italiana, teve degustação de biscoitos.

5. ALMOÇO INCLUSO

Restaurante Primazia Bento Gonçalves

Ainda em Bento Gonçalves fomos para o Restaurante Primazia, onde foi servido o almoço incluso no passeio (apenas as bebidas eram pagas a parte).


Passeio de Trem Gramado vale a pena?

Um local amplo, bonito e com um buffet de qualidade para nos servirmos a vontade! Havia diferentes tipos de carnes, peixes, massas, risotos, saladas e sobremesas deliciosas. Comemos super bem!

6. PASSEIO MARIA FUMAÇA

Maria Fumaça Serra Gaúcha

O momento mais esperado do dia chegou! Na estação do Trem em Bento Gonçalves a recepção foi a base de música e muita animação. 


Passeio de Trem Vale dos Vinhedos Serra Gaúcha

Era uma quarta-feira do mês de março, quando por volta das 14h subimos a bordo do Maria Fumaça, uma das atrações mais famosas do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. O dia estava lindo!


Passeio de Trem Maria Fumaça Serra Gaúcha

Por muitos anos o Maria Fumaça foi usado para transportar passageiros e a produção de vinho da região, daí ficou conhecido como o Trem do Vinho. Hoje sua finalidade é apenas turística.


Passeio de Trem Maria Fumaça Gramado

Essas curiosidades nós ficando sabendo ao longo do trajeto, pois cada vagão possui um guia que vai contando um pouco da história e anunciando as atrações que irão se apresentar.


Trem Maria Fumaça Serra Gaúcha

Pela janela passavam lentamente belas paisagens da Serra Gaúcha (o Trem não passa de 30 km/h), mas o que chamava mesmo a atenção eram as apresentações culturais que vez e outra entravam no nosso vagão.


Trem do Vinho Serra Gaúcha

Artistas com trajes típicos ao ritmo da tarantella e outros clássicos italianos. Todos batendo palmas, dançando... uma verdadeira festa sobre os trilhos. Teve ainda encenações teatrais e brincadeiras que interagiam com a galera. 


Passeio de Trem Maria Fumaça Serra Gaúcha

Durante o percurso teve uma generosa degustação de vinho e um carrinho circula pelo trem vendendo outras bebidas e snacks.


Tour Uva e Vinho Maria Fumaça

Cerca de 50 minutos depois da partida o trem parou na estação Garibaldi, todos foram convidados a desembarcar para provar o espumante moscatel e o suco de uva da premiada vinícola Garibaldi, que funciona na região como uma cooperativa envolvendo mais de 400 famílias. Tudo acompanhado de música.


Maria Fumaça Garibaldi

Ficamos na estação Garibaldi cerca de 20 minutos, aproveitamos para tirar a disputada foto na frente do Trem, afinal, quem não quer uma recordação assim!?


Tour Uva e Vinho Je Hoffmann Turismo Gramado

Sinal sonoro e todos embarcamos novamente, a animação continuou, desta vez além dos italianos, houve também a apresentação de uma dupla gaúcha, viola e sanfona seguimos viagem ao som do "Churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e mulher, é disso que o velho gosta, é isso que o velho quer...".


Tour Uva e Vinho Maria Fumaça Gramado

Quando demos conta já havia passado os 23 km e o trem se aproximava da estação final, Carlos Barbosa, pontualmente as 16h, onde outros turistas aguardavam ansiosos para fazer o percurso contrário.


Passeio de Trem Maria Fumaça Serra Gaúcha

Nós seguimos o nosso tour com o guia da Je Hoffmann, o grupo todo estava animado, não só por conta das degustações de vinhos e espumantes, hehe, mas também porque o passeio de Maria Fumaça foi de fato muuuito legal!

7. CARLOS BARBOSA

Tramontina Carlos Barbosa

Ao desembarcar do Maria Fumaça na cidadezinha de Carlos Barbosa, visitamos a loja da Tramontina, conhecida nacionalmente pela qualidade das peças em inox, mas tudo começou ali, quando Valentin Tramontina, filho de imigrantes italianos, chegou na cidade no ano de 1911. Hoje a Tramontina tem lojas espalhadas por diversos países da América do Sul.


Loja Tramontina Carlos Barbosa

Também em Carlos Barbosa, localizada em frente a Tramontina, visitamos a Fetina de Formaio, uma casa especializada em queijos e produtos coloniais como salames, pimentas, doces e outras delícias. Não faltaram provinhas, claro!


Fetina de Formaio Carlos Barbosa
Fetina de Formaio - queijos e salames delicioso!
Fetina de Formaio Carlos Barbosa

Depois disso pegamos a estrada de volta a Gramado, a viagem levou cerca de 2h, chegamos no hotel em tornos das 19h30. Se valeu a pena? Demais! Amamos cada minutinho desse dia.


Trem Gramado Bento Gonçalves

O Tour Uva e Vinho com Epopeia Italiana, almoço e o Trem Maria Fumaça, além de divertido e delicioso, foi uma forma de entendermos um pouco mais sobre a história da imigração italiana que é tão marcante nesse pedacinho do nosso país.  Tem que ir! :)

Passeio de Trem Gramado dicas
Nós duas curtindo o Passeio de Trem - Inesquecível! :)

✓ Veja outros passeios imperdíveis e também onde ficar e onde comer em Gramado e Canela


Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTokTwitter e Pinterest 😘

Experiência em março/2022 Agradecimentos: Je Hoffmann Turismo

Booking.com

Outros Posts:

Gramado e Canela: quando ir, como chegar, etc

O que fazer em Gramado e Canela: 20 dicas

Dicas de hotéis em Gramado e Canela

Tour Colonial: o passeio mais delicioso de Gramado

Ônibus turístico de Gramado e Canela

Cascata do Caracol de um ângulo exclusivo

Também temos dicas de Porto Alegre


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:



2 comments:

  1. Obrigado pelas dicas, gostei muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que gostou das dicas, esse passeio de Maria Fumaça em Gramado é mesmo imperdível!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir