Tem que ir: Onde comer em Belém: pratos típicos e dicas de restaurantes ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Belém: pratos típicos e dicas de restaurantes

02 abril 2024
Belém onde comer

A culinária paraense é especial, influenciada por indígenas, cheia de ingredientes, temperos e sabores que você só encontra nessa região Amazônica.

Na hora de comer em Belém demos de cara com pratos de nomes diferentes, combinações exóticas e iguarias que nem imaginávamos que existiam. A sensação, para nós do sudeste, era como se estivéssemos experimentando a gastronomia de um outro país, só que não! Te amo Brasil!

PRATOS TÍPICOS

Restaurantes em Belém
Delícias do Menu Degustação do Ver-o-Açaí

Impossível ir ao Pará e não tomar açaí, o mais puro, intenso e delicioso que já provamos na vida (nos lembrou o gosto de abacate, nunca pensei!), mas esqueça a banana, a granola e todas aquelas misturas que estamos acostumados, por lá o açaí é servido com proteína (peixe, camarões, charque) e farinha.

 
Feira do Açaí Belém
As 3h30 da madrugada na tradicional Feira do Açaí

Vale a pena experimentar, mas confesso que comendo tudo junto foi uma combinação estranha para nós, preferimos comer o peixe e depois tomar o açaí geladinho com açúcar, hehe!


Restaurantes em Belém
Melhor açaí de Belém - Point do Açaí

Alguns dos principais pratos típicos do Pará levam Tucupi (um caldo amarelo extraído da mandioca) e Jambu (uma erva que causa leve dormência na boca e vai com praticamente tudo, tem até cachaça de jambu). Entre os que você não pode deixar de experimentar estão:

Tacacá, tipo uma sopa à base de tucupi, goma de tapioca, camarões e jambu que os paraenses tem o hábito de tomar todo fim de tarde (tem um sabor um pouco ácido, mas é muito saboroso) ; 


Belém do Pará gastronomia
Tacacá do Renato - Delicioso!

A Maniçoba, conhecida como a "feijoada paraense" porque leva basicamente os mesmos ingredientes, mas ao invés do feijão preto entra a maniva (folha da mandioca cozida por até uma semana). É um dos pratos mais tradicionais, inclusive não pode faltar no almoço do Círio, (achei que não iria gostar, mas é saborosíssima, experimentem!);


Melhor restaurante de Belém
Maniçoba, Vatapá e Arroz Paraense - Restaurante Ver-O-Açaí

Pato no Tucupi (pato cozido no molho de tucupi com jambu), um clássico que assim como a Maniçoba, é figura garantida no almoço do Círio.

Mas ainda tem VatapáCaruru (diferentes da Bahia, mas igualmente deliciosos) e outros pratos que levam camarões e peixes fresquinhos de água doce, como o Pirarucu, o Tambaqui e o Filhote (de carne leve e macia é o melhor de todos na nossa opinião).


Unha de caranguejo
A deliciosa Unha de Caranguejo - Maria Belém Gastrobar

Para petiscar os clássicos paraenses são o bolinho de pirarucu, de maniçoba e a Unha de Caranguejo (tipo uma coxinha, só que recheada de caranguejo, muuuuito bom!).

Também não podemos esquecer do famoso queijo do Marajó, das tapioquinhas deliciosas e dos diferentes tipos de farinha, entre elas a tradicional farinha d'água de Bragança, premiada mundo a fora.


Restaurantes requintados em Belém
Filé com queijo do Marajó e Risoto de Cogumelos - Manjar das Garças

Na hora da sobremesa você vai encontrar combinações deliciosas a base de frutas amazônicas como cupuaçu, bacuri e taperebá (cajá), castanhas do Pará e chocolates orgânicos produzidos na região (como os da Dona Nena - Filha do Combu e o  premiado Chocolate Gaudens).


Dicas de restaurantes em Belém Pará
Mousse de Chocolate Amazônico com Taperebá - Casa do Saulo

Por essas e outras Belém recebeu o título internacional de cidade criativa da gastronomia, pela UNESCO. No Brasil apenas mais três cidades integram esse seleto grupo: Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC).

ONDE COMER EM BELÉM

melhor restaurante da Estação das Docas Belém
Estação das Docas com o sorvete da Cairu - Melhor do Mundo! 

Como uma boa capital Belém oferece opções para todos os gostos e bolsos. A Estação das Docas é o polo gastronômico mais turístico da cidade, reúne bares, restaurantes, quiosques e a melhor sorveteria do mundo as margens da baía de Guajará. O pôr do sol e as atrações musicais deixam o clima bem legal.


Onde comer e beber em Belém
Gabinete Roon - Pub anexo ao Radisson Hotel Belém

Umarizal é o bairro mais boêmio de Belém e costuma ficar agitado à noite por conta dos bares, restaurantes e baladinhas. Nazaré e Batista Campos também possuem ótimas opções, incluindo alguns dos restaurantes mais sofisticados da capital. Esses bairros são os melhores para quem deseja unir hospedagem com boa gastronomia.

A seguir vamos dar dicas de restaurantes em Belém, alguns clássicos da cidade, os queridinhos dos turistas e nossas melhores experiências.

POINT DO AÇAÍ

Point do Açaí Belém
Camarão Rosa com açaí especial!

Para experimentar a estrela da gastronomia local tem que ir no Point do Açaí, o restaurante é unanimidade quando o assunto é o melhor açaí de Belém. São várias unidades, nós fomos no "Casarão", um espaço lindo pertinho das Docas.

O cardápio tem uma infinidade de pratos típicos, petiscos (a melhor Unha de caranguejo que comemos em toda a viagem) e bebidas (o suco ou a caipirinha de limão-mexerica tem sabor único). Peça o que quiser, só não saia sem experimentar o famoso açaí. Tem que ir!


MANJAR DAS GARÇAS

Restaurante Manjar das Garças
Filhote com crosta de amêndoa e Risoto de Jambu - Sensacional!

Manjar das Garças é um restaurante super tradicional em Belém que se mistura perfeitamente a uma das principais atrações da cidade. Impossível visitar o Parque Mangal das Garças sem provar o gostinho da culinária amazônica do Manjar.

Peixes, camarões, carnes e aves que acompanham por exemplo risoto de jambu, queijo do Marajó além de outros clássicos, como a maniçoba e o pato no tucupi, sem falar nas sobremesas deliciosas e no ambiente encantador. Tradição com sabor e qualidade, definitivamente Tem que ir!
⇨ R. Dr. Assis, Cidade Velha (Mangal das Garças) | 91 980851211

VER-O-AÇAÍ

Ver-o-Açaí restaurante Belém
Menu Regional e Gresdras - Perfeitos para experimentar de tudo!

Primeira vez em Belém? Tem que ir no Ver-O-Açaí, o restaurante é um dos maiores sucessos da atualidade na capital, eleito inclusive o melhor restaurante de cozinha regional pelo Festival Estrela Azul (maior festival gastronômico de Belém), perfeito para experimentar tudo o que há de melhor da gastronomia paraense.

Na decoração detalhes que valorizam a cultura local e no cardápio todas as delícias típicas que você possa imaginar. A dica é escolher o menu degustação, há duas ótimas opções que combinam uma série de entradas, pratos e sobremesas. Um verdadeiro passeio gastronômico! Tem que ir.
⇨ Tv. Dom Pedro I, 599 - Umarizal, Belém | Tel. 91 98431-0601


SORVETERIA CAIRU

Sorveteria Cairu
Mestiço e Carimbó - Nossos sabores preferidos da Cairu

Uma das melhores formas de experimentar as frutas típicas da Amazônia e alguns dos sabores mais tradicionais do Pará é através dos deliciosos sorvetes artesanais da Cairu, eleita 9 vezes a melhor sorveteria do Brasil. Tem que ir!

O quiosque na Estação das Docas faz filas de turistas, a vitrine é de encher os olhos com uma infinidade de sabores, os regionais são os que mais fazem sucesso. Entre os nossos preferidos estão o Mestiço (mistura perfeita de açaí com tapioca), Carimbó (Castanha do Pará com doce de Cupuaçu), bacuri e taperebá. Todos com aquele sabor e textura perfeita. Tá explicado o sucesso!
⇨ Unidades na Estação das Docas e Umarizal | Tel. 91 99126-1049


CASA DO SAULO DAS ONZE JANELAS

Restaurante Casa do Saulo
Filhote com Molho de Castanha do Pará, Banana e Camarão Rosa

Localizado num belíssimo casarão histórico do complexo Feliz Lusitânia, o Casa do Saulo é hoje uma das maiores referências da gastronomia regional, premiado inclusive como o melhor restaurante do Norte do Brasil.

O cardápio traz uma série de pratos da culinária tapajós a base de peixes, farinha, jambu, tucupi e todos aqueles ingredientes e temperos maravilhosos, típicos da Amazônia. O toque diferenciado fica por conta do criativo chef Saulo Jennings, que transforma a experiência numa explosão de cores, textura e sabor. Tem que ir!

Saulo comanda ainda o restaurante do luxuoso Atrium Hotel Quinta de Pedras e a Casa do Saulo Santarém.

FAMIGLIA SICILIA

Famiglia Sicilia
Fettuccine ao molho de camarões | Filhote com farofa de castanha

O requintado Famiglia Sicilia, em Batista Campos, é um dos restaurantes mais elogiados de Belém. A culinária italiana de primeiríssima qualidade, o ambiente e o atendimento diferenciado costuma agradar até mesmo os mais exigentes.

A cozinha, comandada pela talentosa chef Ângela Sicilia, oferece desde clássicos italianos até receitas criativas que combinam perfeitamente ingredientes regionais. Para harmonizar não faltam ótimas sugestões de Fábio Sicilia, o sommelier se dedica a adega que reúne alguns dos melhores rótulos do mundo! As sobremesas com os chocolates Gaudens completam a experiência espetacular. Tem que ir!


SOPRANO RESTÔ

Soprano Restô
Pescada e Filhote com queijo do Marajó e Risoto de Jambu

O Soprano Restô é nosso queridinho da Estação das Docas. Nele todas as cores e sabores regionais ganham um toque especial da cozinha contemporânea.

Pratos e petiscos bem elaborados com ingredientes típicos como jambu, tucupi, queijo do Marajó, açaí entre outros que você não pode deixar de experimentar. O cardápio traz ainda uma seleção de drinks, chopp, sucos e sobremesas. Perfeito para um almoço, jantar ou happy hour acompanhado da bela vista da baía do Guajará. Tem que ir!
⇨ Estação das Docas, Galpão 2C | Tel. 91 3015-3622


MARIA BELÉM GASTROBAR

Camarões Rosa com queijo Marajó e arroz de Jambu | Filhote ao pesto

Maria Belém foi uma das melhores descobertas que tivemos durante um passeio pelo Shopping Pátio Belém. O restaurante serve comida regional, mas com toda a sutileza de um gastrobar. 

Além de uma série de bebidas, o cardápio oferece opções para todos os gostos, desde petiscos e pizzas até refeições completas. Tudo com aquele gostinho especial da Amazônia, claro! A unha de caranguejo é deliciosa e os pratos nos conquistaram pela apresentação, textura e sabor. Tem que ir!
⇨ Shopping Pátio Belém - 2⁰ piso | Tel. 91 99107-1537


TACACÁ DO RENATO

Tacacá do Renato
Tacacá e Trio Pai D'égua (Maniçoba, Caruru e Arroz Paraense)

Com três unidades na capital, o Tacacá do Renato, como o nome sugere, é o lugar ideal para experimentar um tradicional Tacacá paraense, eleito inclusive o melhor de Belém em diversos concursos gastronômicos. Tem que ir!

Mas além da estrela da casa, o cardápio traz outros clássicos como maniçoba, pato no tucupi, arroz paraense, vatapá, caruru, etc. Na dúvida, peça o Trio Pai D’égua (três pratos típicos a sua escolha). Para completar tem unha de caranguejo de entrada e bolo no pote de sobremesa, o de bacuri é irresistível! 
⇨ Unidades RedutoUmarizal e Marco | Tel. 91 98137-5381


MERCADO VER-O-PESO

Onde comer em Belém Ver-o-Peso

Se a ideia for passear, experimentar de tudo, comprar produtos típicos para viagem e ainda economizar, o Mercado Ver-o-Peso é o lugar. Tem que ir!

Além de cartão postal de Belém, o Ver-o-Peso é o maior mercado a céu aberto da América Latina e um dos maiores do mundo! Você vai encontrar castanhas do Pará, diferentes tipos de farinhas, frutas, temperos, licores e tudo mais! Há também um espaço bem popular onde preparam tapiocas, sucos e o tradicional peixe com açaí (o Box da Lúcia é um dos mais recomendados).


OUTRAS DICAS

Onde comer em Mosqueiro
Restaurante O Comilão - Praia do farol, Ilha de Mosqueiro

Para os cervejeiros de plantão a Amazon Beer, na Estação das Docas, é imperdível! Chopes e cervejas artesanais famosas por levarem ingredientes típicos da Amazônia.


Amazon Beer Belém
Cervejas artesanais Amazon Beer - Estação das Docas

A Portinha é literalmente uma pequena lanchonete, na Cidade Velha, que a mais de vinte anos vende os salgados mais tradicionais e típicos de Belém, boas pedidas são a esfiha de pato com jambu e o pastelzinho de cupuaçu.


O que comer em Belém
Geladinho, Sacolé, Din-Din... no Pará se chama Chopp de Fruta

Se a fome for de hambúrguer vá no Uatá?!, uma rede bem conhecida com várias unidades na cidade, ou no Porpino Burger, em Umarizal, sucesso não só em Belém mas em outras cidades do Brasil. Se é churrascaria rodízio que você quer, uma ótima é a Boi D'ouro, que serve também rodízio de Pizzas e tem uma unidade em Batista Campos.


Cachaça de jambu Belém
Cachaça de Jambu (amortece a língua na hora, rs), Ver-o-Peso

Se está em busca de um restaurante vegetariano em Belém para experimentar a gastronomia regional, um dos melhores é o Govinda Restaurante. Para os fãs de comida japonesa, a culinária nipo-amazônica do Sushi Ruy Barbosa é muito elogiada. Ambos localizados em Batista Campos.


Belém dicas de restaurantes
As tapiocas mais deliciosas de Mosqueiro - Barraca da Rosilda

Se for passar um dia em Mosqueiro (para curtir as belas praias de rio), a dica é o Restaurante "O Comilão" (na praia do Farol), a estrutura e o cardápio são ótimo! Também não deixem de experimentar as tradicionais tapioquinhas da Vila (a molhada de coco é macia e deliciosa!). 


Ilha do Combu restaurantes
Delícias da Casa da Dona Nena - Ilha do Combu

A 15 minutinhos de barco da capital, a Ilha do Combu é perfeita para um almoço com peixes fresquinhos a beira do rio e com uma bela vista para Belém. O Saldosa Maloca é um dos mais famosos, outros bem recomendados são o Solar da Ilha, o Mirante do Combú e o Kasa Kakuri. Também não deixem de visitar a Casa de Dona Nena para experimentar as delícias feitas com chocolate orgânico.

Contudo, a principal dica que podemos deixar é: experimente e se deixe levar por esse mundo de sabores que existem no Pará. É Pai D'égua. Tem que ir!

Dicas de Belém do Pará, onde comer
Melhor açaí da vida! - Point do Açaí

✓ Veja também onde ficar e o que fazer em Belém

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe a gente lá e também nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros Posts:

Belém: quando ir e outras dicas essenciais

Passeio de barco em Belém ao ritmo do Carimbó

Ilha de Marajó: passeio bate-volta de Belém

Ilha do Combu: rota do chocolate em Belém

City Tour em Belém: roteiro e dicas

Ilha do Mosqueiro: praias de rio em Belém

Acesse AQUI todos os nossos posts do Pará


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:



2 comments:

  1. Realmente, só dicas maravilhosas meus parabéns. Nota mil pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, ficamos felizes em saber que gostou. O Pará é tudo de bom, né!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir