Tem que ir: Dicas de Alcântara - Maranhão, cidade histórica próxima a São Luís ,

Destaques

POSTS RECENTES

Dicas de Alcântara - Maranhão, cidade histórica próxima a São Luís

03 fevereiro 2024
Alcântara Maranhão

Em sua viagem a São Luís vale a pena incluir no roteiro um passeio a Alcântara, uma das cidades históricas mais importantes do Maranhão, repleta de ruínas e casarões que marcaram a época da colonização do Brasil. 

O que  fazer em Alcântara

Além disso, Alcântara é conhecida por abrigar a base de lançamento de foguetes do Programa Espacial Brasileiro e também pela festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do estado, que acontece sempre em meados de maio e junho.

Neste post vamos dar dicas de como ir de São Luís a Alcântara, o que fazer por lá e contar como funciona o passeio bate-volta. Confira!

COMO CHEGAR A ALCÂNTARA

Como chegar a Alcântara
A chegada em Alcântara - Porto Jacaré

Alcântara fica a cerca de 30 km de São Luís, a forma mais fácil de chegar é pelo mar, a travessia dura pouco mais de 1h através dos barcos e catamarãs que partem do Cais da Praia Grande, no centro histórico.


Alcântara como chegar
Catamarã com destino a Alcântara - Cais da Praia Grande

As saídas acontecem todos os dias, mas os horários variam de acordo com a maré, por isso uma das melhores formas de conhecer Alcântara é através dos passeios oferecidos pelas agências de Turismo que já inclui transfer do hotel, travessia de barco e guia para nos acompanhar pelas principais atrações da cidade. Confira o valor atualizado.
Nós fomos com a Taguatur, melhor agência de turismo da região, ela oferece os passeios através da plataforma Civitatis com diversas opções de pagamento e cancelamento gratuito, caso necessário. Após reservar o seu passeio a Alcântara a empresa entrará em contato para dizer a hora exata que irão te buscar no hotel, já que as saídas variam de acordo com a maré, como expliquei anteriormente.


Passeio a Alcântara
Vista das ruínas da antiga igreja Matriz

No dia do nosso passeio a saída foi as 7h do cais da Praia Grande, com o retorno saindo de Alcântara as 17h, chegando em São Luís aproximadamente 18h15.


Como ir para Alcântara de São Luís
Partida de São Luís - Cais da Praia Grande, Centro

Se você costuma enjoar é bom tomar um remedinho pois há dias que dependendo da força dos ventos e da maré o barco balança consideravelmente. Nós tivemos sorte, o mar estava bem calmo, além disso pegamos um catamarã grande e bem ventilado, então foi super tranquilo. 

ALCÂNTARA: ROTEIRO E DICAS

Alcântara turismo
Praça da Matriz de São Matias

O desembarque é feito no pequeno Terminal hidroviário de Alcântara, chamado Porto do Jacaré. 


Tour de São Luís a Alcântara
Porto do Jacaré

Em frente ao Porto fica o centro de informações turísticas com uma estrutura bem precária de toaletes, por isso o guia nos conduziu até a Pousada do Jacaré que fica ao lado e funciona também como lanchonete, lá tivemos um tempinho para comprar água ou fazer um lanche antes de começar o nosso tour em Alcântara.


Alcântara roteiro de 1 dia
Em frente ao Porto do Jacaré

Era início de junho, o dia estava lindo e quente, aliás o calor mais acentuado de Alcântara se dá ao fato da cidade estar posicionada bem próxima da linha do Equador, por isso em Alcântara faz sempre 2 ou 3 graus a mais que São Luís, portanto chapéu e protetor solar são muito bem vindos!


Alcântara principais atrações
Ladeira do Jacaré

Outra dica, vá com roupas leves e calçados confortáveis pois Alcântara não foge a regra da maioria das cidades históricas, é repleta de ladeiras e ruas de pedras.


Alcântara Maranhão
Ladeira do Jacaré

Do porto subimos direto pela Ladeira do Jacaré (ou calçada do Jacaré) rumo a
Praça da Matriz, coração da cidade, mas no caminho fomos parando entre os casarões em ruínas e outros pontos turísticos.


O que fazer em Alcântara
Capela de Nossa Senhora das Mercês
Ruínas de Alcântara
Ruínas da Ladeira do Jacaré

Entre eles os Sinos da Igreja do Desterro, que segundo a lenda, o visitante de Alcântara que fizer três pedido tocando os sinos terá seus desejos realizados. Eu garanti os meus, claro!


Sinos de Alcântara
Sinos da Igreja do Desterro
Alcântara Maranhão

O local também tem uma bela vista para a Ilha do Livramento e a Baía de São Marcos, que separa São Luís de Alcântara.


Passeio de São Luís a Alcântara
Artes de rua em Alcântara

No final da Ladeira do Jacaré fica a emblemática Praça da Matriz, que abriga o pelourinho e também as ruínas da antiga Igreja de São Matias, principal cartão postal de Alcântara. A praça também ficou famosa depois de ter sido cenário da novela "A Cor do Pecado", com Taís Araújo e Reynaldo Gianecchini.


O que fazer em Alcântara
Praça da Matriz

Em seu entorno estão também a Prefeitura, a antiga cadeia pública e o
Museu Histórico de Alcântara (grátis). Um casarão revestido por azulejos portugueses que abriga móveis, pratarias e objetos que retratam a época áurea da cidade comandada por Barões e erguida pelas mãos escravas.


Alcântara Maranhão
Vista da Prefeitura
Museu Histórico de Alcântara
Museu Histórico de Alcântara

Alcântara foi uma das cidades mais ricas do Brasil entre os séculos 17 e 18, sua economia girava em torno do algodão, da cana-de-açúcar e do trabalho escravo. Depois da abolição da escravatura veio a decadência e os barões abandonaram a cidade. Hoje as igrejas, os casarões coloniais e as ruínas que marcaram essa época foram declarados Patrimônio Histórico Nacional.


Alcântara roteiro
Ruínas de Alcântara
Largo do Carmo Alcântara
Largo do Carmo

Próximo á Praça da Matriz fica a Rua da Amargura, que recebeu esse nome porque era por onde os escravos passavam rumo ao pelourinho, para serem castigados. Nela estão também as ruínas do Palácio Negro, onde comercializavam os escravos.


Rua da Amargura Alcântara
Rua da Amargura
Alcântara Maranhão
Palácio Negro - Rua da Amargura

Outro ponto interessante de Alcântara é o Largo do Carmo, que além da bela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no estilo barroco, ficam as ruínas dos Palacetes que o Barão do Pindaré e o Barão de Mearim (inimigos poderosos na época) começaram a construir numa disputa de qual seria o melhor para hospedar Dom Pedro II, que prometeu visitar a cidade. O fato é que o imperador nunca apareceu e as obras foram abandonadas.


Igreja Nossa Senhora do Carmo Alcântara
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
O que fazer em Alcântara
Um dos palácios que iria receber Don Pedro

Também vale a pena visitar a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, também conhecida como a "igreja do galo" (que fica no topo de sua torre) ou "a igreja dos escravos", pois os "senhores" ficavam na matriz e essa era a igreja que os escravos se reuniam para fazer suas orações. Vez e outra acontece na igreja apresentações do Tambor de Crioula.


Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos Alcântara
Igreja dos Escravos

Ao lado da Igreja dos Escravos fica a Casa de Cultura Aeroespacial (visita gratuita), nela você entende porque Alcântara foi escolhida para ser uma base espacial brasileira e porque o lançamento de foguetes é tão importante.


Como visitar a Base de Alcântara
Casa de Cultura Aeroespacial de Alcântara

Acontece que a localização de Alcântara, próxima do Equador, ajuda a economizar quase 50% de combustível no lançamento de foguetes. É através desses lançamentos que são colocados satélites na órbita da Terra para que seja possível operar os sistemas de telecomunicações, meteorológicos, etc. Foi muito legal saber de tudo isso.


Casa de Cultura Aeroespacial de Alcântara
Foguete da Casa da Cultura Aeroespacial de Alcântara

Pelas ruas e vielas de Alcântara há diversos sobrados revestidos de azulejos portugueses, o que possui tons avermelhados é a Casa do Divino, que funciona como um museu temático da tradicional Festa do Divino Espírito Santo.


Alcântara Maranhão
Ruas do centro histórico de Alcântara
Alcântara Maranhão
Casa do Divino

Aliás, nós tivemos o privilégio de visitar Alcântara no início de junho, justamente nos dias em que estavam acontecendo os festejos do Divino, a cidade estava toda enfeitada, um clima bem legal! Nessa época a pacata cidade se transforma e recebe visitantes de todas as partes do estado.


Casa do Divino Alcântara
Casa do Divino
Alcântara Maranhão

Na Casa do Divino conseguimos entender um pouco mais dessa linda tradição e ainda tivemos a sorte de ver uma produção do típico Doce de Espécie, que se tornou uma tradição na cidade ao ser distribuído pelos moradores durante a Festa do Divino.


Festa do Divino Alcântara
Mulheres fazendo o tradicional Doce de Espécie - Casa do Divino
Festa do Divino Espirito Santo Alcântara
E assim fomos recebidas pela Dona Elizabeth em sua "Casa de Festa" 

receita é uma herança dos portugueses que ultrapassa gerações e permanece até hoje sendo feito de forma artesanal pelas mulheres de Alcântara. Lembra um bombocado, à base de coco, molhadinho por dentro e crocante por fora, uma delícia! Impossível ir a Alcântara e não experimentar.


Doce de Alcântara
Doce de Espécie

Você encontra o doce de espécie o ano todo em Alcântara, o que mais gostamos foi o da "Dona Maria", ela vende numa banquinha que fica na Praça da Matriz, em frente ao principal cartão postal da cidade (R$15 a bandejinha com 10 doces).


City Tour em Alcântara
Pelas ruas charmosas de Alcântara
De São Luís a Alcântara

Como pode ver há muito o que fazer em Alcântara, levamos cerca de 5 horas (entre uma paradinha e outra na sombra) para visitar as principais atrações do centro histórico. Mas se você quiser explorar tudo com calma, curtir a festa do Divino, passear pelas praias da região, visitar as comunidades quilombolas ou ver a revoada dos Guaras, pode ser uma boa passar ao menos 1 noite em Alcântara.


Tour em Alcântara Maranhão
Pracinha de Alcântara
Alcântara Maranhão
Rua Principal de Alcântara

A cidadezinha tem comércio, dois bancos (Brasil e Bradesco), uma casa lotérica e algumas pousadas. Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões.


Pousadas em Alcântara
Pousada Bela Vista

As melhores pousadas de Alcântara são a Pousada La Mioson du Baron, instalada num casarão colonial no centro da cidade; e a Pousada Bela Vista, que apesar de mais afastada tem melhor estrutura.

ONDE COMER EM ALCÂNTARA

Restaurantes em Alcântara
Restaurante da Pousada Bela Vista

Alcântara não é como Paraty ou Olinda que tem diversos bares e restaurantes charmosos para curtir a noite, mas você consegue encontrar boas opções para fazer uma pausa e comer um bom peixe. 


Pousada Bela Vista Alcântara
Pousada e Restaurante Bela Vista

Nós almoçamos no Restaurante da Pousada Bela Vista, que também é aberto ao público, foi uma recomendação da Taguatur pois além de ótimos pratos, a pousada tem um ambiente legal com piscina e redário para que a gente pudesse curtir antes de retornar a São Luís. A vista também é linda, adoramos o lugar, deu até vontade de esticar uns dias por lá.


Onde ficar em Alcântara
Pousada Bela Vista

No cardápio há ótimas opções, nós comemos um prato autoral do restaurante chamado "Gurijuba Alcantarense", filé de peixe e molho de macaxeira com camarões e acompanhamentos. (R$129 e serviu muito bem nós duas). O suco de bacuri também estava delicioso!


Alcântara melhores restaurantes
Gurijuba Alcantarense

Se quiser comer no centro histórico mesmo a dica é o Restaurante Colonial, ao lado da Pousada La Mioson du Baron, alias também é um lugar bacana para curtir a noite em Alcântara já que é bem movimentado e às vezes rola musica ao vivo.


Alcântara, tudo que você precisa saber
Mirante da Rua da Amargura

As 17h nos despedimos de Alcântara e pegamos o barco com destino a São Luís. Adoramos conhecer essa cidade histórica que parece esquecida, mas que guarda uma riqueza cultural imensurável. Tem que ir!

Dicas de Alcântara
Nós duas em Alcântara, passeio inesquecível! :)



Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Experiência em junho/2022. Agradecimentos: Taguatur e Pousada Bela Vista

Booking.com

+ DICAS DO MARANHÃO








Pin It
2 comentários

2 comments:

  1. Que lindo...lugares e locais antigos,com ruínas e estrutura de outros períodos da civilização...MARAVILHOSO...parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alcântara é um lugar especial. Ficamos muito felizes que tenha gostado. Abraços, Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir