slider

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer no Atacama: Pratos típicos, preços e dicas de restaurantes.

1 de abril de 2019

Se você acha que por estar em uma cidadezinha em pleno deserto vai ter dificuldade na hora de comer está muito enganado!! 

San Pedro do Atacama tem desde comidinhas de rua até restaurantes refinados, com grandes chefs e pratos variados da culinária local e internacional.

Preparamos um post recheado de dicas, valores e experiências deliciosas! Confira!


Os melhores restaurantes de San Pedro de Atacama

ONDE COMER NO ATACAMA - PRATOS TÍPICOS

Já falamos AQUI que San Pedro é considerada a cidade porta de entrada para o deserto, de onde partem os passeios e ficam as pousadas, hotéis e restaurantes.

A maioria estão concentrados na calle Caracoles, a principal rua do centrinho, ou em suas travessas. Fica agitada a noite, muitos restaurantes oferecem música ao vivo, um clima bem mais legal do que imaginávamos!

Alguns dos pratos mais típicos são: 

Quinotto - risoto a base de quinoa (você já deve conhecer, mas é um grão comum da região andina);

pastel de choclo - tipo um escondidinho, feito com creme de milho e recheado com carne bem temperada, frango, cebola, azeitona e uma crostinha dourada de açúcar em cima (nós pedimos sem o açúcar porque não somos fãs dessa mistura agridoce e achamos delicioso! );


Pratos típicos do Chile: Pastel de Choclo
Pastel de Choclo

Outro bem popular e que serve como um bom petisco é a chorrilana, também conhecido como "a lo pobre" - o prato vem em camadas, uma de batatas e cebolas fritas, outra de carnes picadas e um ou dois ovos fritos por cima; o patasca e o carbonada são tipo sopas ou caldos preparados a base de milho, legumes e carnes.

De sobremesa, a mais comum é a Leche Asada, que se parece muito com o nosso pudim, mas menos doce, feita sem leite condensado e a Torta Tres Leches, essa sim é para os apaixonados por doces (como nós!rs), recheada com leite condensado, coberta com merengue... ma-ra-vi-lho-sa!


Sobremesa típica do Chile: Torta Tres Leches
Torta Tres Leches

Você também vai encontrar muitos pratos a base de peixes, em especial o salmão (os do Chile são os melhores que já comemos na vida).

Além de legumes, carnes variadas, inclusive a típica carne de lhama (exótica para nós, mas é uma carne magra e macia) e claro, as famosas empanadas (algumas gigantes). Tudo sempre acompanhado de um bom vinho chileno, claro! 

Outras bebidas típicas são: o "Terremoto" (a base de vinho branco e sorvete de abacaxi - para quem gosta de drinks mais doces), e o famoso pisco sour (feita a partir de uma aguardente de uva, tipo a nossa caipirinha, só que não!rs).


Pisco Sour , bebida típica Chile
Pisco Sour

A comida é sempre muito saborosa, feita com bastante temperos e geralmente acompanhada de um "molhinho" beeeem apimentado, servido a parte. Cuidado!rs

Dica importante: Pegue leve no álcool, na carne vermelha e nas comidas muito pesadas na noite anterior aos passeios de maior altitude, isso ajuda a evitar o chamado "soroche" (mal de altitude). 

👉Veja AQUI o post com todas as nossas recomendações e dicas para os passeios.

ONDE COMER NO ATACAMA - PREÇOS

San Pedro de Atacama tem opções para todos os bolsos! 

Para vocês terem uma ideia, em um restaurante mais sofisticado, um prato pode custar o equivalente a R$100,00. Já em restaurantes mais comuns (como os que fomos e listamos a baixo), você vai encontrar opções mais em conta, e o melhor, pratos bem servidos, alguns da até para dividir.

Outra dica para economizar é o "menu del dia", que a maioria dos restaurantes oferecem. Inclui entrada, prato principal e sobremesa (alguns bebida) por um preço fixo que pode variar de acordo com o restaurante, a partir de $5.000 pesos (+ ou - R$30,00).

Embora a maioria dos restaurantes aceitem cartões de crédito, a melhor forma de pagar é em pesos chilenos, devido ao imposto IOF que vem cobrado na fatura. Dólar também é aceito, mas a cotação quase nunca é vantajosa. Na conta geralmente vem um acréscimo 10% de taxa de serviço. 

As melhores cotações de cambio estão na rua Tocanao (no centrinho mesmo), 1 real = 170 pesos chilenos, em novembro de 2019.


ONDE COMER NO ATACAMA - NOSSAS EXPERIÊNCIAS

Escolhemos ir em restaurantes que, além de bem recomentados, iríamos nos sentir a vontade, ser bem atendidas e o mais importante, comer bem por um preço justo!!

Heladeria Tierra de Sol

Sorvete para se refrescar do calorão do deserto? Tem também!!

Se tem um lugar que nós amamos e fomos todos os dias foi a Heladeria Tierra de Sol, que fica na rua principal - Caracoles, dentro do Mercado Blanco. Ela oferece vários sabores típicos e o melhor, preparados de forma artesanal, sem corantes ou conservante!!


Melhor sorvete do Atacama
Sorvetes de Chanãr e Folha de Cocoa

Experimentamos sabores que nem imaginávamos que existia como de ayrampo (tipo um cacto do deserto, muito gostoso por sinal), o tradicional folha de coca (super cremoso), rica-rica (uma erva medicinal com gosto bem refrescante, tipo menta), quinoa (lembrou o nosso sorvete de tapioca) entre outros. Um dos que mais gostamos foi de Chañar (tipo uma avelã da região).

O legal é que a cada dia eles oferecem um sabor diferente, há também sabores tradicionais como chocolate, banana, maracujá... inclusive opções zero açúcar e sem lactose.

O atendimento é muito querido, com direito a explicações e provinhas! E para melhorar ainda mais, basta dizer que viu essa dica da Tierra de Sol no blog Tem que ir, que você vai ganhar 20% de desconto no seu pedido!! 😉

Nossa paradinha preferida depois dos passeios ou na hora da sobremesa. Tem que ir!

Serviços:
Heladeria Tiera de Sol
Endereço: Rua Caracoles 195, San Pedro de Atacama - Chile
Telefone: +56 9 6898 4176
Horários: Todos os dias das 10h as 21h
Não aceita cartões
Desconto de 20% no valor do pedido, válido por tempo indeterminado, basta informar no local que viu esse post no Blog Tem que ir que o desconto será aplicado. (se preferir leve um print desta dica).


Lola Restaurante

Um dos restaurantes que mais gostamos em San Pedro foi o LolaO ambiente é descontraído, os preços são bons, o atendimento é ótimo e o cardápio é bem variado! 

Há drinks (inclusive o típico pisco sour) e pratos fartos, sem contar as famosas empanadas GIGANTES (que valem por uma refeição) não saiam do Atacama sem experimentar! Também ficamos apaixonadas pelas sobremesas.


Empanadas Gigantes do Atacama

Fica no centrinho (esquina com a Caracoles) funciona desde as 9h até a 1h da madrugada como café, restaurante e bar.

São dois ambientes, durante o dia mais tranquilo, já a noite o terraço com vista para a parte antiga da cidade da espaço ao som do dj e na parte de dentro a animação toma conta com o Karaokê agitado pela trans "Britannie Spencer", rs.

Experiencia das boas!! Tem que ir!! 

Serviços:
Lola Restaurante
Endereço: Toconao 441, esquina com a Caracoles, San Pedro de Atacama - Chile
Telefone: +56 9 96112135 / 75799484
Horários: Todos os dias das 9h a 1:00h da madrugada.
Aceita cartões

Bendito Desierto

Com atendimento simpático e um ambiente muito agradável, música ao vivo, o Bendito Desierto foi uma ótima surpresa! 


Pratos típicos e dicas de restaurantes no Atacama

Os pratos são bem apresentados, há coquetéis (foi onde experimentamos o típico Terremoto), vinhos e um cardápio para todos os gostos, a preço Justo!

Você vai encontrar ceviches, saladas, pratos com frutos do mar, massas e pratos típicos da culinária chilena.

Nós comemos um Salmão com quinoto (risoto de quinoa) maravilhoso, e um canelone recheado de carne de lhama (estávamos curiosas para provar e gostamos!), a carne macia, magra, com um sabor mais forte que a carne de vaca, vale a pena experimentar!

Fica no centrinho, numa rua que cruza a principal Caracoles, bem fácil de encontrar! Tem que ir!!


Serviços:
Bendito Desierto
Endereço: Rua Domingo Atienza 426, San Pedro de Atacama - Chile
Telefone: +56 9 7141 9229
Horários: Todos os dias das 11:30h as 23:30h
Aceita cartões

Barros Café

Um lugar que vale a pena ir em qualquer hora do dia ou da noite é o Barros Café. Tipo um bistrô que funciona na esquina da Caracoles com a Tocopilla, super charmoso e com um cardápio recheado de delícias!


Melhor cafeteria no Atacama

De manhã eles servem opções para um desayno (café da manhã) completo, além de saladas, panquecas, lanches, massas (pedimos um spaghetti ao pesto, sensacional, tão bem servido que deu até para dividir). 

Aliás tudo ali são em porções generosas, inclusive as tortas que são especialidades da casa, uma melhor que a outra. Comemos a mil folhas de doce de leite e a típica chanãr (avela do deserto), ficamos apaixonadas.

Para completar uma variedade enorme de sucos, milk shakes, cafés, cappuccinos...  Fomos a noite, estava rolando voz e violão super agradável e o atendimento foi impecável. A vontade era de voltar todos os dias no Barros Café. Tem que ir!!

Outra dica é o Barros Restaurante (na Rua Licancabur), para quem gosta de beber, dizem que eles fazem uns coquetéis enormes, além de ótimos pratos e petiscos. 

Serviços:
Barros restaurantes
www.barrosturismo.com
Endereço: Rua Tocopilla 418, centro, San Pedro de Atacama - Chile
Telefone: +56 9 89521895
Horários: Todos os dias das 8:30h as 23h
Aceita cartões

Restaurante Sol inti


Um dos melhores restaurantes para comer com preço justo em San Pedro é o Sol inti. São vários ambientes agradáveis, um deles tem uma árvore bem no canto do salão, o atendimento também é rápido e eficiente.


Restaurantes bons e baratos no Atacama

Pedimos o "menu del dia", com preço fixo ($6.900 pesos na ocasião) com duas opções de entrada, 3 opções de prato principal com acompanhamentos a sua escolha e sobremesa). Os pratos vieram bem servidos, saborosos, valeu a pena!

No cardápio há também outros opções com peixes, carnes, massas, pizzas, saladas e lanches, além de cervejas artesanais, vinhos e outras bebidas.

O restaurante fica numa travessa da Caracoles. Adoramos, Tem que ir!!

Serviços
Restaurante Sol inti
Endereço: Calle Tocopilla, 130 - San Pedro de Atacama, Chile
Telefone: +56 55 3205872/ +56 9 94896346
Horários: Todos os dias de 12h às 16h e de 18h às 23h.
Aceita cartões

Outros restaurantes:

Melhores restaurantes do Atacama

A cidadezinha de San Pedro de Atacama realmente está muito bem servida! Se você estiver com o bolso bem preparado, o Adobe faz a linha refinado, considerado um dos melhores da cidade, assim como o La Casona, o La Estaka, o Blanco e o pequeno Baltinache, muito bem recomendado para a culinária local.

Outro também que costuma agradar é o Paancha, restaurante do Hotel Kimal, que também é aberto ao público.

Delícias de Carmen não tem nada de refinado, mas é muito elogiado por seus pratos fartos com gostinho de comida caseira! Se quiser comer uma boa pizza, a El Charrua é muito bem recomendada (há inclusive opções vegetarianas); e para a galera fã de Hambúrguer, o Burger Garden funciona como um food truck bem legal.


Pratos típicos, feirinhas de Artesanato em San Pedro de Atacama
Loja de Artesanatos, Rua Caracoles

No centrinho de San Pedro de Atacama você vai encontrar também petisquinhos de rua, cafeterias, feiras de artesanato com doces e produtos locais (como a bala de folha de coca), mercadinhos se quiser comprar coisas e fazer seu próprio lanche, enfim... 

Quando o assunto é comida meu amigo, dá para passar MUITO BEM no deserto!! 😋 Tem que ir!!

VEJA TAMBÉM:

👉 Deserto do Atacama: Dicas essenciais para quem vai pela primeira vez!

👉 O que fazer no Atacama: Listamos os passeios imperdíveis!

👉 Hotel La Cochera: Ótima estrutura e custo x benefício no centrino de San Pedro de Atacama, a poucos passos da Caracoles.

👉 Santiago: Quando ir, o que fazer, hotéis, restaurantes e mais!

👉 Veja AQUI todas as nossas dicas do Chile



6 comentários:

  1. Adorei as dicas, super úteis. Vou para o Atacama agora em abril, estou ansiosa, anotando tudo! Bom saber que tem varias opções de restaurantes, não imaginava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edileia, ficamos muito felizes em saber que gostou das nossaa dicas! Sim, San Pedro do Atacama é tipo uma vilinha bem turística, com restaurantes,sorveterias,lojinhas de artesanato,etc. Bem legal, vc vai adorar!

      Qualquer dúvida conte conosco!

      Beijos
      Ma e Ka

      Excluir
  2. Melhor matéria que eu li sobre onde comer no Atacama. Consegui ter uma ideia de preço e fui a varios dos restaurantes que você citou. Achei justo voltar aqui para agradecer e parabenizar pelas suas dicas, nos ajudaram muit, nossa viagem foi inesquecível.

    Abraços, Guilherme e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme.

      Ficamos muito felizes em saber que contribuímos de alguma forma para esses momentos especiais que viveram. O Atacama é mesmo inesquecível.

      Abraços e contem sempre conosco.

      Ma e Ka

      Excluir
  3. Parabéns pela matéria. Estou programando ir para o Atacama em fevereiro, as dicas de vocês tem me ajudado muito. Amei saber os pratos típicos e já anotei a listinha dos restaurantes que vocês indicaram. Estou ansiosa para experimentar o sorvete de coca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline,

      Que máximo que você vai para o Atacama em fevereiro, época boa para nós brasileiros, já que não faz tão frio.

      San Pedro realmente é uma delícia, ótimos restaurantes, uma vibe super agradável... o sorvete de coca e o de Chanar da Sorveteria Tierra de Sol foram os nossos favoritos!

      Qualquer dúvida conte conosco e aproveite muito esse lugar incrível!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir