slider

15 de março de 2017

Todos os detalhes da viagem de Vitória a Minas com o Trem da Vale

Finalmente chegou a hora de conhecer a terra do pão de queijo, do doce de leite e de tantas belezas de Minas Gerais e escolhemos chegar lá de um jeito que sempre tivemos vontade, de Trem !!!

A EFVM ( Estrada de Ferro Vitória a Minas ) liga as duas capitais: Vitória, no Espírito Santo e Belo Horizonte em Minas Gerais, este é o único trem de passageiros diário no Brasil...

O trem parte todos os dias pontualmente as 7 horas da Estação Pedro Nolasco em Cariacica, região Metropolitana de Vitória, o ideal é garantir as passagens com alguns dias de antecedência, a compra pode ser feita através do site ou diretamente na bilheteria. Nós chegamos na estação por volta das 6:20h e as passagens para aquele dia já estavam ESGOTADAS, sorte que a nossa já estava reservada. Ufa!!

Existe o Vagão Econômico que as passagens custam R$73,00 e o Executivo a R$105,00, nós fomos no executivo que são os vagões da cor azul, mas no bilhete vem especificado o número do vagão e da poltrona. Aliás de tempos em tempos os funcionários passam fazendo a verificação dos bilhetes.

A principal diferença sem dúvida é o conforto! As poltronas do vagão executivo são bem mais espaçosas, reclináveis, com mesinha para notebook, apoio para a cabeça, pés e tomadas individuais...

Vagão Executivo

As poltronas da classe econômica são no estilo poltronas de ônibus de viagem comum, com ajuste no encosto e as tomadas ficam nas paredes do trem para serem compartilhadas.

Vagão Econômico
Em Todos os Vagões há compartimento para as bagagens na parte superior das poltronas e também no fim de cada vagão para as bagagens maiores, Ar condicionado, Tvzinha  passando informações, filmes,"entretenimento a bordo", que pode ser acessado (sem custo adicional) através do celular, tablet, notebook uma série de filmes e shows e ainda Wi-fi, o sinal é bom, apesar de oscilar um pouco em regiões de muita montanha ou quando o trem passa por túneis, o que é esperado.

Também tem um vagão exclusivo para portadores de necessidades especial e o Vagão Lanchonete com diversas mesinhas, garçom e as delícias do Restaurante Bom Gosto que serve bebidas e diversos tipos de refeições a preços que consideramos bem acessíveis ( comparado ao absurdo que vemos por aí em aeroportos e aviões): Água R$2,50, café R$1,50 ,sucos R$4,00, Refri R$4,50... Salgados R$4,50, Pizza Individual R$8,00, Lanches como Misto quente R$5,75, X Burguer R$ 9,00, pratos executivos a partir de R$16,00 e também a opção de Marmitex por R$ 14,00 que você faz a reserva e ela é entregue na sua poltrona, opções como estrogonofe, frango, carne, peixe, lasanha, escondidinho de carne moída, nós não comemos a comida, mas as pessoas que estavam do nosso lado comeram e nos disseram que estava muito bom!!
Nós fomos de X-Tudo ( R$ 12,00 ) e Cappuccino ( R$ 4,00) Delícia!!! ...

Além disso a todo momento passam carrinhos ( em todo o trem) vendendo água, café, refri, biscoitos, salgados, chocolates, balas, bolos, sanduiche natural e até pão de queijo quentinho (R$ 3,50 a unidade). Como você pode ver, fome é uma coisa que não vai atrapalhar sua viagem, kkkkk

* As refeições a bordo devem ser pagas exclusivamente em dinheiro, não são aceitos cartões de débito ou crédito.

São 664 km de muitas belezas: Montanhas, serras, muito verde, cidades....

O Trem passa por 29 estações, as paradas são rapidinhas, a maioria de 1 a 3 minutos, só mesmo para o embarque e desembarque. Antes de cada parada, um alto falante diz o nome da estação, o tempo de parada e o vagão que as portas irão abrir. Os funcionários passam orientando os que irão descer. Aliás toda a equipe do Trem e do restaurante ( que é terceirizado) são super atenciosos, em um determinado momento achamos o ar condicionado muito gelado, falamos com eles e prontamente eles regularam a temperatura.

Assistimos filmes, navegamos na internet, andamos por todos os vagões, ficamos encantadas com a paisagem que nem sentimos as 13 horas de viagem passar, quando demos conta já estávamos chegando na estação central de Belo Horizonte.

A volta de BH a Vitória foi da mesma forma, partimos as 7:30h de BH e próximo das 21h chegamos na estação Pedro Nolasco.
Achamos super tranquilo, seguro...inesquecível!! TEM QUE IR !!

Informações Úteis:

Vale - Trem de Passageiros da EFVM
Informações e Compra de Passagens online: www.vale.com.br
Tel para dúvidas 0800 285 7000

Saídas diárias as 7:00h da Estação Pedro Nolasco sentido Belo Horizonte
Endereço: Rod. BR262, s/n, Jardim América, Cariacica/ES, 29140-000
Funcionamento da Bilheteria: Seg a sex - 5h30 às 17h / Sáb - 5h30 às 15h / Dom e feriados - 5h30 às 12h
Saídas diárias as 7:30 da Estação central de Belo Horizonte sentido Vitória
Endereço: Rua Aarão Reis, 423, Praça da Estação, Centro, Belo Horizonte - MG, 30120-000
Funcionamento da Bilheteria: Seg. a Sáb: 6h às 16h / Dom e Feriados: 6h às 12h
*O pagamento pode ser realizado em dinheiro e cartão de credito.

Importante:
A compra de passagem poderá ser feita com antecedência de até 60 dias nas estações ou internet. Nos locais de embarque, as compras podem ser feitas no mínimo com 30 minutos de antecedência ao horário de partida do trem. Após esse horário, somente serão vendidas passagens para os dias seguintes.Para a compra de passagem e embarque você deve apresentar um documento oficial com foto
Crianças com até 5 anos não pagam passagem, mas devem viajar no colo dos pais ou responsáveis. Crianças com 6 anos ou mais pagam o valor integral da passagem. Bebês ou crianças de colo, transportadas em cadeirinhas, é necessário comprar a passagem para o assento extra.
Não é permitido levar animais no trem, exceto cães-guia.

* Baseado na nossa experiência. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do tempo.

Acesse o Post Índice para ver todas as nossas dicas de Minas: Onde se hospedar, passeios, delícias...

10 comentários:

1. <Meninas
    Amei o trem e a viagem, deve ter sido maravilhoso. Estarei aqui só acompanhando a viagem!
    Beijos e uma excelente semana!
    Beijos e bom dia!
    Sheyla

Respostas
    1. Oi Sheyla, que legal!! Ficamos muito felizes que você gostou!!! A viagem foi inesquecível!!! Obrigada pelo carinho e por nos acompanhar em nossas viagens!!!

Super beijo!!

2. Sonia Sanches20 fevereiro, 2017

Que máximo esse Trem, bem melhor do que eu imaginava!!

Adorei meninas!!

Abraços e ótimas viagens

1. Oi Sonia,

Muito obrigada por sua visita aqui no blog!! Esse trem é ótimo mesmo, quem dera se tivéssemos mais trens assim pelo Brasil!!

Super beijo!

Excluir
  3. O consumo de bebida alcoólica é proibido?

1. Olá Thiago.
      Sim!É proibido bebidas alcoólicas.No cardápio de bebidas eles vendem água, refri, sucos, cafés e capuccino.

Abraços.

Mariza e Karina.

4. Emilson Fernandes15 outubro, 2017

Olá amigos, gostaria de saber a que horas passa o trem com destino á BH. nesta linda ponte , cuja foto esta no site da Vale?? muito grato!!

Atenciosamente,
    Emilson Fernandes

Respostas
    1. Olá Emilson , tudo bem?

A viagem de Trem Vitória a Minas tem paisagens lindas em vários momentos, inclusive mais de uma ponte. Não me lembro ao certo a hora que passa nessa ponte específica da foto da Vale.

No site da Vale você consegue consultar o itinerário completo.

Abraços e Boa Viagem!

Mariza e Karina Cordovil

5. Sabem me informar se idoso tem desconto na passagem do vagão executivo

1. Olá,

Consultei no site da Vale e vi que tem sim a opção de comprar para Idoso com 50% de desconto tanto na classe econômica quanto na executiva, mas é de acordo com o Decreto 5.934 do estatuto do Idoso, ou seja, apenas para passageiros de 60 anos ou mais com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.Os documentos de identidade e comprovação de renda deverão ser apresentados tanto no momento da compra quanto no dia da viagem.

Em todo caso você pode entrar em contato diretamente com eles para confirmar a informação no Alô Ferrovias que funciona todos os dias, 24 horas por dia através do 0800 285 7000

Abraços e Boa Viagem!

Mariza e Karina

Posts Populares

Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.