Tem que ir: Cusco: 10 pontos turísticos e atrações imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

Cusco: 10 pontos turísticos e atrações imperdíveis

07 março 2024
O que fazer em Cusco

Cusco vai muito além de uma base para conhecer Machu Picchu e outros lugares famosos da região, a cidade é linda, tem uma atmosfera incrível, repleta de histórias, ruas charmosas, mirantes, museus, lojas de artesanato e diversos lugares interessantes para conhecer.

Aproveite os primeiros dias em Cusco para se adaptar aos 3.400 metros de altitude passeando pelos principais pontos turísticos da antiga capital do império Inca, hoje patrimônio mundial da Unesco que recebe e encanta turistas do mundo inteiro!

Principais atrações em Cusco
Plaza de Armas, Cusco

Portanto, se você está se perguntando "O que fazer em Cusco", neste post listamos as atrações imperdíveis. Tem que ir!

O QUE FAZER EM CUSCO: 10 DICAS

Tour em Cusco
Centro histórico de Cusco

Antes de começar com as dicas do que fazer em Cusco, é importante que você saiba que para acessar muitas dessas atrações será necessário adquirir o Boleto Turístico de Cusco, um bilhete exigido para entrar em museus e sítios arqueológicos da cidade e também de lugares próximos como o Vale Sagrado dos Incas. Veja o post com todas as informações do Boleto Turístico de Cusco.

Boleto Turístico de Cusco
Boleto Turístico de Cusco

Outra coisa que facilita bastante na hora de conhecer os pontos turísticos de Cusco é escolher um hotel bem localizado para se hospedar, de preferência em torno da Plaza de Armas, que é o coração do centro histórico. Veja o post com dicas de onde ficar em Cusco.

Cusco melhor localização para se hospedar
Aranwa Cusco Boutique Hotel

A seguir vamos listar o que você não pode deixar de fazer em Cusco, ou seja, as principais atrações da cidade, muitas delas você consegue conhecer por conta própria, já outras é interessante reservar um City Tour, também recomendo agendar um Free Tour pelo centro histórico de Cusco. Veja as dicas:

1. PLAZA DE ARMAS

Plaza de Armas Cusco
Plaza de Armas, Cusco

A Plaza de Armas, também conhecida como Plaza Mayor, é o principal cartão postal de Cusco, está sempre movimentada já que ao seu redor há lojas, casas de câmbio e alguns dos melhores hotéis e restaurantes da cidade, além disso, é o ponto de referência ideal para iniciar o passeio pelo centro histórico de Cusco.


estátua de Pachacutec Cusco
Estátua de Pachacutec, Cusco

No centro da praça fica a estátua de Pachacutec, uma das figuras mais importantes da história, nada menos que o fundador do Império Inca. 

Também na Plaza de Armas fica a Catedral de Cusco (uma das maiores do mundo), levou mais de 100 anos para ser construída pela mão-de-obra indígena. É possível fazer uma visita guiada pelo interior da igreja entre 10h e 18h, custa 40 soles.


Cusco: roteiro e dicas

Um dos nossos programas preferidos em Cusco era sentar num dos banquinhos da Plaza de Armas para "tomar um ar", ficar observando as pessoas e os costumes daquele lugar tão diferente para nós!

2. QORIKANCHA

Qorikancha Cusco
Qorikancha, vista da Av. El Sol

Qorikancha (que significa Templo Dourado em quéchua) era um dos templos mais importantes do Império Inca, um lugar sagrado onde homenageavam o Deus Sol, por isso é conhecido também como "o Templo do Sol".


Qorikancha
Qorikancha e Convento Santo Domingo

Dizem que até a chegada dos espanhóis tudo ali era coberto de ouro, mas depois da colonização foi construído sobre parte do templo o Convento de Santo Domingo. Hoje o lugar é uma rica mistura de arquitetura andina e espanhola, um dos atrativos mais visitados do centro histórico de Cusco.


Qorikancha Cusco
Templo Qorikancha

O Templo Qorikancha é como um Museu a céu aberto e ocupa uma área enorme que pode ser vista inclusive da Av. El Sol, mas a entrada principal fica na Plaza Santo Domingo, cerca de 10 minutos de caminhada da Plaza de Armas. O valor do ingresso está incluso no Boleto Turístico de Cusco.

3. SAN BLAS

San Blas Cusco
Ruas de San Blas

San Blas é o bairro mais cultural de Cusco, ele fica localizado a uma curta caminhada da Plaza de Armas e suas ladeiras são repletas de casarões coloniais, ateliês, lojas de artesanatos, cafés, bistrôs, museus... San Blas respira arte!


Pedra dos 12 Ângulos Cusco
Pedra dos 12 Ângulos, Cusco

Um dos pontos mais visitados em San Blas é a Pedra dos 12 Ângulos, parte da construção de um palácio Inca que permanece intacto até hoje. São pedras que se encaixam perfeitamente, em 12 ângulos, sem qualquer tipo de argamassa.


Igreja de San Blás Cusco
Igreja de San Blas

Outro destaque do bairro é a Igreja de San Blas, construída em 1560 recebe muitos visitantes para ver seu púlpito talhado em uma única peça de cedro, considerado uma verdadeira obra de arte do estilo barroco. A entrada custa 5 soles. As atrações de San Blas fazem parte do roteiro do Free Tour em Cusco.

4. TEMPLO SAN CRISTÓBAL

Templo San Cristóbal
Templo e Mirador Plaza San Cristóbal

O Templo San Cristóbal é um dos lugares mais imperdíveis em Cusco, era um local considerado sagrado pelos Incas e além da belíssima igreja com altar esculpido em mármore e belíssimas pinturas de mestres europeus, é onde se tem a vista mais bonita de Cusco.


mirador Plaza San Crstóbal Cusco
Torre dos sinos - Templo San Cristóbal

A entrada ao tempo e mirador Plaza San Cristóbal é gratuita, também é possível subir na torre dos sinos (10 soles), para curtir a vista de Cusco ainda mais do alto.


Cusco mirantes
Templo San Cristóbal, Cusco

Você pode chegar ao Templo San Cristóbal de carro ou através de uma escadaria que fica a duas quadras da Plaza de Amas, basta seguir pela Rua Resbalosa que logo verá os degraus, basta subir que não tem erro, vale a pena! 

5. MUSEUS DE CUSCO

Museus em Cusco

Cusco tem vários Museus espalhados pela cidade que ajudam a entender parte da história e da cultura da região, alguns tem entrada gratuita, outros exigem o Boleto Turístico de Cusco.


Museu Histórico Nacional Cusco

Um dos Museus mais importantes de Cusco é o Museu Histórico Nacional, conhecido como Casa Garcilaso, o acervo conta a história do cronista, bem como da cidade de Cusco e toda a sua evolução, desde a era pre-inca até a colonização, fica na Rua Garcilaso, próximo a Plaza Regocijo. (Precisa do Boleto Turístico).


Melhor museu de Cusco

Outros Museus em Cusco que valem a visita é o Museo de Arte Contemporânea, que reúne obras de arte de artistas nacionais e estrangeiros e o Museu de Arte Popular que possui um sistema de áudio vídeo que com histórias e informações bem interessantes sobre a cultura local. Ambos estão localizados bem próximos um do outro no centro histórico de Cusco. Necessário Boleto Turístico.


Cusco Museu do chocolate

Entre os Museus gratuitos de Cusco, estão o Museu do Chocolate (próximo a Plaza de Armas), o Museu da Coca (em San Blás), e o Museu Banco de la Nación (na Av. El Sol, no centro), que funciona como uma galeria de arte.

6. SACSAYHUAMAN, QENQO E PUCA PUCARA

Sacsayhuaman, Qenqo e Puca Pucara

Sacsayhuaman, Qenqo e Puca Pucara são alguns dos sítios arqueológicos mais importantes de Cusco, localizados a poucos quilômetros da Plaza de Armas, uma das melhores formas de conhecer é através do City Tour em Cusco.  

Complexo Sacsayhuaman se destaca pois era uma importante Fortaleza Inca e até hoje o local é usado para celebrar uma das festas religiosas e culturais mais importantes do Peru, o Inti Raymi ("Festa do Sol" - em homenagem ao Deus-sol), que reúne milhões de cusqueños e pessoas de todas as partes do mundo todo dia 24 de junho, uma espécie de Ano Novo Andino.


Sacsayhuaman

Outro atrativo de Sacsayhuaman são as ruínas com megalitos (enormes blocos de granito - os maiores já encontrados nos sítios arqueológicos Incas) que foram utilizados na construção da Fortaleza em meados do século XV, além disso possui uma bela vista para a cidade de Cusco.


Fortaleza de Sacsayhuaman, Qenqo e Puca Pucara

Qenqo e Puca Pucara também possuem ruínas que carregam parte da história do Império Inca. Para acessá-las é necessário adquirir o Boleto Turístico de Cusco, e como falei no início, elas estão no roteiro do City Tour em Cusco.

7. CRISTO BLANCO

Cristo Blanco Cusco

Próximo a Fortaleza de Sacsayhuaman fica outra atração de Cusco, o Cristo Blanco, um Cristo Redentor Branco de 8 metros que a cidade  ganhou da colônia palestina em 1945. 


Cristo Redentor de Cusco

Mas além da estátua, o lugar atrai muitos turistas por ser um dos pontos mais altos de Cusco e portanto, tem uma vista linda! O acesso é gratuito, vale a pena conhecer, faz parte do roteiro do Ônibus Turístico de Cusco e também do Tour noturno por Cusco, quando o Cristo Blanco e outras atrações ficam iluminados.

8. MERCADO CENTRAL DE CUSCO: COMPRAS E ARTESANATOS

Mercado de San Pedro Cusco
Mercado Central de São Pedro, Cusco

Quem resiste as "lembrancinhas da viagem"? Ainda mais quando se está em outro país. Em Cusco há diversas lojas que vendem os lindos artesanatos peruanos, mas um dos melhores lugares é o Mercado Central de San Pedro, que vai além das compras, é também uma ótima oportunidade para observar a cultura e conhecer os sabores locais.


Mercado Central de Cusco

O Mercado Central de Cusco é enorme e oferece um pouco de tudo, roupas, bolsas, bijuterias e artesanatos produzidos pelas mulheres quéchuas, além disso há frutas, incontáveis tipos de milhos, batatas, grãos, chás, folhas de coca e diversas barraquinhas de comidas típicas e sucos preparados na hora.


Mercado Central de San Pedro Cusco

O Mercado Central de San Pedro fica a algumas quadras da Plaza de Armas, próximo da estação de Trem de Cusco, é possível ir caminhando, funciona todos os dias das 6h30 às 18h30.


Cusco dicas de compras
Centro de Artesanato de Cusco, próximo a Plaza de Armas

Existem  outros centros de artesanato em Cusco, porem menores, em torno da Plaza de Armas e também do bairro San Blas. A principal dica para as compras em Cusco é: negocie, afinal, "sou turista" estará estampado em você!

09. ARCO DE SANTA ANA

Arco de Santa Ana Cusco
Arco de Santa Ana, Cusco

Cusco tem sempre uma ladeira ou uma escadaria que te levará a lugares lindos. Um deles é o Arco de Santa Ana, tipo um portal da cidade localizado a cerca de 10 minutos da Plaza de Armas.


Templo de Santa Ana Cusco
Templo de Santa Ana

Para chegar procure a Rua Siete Quartones, depois vire a direita na Rua Meloc e continue subindo as escadas pela Cuesta de Santa Ana, com alguns passos a mais você verá o templo de Santa Ana, que possui uma bela vista! O Arco de Santa Ana faz parte do Free Tour em Cusco.

10. PLANETÁRIO DE CUSCO

Planetário de Cusco

Uma das experiências mais interessantes que tivemos foi visitar o Planetário de Cusco, localizado próximo ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman, mas no valor do passeio já está incluso ingresso e transfer ida e volta.

Ao chegar no local, uma cabana de adobe construída no estilo andino, recebemos mantas para nos aquecer, é feito uma apresentação e começa uma série de projeções que explicam de uma forma fascinante sobre as constelações e como os Incas "liam o céu" para usar como um guia que ajudava a controlar o cultivo de suas plantações e entender os mistérios do universo.


Tour astronômico Cusco

Depois disso, seguimos para a parte externa para observar as estrelas, a lua e os planetas através de diferentes tipos de telescópios. Muito lindo!

+ DICAS DO QUE FAZER EM CUSCO

Cusco dicas pontos turísticos

Há muito o que fazer em Cusco, além das atrações que listamos acima, se quiser algo surpreendente você pode fazer um passeio de balão em Cusco e também reservar uma noite com jantar e espetáculo andino, que tal?

Aliás, a gastronomia peruana é uma atração a parte, veja o post "Onde comer em Cusco" com dicas dos melhores restaurantes e tudo que você não pode deixar de provar.


Jantar com show em Cusco
Ceviche peruano

Além das principais atrações da cidade, existe ainda os passeios bate-volta de Cusco que não podem ficar de fora do seu roteiro como Machu Picchu, o Vale Sagrado dos Incas, as Salineras de Maras, a Montanha Arco-íris e a Laguna Humantay, veja as dicas dos passeios imperdíveis em Cusco.

Machu Picchu
Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do Mundo

Definitivamente Cusco é uma cidade encantadora, aproveite seus dias para explorar cada pedacinho da antiga capital do Império Inca. Tem que ir! 

melhor blog de viagem Peru
Nós duas curtindo Cusco, inesquecível!

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com

Pin It
2 comentários

2 comments:

  1. Uau! Informações detalhadas para ajudar os viajantes! Amei
    As fotos estão lindas também!
    Excelente conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Ficamos felizes em saber que gostaram das nossas dicas :)

      Bjs
      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir