Tem que ir: Gêiseres del Tatio: conheça um dos lugares mais incríveis do Atacama ,

Destaques

POSTS RECENTES

Gêiseres del Tatio: conheça um dos lugares mais incríveis do Atacama

02 abril 2024
Gêiseres de Tatio

O Gêiseres del Tatio é um fenômeno impressionante que ocorre nas regiões vulcânicas do Deserto do Atacama, considerado o terceiro maior campo de Gêiseres do mundo. Tem que ir!

Neste post vamos dar todas as dicas do Tour ao Gêiseres de El Tatio: informações, valores, recomendações especiais por conta da altitude e contar os detalhes dessa nossa experiência inesquecível no Atacama. Confira!


GÊISERES DEL TATIO - ATACAMA: INFORMAÇÕES E VALORES

Atacama Tour ao Gêiseres del Tatio

Geysers del Tatio ou Gêiseres de Tatio fica localizados na cordilheira andina, cerca de 100 km de San Pedro do Atacama, a 4.300 metros de altitude. A melhor forma de conhecer é através dos passeios oferecidos pelas agências de Turismo. Confira o valor atualizado.

As saídas acontecem todos os dias as 5h da manhã, é isso mesmo, prepara-se para acordar cedo e também para passar frio, rs... mas valerá a pena, acredite! O Tour dura 7h, ou seja, às 12h você já estará de volta ao hotel e no roteiro, além dos incríveis Gêiseres del Tatio, inclui ainda uma visita ao povoado de Machuca e também é servido um café da manhã gostoso com vista para os Gêiseres.

Atente-se que no valor do Tour não inclui a taxa de acesso ao Gêiseres del Tatio, que custa 15.000 pesos chilenos e deverá ser paga na hora, em espécie na moeda local, o que equivale a cerca de R$84,00.


Passeio Atacama Gêiseres del Tatio

Recomendações: O ideal é deixar o Gêiseres del Tatio para ser um dos últimos passeios no Atacama, quando seu corpo já estiver mais adaptado com as variações de altitude e temperatura. Algumas pessoas sentem o chamado soroche ("mal de altitude": enjoo, dor de cabeça, mal estar...) principalmente na estrada que é cheia de curvas.

Particularmente nós não sentimos nada, fomos dormindo na estrada, rs. De qualquer forma seguimos as principais orientações, em especial não comer nada muito pesado na noite anterior e evitar bebida alcoólica.


Piscina Termal del Tatio
Piscina Termal del Tatio

Essa combinação de horário cedo com grande altitude faz com que esse seja o passeio mais gelado de todos! É comum as temperaturas marcarem graus negativos, portanto, vá bem agasalhado. Se quiser entrar nas águas termais vá com roupas de banho por baixo para facilitar e não esqueça toalhas. Veja abaixo o roteiro e mais detalhes da nossa experiência.

TOUR AOS GÊISERES DEL TATIO

O que fazer no Atacama

Ainda estava escuro quando saímos do nosso hotel em San Pedro de Atacama rumo aos famosos Gêiseres del Tatio. A viagem durou cerca de 1h30 até chegarmos no chamado campo geotermal do deserto, onde há uma estrutura com toaletes e um termômetro, que na ocasião marcava -9°C. Hehê!


Gêiseres del Tatio altitude

Isso porque era comecinho de novembro (primavera), mas no geral as temperaturas ali sempre são baixas, no entanto, disseram que nos meses mais frios (julho e agosto) os termômetros chegam a marcar 30ºC NEGATIVOS!


Deserto do Atacama Gêiseres del Tatio

Mas foi só dar os primeiros passos naquele cenário que parecia de filme, com jatos de vapor saltando do chão no meio daquela imensidão do deserto, com a cordilheira e os vulcões ao fundo que eu e a Ká olhamos uma para outra e dissemos: ainda bem que viemos! Que lugar incrível!


Gêiseres de Tatio

Em poucos minutos o sol deu o ar de sua graça e a sensação térmica melhorou super, o céu ficou azulzinho e tudo ainda mais lindo!
 
O Gêiseres del Tatio é um fenômeno da região que acontece com maior força nesse horário, bem cedinho. Isso porque ali existem lençóis subterrâneos de água, que ao entrar em contato com as rochas quentes e as baixas temperaturas na superfície formam essas erupções, jatos de água e vapor de quase 80ºC e até 10 metros de altura.


Passeio ao Geyser dle Tatio

Há um caminho marcado com pedras, só nele é permitido caminhar, e também placas que alertam para não se aproximar demais dos buracos e jatos mais fortes, afinal estão fervendo e um deslize ali meu amigo, pode ser fatal!

Outra atração do lugar é a Piscina Termal del Tatio com água do vulcão, temperatura em torno de 30ºC, até aí maravilha, coloquei a mão e estava super quentinha mesmo, deu até vontade de entrar, mas quando pensei em ter que tirar todas as camadas de roupa e depois sair no frio novamente, perdi a coragem na mesma hora! rs


Tour ao Gêiseres del Tatio Atacama

Durante o passeio a guia, super simpática por sinal, foi nos contando várias lendas e curiosidades. O nome Tatio por exemplo, significa "o velho que chora" na língua quéchua. O fato é que o lugar realmente impressiona, o Gêiseres del Tatio do Atacama é o terceiro maior campo de Gêiseres do Mundo e único da América do Sul, não dá para perder a oportunidade de conhecer, né?


Tour ao Gêiseres del Tatio

Para completar, foi servido um desayuno (café da manhã) com vista para os Gêiseres. Lanchinhos, ovos, chás, café, biscoitos, chocolate quente... tudo para melhorar ainda mais a nossa experiência nesse lugar incrível!

Curiosidade: o maior Gêiser do mundo fica no Parque Nacional de Yellowstone - EUA.

PUEBLO MACHUCA - ATACAMA

Deserto do Atacama

Depois de conhecer os Gêiseres de Tatio seguimos para o Povoado de Machuca, no caminho houve uma parada no "Bofedal de Putana", também conhecida como a "Laguna Machuca".


Tour ao Gêiseres del Tatio

É uma lagoa formada pelas águas do Rio Putana com diferentes tipos de vegetações e animais, ao fundo os paredões do deserto e os vulcões formam um cenário lindo, que pode ser visto também do alto, no mirante.


Tour Gêiseres del Tatio e Pueblo Machuca
Bofedal de Putana - Machuca, Atacama
Passeio ao Geyser de el Tatio

Seguimos então para o Povoado de Machuca, um pequeno vilarejo localizado a 45 km de San Pedro de Atacama


Atacama tour ao Gêiseres del Tatio
Pueblo Machuca - Atacama
Tour Gêiseres del Tatio e Povoado de Machuca

Por lá há casas de adobe com teto de palha, uma linda capelinha no alto do vilarejo e poucos moradores que esperam ansiosos os turistas para oferecer fotos com lhamas, artesanatos e comidinhas típicas, como empanadas de queijo de cabra e espetinhos de carne de lhama.


Pueblo Machuca carne de lhama
Vai um espetinho de carne de lhama?

Na saída do povoado, já na estrada, conseguimos ver as "vicunhas", uma espécie da região que, segundo os locais, são parente das Lhamas, Alpacas, etc.


Tour Gêiseres del Tatio

No final do passeio ainda fomos surpreendidas com uma última parada numa Lagoa linda com bordas de sal e repleta de Flamingos.


Tour Gêiseres del Tatio

De volta a estrada, chegamos no hotel em San Pedro de Atacama em torno das 12h, com a certeza de ter vivido uma das experiências mais incríveis das nossas vidas! Faríamos tudo de novo. Nem pense em deixar o passeio ao Geysers del Tatio de fora do seu roteiro. Tem que ir! :)

Gêiseres del Tatio: como chegar, valor, roteiro, tudo sobre o tour




✓ Dicas do Atacama: quando ir, cambio e mais

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e Twitter 😘

Booking.com

Outros Posts








RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:



0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir