slider

Destaques

POSTS RECENTES

Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

25 de abril de 2019

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama, guarde esses nomes, é o passeio que reúne as paisagens mais lindas do deserto!! Tem que ir!

Neste post, vamos dar todas as dicas, informações, valores e contar os detalhes da nossa experiência inesquecível!! Confira.


O melhor passeio no Deserto do Atacama
Atacama - Lagunas Altiplânicas (Laguna Miscanti)

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Como fazer o passeio, dicas e recomendações importantes:

Nós reservamos esse e todos os nossos passeios com a Daytours4u, ótima empresa, eles tem um site com várias informações, preços em reais e dão todo o suporte antes, durante e depois da viagem. Super Recomendo!

Esse tour as Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama inclui traslado do hotel, guia bilíngue e ainda, como a saída do hotel é bem cedinho (entre 6h e 6:30h), está incluso um café da manhã típico. Detalhes que ajudam na hora da escolha né!? O valor é de $140 dólares por pessoa (em novembro/2019). Consulte promoções, valor atualizado e faça sua reserva para esse passeio AQUI.

É importante que você saiba que todos os parques e Lagoas são áreas de reservas, administradas por comunidades indígenas atacameñas, para acessá-las é necessário pagar uma taxa que as agências não incluem (em espécie - pesos chilenos) no caso desse passeio a entrada para o Salar de Atacama (onde fica a Laguna Chaxa) é de $2.500 pesos e para as Lagunas Altiplânicas $3.000 pesos (valor por pessoa em nov/2019).

Uma dica é deixar esse para ser um dos últimos passeios, quando seu corpo já estiver mais adaptado, ele é um pouco mais puxado que os outros, dura cerca de 8 horas e você chegará a 4.300 metros acima do nível do mar.

Algumas pessoas sofrem com o "mal de altitude", ou seja,  sentem enjôos, dor de cabeça, mal estar. Nós, graças a Deus, não sentimos nada, apenas um pouco mais de cansaço que costume.

Sobre as temperaturas, na saída do hotel e nas primeiras paradas geralmente é bem frio, as temperaturas variam em torno de 0° a 10° (dependendo da época do ano, nós fomos em novembro e estava uns 8°) e vai subindo ao longo do dia, podendo passar dos 30º nas últimas paradas. Então a dica é se agasalhar bem e ir tirando as camadas de roupa ao longo do passeio.

Calçado fechado e confortável para as caminhadas, touca, boné ou chapéu, protetor solar (inclusive labial) e muita água, sempre!

👉 Confira AQUI o post com TODAS as recomendações e a lista dos principais passeios no Atacama.

Povoado de Toconao

Depois de sair do Hotel onde estávamos hospedadas em San Pedro de Atacama, seguimos cerca de 39km até a nossa primeira parada, no pequeno Povoado de Toconao.


Povoado de Tocanao, Deserto do Atacama

Passeamos pela pracinha principal onde está a igreja San Lucas (a 2ª igreja mais antiga do Chile) e o campanário (torre de sinos), de 1750 - construídos de madeira e adobe de cactus, declarados Monumentos Nacionais.

Uma das principais fontes de renda dos moradores são os artesanatos, peças feitas com pedra vulcânica, lã de lhama, vicunha e outros.

Entre as sombras e os banquinhos da tranquila Pracinha foi montada uma mesa com o café da manhã, havia pães, frios, biscoitos, bolo, chá e folha de coca (para ajudar com os efeitos da altitude) e a típica  "palta" (uma pasta de abacate que os chilenos tem o hábito de passar no pão, como se fosse manteiga), confesso que não consegui experimentar, adoro abacate, mas com açúcar e de preferência batido com leite, rs.


Deserto do Atacam, Café da manhã típico

Salar do Atacama - Lagoa Chaxa

Seguimos para o "Salar do Atacama"o deserto de sal do Atacama! Tudo branquinho, um cenário impressionante!! Não é atoa que foi eleito um dos salares mais importantes do MUNDO, porque reúne em um único ambiente minerais, lagoas e animais.


O que fazer no Deserto do Atacama: Laguna Chaxa, dos Flamingos

A Lagoa do Salar que estamos falando é a Laguna Chaxaonde os "donos da casa" são os flamingos, que como um balé de um lado a outro encantam ainda mais o lugar!!


Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama, tudo sobre o passeio

Outra coisa, você certamente sentirá um cheiro, digamos...não muito agradável por alí. Acontece que, refletindo na água e enfeitando ainda mais a paisagem está o Vulcão Lascar, o mais ativo do Chile, o cheiro vem dele, dá até para ver uma fumacinha saindo do topo. 

Ficamos encantadas com esse lugar, aliás pode ir se preparando, tudo no deserto do Atacama é muito mais lindo do que você imagina!


Laguna Chaxa, Deserto do Atacama

Povoado de Socaire

Nossa próxima parada foi no povoado de Socaire, sua principal característica é a tradição Inca. 

Por lá vimos a igrejinha e as casas feitas de um tipo de barro e sapé, além de plantações.


Povoado de Socaire, Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas 

Seguimos para o chamado "Altiplano do Atacama" a cerca de 115km de São Pedro, a mais de 4 mil metros de altitude, onde estão algumas das lagoas mais famosas do Deserto.


Lagunas Altiplânicas - Deserto do Atacama

Lagunas Miscanti e Miñiques

Primeiro conhecemos a Laguna Miñiques, um pouco menor do que a sua vizinha, mas igualmente linda!


Lagunas Altiplanicas, Salar do Atacama, tudo sobre o passeio saindo de San Pedro de Atacama

Depois, através de uma leve caminhada, foi a vez da Laguna Miscanti, a cada passo a impressão era de estar dentro de um quadro de tão perfeito!!


Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Lagoas de diferentes tons de azul, com águas cristalinas que nascem do descongelamento dos vulcões que estão ali, ao seu redor, marcando presença e emoldurando o cenário! Chego a ficar emocionada só de lembrar!

Fomos em novembro, considerado fim de inverno e início do verão, a vegetação estava amarelinha, coisa mais linda!


Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Trópico de Capricórnio 

Pegamos novamente a estrada até a placa que marca o ponto exato de onde passa o Trópico de Capricórnio.


Atacama: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

E claro, não poderíamos perder a oportunidade de parar na parte mais deserta da rodovia para garantir aquela foto clássica!! :)


Estrada do Atacama
,
Partimos de volta a San Pedro com a certeza de ter vivido um dos dias mais inesquecíveis das nossas vidas!

O passeio a Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama é sem dúvida um dos mais imperdíveis do deserto! Tem que ir!! 


👉 Deserto do Atacama: Quando ir, como chegar, onde ficar, passeios...tudo que você precisa saber!

Serviços:
Daytours4u Lagoas Altiplânicas e Salar de Atacama - Chile4u
👉Valor atualizado, promoções e reservas AQUI.

*Essas são nossas experiências e opiniões pessoais. Informações referem-se a data da nossa viagem (Nov/2018). Agradecimentos: Daytours4u


VEJA TAMBÉM:

👉 Deserto do Atacama: Dicas essenciais!

👉 Onde comer no Atacama: Pratos típicos, valores e dicas de restaurantes

👉 O que fazer no Atacama: Listamos os passeios imperdíveis!

👉 Hotel La Cochera: Ótima estrutura e custo x benefício no centrino de San Pedro de Atacama, a poucos passos da Caracoles.

👉 Santiago: Quando ir, o que fazer, hotéis, restaurantes e mais!

👉 Veja AQUI todas as nossas dicas do Chile



0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir