Tem que ir: João Pessoa além das praias: roteiro pelo centro histórico ,

Destaques

POSTS RECENTES

João Pessoa além das praias: roteiro pelo centro histórico

17 agosto 2022
João Pessoa roteiro histórico e cultural

Além das belíssimas praias, João Pessoa possui um roteiro histórico e cultural muito interessante, e o melhor, você consegue conhecer tudo através de uma gostosa caminhada pelo centro da cidade. Confira!

CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA

As principais atrações históricas de João Pessoa se concentram no centro da cidade, cerca de 10 km da região de Tambaú, onde provavelmente vocês estará hospedado. Se preferir fazer um City Tour com agências de turismo consulte o valor e reserve AQUI.

⇒ PRAÇA JOÃO PESSOA

Praça João Pessoa

A Praça João Pessoa é um excelente ponto para você iniciar seu passeio pelo centro histórico da capital. Também é conhecida como "Praça dos Três Poderes", pois é nela que estão o Palácio do Governo, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.

No centro dela existe um monumento em homenagem ao presidente paraibano João Pessoa, assassinado no Recife em 1930.


⇒ PARAÍBA PALACE

Paraíba Palace

A 200 metros da Praça João Pessoa, pela Rua Duque de Caxias, você chegará num dos maiores patrimônios arquitetônicos da capital, o antigo Paraíba Palace Hotel, que recebia a elite paraibana entre as décadas de 1930 e 1960.


Lagoa Solon de Lucena

Sua fachada foi preservada, mas o prédio foi transformado numa espécie de Shopping Popular. Na cobertura há uma pequena praça de alimentação e uma bonita vista para as ruas do centro, inclusive para o Parque Solon de Lucena, o acesso é gratuito, vale a pena conferir!


⇒ CASARÃO DOS AZULEJOS

Casarão dos Azulejos

Andando pelas ruas do centro várias placas indicam os monumentos históricos, assim como o o "Casarão dos Azulejos", localizado na esquina das Ruas Conselheiro Henrique com Visc. de Pelotas.

Foi residência do comendador Antônio dos Santos Coelho, que ao ser construída no Século XIX  sua fachada foi toda revestida de azulejos portugueses trazidos diretamente de Porto. O local não é aberto a visitação.


⇒ ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS

Academia Paraibana de Letras

A 100m do Casarão dos Azulejos, na Rua Duque de Caxias, fica a Academia Paraibana de Letras, um espaço dedicado aos escritores da Paraíba.

Além do lindo jardim dos acadêmicos reúne um acervo riquíssimo com fotos, filmes e objetos de época. Destaque para o Memorial Augusto dos Anjos (um dos maiores poetas brasileiros). As visitas são gratuitas de seg a sex das 10h as 16h.


⇒ CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO

Centro Cultural São Francisco

Praticamente em frente a Academia Paraibana de Letras fica o Centro Cultural São Francisco, tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN é um dos principais cartões postais de João Pessoa.

Considerado um dos mais importantes complexos barrocos do país, é composto pela Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, um Museu de Arte Sacra e a Capela Dourada.


Centro Cultural São Francisco João Pessoa

Através de uma visita (R$8) é possível ver talhas em madeira recobertas de ouro, painéis de azulejos portugueses que retratam a paixão de Cristo, altares revestidos de ouro, exposições, entre outras raridades. Imperdível! Fica aberto todos os dias de 9h as 17h.


⇒ HOTEL GLOBO

Hotel Globo João Pessoa

Localizado no Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves (que também merece uma visita), o Hotel Globo é um casarão histórico de 1929 construído pelo Henriques Siqueira, o "Seu Marinheiro", um hoteleiro muito conhecido na época.

Atualmente serve como galeria de artes. Também costuma atrair muitos turistas na hora do pôr do sol, já que o jardim do casarão tem uma vista privilegiada para o Rio Sanhauá.


⇒ PRAÇA ANTENOR NAVARRO

Praça Antenor Navarro

A cerca de 100 metros do Hotel Globo fica a Praça Antenor Navarro, os casarões coloridos do século XX chamam a atenção dos turistas. Hoje funcionam ali centros culturais e lojinhas de artesanato. A noite é uma das áreas mais boemias do centro, já que fica rodeada de barzinhos.


⇒ CASA DA PÒLVORA

Casa da Polvora

Se tiver com disposição, pegue a ladeira de São Francisco e faça uma visita a Casa da Pólvora, um casarão do período colonial, construído em 1710 e tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN.

Atualmente é sede do Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, com uma exposição permanente de imagens da cidade. A visita é gratuita todos os dias de 8h às 17h.


⇒ MERCADO CENTRAL DE JOÃO PESSOA

Mercado Central de João Pessoa

Se quiser comprar castanhas, rapaduras, licores e outros produtos típicos, aproveite para dar uma passadinha no Mercado Central, fica próximo a Praça João Pessoa e funciona de segunda a sábado das 5h30 às 19h.

Não espere um "Mercadão" como o de Belo Horizonte, Fortaleza ou Aracaju por exemplo, o local é simples, mas oferece preços bem melhores do que as feirinhas e o Mercado de Artesanato Paraibano, em Tambaú.


Roteiro pelo centro histórico de João Pessoa
Nós duas na Praça João Pessoa :) Maio/2015

João Pessoa é mesmo surpreendente, além das belezas naturais a terceira capital mais antiga do Brasil é rica em cultura e tem se empenhado para manter viva sua história. O passeio pelo centro foi muito agradável, vale a pena conhecer. TEM QUE IR!

Veja também onde se hospedar, onde comer e 10 atrações imperdíveis em João Pessoa

Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros Posts:

Praias da Paraíba: as melhores de norte ao sul

Onde se hospedar em João Pessoa




Dicas de NatalPipaRecife e Porto de Galinhas



RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

2 comments:

  1. Que legal! Adorei as dicas. Estou indo a Jampa em setembro e esse post me vai ajudar a montar o roteiro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juh, ficamos muito felizes em saber que gostou. João pessoa é uma cidade encantadora com muitas coisas legais para fazer!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir