Tem que ir: Curitiba: quando ir, o que fazer, hotéis, restaurantes... todas as dicas! ,

Destaques

POSTS RECENTES

Curitiba: quando ir, o que fazer, hotéis, restaurantes... todas as dicas!

04 janeiro 2024
Viagem Curitiba dicas

Curitiba mistura mais de 300 anos de história com modernidade e qualidade de vida. A capital do Paraná encanta por seus parques bem cuidados, restaurantes excelentes e sobretudo pela cultura riquíssima formada por imigrantes de diversas origens. Um destino bem mais interessante do que muitos imaginam. Tem que ir!

Para te ajudar a planejar sua viagem a Curitiba, reunimos nossas experiências e dicas de quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais!

CURITIBA, QUANDO IR

Quando ir a Curitiba
Parque Tanguá, um dos mais lindos de Curitiba

Uma das características de Curitiba é o tempo instável, num único dia pode fazer calor, depois chover, em seguida esfriar... independente do mês, vá preparado para enfrentar as 4 estações do ano.

Curitiba é conhecida como a capital mais fria do Brasil, o auge das temperaturas baixas são nos meses de junho, julho e agosto quando as mínimas chegam perto dos Zero graus, por outro lado é o período menos chuvoso e ideal para comer pinhão.


Trem Curitiba Morretes
Trem de Curitiba a Morretes, experiência incrível!

No verão o "friozinho" dá uma trégua e as temperaturas chegam a 30°, porém as chuvas são intensas, principalmente em dezembro, janeiro e fevereiro. Outono e Primavera são ótimas alternativas para fugir dos extremos. Abril, maio, setembro e outubro costumam ter um clima mais ameno.


Viagem Curitiba dicas
Rua 24 horas, centro de Curitiba

Curitiba é palco de muitos congressos, feiras e eventos de negócios, por isso nos meses de férias e feriados a cidade não fica tão disputada quanto outros destinos, época boa inclusive para encontrar ofertas de hospedagem. Exceto durante o Festival do Teatro (em março), e o Natal Luz (em dezembro), que atraem um maior número de turistas.


Curitiba melhor época viagem
Rua das Flores - Centro

Nós fomos no início de setembro. O clima estava agradável, tivemos sorte com dias lindos de sol e pouca chuva. Foi ótimo para curtir as atrações ao ar livre, mas de manhã e a noite ficava bem friozinho, nada que um casaco e um bom vinho não resolvesse!

A CHEGADA EM CURITIBA

Dicas de viagem Curitiba
Praça do Japão, Batel

De avião você irá desembarcar no Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, 18 km do centro. Quem chega de ônibus desce na Rodoviária, na região central.

Para ir do aeroporto ao seu hotel, você terá a opção de táxis, Uber ou transfer com agências de turismo. Até bem pouco tempo existia a linha de ônibus "Aeroporto Executivo" que ligava o Aeroporto a vários pontos do centro, mas está suspensa por tempo indeterminado.


Curitiba roteiro de viagem
Museu Oscar Niemeyer, durante o passeio na Linha Turismo

Para quem busca comodidade pode contratar o serviço de transfer e passeios com uma agência de turismo confiável, nós escolhemos a Jens Tours e eles foram ótimos. Recomendamos! Se preferir alugar um carro, faça uma cotação AQUI.

ONDE FICAR EM CURITIBA

Curitiba tem duas regiões muito procuradas para se hospedar: o Centro, por ficar próximo das atrações históricas, dos barzinhos do Largo da Ordem e por ter fácil acesso a outras partes da cidade (inclusive através da Linha Turismo); e Batel, bairro nobre vizinho ao centro, que além de lojas e restaurantes sofisticados tem uma vida noturna mais agitada.


Onde se hospedar em Curitiba
Radisson Hotel Curitiba - Batel 

Em Batel os hotéis costumam ter tarifas e um padrão mais elevado, enquanto no centro é possível encontrar desde hostels descolados até hotéis 5 estrelas.

Veja o post completo "Onde ficar em Curitiba", falamos das diferenças dessas regiões com nossas experiências e dicas de hotéis para todos os bolsos.

O QUE FAZER E QUANTO TEMPO FICAR

Curitiba roteiro 2,3,4 ou 5 dias
Bosque Alemão

Curitiba é o tipo de destino que pode ser programado de última hora para curtir num final de semana, num feriado prolongado de 3 ou 4 dias, ou até mesmo para passar as férias, por que não? Nós ficamos uma semana e queríamos mais, porquê sempre vai ter um parque legal para fazer piquenique em família, uma atração cultural, um barzinho animado...


O que fazer em Curitiba
Ópera de Arame

Em 2 ou 3 dias você deve se programar para conhecer o Jardim Botânico, principal cartão postal da cidade, o centro histórico em torno do Largo da Ordem (aos domingos tem a tradicional feirinha) e visitar lugares importantes como o Museu Oscar Niemayer, o Ópera de Arame, o Bosque Alemão, entre outros. O Ônibus Turístico é uma "mão na roda", tem um roteiro bem completo pela capital!


Curitiba dicas de turismo
Catedral de Curitiba, Praça Tiradentes - Centro

Não perca a oportunidade de fazer o Passeio de Trem de Curitiba a Morretes, uma das viagens mais lindas e famosas do nosso Brasil, destaque até mesmo em mídias internacionais. No verão você pode dar uma esticadinha para curtir as praias da Ilha do Mel, a 120 km da capital. 

Veja o post "O que fazer em Curitiba" selecionamos 15 atrações e passeios imperdíveis!

ONDE COMER EM CURITIBA

Guia de viagem Curitiba
Carne de Onça, Chopp Submarino e Joelho de Porco

Curitiba é capaz de deixar qualquer estômago feliz! Gosta de carnes? Tem! Frutos do mar? Tem também! Uma bela massa? Ahh isso não falta. A influência de imigrantes Italianos, Ucranianos, Poloneses, Alemães e de tantas outras partes do mundo se refletem em vários aspectos da cidade, inclusive na gastronomia.

Mas além de viajar pelos sabores internacionais, tem iguarias que você não pode deixar de provar como o típico Barreado e a famosa Carne de Onça, que virou até patrimônio cultural e imaterial de Curitiba.


Dicas de Curitiba
Barreado, durante o almoço em Morretes

No centro histórico o burburinho fica em torno do Largo da Ordem, mas é em Batel que estão alguns dos melhores restaurantes, churrascarias e baladinhas da cidade. Veja o post "Onde comer em Curitiba" com várias dicas. 

OUTRAS DICAS E NOSSAS IMPRESSÕES

Segurança em Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

A fama de cidade modelo não é por acaso, Curitiba é bem cuidada, limpa, o transporte público funciona muito bem e o trânsito não é tão louco se comparado a Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em relação a segurança também achamos tranquilo, claro que assim como em qualquer grande cidade do Brasil devemos ficar atentos, mas estávamos só nós duas, circulamos por todas as partes e nos sentimos bem mais seguras em Curitiba do que em muitas outras capitais, inclusive no centro.


Curitiba a noite
Largo da Ordem

Confesso que fomos com um "pé atrás" com os curitibanos, que tem fama de serem fechados e antipáticos. Capaz!! Só encontramos pessoas extremamente educadas, receptivas, um povo que tem orgulho de suas origens. Fizemos muitos amigos e já estamos com saudades de ser chamadas de gurias para lá e para cá.


Curitiba dicas de viagem
Parque Tanguá

Espero que tenham gostado das dicas e que elas te ajudem a fazer uma viagem a Curitiba tão legal quanto a nossa. 💚 Tem que ir!

Curitiba dicas blog Tem que ir
Nós duas no lindo Jardim Botânico de Curitiba :)

✓ Curitiba: onde ficaronde comer e o que fazer.

✓ Veja também nosso guia de Foz do Iguaçu

✓ Temos dicas de Balneário Camboriú e Florianópolis

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe a gente lá e também nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

Pin It
4 comentários

4 comments:

  1. Amores, olha eu aqui novamente!! Curitiba é uma cidade que eu gostaria muito de conhecer!! Amei tudo!!

    Beijos longos e saudosos!
    Sheyla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla querida, que prazer ver você por aqui. Curitiba é encantadora, espero que você tenha oportunidade de conhecer em breve.
      Bjs.
      Ma e Ka

      Excluir
  2. adorei suas dicas..estou indo em setembro com meu marido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas de Curitiba, nós amamos a cidade, que legal, vão na mesma época que nós fomos. Aproveitem muuuito a viagem. Qualquer dúvida contem conosco.

      Bjs Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir