Tem que ir: Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes

21 março 2024
Restaurantes em Vila Velha

Em Vila Velha, assim como em todo o Espírito Santo, a estrela da culinária é a Moqueca Capixaba, portanto há ótimos restaurantes na cidade que servem essa delícia típica e outros pratos a base de peixes e frutos do mar fresquinhos.

Mas não para por aí, a vizinha mais turística da capital oferece opções para todos os gostos e bolsos, desde lanchonetes e barzinhos descontraídos até restaurantes requintados com grandes chefes e um menu de alta gastronomia.

Restaurantes em Vila Velha Praia da Costa
Restaurante Spaghetti

A maioria dos bares, quiosques e restaurantes em Vila Velha estão concentrados em torno da Praia da Costa, a mais central e movimentada da cidade, tanto que é a preferida dos turistas na hora de se hospedar, mas você também irá encontrar boas opções ao longo das praias de Itapuã e Itaparica.

A seguir você confere nossas melhores experiências e dicas de restaurantes para te ajudar a escolher onde comer em Vila Velha.

RESTAURANTES EM VILA VELHA

RESTAURANTE ATLÂNTICA

Atlantica Restaurante Praia da Costa
Moqueca e o famoso camarão no coco do Atlântica

O Atlântica Praia da Costa é um dos restaurantes mais tradicionais em Vila Velha, faz sucesso entre turistas e capixabas a mais de 50 anos, tanto que também possui uma unidade em Vitória.

A moqueca capixaba do Atlântica já foi eleita várias vezes como a melhor moqueca do ES, mas no cardápio há outros pratos maravilhosos a base de peixes e frutos do mar, destaque para o "camarão no coco", o Atlântica foi o primeiro restaurante do Espírito Santo a servir o camarão assim e até hoje é o mais famoso (e copiado) do estado, não deixem de experimentar!


Restaurantes em Vila Velha
Brigadeiro na panela de barro

O pastelzinho de camarão é a entrada mais pedida da casa e o brigadeiro servido na panelinha de barro é a sobremesa mais capixaba que você irá encontrar. Os pratos são fartos, o atendimento é querido e o preço é justo.

Os quadros coloridos remetem a um clima tropical perfeito para comer muito bem de frente para o mar de Vila VelhaTem que ir!

RESTAURANTE TIMONEIRO

Restaurante Timoneiro Praia da Costa Vila Velha
Moqueca Capixaba

Localizado na Prainha de Vila Velha, próximo ao Convento da Penha, o Timoneiro é um dos melhores restaurantes em Vila Velha para comer uma autêntica Moqueca Capixaba, bem temperada, acompanhada de pirão, arroz, moquequinha de banana e servida na panela de barro, como manda a tradição!


Os melhores restaurantes de Vila Velha ES
Polvo na manteiga

Mas o cardápio, comandado pelo Chefe Tom, é bem variado, além de Moquecas tem petiscos e pratos para todos os gostos. O risole de camarão e o polvo na manteiga são nossas entradas preferidas, além disso o atendimento é ótimo e o ambiente muito agradáve. Tem que ir!
⇨ R. Vinte e Três de Maio, 345 - centro/Prainha | Instagram

PREFERITO RESTAURANTE

Preferito restaurante Vila Velha
Spaghetti Al Grana Padano - Chef Orlando Nardi

Especializado na Culinária Italiana, o Preferitto faz jus ao nome, é um dos restaurantes preferidos em Vila Velha.

cardápio, comandado pelo criativo Chef Orlando Nardi (de raízes italianas), oferece uma imensa variedade do que há de melhor! Destaque para o famoso Spaghetti Al Grana Padanofinalizado dentro do queijo gigante. Sensacional! As pizzas da casa também são muito elogiadas e as sobremesas vão muito além do clássico tiramisù.


melhor restaurante de Vila Velha ES
Cucciolone - Gelato italiano, biscoito e calda de chocolate

O atendimento é excelente e o ambiente um charme, tem um espaço dedicado aos melhores rótulos de vinho, mesas para um belo almoço em família e cantinhos românticos a meia luz, ideal para um jantar a dois. Tem que ir!
⇨ Av. Hugo Musso, 2000 - Praia da Costa |Instagram

VILA RUSTICANA

Melhores restaurantes em Vila Velha
Tarantela Italiana aos domingos

Localizado na orla da Praia da Costa, o Vila Rusticana é um dos restaurantes mais charmosos em Vila Velha, repleto de detalhes na decoração, com mesinhas em meio ao lindo jardim e um forno a lenha de onde sai as receitas mais deliciosas da culinária italiana.

Entradas, massas artesanais, risotos... confesso que ficamos com vontade de experimentar tudo, mas fomos de pizza, uma das especialidades da casa e nossa paixão. Massa leve, saborosa e com ingredientes de primeiríssima qualidade, certamente uma das melhores pizzas que comemos na região. Drinks e bons vinhos é o que não falta para harmonizar.

O atendimento é perfeito, as luzes a noite deixam o clima romântico e no almoço de domingo tem som ao vivo de uma típica tarantela italiana. Um momento para lá de speciale em Vila Velha. Tem que ir!

SPAGHETTI

Restaurante Italiano em Vila Velha

Com unidades na Praia da Costa, Vila Velha, e também em Vitória, o Spaghetti é um dos restaurantes mais elogiados da região, inclusive eleito várias vezes pela Revista Veja como o melhor Italiano do ES. Tem que ir!

No cardápio antepastos, massas artesanais e risotos combinados perfeitamente com carnes, peixes e frutos do mar. Impossível não agradar!


Spaghetti restaurante Vila Velha
Lasanha bolonhesa | Spaghetti limão siciliano com camarões

A Burrata com tomate cereja e pesto de manjericão foi perfeita para começar, depois a tradicional lasanha a bolonhesa e o Spaghetti ao creme de limão siciliano com camarões e crocante de parma estavam divinos! Sem falar nas sobremesas maravilhosas, na seleção especial de vinhos e na linha de congelados que ficamos com vontade de levar tudo para casa!

O ambiente é de uma típica cantina Italiana, a comida é farta e o atendimento impecável. Saímos com vontade de voltar!
⇨ R. Anésio Alvarenga, 240 - Praia da Costa | Instagram

THEO BISTRÔ

Restaurantes Românticos em Vila Velha

Para quem busca ir além na experiência gastronômica em Vila Velha, a dica é o sofisticado Theo Bistrô, localizado na Praia da Costa e comandado pelo talentoso Chef Theo, participante do MasterChef Brasil, em 2017.

No cardápio você irá encontrar desde peixes, massas e risotos até pratos com cordeiro, rã, polvo, lagosta... todos com um toque autoral do chef, nós comemos a Lagosta no Crocante de Pistache e a Lagosta no abacaxi - flambada no champanhe ao molho branco, que sabor!


Theo Bistrô Vila Velha
Lagosta crocante de pistache | Lagosta no abacaxi

Sem falar nas entradas maravilhosas, nas sobremesas perfeitas e na adega que ostenta alguns dos melhores rótulos do mundo. Enfim, recomendo aos meus melhores e mais exigentes amigos. Tem que ir!

COCO BAMBU VILA VELHA

Coco Bambu Vila Velha

O Restaurante Coco Bambu dispensa apresentações, uma das redes de maior sucesso no Brasil está presente também em Vila Velha, na área Gourmet do Shopping Praia da Costa.


Onde comer em Vila Velha Praia da Costa

No cardápio uma infinidade de pratos com camarões, peixes e carnes. A escolha da vez foi o famoso "Camarão Coco Bambu" e como somos apaixonadas por chocolate finalizamos com a Torta Pavê Truffada. Vale cada caloria!

O atendimento é excelente, a comida é farta e o preço é justo. Aliás desde que conhecemos o Coco Bambu em Fortaleza viramos fãs, atualmente frequentamos muito o Coco Bambu Vitória, mas a experiência em Vila Velha é igualmente maravilhosa. Tem que ir!
Espaço Gourmet do Shopping Praia da Costa | Instagram

DELIRA RESTAURANTE E PIZZARIA

Onde comer em Vila Velha barato
Filé à parmegiana

Delira, na Praia da Costa, é um daqueles restaurantes que cai bem em todas as horas, seja num almoço em família ou para curtir um happy hour com os amigos. Tem que ir!


Restaurante Delira Vila Velha

O cardápio oferece petiscos, frutos do mar, carnes, massas, risotos e pizzas muito elogiadas. Nós experimentamos o Parmegiana, um dos clássicos da casa, veio suculento, com molho de qualidade e ótimos acompanhamentos. Perfeito! Para quem assim como nós não dispensa a sobremesa, o Brownie com sorvete é delicioso!

O atendimento é ótimo e o ambiente super agradável com varanda, bar, espaços para confraternizações, choperia e adega de vinhos.
⇨ Av. Hugo Musso, 1142 - Praia da Costa | Instagram

BARUTTI GELATERIA

Barutti gelato Vila Velha

De frente para o mar da Praia da Costa, a Barutti, presente também em Guarapari, vem despontando como a melhor gelateria do Espírito Santo. Tem que ir!


Barutti gelateria

Ela oferece um gelato tipicamente italiano, preparado de forma artesanal com ingredientes selecionados e aquela textura perfeita! Até a casquinha é feita na hora e pode ser recheada com creme de avelã, amamos! A vitrine é de encher os olhos, o de pistache e o gianduia são os nossos preferidos, mas você irá se surpreender com os sabores exclusivos do chef.

Cafés, cookies, brownies, banoffee e outras delícias completam o cardápio. O ambiente e o atendimento seguem o mesmo padrão de qualidade.
Av. Antônio Gil Veloso, 1856 - Praia da Costa | Instagram

SAL & MEL GELATERIA

Sol & Mel Gelateria Vila Velha

A cerca de duas quadras da praia de Itapuã, a Sal & Mel serve um dos gelatos mais saborosos de Vila Velha. Tem que ir! 

São diversas opções, o de pistache certamente é um dos melhores que já provamos na vida, mas o chef é criativo e além dos sabores tradicionais, sempre oferece novidades como o gelato de maçã com crumbles de canela e o Grana Padano com Goiabada. Todos deliciosos!

+ DICAS ONDE COMER EM VILA VELHA

Dicas de bares e restaurantes em Vila Velha

Ainda na lista dos melhores restaurantes em Vila Velha vale destacar o Mahai - Praia da Costa, que tem ambiente charmoso e um cardápio para todos os gostos, incluindo veganos e vegetarianos, impossível não agradar! 

Para comer frutos do mar em Vila Velha, além dos que citamos acima, outros que fazem sucesso são o Ilha do Caranguejo, no Boulevard Shopping, e o popular Regina Maris, em Itaparica. Quem busca um restaurante japonês em Vila Velha, a dica é o Banzai Praia da Costa que tem opção de rodízio.


Mahai Praia da Costa
Mahai Praia da Costa

Para comer Hambúrguer em Vila Velha o GolBurger & Cozinha é um dos melhores, o cardápio oferece também dezenas de pratos, mas quem está com crianças a dica é o Herois Burger, uma hamburgueria temática em Vila Velha capaz de divertir até os mais crescidinhos. Outro lugar bacana é o Itaparica Food Park que reúne diversas opções gastronômica em uma ótima estrutura, incluindo espaço Kids.

Se você busca um barzinho legar para curtir a noite em Vila Velha recomendamos o Santo Botequim, na Praia da Costa, que rola música ao vivo, tem ótimas bebidas e todas aquelas comidinhas deliciosas de boteco.

Além disso, Vila Velha conta com diversos outros restaurantes e fast foods de redes, como o nosso amado Outback Brasil, no Shopping Vila Velha.

Outback Vila Velha

Enfim, além de reunir alguns dos principais cartões postais do estado, essa cidade é deliciosa! E você, já escolheu onde comer e Vila Velha? Tem que ir! :)


Booking.com

+ DICAS DO ESPÍRITO SANTO





10 comments:

  1. Amei as dicas de restaurantes, tenho viagem ao Espírito Santo no final de setembro e já quero conhecer todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, ficamos felizes em saber que gostou. São todos maravilhosos mesmo, vale a pena conhecer!

      Bjs
      Ma e Ka

      Excluir
  2. Melhor moqueca que já comi foi a capixaba. Excelente seleção de restaurantes, conheço alguns, outros já anotei para conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, concordo com você, a moqueca capixaba é mesmo maravilhosa e Vila Velha tem restaurantes ótimos, vale a pena conhecer. Obrigada por seu comentário.

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  3. Jéssica Dias28 agosto, 2020

    Que delícia, sou de BH e vou para o ES todos os anos, mas esse ano ainda não fui por conta da pandemia (quero verse consigo ir em outubro ou novembro). Dessa vez vou ficar em Vila Velha, adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Jéssica, que legal saber que vem sempre ao ES, Vila Velha é uma das nossas cidades preferidas do estado. Também somos apaixonadas pela sua terra.

      Espero que consiga vir em outubro e aproveite muito, qualquer dúvida conte conosco.

      Bjs
      Ma e Ka

      Excluir
  4. Adorei esses restaurantes que você indicou, várias opções na Praia da Costa, vou pra Vila Velha todos os anos e sempre fico hospedada lá. Um ou outro eu já conhecia, mas a maioria não. Dessa vez vou sair da mesmice e comer cada dia em um. Fiquei com vontade de experimentar todos esses. Sabe se já estão abrindo normal? Vou em Outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, esses restaurantes são todos maravilhosos mesmo, vale a pena se programar para conhecer todos! Sim, tanto em Vila Velha quanto em Vitória os restaurantes estão todos funcionando. Abraços e qualquer outra dúvida conte conosco.

      Bjs
      Ma e Ka

      Excluir
  5. Muito boa a materia. Alguém me indica um lugar p tomar um bom vinho Espanhol com um jamón de bellota de qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado da matéria, muito obrigada! Neste post listamos vários lugares onde você encontrará vinhos de qualidade acompanhados de bons petiscos, entre eles recomendo o Restaurante Preferito e a Vila Rusticana.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir