Tem que ir: Salvador: Quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer, todas as dicas! ,

Destaques

POSTS RECENTES

Salvador: Quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer, todas as dicas!

01 março 2024
Salvador dicas de viagem

"Você já foi à Bahia, nega? Não? Então vá!"... Só quem conhece a Bahia entende a energia desse lugar! Terra de praias lindas, um tempero inexplicável e um povo que espalha alegria.

Há tempos sonhávamos em conhecer Salvador, nos programamos então para ficar alguns dias na capital baiana para visitar os pontos turísticos e fazer os principais passeios pela região, e outros em Morro de São Paulo, para curtir com calma a famosa ilha. Foi a melhor decisão, a viagem foi incrível e agora vamos dar todas as dicas para te ajudar a planejar sua viagem a esses lugares tão desejados do nosso Brasil. Tem que ir!

QUANDO IR A SALVADOR

Dicas de viagem Salvador
Centro Histórico de Salvador

Os melhores meses para ir a Salvador são de setembro a fevereiro, quando há menos possibilidade de chuva, março e agosto as chuvas não são tão intensas, já de abril a julho são os meses que mais chove em Salvador. Por outro lado, o calor é garantido em qualquer época do ano, a temperatura em Salvador varia de 23°C a 34°C, raramente faz frio.

Quando ir a Salvador
Clima em Salvador mês a mês

Nossa viagem a Salvador foi em maio, demos sorte! No comecinho do mês ficamos uma semana em Morro de São Paulo e todos os dias foram de sol. Depois em Salvador apenas 2 dias foram chuvosos, nos demais o máximo que aconteceu foram pancadas de chuva a noite ou de manhã bem cedo, nada que atrapalhasse os passeios.


Salvador clima, chuvas, alta temporada
Praia do Porto da Barra

Salvador é mundialmente conhecida, portanto, recebe muitos turistas o ano todo, mas nos meses de férias e feriados como julho, dezembro, janeiro e principalmente no carnaval a cidade fica lotada, ou seja, é altíssima temporada em Salvador. Consequentemente hotéis mais caros e passeios mais concorridos. Se for nessa época a dica é reservar com antecedência.


Salvador dicas de turismo
Praia do Forte

Para quem deseja economizar, os melhores meses para ir a Salvador são abril, maio, agosto, setembro e outubro (exceto feriados), pois a cidade fica relativamente mais tranquila e os preços de hospedagem mais acessíveis.

A CHEGADA EM SALVADOR

Como ir do Aeroporto de Salvador para o Centro, Barra, Morro de São Paulo ou Praia do Forte
Orla da Barra - Ondina

O Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães, fica na divisa com o município Lauro de Freitas, a 10 km das praias do Norte como Stella Maris e Itapuã, 25 Km do Rio Vermelho, 26 km do Pelourinho e 30 km da Barra, onde estão boa parte da rede hoteleira da capital. A Praia do Forte fica a 60 km do aeroporto de Salvador.


Para ir do Aeroporto de Salvador ao seu hotel você poderá alugar um carro, contratar um transfer, pegar táxi, Uber ou ônibus executivo, a linha 1001 Aeroporto - Praça da Sé percorre toda a orla de Salvador, passa pela Barra e vai até o Pelourinho, no centro.


Roteiro Salvador e Morro de São Paulo - BA
Morro de São Paulo

Se a intenção for ir de Salvador a Morro de São Paulo, o transfer Semiterreste é a forma mais comum e utilizada para chegar a ilha. Tem várias opções de horários e saídas tanto do Aeroporto, quanto dos hotéis em Salvador, a viagem dura cerca de 3 horas e custa R$160,00. Confira o valor atualizado.

Explicamos todos os detalhes no post "Como chegar a Morro de São Paulo", veja também as dicas de onde ficar em Morro de São Paulo com a diferença das praias e várias sugestões de pousadas e hotéis.

ONDE FICAR EM SALVADOR

Onde ficar em Salvador
Deville Prime Salvador - Itapuã

No quesito hospedagem a capital baiana está muito bem preparada para receber os visitantes, achar um bom hotel em Salvador não é uma tarefa difícil, basta você escolher em qual região da cidade você quer ficar e isso vai depender do estilo da sua viagem.

Uma das áreas preferidas dos turistas na hora de escolher onde se hospedar em Salvador é a orla Barra-Ondina, principal circuito do carnaval, próximo de cartões postais como o Farol da Barra, e de ótimas praias. Nessa região há uma grande ofertas de hotéis.


Salvador: onde ficar e o que fazer
Monte Pascoal Praia Hotel - Barra

O centro histórico é ideal para quem deseja ficar próximo ao Pelourinho e a baía de Todos-os-Santos, junto ao Terminal Marítimo. Hoje é possível encontrar desde hostels até hotéis e pousadas luxuosíssimas no centro de Salvador.

Tem ainda outras regiões como Rio Vermelho, principal polo gastronômico e boêmio da capital e as Praias do litoral Norte, que são mais tranquilas e oferecem hotéis e Resorts perfeitos para descansar e curtir com a família.

Veja o post "Onde Ficar em Salvador" com mais detalhes dessas regiões e dicas de hotéis, pousadas e Resorts para todos os bolsos.

QUANTO TEMPO FICAR EM SALVADOR E O QUE FAZER

Dicas de Salvador
Pelourinho

Você irá precisar de 3 a 5 dias em Salvador para conhecer os Principais Pontos Turísticos e fazer os passeios mais clássicos da região como Ilha dos Frades e Itaparica de barco pela Baía de Todos-os-Santos, Praia do Forte e Guarajubano litoral norte baiano, entre outros.

Em Salvador lugares como Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim e o pôr do sol no Farol da Barra não podem ficar de fora do seu roteiro.


Salvador Roteiro 3,4,5,7 dias
Ilha dos Frades

Reserve um tempinho em Salvador para "passar uma tarde em Itapuã" e curtir a noite no Rio Vermelho. No centro histórico acontece também um Show folclórico com jantar típico muito legal. Confira o post "O que fazer em Salvador" com 10 atrações e passeios imperdíveis.


Morro de São Paulo Bahia
Morro de São Paulo

Você pode até fazer um bate-volta de Salvador a Morro de São Paulo, mas o ideal é se programar para ficar ao menos 3 dias em Morro de São Paulo para curtir com calma as lindas praias, a vila e fazer o famoso passeio volta a ilha. Veja o post "O que fazer em Morro de São Paulo" com 5 dicas.

ONDE COMER EM SALVADOR

Onde comer em Salvador
Restaurante Ki-Mukeka, Itapuã

Nem pense em ir embora de Salvador sem comer uma tradicional Moqueca baiana e provar o legitimo Acarajé, o quitute mais famoso da Bahia!

Tem ainda vatapá, caruru, abará, cocadas molhadinhas e dezenas de outros pratos cheios de cores, sabores e temperos que só na Bahia tem, uma gastronomia riquíssima com influências africanas, indígenas e portuguesas.

Salvador oferece opções para todos os gostos, há ótimos restaurantes na Barra, no Pelourinho, no Rio Vermelho, em Itapuã, Pituba... confira o post  "Onde comer em Salvador" com nossas melhores experiências e dicas.

+ DICAS DE SALVADOR

Blog de viagem Salvador
Elevador Lacerda - Centro

Salvador está muito melhor, encontramos uma cidade iluminada e bem mais limpa. Nos principais pontos turísticos como Pelourinho e Farol da Barra vimos bastante policiamento, no entanto, como na maioria das capitais do Brasil, devemos evitar lugares desconhecidos e estar atento aos pertences, evite circular em Salvador com joias, relógios caros e objetos de valor que chamem a atenção.


Guia de viagem Salvador
Pôr do Sol no Farol da Barra

Prepare-se para ser abordado, em Salvador sempre terá alguém te oferecendo uma fitinha, uma lembrancinha, uma foto com a baiana e por aí vai, claro que nada disso é de graça!


Viagem Salvador Bahia
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Em Salvador essa abordagem é de fato maior que em outros lugares que conhecemos, mas torna-se compreensível se levarmos em consideração que essas pessoas enxergam em nós, turistas, uma oportunidade para o seu "ganha pão". Basta levar tudo com bom humor e educação que isso não se torna um problema, pelo menos para nós não foi!

Terra encantadora, que transborda beleza e hospitalidade, Salvador é o tipo de lugar para ir de coração aberto, sem preconceitos e se deixar levar pela alegria do baiano, pelo tempero e pela energia única dessa cidade. Axé!


Salvador blog Tem que ir
Nós duas com lindas baianas, Pelourinho

Espero que tenham gostado das dicas e que sua viagem a Salvador seja como a nossa, inesquecível. Tem que ir!

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

+ DICAS DA BAHIA









10 comments:

  1. Boas e preciosas dicas. Amo Morro de São Paulo e Trancoso.

    Beijos e bom início de semana!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla,

      Ficamos felizes com seus comentários. Também amamos Morro de São Paulo!! Trancoso também é lindo, já fomos e queremos voltar em breve. A Bahia é demais né!!

      Bjs

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. Regina Celia09 fevereiro, 2018

    Estou planejando ir em abril, não sei se vou conseguir ir pra Morro mas depois de ler aqui estou pensando seriamente! Essas dicas tem me ajudado muito. Adorei o blog.

    Bjs

    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina,

      Ficamos felizes em saber que gostou do blog :) e que vai pra Salvador, eita lugar lindo!

      Tente ficar alguns dias em Morro também, sem dúvida é um lugar especial! Se não conseguir ir dessa vez faça uma nova viagem só para ficar em Morro de SP, vale a pena!

      Abraços e aproveite!

      Ma e Ka

      Excluir
  3. A Bahia é muito fodaaa, sinto muitas saudades de lá... Corredor da Vitória, banho de mar cedinho no porto, mercado modelo, pelourinho, farol, morro de são paulo, guarajuba, boipeba, o clima de salvador é muito legal e realmente nos ultimos anos melhorou muito, sem esquecer também do carnaval que é fantastico, pipoca de saulo, baiana system etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bahia é demais mesmo! Realmente só tem melhorado nos últimos tempos. Também sentimos saudades e ainda queremos muito ter a oportunidade de passar o carnaval em Salvador, deve ser uma experiência única!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. recomendo muito quando estiverem em praia do forte ou guarajuba, passarem num restaurante fantastico que fica num vilarejo chamado diogo, acho q o nome é sombra da mangueira, algo assim, lugar muito agradavel, no verão lotaaa, e guarajuba é bom demais tenho conhecidos com casa la, todo verão estou lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima dica!! Já anotamos, quando voltarmos a Salvador iremos conhecer com certeza, até porque Guarajuba é um lugar lindo, merece voltar varias vezes mesmo!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Ótimas dicas, estou exatamente programando minha viagem para ficar em Salvador e Morro de São Paulo em outubro, você acha que 3 dias em Morro são suficientes? Será que é uma época boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas.
      Outubro é uma época boa sim, não costuma chover. Três dias em Morro eu considero o mínimo para curtir as praias da vila, o pôr do sol, fazer o passeio volta a ilha... Morro é incrível!

      Qualquer dúvida conte conosco.
      Abraços
      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir