Cartagena, Colômbia: dicas de viagem
13 maio 2022
Cartagena das Índias é um desses lugares que conquistam, sabe? Talvez por sua rica história combinada com ruazinhas charmosas, muitas cores, sabores e claro, o belíssimo mar do Caribe.
CARTAGENA, QUANDO IR
Torre do Relógio - Entrada principal da Cidade Amuralhada |
Cartagena tem clima tropical, quente e úmido o ano todo! Temperatura média 27°, mas atente-se a outras questões como época de chuva e alta temporada.
Hotel Ermita Cartagena, a Tribute Portfolio by Marriott |
De maio a novembro são os meses com maior probabilidade de chuvas, mas elas chegam com mais intensidade a partir de setembro. Os demais meses tendem a ser secos. Claro que o clima anda meio doido, nada é 100% previsível.
Ruas enfeitadas de Getsemani |
Nós fomos no final de novembro e ficamos a primeira semana inteirinha de dezembro, apenas 1 dia foi nublado e choveu rapidamente a tarde. Todos os outros foram lindos de sol e calor (muito calor, rs).
Islas del Rosário |
Cartagena é um dos destinos mais visitados da Colômbia, recebe turistas o ano todo, mas especialmente nos feriados e meses de férias como dezembro, janeiro, julho e agosto, a cidade fica cheia e os preços de hospedagem mais elevados.
DOCUMENTOS PARA ENTRAR NA COLÔMBIA
Castelo de San Felipe de Barajas |
Para entrar em Cartagena, San Andrés, Bogotá ou qualquer outro destino da Colômbia, nós brasileiros precisamos apenas do RG, do certificado Internacional de vacina contra a Febre Amarela (CIVP) e do comprovante de vacinação Covid-19, que passou a ser exigido em consequência da pandemia.
Migração no Aeroporto de Bogotá |
Portanto, brasileiros NÃO precisam de passaporte muito menos visto para entrar na Colômbia. No entanto, se seu voo tiver conexão no Panamá precisará do Passaporte, mesmo que você nem saia do aeroporto, pois ele será solicitado ainda no Brasil, no momento do embarque.
Artes de Getsemani |
Crianças também precisam de RG ou passaporte, a certidão de nascimento não é aceita. Leve sua CNH caso queira alugar um carro.
Castelo de San Felipe |
Seguro Viagem não é obrigatório para entrar na Colômbia, mas com a saúde não se brinca, né? Faça uma cotação AQUI e contrate ao menos um plano básico, caso venha precisar de alguma assistência médica durante a viagem.
A CHEGADA EM CARTAGENA
Cartagena das Índias |
Bienvenidos a Cartagena! Você irá desembarcar no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, 5 km do Centro Histórico e cerca de 8 km até Bocagrande.
Nós contratamos o transfer in/out e todos os passeios com a Juan Ballena, empresa especializada em receber brasileiros, inclusive com suporte em português via WhatsApp. Recomendamos!
San Diego, Centro histórico de Cartagena |
Táxi e Uber em Cartagena tem preços bem parecidos, uma corrida do aeroporto aos hotéis do centro histórico fica em torno de 20 mil pesos. Não existe taxímetro então negocie o valor antes e tenha dinheiro trocado para não correr o risco de receber cédulas falsas. Infelizmente acontece muito!
Getsemani |
A linha de ônibus T-102 da TransCaribe (transporte público) faz o trajeto entre o aeroporto e o centro, mas é necessário comprar o cartão (tipo bilhete único) para embarcar. Se pretende alugar um carro faça uma cotação AQUI e reserve sem taxas.
ONDE FICAR EM CARTAGENA
Hotel Ermita Cartagena, a Tribute Portfolio by Marriott |
Escolher onde se hospedar em Cartagena não é uma tarefa muito difícil, basicamente você terá que decidir entre ficar no centro histórico ou em Bocagrande, a área moderna da cidade.
Hotel Hyatt Regency Cartagena |
Embora Bocagrande tenha praia, shoppings e hotéis bem estruturados, a maioria dos turistas preferem ficar entre as ruazinhas charmosas do centro histórico, cercadas por pontos turísticos, restaurantes, artesanatos e próximo ao Muelle la Bodeguita (de onde partem os passeios para as ilhas mais bonitas).
GHL Hotel Armería Real |
O centro histórico é composto por três principais bairros, a famosa Cidade Amuralhada, San Diego e Getsemani, cada qual com características diferentes.
Veja o post completo "Onde ficar em Cartagena", falamos dessas regiões com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.
A moeda utilizada em Cartagena e em todo o país é o Peso Colombiano (COP).
Há diversas casas de câmbio espalhadas pela cidade de Cartagena, inclusive no aeroporto, mas as que oferecem melhores cotações ficam no centro histórico, em torno da Torre do Relógio.
Em dez/2021 encontramos as seguintes cotações:
Nas casas de câmbio do Brasil: 1 Real = 560 COP
No Aeroporto de Cartagena: 1 Real = 600 COP
No centro histórico de Cartagena: 1 Real = 650 COP
• A maioria dos hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi gratuito, mas se quiser ficar sempre conectado, a dica é comprar um Chip de viagem internacional.
• Prepare-se para ser abordado por vendedores, mulheres com frutas na cabeça se oferecendo para tirar fotos por uns "trocados", cantores de rap... faz parte! É um lugar que vive do turismo, isso não nos incomodou, todos eram sempre muito simpáticos, alegres e bem menos insistentes do que em muitos lugares do Brasil, como Salvador por exemplo.
Enfim, partimos completamente apaixonadas por Cartagena, a história da cidade amuralhada, as ruas charmosas, o "ar europeu", as cores, os sabores, o mar do caribe... tudo nessa viagem nos marcou de um jeito especial, jamais esqueceremos!
QUANTOS DIAS FICAR, O QUE FAZER
Centro Histórico de Cartagena - Catedral de Santa Catalina |
O charme da cidade histórica cercada pelas belezas naturais do Caribe merecem 3,4,5 dias para mais!
Islas del Rosário - Gente de Mar |
Nós ficamos 10 dias em Cartagena e amamos cada minutinho, mas num roteiro de 4 dias você conseguirá conhecer os principais pontos turísticos da cidade, fazer o passeio a Playa Blanca e uma das Islas del Rosário. O básico!
Catedral de San Pedro Claver - Centro Histórico |
Cartagena tem uma atmosfera incrível, fique o máximo que puder para passear com calma pelas ruazinhas coloridas, ter tempo para caminhar sobre as muralhas enquanto acontece o pôr do sol no mar, curtir a noite nos ótimos restaurantes...
Café del Mar - Baluarte de Santo Domingo |
Veja o post "O que fazer em Cartagena" com 10 atrações e passeios imperdíveis! Incluindo valores, informações e muitas dicas.
O colorido de Getsemani |
Nós unimos Cartagena com San Andrés e foi a melhor decisão, o arquipélago caribenho fica a menos de 1h30 de voo e reúne algumas das praias mais lindas da Colômbia. Tem que ir!
CARTAGENA, GASTRONOMIA
Peixe frito com arroz de coco e patacón |
Banhada pelo mar do Caribe o que não falta nos restaurantes de Cartagena sãos pratos a base de peixes e frutos do mar fresquinhos, inclusive ceviche.
O prato típico do dia a dia é Peixe frito acompanhado de arroz de coco e patacón (banana da terra). No café da manhã ou no lanchinho da tarde não faltam arepas e carimañolas acompanhadas de um "tinto", como popularmente é chamado o cafézinho preto, aliás os cafés colombianos são mundialmente famosos.
O prato típico do dia a dia é Peixe frito acompanhado de arroz de coco e patacón (banana da terra). No café da manhã ou no lanchinho da tarde não faltam arepas e carimañolas acompanhadas de um "tinto", como popularmente é chamado o cafézinho preto, aliás os cafés colombianos são mundialmente famosos.
Arepas (comum e de ovo) com tinto |
Além disso tem opções para todos os gostos, muuuitas frutas, sucos como a tradicional limonada de coco e drinks a base de rum, como a piña colada.
As ruas e as praças do centro histórico são repletas de bares e restaurantes, a noite rola música ao vivo, mesinhas nas calçadas... um clima bem legal.
Plaza de Santo Domingo - La Gorda Gertrudis |
Veja o post "Onde comer em Cartagena" que explicamos sobre as comidas típicas e demos várias dicas de restaurantes.
CÂMBIO EM CARTAGENA
Pesos Colombianos - Casa de Câmbio em Cartagena |
O Real não é aceito, já o dólar é bem recebido, no entanto a cotação é menos vantajosa que nas casas de câmbio. Neste momento, acredito que não compensa comprar dólares para trocar por pesos, a dupla conversão não vale a pena. Se for usar cartão de crédito lembre-se do imposto IOF.
Centro de Artesanato Las Bóvedas, Cartagena |
Torre do Relógio, Centro histórico de Cartagena |
Em dez/2021 encontramos as seguintes cotações:
Nas casas de câmbio do Brasil: 1 Real = 560 COP
No Aeroporto de Cartagena: 1 Real = 600 COP
No centro histórico de Cartagena: 1 Real = 650 COP
Cotação pela Western Union: 1 Real = 690 COP
No centro histórico de Cartagena: 1 Dólar=3.400 COP
OUTRAS DICAS E NOSSAS IMPRESSÕES
"La Palenquera", como são chamadas essas mulheres Colombianas |
• O idioma da Colômbia é o espanhol, mas nós conseguimos nos virar no "portunhol", rs. A verdade é que eles estão acostumados a receber brasileiros e turistas do mundo todo!
Centro histórico de Cartagena |
• A hora na Colômbia é diferente do Brasil, 2h a menos em relação ao horário de Brasília.
• A voltagem em Cartagena é 110V, leve adaptadores de tomada porque as de lá são de dois pinos retos.
Todas as tomadas eram assim em Cartagena e San Andrés |
• A maioria dos hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi gratuito, mas se quiser ficar sempre conectado, a dica é comprar um Chip de viagem internacional.
Bairro de San Diego, centro histórico de Cartagena |
• Existem táxis comuns em Cartagena e outros de "servicio publico" que saem buzinando e pegando todos os passageiros que vão para o mesmo caminho, uma espécie de táxi compartilhado, a vantagem é o preço bem mais em conta.
Em frente ao Portal de los Dulces, centro histórico de Cartagena |
• Achamos Cartagena uma cidade bonita, limpa e bem cuidada! A região do centro histórico, onde ficamos hospedadas, é sempre movimentada, circulamos dia e noite só nós duas e em nenhum momento nos sentimos inseguras.
Noite em Cartagena, cidade amuralhada |
• Prepare-se para ser abordado por vendedores, mulheres com frutas na cabeça se oferecendo para tirar fotos por uns "trocados", cantores de rap... faz parte! É um lugar que vive do turismo, isso não nos incomodou, todos eram sempre muito simpáticos, alegres e bem menos insistentes do que em muitos lugares do Brasil, como Salvador por exemplo.
Getsemani |
No fim a gente até se diverte porque quando eles percebem que somos brasileiros eles falam "mais barato que 25 de março" - "barato pra caramba!", kkkk
Monumento Los Zapatos Viejos, Cartagena |
Enfim, partimos completamente apaixonadas por Cartagena, a história da cidade amuralhada, as ruas charmosas, o "ar europeu", as cores, os sabores, o mar do caribe... tudo nessa viagem nos marcou de um jeito especial, jamais esqueceremos!
Nós duas em Cartagena, sonho realizado! :) |
Espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem muito a viagem a Cartagena. Tem que ir!
✓ Cartagena: onde ficar, o que fazer e onde comer
Outros Posts:
Ônibus turístico de Cartagena: valor, roteiro e dicas
Playa Blanca, Isla Baru: um clássico de Cartagena
Islas del Rosario: o Caribe de Cartagena
Onde ficar em San Andrés: dicas de hotéis e Resorts
O que fazer em San Andrés: praias e passeios
Veja AQUI todas as dicas da Colômbia
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
Adorei sua dica. Estamos querendo ir em janeiro. Obrigada
ResponderExcluir