slider

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Cusco: 10 pontos turísticos e atrações da cidade!

25 de outubro de 2019
Cusco vai muito além do que apenas uma base para conhecer Machu Picchu e outros lugares famosos da região, a cidade é linda, tem uma atmosfera incrível, repleta de histórias, ruas charmosas e lugares interessantes para conhecer!

Aproveite os seus primeiros dias para se adaptar aos 3.400 metros de altitude, através de um passeio (sem pressa) pelos principais pontos turísticos da antiga capital do império Inca, hoje patrimônio mundial da Unesco que recebe e encanta turistas do mundo inteiro!

Neste post listamos os Pontos Turísticos e Atrações imperdíveis em Cusco, aqueles que qualquer um que visita a cidade pela primeira vez, TEM QUE IR ! 😉


10 Principais Pontos Turísticos de Cusco
Plaza de Armas - Cusco

Nós estávamos hospedadas no centro de Cusco, melhor lugar para ficar como explicamos AQUI, facilitou muito a nossa vida, fomos caminhando na maioria dos lugares.

Atente-se que em muitos templos, igrejas e museus citados, existe uma taxa para visitar, alguns estão inclusos no Boleto Turístico (explicamos do que se trata e como comprar NESTE POST).

1. PLAZA DE ARMAS

A Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Maior, é digamos... o coração de Cusco, principal cartão postal e onde tudo acontece! 

Além de estar sempre movimentada, rodeada de comércio, alguns dos hotéis e restaurantes mais disputados da região, é o ponto de referência ideal para iniciar qualquer passeio pelo centro histórico.


O que fazer em Cusco, 10 lugares imperdíveis

Bem no meio da praça fica a estátua de Pachacutec, uma das figuras mais importantes da história, nada menos que o fundador do Império Inca. Depois que os espanhóis chegaram, para conquistar o Peru, os Incas foram derrotados, seus muitos templos e palácios foram destruídos ou transformados em mansões e Igrejas.

Uma delas é a enorme Catedral de Cusco (uma das maiores do mundo), levou mais de 100 anos para ser construída, cheia de detalhes feitos pela mão-de-obra indígena. É possível fazer uma visita guiada pelo interior da igreja entre 10h e 18h. A entrada custa 25 soles (ou incluso no boleto turístico).

Vez e outra sentávamos por ali, em um dos banquinhos da Praça, para "tomar um ar" e ficar observando as pessoas, os costumes daquele lugar tão diferente para nós!

2. MUSEUS DE CUSCO

Se você é um apaixonado por Museus estará no lugar certo! Cusco tem muitos deles espalhados pela cidade. Para vocês terem uma ideia tem até museu da coca, do chocolate, do café...


Museus mais importantes de Cusco
Museu de Arte Popular - Cusco (Entrada Gratuita)

Mas enfim, se você não tem muito tempo ou, assim como nós essa não e muito a "sua praia", escolha ao menos 1 ou 2 dos museus mais importantes para visitar, certamente vai ajudar a entender mais sobre a história e a cultura desse povo. 

Um dos mais representativos é o Museu Inka, que fica numa mansão do século XVII e expõe peças do cotidiano e do estilo de vida na era Inca, incluindo maquetes, objetos arqueológicos e até múmias. Fica a um quarteirão da Plaza de Armas (Rua Ataud 154), abre de seg. a sábado, das 8h às 18h e a entrada custa 10 soles. (não está incluso no Boleto Turístico).

Outro bem conhecido é o Museo de Arte Precolombino, que reúne esculturas, pinturas, jóias, cerâmicas e outras obras de arte contemporânea de artistas nacionais e estrangeiros num casarão de 1580. Fica a duas quadras da Plaza de Armas (Rua Nazarenas 231), abre todos os dias das 8h às 18h e a entrada custa 20 soles. (ou incluso no Boleto Turístico).


Melhores Museus de Cusco
Galeria Museu Banco de la Nación - Cusco (Entrada Gratuita)

O Museu de Arte Popular tem painéis lindos e um sistema de áudio vídeo que com histórias e informações bem interessantes. Funciona de seg. a sábado das 8h as 18h no mesmo lugar onde se compra o Boleto Turístico, na Av El Sol, 185 (menos de 1 quadra da Plaza de Armas) e a entrada é gratuita.

Outro que não paga nada para entrar e reúne obras de artes, miniaturas máscaras e roupas típicas usadas nos festejos religiosos é o Museu Banco de la Nación. Fica na Av. Almagro 137 (esquina com a Av. El Sol, também a 1 quadra da Plaza de Armas), funciona de seg. a sexta das 8h as 18h e sábado das 9h as 13h.

3. BAIRRO DE SAN BLAS

Reserve um tempinho para passear pelo bairro mais charmoso e cultural de Cusco, San Blás, ainda considerado região central, por ficar a poucos passos da Plaza de Armas.

Em suas ladeiras e ruazinhas de pedras você vai ver casarões do período colonial, ateliês, lojas de artesanatos, cafés, bistrôs, museus... San Blás respira arte!



10 Principais Pontos Turísticos de Cusco

Um dos pontos mais visitados do bairro é a Igreja ou Templo de San Blás, construído em 1560. Custa 5 soles para entrar e ver o púlpito, considerado uma verdadeira obra de arte do estilo barroco, talhado em uma única peça de cedro. Também é possível subir até a torre de onde se tem uma visão bem legal do bairro.


Igreja de San Blás, Cusco - Peru

Outra curiosidade em San Blás que atrai muitos turistas é a Pedra dos 12 Ângulos, parte da construção de um palácio Inca que permanece intacto até hoje. São pedras que se encaixam perfeitamente, em 12 ângulos, sem qualquer tipo de argamassa.


Pedra dos 12 ângulos - Cusco
Pedra dos 12 ângulos - San Blás, Cusco

San Blás é um bairro ótimo, está perto o suficiente para ir caminhando até a Plaza de Armas (2 a 3 quadras), é mais barato do que muitos lugares para fazer comprinhas e também para se hospedar. Nós tivemos uma experiência maravilhosa no Casa San Blás Boutique Hotel, fica a dica! ;)

4. ARTESANATOS E MERCADO CENTRAL DE CUSCO

Quem resiste aquelas comprinhas "básicas" durante a viagem? Em Cusco é de ficar louca com aqueles lindos artesanatos peruanos. Mas visitar o Mercado Central de San Pedro vai além, é uma ótima oportunidade para observar a cultura e conhecer os sabores locais.


Mercado Central de San Pedro, Cusco
Mercado de San Pedro - Cusco

O Mercado é enorme (ocupa quase um quarteirão) e por lá você vai encontrar um pouco de tudo, dividido em setores. Roupas, bolsas, bijuterias e artesanatos vendidos por mulheres quéchuas, além de frutas típicas, incontáveis tipos de milhos, batatas, grãos, chás, folhas de coca e ainda muitas barraquinhas de comidas típicas (simples e baratas) e sucos preparados na hora!   

Fica a uns 750 metros da Plaza de Armas, muito próximo da estação de trem de Cusco. Aberto todos os dias das 6h30 às 18h30.

Cusco tem ainda outros dois mercados neste mesmo estilo, só que menores: o Mercado de San Blás (próximo a praça do bairro) e o Mercado de Artesanato, localizado no encontro da Av. El Sol com a Tullumayo, além de muitas outras lojinhas e centros de artesanatos em torno da Plaza de Armas.


O que fazer em Cusco: Compras e Artesanatos
Centro de Artesanato Arte Inka - uma quadra da Plaza de Armas sentido bairro San Blás

Dica para as comprinhas em Cusco: lembre-se de negociar, afinal, "sou turista" estará estampado em você!

5. QORIKANCHA - CONVENTO DE SANTO DOMINGO

Qorikancha (Templo Dourado em quéchua) era um dos templos mais importantes do Império Inca, um lugar sagrado onde homenageavam o Deus Sol, por isso é conhecido também como "O Templo do Sol".


O que fazer em Cusco: Templo Qorikancha

Dizem que até a chegada dos espanhóis tudo ali era coberto de ouro, depois da colonização foi erguido sobre parte do sítio o Convento de Santo Domingo. Hoje o lugar é uma rica mistura de arquitetura andina e espanhola, um dos atrativos mais visitados de Cusco. Vale a visita!

Fica a uns dois quarteirões da Plaza de Armas (na Plazoleta Santo Domingo s/n), abre de seg. a sábado das 8:30h às 17:30h e a entrada custa 15 soles. Por uma taxa extra é possível fazer uma visita guiada. 

6. SACSAYHUAMAN

O Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman é uma importante Fortaleza Inca que fica a 2km da Plaza de Armas, se tiver disposição dá para encarar a "subidinha" caminhando, uns 40 minutos, nós conhecemos durante o City Tour no Bus Turístico (falaremos mais dele logo abaixo).

Chegando lá você vai encontrar um lindo gramado, ruínas com megalitos (enormes blocos de granito - os maiores já encontrados nos sítios arqueológicos Incas) utilizados na construção da Fortaleza em meados do século XV e um mirante com vista linda para a cidade de Cusco.


Complexo arqueológico Sacsayhuaman, Cusco

Sacsayhuaman até hoje é o local usado para celebrar uma das festas religiosas e culturais mais importantes do Peru, o Inti Raymi ("Festa do Sol" - em homenagem ao Deus-sol), que reúne milhões de cusqueños e pessoas de todas as partes do mundo todo dia 24 de junho, uma espécie de Ano Novo Andino.

Fica aberto todos os dias, das 7h às 18h. Para entrar é necessário o Boleto Turístico, também há possibilidade de contratar um guia local, por uma taxa extra.

7. CRISTO BLANCO

Próximo ao Complexo de Sacsayhuaman, uns 10 minutinhos caminhando, você chega até o Cristo Blanco (um Cristo Redentor Branco de 8 metros que Cusco ganhou da colônia palestina em 1945). É um dos pontos mais altos da cidade e tem uma vista divina!!


Cristo Blanco, Cusco

10 lugares para conhecer em Cusco

8. TEMPLO E MIRANTE SAN CRISTÓBAL

Para nós, o Templo San Cristóbal é um dos lugares mais imperdíveis de Cusco.

Você chega lá através de uma escadaria que fica a cerca de duas quadras da Plaza de Amas (basta seguir pela Rua Resbalosa que logo verá os degraus).



Templo San Cristóbal, Cusco

Era um local considerado sagrado pelos Incas. Além da igreja com um altar que foi esculpido em mármore e as belíssimas pinturas feitas por mestres europeus, é de onde se tem a vista mais linda de Cusco.

Também da para subir na torre dos sinos (de seg. a sábado - 10 soles), e curtir a vista ainda mais do alto.



Templo e Mirante San Cristóbal, Cusco

09. ARCO E TEMPLO DE SANTA ANA

Cusco tem sempre uma ladeira ou uma escadaria que levará a lugares lindos. Um deles é o Arco de Santa Ana, tipo um portal da cidade. (certamente você já deve ter visto fotos dele circulando pelas redes sociais).

Para chegar partindo da Plaza de Armas procure a Rua Siete Quartones, depois vire a direita na Rua Meloc e continue subindo as escadas pela Cuesta de Santa Ana (total de uns 15 minutos caminhando devagar).


Arco de Santa Ana, Cusco

Subindo mais um pouquinho logo você verá o templo de Santa Ana, outro lugar com uma bela vista!



Igreja de Santa Ana, Cusco

10. PLANETÁRIO DE CUSCO

Uma das experiências mais interessantes que tivemos em Cusco foi ir ao Planetário.

Pertence a uma empresa familiar, onde todos são apaixonados pela astronomia (assim como seus antepassados) e decidiram compartilhar seus conhecimentos com viajantes do mundo todo.


Planetário de Cusco
Planetárium Cusco

O ponto de partida é na Plaza Regocijo, no centro, às 17:40h. Uma Vân nos leva até o meio do Parque Arqueológico de Sacsayhuamán, onde fica o Planetário de Cusco, numa pequena casa construída com adobe e azulejos, no tradicional estilo andino.

Recebemos mantas para nos aquecer e enquanto víamos projeções no teto de uma das salas eles explicavam de uma forma fascinante sobre as constelações e como os Incas "liam" o céu e o usavam como um guia, inclusive para controlar o cultivo de suas plantações e até para entender alguns mistérios do universo. 

Depois observamos as estrelas, a lua e os planetas através de diferentes tipos de telescópios. Muito lindo!!


O que fazer em Cusco, Pontos turísticos  atrações imperdíveis!
Foto: Planetárium Cusco

A reserva deve ser feita com antecedência pelo site, ou através do Whastapp (+51 974877776), custa 75 soles. O passeio total dura em torno de 2h30 - 3h. Uma noite inesquecível. Tem que ir!

DICA EXTRA: ÔNIBUS TURÍSTICO DE CUSCO

Uma das formas mais legais de fazer um City Tour em Cusco e conhecer muitos dos lugares que citamos acima é através do ônibus turístico Laranja, de dois andares, com vista panorâmica chamado Cusco Open Tour.


ônibus Turístico de Cusco

No roteiro, além dos principais pontos turísticos da cidade, está incluso também templos, mirantes (como o Templo San Cristóbal) e alguns dos sítios arqueológicos mais importantes dos arredores de Cusco, como Sacsayhuaman, Q'enqo e Puca Pucara.

O percurso dura aprox. 2:30h, ideal para aquele primeiro dia quando ainda está se adaptando ao clima. Nós fizemos e adoramos, veja AQUI o post completo com o roteiro, valores e todas as informações.

Por fim, Cusco é um desses lugares que tem sempre algo a ser descoberto, dezenas de igrejas, museus, construções coloniais, lojinhas de artesanatos, gastronomia riquíssima... se fossemos colocar tudo que nos encantou aqui, certamente seria uma lista infinita. Aproveite os seus dias! Tem que ir! 

Veja Também:

👉 Cusco, PeruDicas essenciais para quem viaja pela primeira vez! 

👉 Onde ficar em Cusco, Machu Pichu e Vale Sagrado: de hotéis baratos aos mais luxuosos!

👉 5 passeios bate e volta de Cusco incluindo Machu Picchu.

👉 Onde comer em Cusco: Pratos típicos e dicas de restaurantes.

👉 Confira AQUI todas as nossas dicas do Peru.
Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir