Tem que ir: O que fazer no Atacama: principais atrações com valores e dicas de roteiro ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer no Atacama: principais atrações com valores e dicas de roteiro

07 março 2024
Principais atrações em Deserto de Atacama

Se você está se perguntando "o que fazer no Deserto do Atacama" eu te respondo já: prepare-se para ver paisagens quase que inacreditáveis!

Em meio a imensidão do deserto mais seco do mundo você verá lagunas, vulcões, salares, gêiseres e um céu incrivelmente estrelado. A cada passeio no Atacama a sensação é de estar num cenário de filme, na pintura de um quadro... sem exageros, é tudo surreal de tão lindo!

O que não deixar de fazer no Atacama?
Valle de la Luna

É necessário ficar no Atacama de 5 a 6 dias para fazer os principais passeios. Nós ficamos 7 dias (6 noites) e consideramos tempo ideal, pois o corpo precisa se acostumar com a altitude e também com a grande variação de temperatura que enfrentamos a cada tour. Se a intenção for combinar o Atacama com o Salar de Uyuni, na Bolívia, some mais 4 ou 5 dias na programação da viagem.

Neste post, além de dicas do que fazer no Atacama com informações e valores, você terá sugestão de roteiro, caso tenha que optar entre um tour ou outro, e recomendações importantes para as "aventuras" no deserto chileno. Tem que ir!

O QUE FAZER NO DESERTO DO ATACAMA: 10 DICAS

1. SAN PEDRO DE ATACAMA

San Pedro de Atacama
Rua Caracoles, centro de San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é a principal base para fazer os passeios pelo Deserto do Atacama, a Vila reúne hotéis, restaurantes, casas de câmbio e agências de turismo que realizam os tours pela região.


Plaza de San Pedro de Atacama
Plaza de San Pedro de Atacama

Dependendo da hora que você chegar no Atacama, reserve o primeiro dia para passear pela Rua Caracoles, que é a principal do centrinho. No final dela fica a Plaza de San Pedro de Atacama, onde está uma igrejinha construída de pedra e adobe em 1745, considerada um monumento Nacional.


Igreja de San Pedro de Atacama
Igreja de San Pedro de Atacama
Igreja San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é agitada dia e noite, sempre com muitos turistas circulando, vendedores... uma vibe muito legal!

2. VALLE DE LA LUNA E DE LA MUERTE

Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Valle de la Luna e de La Muerte

O Valle de la Luna e Valle de la Muerte é um dos passeios mais clássicos e imperdíveis do Atacama, ideal para ser o primeiro, quando seu corpo ainda está se adaptando, pois é um tour de meio período, feito a tarde, e você não enfrentará grandes altitudes (2,400 metros). As paisagens são lindas, bem cara de deserto mesmo com dunas, paredões rochosos, etc. Confira o valor atualizado.

O Valle de La Luna fica numa região conhecida como Cordilheira do Sal, a apenas 19 km de San Pedro de Atacama. No roteiro, além de uma caminhada por essas paisagens que parecem de "outro planeta" (daí o nome), inclui um belíssimo pôr do sol, sempre com o vulcão Licancabur ao fundo, enfeitando o cenário. Veja o post completo com mais detalhes do passeio ao Valle de Luna.

3. LAGUNA CEJAR E TEBINQUICHE

Laguna Cejar
Laguna Cejar

A Laguna Cejar é a famosa lagoa de sal do Atacama, com água azul turquesa formada por lençóis subterrâneos e pelo degelo das montanhas, é tipo o mar morto, em Israel, você entra e não afunda de jeito nenhum! Uma experiência única e imperdível. Tem que ir! Confira o valor atualizado.

Além da Laguna Cejar, o roteiro inclui ainda os curiosos Ojos del Salar e um entardecer inesquecível na Lagoa Tebinquiche com petiscos e o típico pisco sour. Esse é um tour tranquilo, feito no período da tarde, ideal para unir com outros passeios. Veja o post com mais detalhes do tour à Laguna Cejar e Tebinquiche.

4. PIEDRAS ROJAS, LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E SALAR DO ATACAMA

Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama
Lagunas Altiplânicas

Se você me perguntasse: o que não pode deixar de fazer no Atacama? Certamente minha resposta seria: o Tour a Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama, que reúne as paisagens mais espetaculares do deserto. Tem que ir!


Lagunas Altiplânicas Atacama
Lagunas Altiplânicas

Deixe para ser um dos seus últimos passeios no Atacama, pois é mais puxado que os outros, dura o dia todo e envolve uma caminhada a cerca de 4.000 metros de altitude, nada de muita dificuldade diante dos lugares incríveis que você verá, acredite! Parece um quadro de tão perfeito.

Entre as principais atrações do roteiro estão as Piedras Rojas, a Laguna Chaxa (santuário dos flamingos), as Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miñique), além de povoados da região e o Trópico de Capricórnio. Um passeio super completo que inclui ainda café da manhã e almoço. Confira o valor atualizado.

5. GÊISERES DEL TATIO

Gêiseres del Tatio Atacama
Gêiseres del Tatio

O Gêiseres del Tatio é um fenômeno incrível que ocorre na região vulcânica do Deserto do Atacama, considerado o terceiro maior campo de Gêiseres do mundo e o único da América Latina. Tem que ir!


Gêiseres del Tatio
Piscinas Termais del Tatio

O tour ao Gêiseres del Tatio é um dos mais procurados no Atacama e também o mais diferente de todos, recomendado ser um dos últimos passeios a se fazer, pois é o que sai mais cedo, o que tem a maior altitude (cerca de 4.300 metros) e o que faz mais frio, quando fomos, em novembro, o termômetro marcava -9°C. Mas a experiência incrível fez tudo valer a pena!
O passeio inclui um café da manhã em pleno Gêiseres, visita ao Povoado de Machuca, onde há belas paisagens, artesanatos, espetinhos de carne de lhamas e outras curiosidades. Veja os detalhes do Tour ao Gêiseres del Tatio.

6. TOUR ASTRONÔMICO NO ATACAMA

Observação das estrelas no Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é considerado um dos melhores lugares do mundo para observar o céu, por isso o Tour Astronômico é uma das atrações mais procuradas entre os turistas, afinal, um céu estrelado assim a gente não vê todo dia, né?

O motivo do Atacama ter um céu tão lindo assim se deve a altitude somada ao fato do clima seco, praticamente sem nuvens o ano inteiro, mas atenção, não é aconselhável fazer esse tour na Lua Cheia, pois é o período de menor visibilidade.

O passeio para observar as estrelas no Deserto do Atacama acontece todos os dias, geralmente às 20h e 22h, dura cerca de 2h. Há um explicação super interessante sobre as constelações e podemos observar uma imensa quantidade de estrelas a olho nu mesmo e também por telescópios e lunetas que permitem uma visualização de longo alcance. Por fim, há petiscos e bebidas para curtir esse momento no Deserto do Atacama a luz das estrelas.

7. LAGUNAS ESCONDIDAS DE BALTINACHE

Lagunas Escondidas de Baltinache
Lagunas Escondidas de Baltinache

Assim como a Laguna Cejar, as Lagunas Escondidas de Baltinache são lagoas de sal em meio ao deserto do Atacama que te dão a sensação de flutuar na água.

As Lagunas de Baltinache ficam a cerca de 60 km de San Pedro de Atacama e embora sejam lindíssimas com um tom de azul impressionante, curiosamente não são lagoas naturais, elas surgiram devido a perfurações no solo feitas por mineradoras que exploravam a região na década de 80. Ao todo são 7 lagunas de cores e tamanhos diferentes, o banho é permitido em duas delas.

O Tour as Lagunas escondidas de Baltinache geralmente é feito no período da tarde e finaliza com pôr do sol. Vale a pena conhecer!

8. TERMAS DE PURITANA

Termas de Puritana Atacama
Termas de Puritana

As Termas de Puritana é um passeio perfeito no Atacama para relaxar ou recuperar as energias, pois você terá a oportunidade de entrar em águas naturalmente termais, com temperatura média de 32ºC e propriedades terapêuticas. Tudo de bom, né? Confira o valor atualizado.

O Tour as Termas de Puritana é feito tanto de manhã, quanto a tarde, portanto dá para encaixar tranquilamente com algum outro passeio

9. VALE DO ARCO-ÍRIS

Vale do Arco-íris Atacama
Vale do Arco-íris

O
Vale do Arco-Íris (ou Valle del Arcoiris) é um dos lugares mais surpreendentes do Deserto do Atacama, uma região cercada por montanhas coloridas, tão lindas que lembram a Rainbow Mountain, no Peru.

O Tour ao Vale do Arco Íris no Atacama inclui ainda o sítio arqueológico de Yerbas Buenas, famoso por suas inscrições rupestres. Fica localizado a cerca de 60 km de San Pedro de Atacama e é um passeio que dura meio dia, portanto, se puder, não deixe de fora do seu roteiro.

10. ROTEIRO + DICAS DO QUE FAZER NO ATACAMA

O que fazer no Deserto do Atacama
Parada durante o Tour das Lagunas Altiplânicas

Listamos os principais passeios no Atacama, no entanto, se você tiver pouco tempo (ou dinheiro) e precisar escolher entre um tour e outro, vamos te ajudar!

Basicamente os passeios que você não pode deixar de fazer no Atacama são: 1.Valle de Luna/de La Muerte; 2.Piedras Rojas/Lagunas Altiplânicas/Salar do Atacama; 3.Gêiseres del Tatio; 4.Umas das Lagoas de Sal (Cejar ou Baltinache, se eu tivesse que escolher uma só, particularmente ficaria com a Laguna Cejar, pois inclui os Ojos del Salar e o pôr do Sol na Laguna Tebinquiche). Também vale a pena reservar uma noite para o Tour Astronômico

Num roteiro de 3 ou 4 dias você consegue fazer esses que considero os passeios mais imperdíveis do Deserto do Atacama.


Laguna Tebinquiche Atacama
Laguna Tebinquiche

Se tiver condições fique 5,6 ou 7 dias no Atacama para fazer todos os tours, pois são lugares, paisagens e experiências únicas! Além dos que listamos, existe ainda o Passeio de Balão pelo Atacama, a Rota dos Solares, entre outros que você pode ver os valores AQUI.

ATACAMA + SALAR DE UYUNI

Do Atacama ao Salar de Uyuni
Salar de Atacama, Chile

Empresas de turismo oferecem expedições do Atacama até o Salar de Uyuni que duram em torno de 3 ou 4 dias, barato não é, mas já inclui transporte, hospedagem, refeições e passeios. Entre as empresa mais recomendadas estão a Atacama Mistica, a Explora Tours e a FlaviaBia Expedições.


Salar de Uyuni, Bolívia
Salar de Uyuni, Bolívia

Também dá para ir de ônibus de San Pedro de Atacama até Uyuni, quem opera a linha é a Trans Salvador (mas é mais fácil comprar pela Busbud) a viagem dura em torno de 10h e a passagem custa em torno de R$300. A partir daí basta reservar o hotel e fazer os principais passeios em Uyuni.

PASSEIOS NO ATACAMA: O QUE USAR, DICAS E RECOMENDAÇÕES

Como fazer os passeios no Deserto do Atacama
Valle de la Luna

Fizemos um post com várias dicas, incluindo a melhor época para visitar o Atacama, alta e baixa temporada, clima, temperaturas nas diferentes estações do ano, mas a questão é que durante os passeios tudo pode mudar!

No Atacama um calorzinho pode virar um "forno" e depois que o sol se põe ou bem cedinho, o frio pode ser congelante e chegar fácil a graus negativos dependendo da altitude, portanto, em qualquer época do ano você terá que estar preparado com roupas de calor e de frio, afinal essa grande variação de temperatura é uma das principais características do deserto.


Atacama dicas
Gêiseres del Tatio

Os passeios são feitos de Vans, mas sempre há trechos de caminhada, nada com muita dificuldade, mas é essencial um calçado confortável e de boa aderência. Nós usamos Botas Vento, que são próprias para trekking, foram ideais!

Não esqueça as roupas de banho. Nos passeios você terá a oportunidade incrível de entrar em lagoas de sal e piscinas termais.


Lagoa de sal Atacama
Laguna Cejar

A dica é sair sempre com uma mochila para ir tirando ou colocando as camadas de roupas durante o dia. Leve também boné/chapéu, touca, cachecol, óculos de sol, protetor solar (inclusive labial), um lenço ou uma máscara para proteger o nariz e a boca do pó (vimos muita gente usando por lá e me arrependi de não ter levado), e beba bastante água, estamos falando do deserto mais seco do mundo!!


Valle de La Luna
Valle de la Luna

A estratégia é deixar por últimos os passeios com altitudes mais altas, até lá seu corpo vai se adaptando para não sofrer com os sintomas do chamado Soroche ou "mal da altitude", que nada mais é que enjoos, tonturas, dor de cabeça e algum mal estar, mas nem se assuste, na verdade isso varia muito de pessoa para pessoa, nós não sentimos nada, só um pouco mais de cansaço do que o normal. Tomar chá de coca ou mascar folhas de coca ajudam!


Lagunas Altiplânicas Atacama
Lagunas Altiplânicas

É bom levar também sua "farmacinha", o que seu médico sempre recomenda tomar para dor de cabeça, enjoo, além de soro para lavar o nariz, colírio e hidratante para a pele. Caso precise de algum item básico tem farmácia e mercadinhos espalhados por San Pedro de Atacama.


O que fazer em San Pedro de Atacama
Vila de San Pedro de Atacama

Dá para conhecer o Atacama de carro? Alguns lugares mais próximos como a Laguna Cejar por exemplo até dá, no entanto os passeios mais distantes e "complicados" é altamente recomendado ir com guias, pois envolve caminhadas, trilhas... acho improvável fazer alguns tours no Atacama por conta própria.

É necessário conhecer bem a região, pois há estradas em que o sinal do celular não pega e se acontecer alguma coisa pode ser que você esteja no meio do nada, a um sol escaldante ou a uma temperatura a baixo de zero. 


Atacama de carro
Cordilheira do Sal, Atacama

De qualquer forma, se quiser alugar um carro, você pode retirar e depois devolver direto no Aeroporto de Calama. Tem um posto de gasolina no centrinho de San Pedro de Atacama.

Preparados para conhecer o Deserto do Atacama? Então...Tem que ir! :)

O que fazer no Atacama: roteiro e dicas
Atacama, momentos inesquecíveis!

Veja Também:



✓ Dicas do Atacama: quando ir, cambio e mais

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e Twitter 😘

Booking.com

Outros Posts








RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


10 comments:

  1. Eu adorei todas as dicas de vocês, já anotei várias.
    Estava na dúvida sobre as Lagunas, como os passeios são um tanto caros no Atacama só conseguirei fazer uma. Lendo seu texto me convenci em escolher pela Laguna Cejar.

    Parabéns pelo trabalho vocês são demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Realmente os passeio no Atacama não são nada baratos, mas são lugares únicos que no final faz Valer a Pena ter ido. Claro que dá para escolher entre um e outro e economizar, ainda mais quando são parecidos como é o Caso das Lagunas Cejar e Escondidas. Fez bem! Entre as duas nós também ficaríamos com a Cejar!

      Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Beijos e Aproveite a viagem!

      Ma e Ka

      Excluir
  2. Em torno de quanto sai esses passeios??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline,

      Depende, alguns custam R$120 outros R$200. Você pode consultar os preços atualizados e efetuar reserva neste link: https://www.civitatis.com/pt/san-pedro-de-atacama/?aid=6316

      Qualquer dúvida conte conosco.
      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  3. Obrigada :) adoro o blog de vcs!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar as informações meninas, adorei saber desses passeios no Atacama com valores e tudo mais. Essas dicas estão ajudando muuuuito no planejamento da minha viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas do Deserto do Atacama e que estamos ajudando no seu roteiro de viagem. Esse lugar é incrível, qualquer dívida conte com a gente. Bjs Ma e Ka

      Excluir
  5. Olha Eu aqui meninas em 2023. sei que neste momento vcs estão aqui na bahia rsrsrs. OS preços no Atacama não são nada dos mais em conta. mas gostei dos preços desta agencia que vcs fizeram os passeios. Como eu vou em novembro ainda to fazendo minhas pesquisas. Eu to pensando em fazer as reservas de alguns passeios logo no site. O que voces acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, recomendo reservar os passeios no Atacama com antecedência, essa agência que recomendamos é a melhor, além de confiável você consegue pagar em Reais e qualquer eventualidade o cancelamento é gratuito. :)

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir