Tem que ir: Cartagena, Colômbia: dicas de viagem ,

Destaques

POSTS RECENTES

Cartagena, Colômbia: dicas de viagem

08 abril 2024
Dicas de Cartagena das Indías

Cartagena das Índias é um desses lugares que conquistam, sabe? Talvez por sua rica história combinada com ruazinhas charmosas, muitas cores, sabores e claro, o belíssimo mar do Caribe.

Nossa viagem a Cartagena foi um sonho realizado e agora vamos compartilhar todas as nossas experiências e dicas para ajudar quem está planejando conhecer essa cidade queridinha da Colômbia. Tem que ir!

QUANDO IR A CARTAGENA

Melhor época para ir a Cartagena
Torre do Relógio - Entrada principal da Cidade Amuralhada

Cartagena tem clima tropical, quente e úmido o ano todo! Temperatura média 27°C, mas na hora de decidir quando ir a Cartagena, atente-se a outras questões como a época de chuva e alta temporada.


Dicas de Cartagena
Hotel Ermita Cartagena, a Tribute Portfolio by Marriott

Os meses que mais chove em Cartagena são de maio a novembro, sendo que setembro e outubro as chuvas ficam mais intensas. Os demais meses, de dezembro a abril,  tendem a ser secos. 


Cartagena quando ir
Ruas enfeitadas de Getsemani

Nossa viagem a Cartagena foi na primeira semana de dezembro, apenas 1 dia foi nublado e choveu rapidamente a tarde. Todos os outros foram dias lindos de sol e calor (muito calor).


Turismo Cartagena das Índias
Islas del Rosário

Cartagena é um dos destinos mais visitados da Colômbia, recebe turistas o ano todo, mas especialmente nos feriados e meses de férias como dezembro, janeiro, julho e agosto a cidade fica cheia e os preços de hospedagem mais elevados, portanto, levando em consideração o clima e alta temporada, eu diria que a melhor época para ir a Cartagena é no início de Dezembro ou final de fevereiro a abril.

REQUISITOS PARA ENTRAR NA COLÔMBIA

Dicas de Cartagena
Castelo de San Felipe de Barajas

Para entrar em Cartagena, San Andrés, Bogotá ou qualquer outro destino da Colômbia, nós brasileiros precisamos apenas do RG e do certificado Internacional de vacina contra a Febre Amarela (CIVP), além disso, todos os passageiros que chegam ou partem da Colômbia devem preencher o formulário Check-Mig de forma online no prazo de 72 horas antes do voo.


Migração Colômbia
Migração no Aeroporto de Bogotá

Portanto, brasileiros NÃO precisam de passaporte muito menos visto para entrar na Colômbia, mas fique atento, se o seu voo tiver conexão no Panamá precisará do Passaporte, mesmo que você nem saia do aeroporto, pois ele será solicitado ainda no Brasil, no momento do embarque. 


Viagem Cartagena
Artes de Getsemani

Crianças também precisam de RG ou passaporte, a certidão de nascimento não é aceita. Leve sua CNH caso queira alugar um carro.

Não há qualquer exigência em relação a Covid-19 para entrar na Colômbia, ou seja, não precisa mais apresentar comprovante de vacinação ou teste.


Viagem Cartagena
Castelo de San Felipe

Seguro Viagem não é obrigatório para entrar na Colômbia, isso inclui CartagenaSan Andrés, mas é importante que você saiba que na Colômbia não tem sistema público de saúde, então por precaução, recomendo que contrate nem que seja um plano básico de seguro viagem.

A CHEGADA EM CARTAGENA

O que precisa para entrar em Cartagena
Cartagena das Índias

Bienvenidos a Cartagena das Índias! Você irá desembarcar no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, 5 km do Centro Histórico e cerca de 8 km até Bocagrande, as duas principais zonas hoteleiras da cidade.

A melhor maneira para ir do aeroporto de Cartagena ao seu hotel é contratando um  transfer, você paga em reais, recebe o voucher e no dia e na hora marcada o motorista estará te esperando para levá-lo com todo conforto e segurança.


Tudo sobre Cartagena
San Diego, Centro histórico de Cartagena

Táxi e Uber em Cartagena possuem preços bem parecidos, uma corrida do aeroporto aos hotéis do centro histórico fica em torno de 20 mil pesos (acaba não compensando em relação ao Transfer) além disso, sempre que precisar pegar um Taxi em Cartagena você precisa negociar antes o valor, pois não tem taxímetro, e vá com dinheiro trocado para não correr o risco de receber cédulas falsas, isso acontece muito, infelizmente. 


Viagem a Cartagena, todas as dicas
Getsemani

A linha de ônibus T-102 da TransCaribe (transporte público) faz o trajeto entre o aeroporto e o centro, mas é necessário comprar o cartão (tipo bilhete único) para embarcar. Se pretende alugar um carro em Cartagena faça uma cotação AQUI e garanta os melhores preços sem taxas.

Escolher onde se hospedar em Cartagena não é uma tarefa muito difícil, basicamente você terá que decidir entre ficar no centro histórico ou em Bocagrande, a área moderna da cidade.


Embora Bocagrande tenha praia, shoppings e hotéis bem estruturados, a maioria dos turistas preferem ficar entre as ruazinhas charmosas do centro histórico, que são cercadas por pontos turísticosrestaurantes, lojas e ficam próximo ao Muelle la Bodeguita (de onde partem os passeios para as ilhas mais bonitas).


Cartagena onde se hospedar
GHL Hotel Armería Real

O centro histórico de Cartagena é composto por três principais bairros, a famosa Cidade Amuralhada , San Diego e Getsemani, cada qual com características diferentes.

Veja o post completo "Onde ficar em Cartagena", falamos dessas regiões com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.

QUANTOS DIAS FICAR EM CARTAGENA E O QUE FAZER

Cartagena quantos dias ficar
Centro Histórico de Cartagena - Catedral de Santa Catalina 

O charme da cidade histórica cercada pelas belezas naturais do Caribe merecem 3,4,5 dias para mais!


O que fazer em Cartagena
Islas del Rosário - Gente de Mar

Nós ficamos 10 dias em Cartagena e amamos cada minutinho, mas num roteiro de 4 dias em Cartagena você conseguirá conhecer os principais pontos turísticos da cidade, fazer o passeio a Playa Blanca e visitar ao menos uma das Islas del Rosário, o básico!


Viagem Cartagena
Catedral de San Pedro Claver - Centro Histórico

Cartagena tem uma atmosfera incrível, fique o máximo que puder para passear com calma pelas ruazinhas coloridas, ter tempo para caminhar sobre as muralhas enquanto acontece o lindo pôr do sol no mar, curtir a noite nos ótimos restaurantes... 


Cartagena 7 dias
Café del Mar - Baluarte de Santo Domingo

Veja o post "O que fazer em Cartagena" com 10 atrações e passeios imperdíveis! Incluindo valores, informações e muitas dicas.


Blog de viagem Cartagena
O colorido de Getsemani

Nós unimos Cartagena com San Andrés e foi a melhor decisão, o arquipélago caribenho fica a menos de 1h30 de voo e reúne algumas das praias mais lindas da Colômbia. Tem que ir!

CARTAGENA, GASTRONOMIA

Cartagena pratos típicos
Peixe frito com arroz de coco e patacón
 
Banhada pelo mar do Caribe o que não falta nos restaurantes de Cartagena sãos pratos a base de peixes e frutos do mar fresquinhos, inclusive ceviche.

O prato típico do dia a dia é Peixe frito acompanhado de arroz de coco e patacón (banana da terra). No café da manhã ou no lanchinho da tarde não faltam arepas e carimañolas acompanhadas de um "tinto", como popularmente é chamado o cafézinho preto, aliás os cafés colombianos são mundialmente famosos.


Dicas de Cartagena gastronomia
Arepas (comum e de ovo) com tinto

Além disso tem opções para todos os gostos, muuuitas frutas, sucos como a tradicional limonada de coco e drinks a base de rum, como a piña colada.

As ruas e as praças do centro histórico são repletas de bares e restaurantes, a noite rola música ao vivo, mesinhas nas calçadas... um clima bem legal.


Viagem Cartagena
Plaza de Santo Domingo - La Gorda Gertrudis

Veja o post "Onde comer em Cartagena" com as comidas típicas que você não pode deixar de provar, nossas experiências e dicas de restaurantes.

CÂMBIO EM CARTAGENA, QUAL MOEDA LEVAR

Cotação do Real em Cartagena
Pesos Colombianos - Casa de Câmbio em Cartagena

A moeda utilizada em Cartagena e em todo o país é o Peso Colombiano (COP). O Real não é aceito, já o dólar é bem recebido, no entanto a cotação é menos vantajosa que nas casas de câmbio. Neste momento, acredito que não compensa comprar dólares para trocar por pesos, a dupla conversão não vale a pena. 

A dica é usar os cartões de débito internacional, como os da Wise ou Nomad, que são aceitos em praticamente todos os lugares sem tarifas, levar Reais para trocar por pesos nas casa de câmbio de Cartagena, que oferecem boas cotações, ou enviar dinheiro pela Western Union. Caso prefira usar o cartão de crédito convencional lembre-se do imposto IOF.


Cartagena dicas de viagem
Centro de Artesanato Las Bóvedas, Cartagena

Há diversas casas de câmbio espalhadas pela cidade de Cartagena, inclusive no aeroporto, mas as que oferecem as melhores cotações ficam no centro histórico, em torno da Torre do Relógio. Não troque seus reais por pesos colombianos nas casas de câmbio do Brasil, pois as cotações são as piores.


melhor cotação de câmbio em Cartagena
Torre do Relógio, Centro histórico de Cartagena

Em 2024 encontramos as seguintes cotações: 

Cotação pela Western Union: 1 Real = 785 COP
No Aeroporto de Bogotá: 1 Real = 750 COP
Casas de câmbio de Cartagena: 1 Real = 760 COP
Nas casas de câmbio do Brasil: 1 Real = 600 COP

O Dólar estava valendo cerca de 3.800 COP, tanto no Aeroporto de Bogotá, quanto no centro histórico de Cartagena. Hoje os números podem ser diferentes, mas é bem provável que as proporções continuem as mesmas.

+ DICAS DE CARTAGENA

Cartagena é perigoso
"La Palenquera", como são chamadas essas mulheres Colombianas

• O idioma da Colômbia é o espanhol, mas nós conseguimos nos virar no "portunhol", rs. A verdade é que eles estão acostumados a receber brasileiros e turistas do mundo todo, nos hotéis e nos passeios geralmente existem pessoas que falam inglês.


Cartagena: quando ir, o que fazer, todas as dicas
Centro histórico de Cartagena

• A hora na Colômbia, incluindo Cartagena, é diferente do Brasil, 2h a menos em relação ao horário de Brasília.

• A voltagem em Cartagena é 110V, leve adaptadores de tomada porque as de lá são de dois pinos retos.


Cartagena dicas úteis
Todas as tomadas eram assim em Cartagena e San Andrés

• A maioria dos hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi gratuito, mas se quiser ficar sempre conectado, a dica é comprar um Chip de viagem internacional.


Viagem Cartagena
Bairro de San Diego, centro histórico de Cartagena

• Existem táxis comuns em Cartagena e outros de "servicio publico" que saem buzinando e pegando todos os passageiros que vão para o mesmo caminho, uma espécie de táxi compartilhado, a vantagem é o preço bem mais em conta, nós usamos e valeu a pena, hehe!


Transporte em Cartagena
Em frente ao Portal de los Dulces, centro histórico de Cartagena

• Achamos Cartagena uma cidade bonita, limpa e bem cuidada! A região do centro históricoonde ficamos hospedadas, é sempre movimentada, circulamos dia e noite só nós duas e em nenhum momento nos sentimos inseguras. 


Cartagena Colômbia
Noite em Cartagena, cidade amuralhada

Prepare-se para ser abordado por vendedores, mulheres com frutas na cabeça se oferecendo para tirar fotos por uns "trocados", cantores de rap... faz parte! É um lugar que vive do turismo, isso não nos incomodou, todos eram sempre muito simpáticos, alegres e bem menos insistentes do que em muitos lugares do Brasil, como Salvador por exemplo.


Cartagena das Índias
Getsemani

No fim a gente até se diverte porque quando eles percebem que somos brasileiros eles falam "mais barato que 25 de março" - "barato pra caramba!", kkkk


Cartagena dicas de Turismo
Monumento Los Zapatos Viejos, Cartagena

Enfim, partimos completamente apaixonadas por Cartagena, a história da cidade amuralhada, as ruas charmosas, o "ar europeu", as cores, os sabores, o mar do caribe... tudo nessa viagem nos marcou de um jeito especial, jamais esqueceremos!

Cartagena blog Tem que ir
Nós duas em Cartagena, sonho realizado! :)

Espero que tenha gostado das dicas e que sua viagem a Cartagena seja como a nossa, incrível! Tem que ir!

✓ Cartagena: onde ficar, o que fazer e onde comer


Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTok e Twitter

Booking.com






4 comments:

  1. Adorei sua dica. Estamos querendo ir em janeiro. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, vocês vão amar Cartagena, qualquer dúvida conte conosco. :)

      Excluir
  2. Legal as dicas! estou anotando tudo! vou em junho/2023

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas, você vai amar Cartagena. Boa viagem!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir