Tem que ir: Onde comer no Atacama: dicas de restaurantes e pratos típicos ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer no Atacama: dicas de restaurantes e pratos típicos

07 março 2024
Os melhores restaurantes de San Pedro de Atacama

Se você acha que por estar numa cidadezinha em pleno deserto vai ter dificuldade na hora de comer está muito enganado! Em San Pedro do Atacama há desde comidinhas de rua até restaurantes refinados com pratos da culinária local e internacional.

San Pedro de Atacama é a cidade base para fazer os passeios pelo deserto, portanto é uma Vila turística que reúne hotéis, lojas, mercadinhos e várias opções de bares e restaurantes, a maioria em torno da Rua Caracoles, a principal do centrinho, fica agitada a noite, muitos lugares oferecem música ao vivo, um clima bem mais legal do que imaginávamos!

Onde comer em San Pedro de Atacama
Rua Caracoles, centro de San Pedro de Atacama

Neste post vamos dar dicas de restaurantes em San Pedro de Atacama, falar dos preços, dos pratos típicos que você deve experimentar e compartilhar nossas melhores experiências. Aproveite!

ONDE COMER NO ATACAMA - PRATOS TÍPICOS

San Pedro de Atacama Restaurantes
Empanada gigante - Lola Restaurante

A gastronomia do Atacama é tão interessante quanto as atrações desse incrível lugar, a base de muitos grãos, hortaliças e ervas cultivadas no Altiplano chileno, onde as condições climáticas não são tão extremas e as técnicas de cultivo é um conhecimento herdado dos incas.

No cardápio dos restaurantes em San Pedro de Atacama você vai encontrar deliciosos Quinotos, tipo um risoto a base de quinoa, que pode ser acompanhado de peixes, frutos do mar ou carnes, como a típica carne de Lhama.


Atacama melhores restaurantes
Quinoto com salmão e canelone recheado de carne de cabra

Também é comum ter pastéis, que não tem nada a ver com o pastel do Brasil, é tipo um escondidinho, entre os mais comuns estão o pastel de jaiba (feito a base de pão e caranguejo) e o pastel de choclo (feito com creme de milho e recheado com carne, frango, cebola, azeitona, etc). Muito bom!


Atacama comidas típicas
Pastel de Choclo

Outro prato bem popular no Atacama é o "a lo pobre", que de pobre não tem nada, servido até nos melhores restaurantes, vem carne acompanhada de cebola, ovo e batata frita. Tem ainda a pastasca, tipo uma sopa a base de milho, carnes e legumes muito apreciada para combater o frio.


O que não deixar de experimentar no Atacama
Lomo a Lo Pobre - Adobe Restaurante

Você terá ceviches e outros pratos a base de peixes, em especial o salmão (o salmão do Chile são os melhores que já comemos na vida), além de empanadas, massas, lanches, pizzas, tortas (como a deliciosa três leches) e outras opções para todos os gostos, tudo acompanhado de um bom vinho chileno ou o típico pisco sour, um coquetel feito a base de pisco (aguardente de uva) e limão.


Melhores restaurantes do Atacama
Torta Três Leches

Tudo que comemos no Atacama estava muito saboroso, a comida é bem temperada e geralmente acompanha um molho beeeem apimentado, servido a parte. Cuidado! rs


Pisco Sour , bebida típica Chile
Pisco Sour

Outra coisa, evite o excesso de álcool e de carne vermelha na noite anterior aos passeios de maior altitude, como Gêiseres del Tatio e Lagunas Altiplânicas, para não sentir o soroche ("mal de altitude" que provoca enjoo, dor de cabeça, etc). 

SAN PEDRO DE ATACAMA: DICAS DE RESTAURANTES

ADOBE

Adobe Restaurante Atacama

Certamente o
Adobe é um dos melhores restaurantes de San Pedro de Atacama, o ambiente é muito bonito com decoração típica, incluindo uma fogueira ao ar livre, musica ao vivo, atendimento e comida impecável! Tem que ir!


Adobe Restaurante Atacama
Salmón a la mantequilla y arrope de chañar

No cardápio há diversas opções como ceviche, pratos deliciosos com salmão, carnes, massas, pizzas, vinhos, drinks típicos como o pisco sour e sobremesas maravilhosas como a torta três leches. Os ingredientes são de qualidade e a apresentação requintada, o que justifica o sucesso do restaurante mesmo com preços acima da média. Vale a pena a experiência.
⇨ Rua Caracoles 211, San Pedro de Atacama | Instagram

LA CASONA



O Restaurante La Casona é um clássico entre os turistas, ambiente grande, música animada, inclusive com um grande palco ao ar livre onde a noite acontecem shows de bandas locais e apresentações folclóricas.


Atacama Restaurantes
Parrillada

O cardápio é variado, ótimo lugar para comer Parrilladas (churrasco misto), Lo Pobre, Pastel de Jaiba e outros pratos típicos. No entanto, espere encontrar a casa cheia e tenha paciência porque os pratos podem demorar um pouco. O preço é na média, mas a experiência como um todo é muito agradável.
Rua Caracoles 195, San Pedro de Atacama | Instagram

CKUNNA

Ckunna restaurante Atacama

Ckunna é um dos restaurantes mais elogiados de San Pedro de Atacama, tem um ambiente bonito, com jardim e uma fogueira que é acesa nas noites frias. O atendimento é excelente e a comida maravilhosa. Tem que ir!

Onde comer no Deserto do Atacama dicas

No cardápio há muitas opções, incluindo saladas, ceviches, carnes suculentas, risotos e massas excelentes como o canelone de salmão com ricota. De sobremesa a torta de chañar (tipo avelã) é dos deuses. Há variedades de vinhos e outras bebidas. Preço justo pela qualidade.

BARROS CAFÉ

Barros Café San Pedro de Atacama

Barros Café foi um dos nossos lugares preferidos na hora de comer em San Pedro de Atacama, o ambiente é um charme (tipo um bistrô), e o cardápio é daqueles que cai bem em todas as horas. Tem que ir!


Atacama Restaurante bom e barato

Funciona desde as 8h30 com opções para o café da manhã, almoço, lanche e jantar. Nós pedimos um Spaghetti ao pesto que estava delicioso e bem servido, deu até para dividir pois já estávamos pensando nas sobremesas, rs. As tortas são as especialidades da casa, comemos a mil folhas de doce de leite e a típica chanãr, amamos!

Fomos a noite, estava rolando voz e violão super agradável e o atendimento foi impecável. A vontade era de voltar todos os dias no Barros Café.

LOLA CAFÉ, BAR E RESTAURANTE

Lola Atacama

O Lola é um dos restaurantes mais legais de San Pedro de Atacama, ótimo para curtir dia e noite. Tem que ir!

Fica na Rua Tocanao, esquina com a Caracoles, possui um cardápio bem variado com cafés, drinks (inclusive o típico pisco sour), pratos e lanches, incluindo empanadas gigantes! Nós pedimos a de queijo e adoramos!


Restaurantes Atacama

São dois ambientes, durante o dia é tranquilo, já a noite o terraço ganha o som do DJ, tem Karaokê e outras programações que agitam a noite em San Pedro de Atacama.
⇨ Toconao 441, San Pedro de Atacama | Instagram

INCA'S RESTAURANTE SAN PEDRO

Incas's Restaurante San Pedro

Incas's Restaurante é um ótimo lugar para comer bem em San Pedro de Atacama a preço justo.


Atacama Restaurantes com melhor custo-benefício
Ceviche e Salmão ao molho de camarões

Inspirado na gastronomia peruana oferece uma variedade enorme no cardápio, o Ceviche é um dos melhores, a sopa de frutos do mar com salmão é perfeita para as noites frias, mas tem opções para todos os gostos. O atendimento e o ambiente são bastante simpáticos. Tem que ir!

LA PICA DEL INDIO

Atacama restaurantes baratos

O La Pica del Indio oferece o melhor custo-benefício na hora de comer em San Pedro de Atacama. Um restaurante super conhecido no centrinho, indicado inclusive pelos guias de turismo.


San Pedro de Atacama dicas de restaurantes

No cardápio há várias opções, mas a dica é o Menu del dia com entrada, prato principal e sobremesa por menos de R$50, vale muito a pena, pois são pratos fartos e saborosos. O ambiente é acolhedor, dependendo do horário é comum encontrar uma filinha na porta, mas o atendimento costuma ser rápido, fica no centrinho, numa das travessas da Rua principal. Recomendo!
Tocopilla 418, San Pedro de Atacama

RESTAURANTE SOL INTI

Sol Inti Restaurante Atacama

Sol inti é o típico restaurante bom e barato em San Pedro de Atacama, fica bem próximo do La Pica del Indio (que falamos acima), o que muda é o ambiente que é mais amplo e arejado.


Dicas de Restaurantes Atacama

Nós pedimos o 
menu del dia, 6.500 pesos na ocasião, e foi ótimo! Havia duas opções de entrada, 3 opções de prato principal com acompanhamentos a escolha e sobremesa. Os pratos vieram bem servidos e saborosos. Valeu a pena!

MELHOR SORVETE DO ATACAMA

Onde comer no Atacama
Sorvete sabor folha de Coca e Chañar

Tem coisa melhor do que sorvete para se refrescar no deserto? Em San Pedro de Atacama encontramos sabores que nem imaginávamos que existiam como ayrampo (fruto de cacto, lembra frutas vermelhas), rica-rica (uma erva com gosto bem refrescante, tipo menta), o tradicional folha de coca (super cremoso e ainda ajuda nos efeitos da altitude) e o Chañar (uma avelã da região, eleito nosso favorito).


Sorveteria Babalu Atacama
Sorvete sabor Ayrampo e Chañar

As melhores sorveterias de San Pedro de Atacama são a Tierra de Sol e a Babalu localizadas na rua principal - Caracoles. Elas oferecem sabores típicos preparados de forma artesanal, sem conservantes.


San Pedro de Atacama gelateria

Além dos sabores exóticos há também os tradicionais como chocolate, banana, maracujá... inclusive opções zero açúcar e sem lactose.

+DICAS DE ONDE COMER NO DESERTO DO ATACAMA

Baltinache Restaurant
Baltinache Restaurant

Se quiser uma experiência mais sofisticada na hora de comer em San Pedro de Atacama vá no
Baltinache Restaurant , onde a gastronomia fusión Atacameña é servida através de um menu degustação. 

Se quiser um lugar descontraído para comer um lanche ou empanadas a dica é o Emporio Andino, outra alternativa bem legal é o Roots Café Bar


Roots Café Bar Atacama
Roots Café Bar

Na El Charruá você vai encontrar a melhor pizza de San Pedro de Atacama. Já a La Franchuteria é muito conhecida em San Pedro de Atacama pelos pães artesanais (tipo baguetes) e croissants que saem fresquinhos do forno desde as 7h da manhã, funciona como uma padaria que serve ainda cafés, sucos, etc.


Pizzería El Charruá
Pizzería El Charruá

No centrinho de San Pedro de Atacama você vai encontrar também petisquinhos de rua, feiras de artesanato com doces e produtos locais (como a bala de folha de coca), mercadinhos se quiser comprar coisas e fazer seu próprio lanche, enfim... Fome no deserto você não vai passar!

QUANTO CUSTA COMER NO ATACAMA

Restaurantes Atacama preços

No Atacama tem opções para todos os bolsos! Um jantar para duas pessoas pode custar de R$100 a R$ 300 dependendo do restaurante escolhido. Na hora do almoço sempre rola promoções.


Melhor empanada do Atacama
Empório Andino

Uma dica para economizar é o "menu del dia", oferecido em diversos restaurantes de San Pedro de Atacama, Inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebida por um preço fixo, encontramos na faixa de 6.500/7.000 pesos, o equivalente a R$35/R$45 em restaurantes bem legaizinhos, como a Pica del Indio e o Sol Inti, que demos a dica acima.


Onde comer no Deserto do Atacama
Tocopilla - travessa da rua Caracoles com vários restaurantes

O melhor jeito de pagar a conta nos restaurantes de San Pedro de Atacama é em pesos chilenos. Dólar também é aceito, mas a cotação quase nunca é vantajosa. Os restaurantes aceitam cartões, mas lembre-se do imposto IOF. Na conta geralmente vem um acréscimo de 10% de taxa de serviço. Veja mais dicas sobre o Câmbio no Atacama.

Durante os passeios as agências de turismo já inclui no valor dos tours, um café da manhã (nos passeios que saem cedinho), petiscos a tarde (para ver o pôr sol) e almoço nos passeios mais longos.

Atacama dicas de onde comer
Petiscos durante o Tour à Laguna Cejar e Tebinquiche

Enfim, cada experiência no Deserto do Atacama é incrível e isso vale também para a gastronomia, a oportunidade de provar novos sabores que envolvem sobretudo a cultura dessa região é muito especial, pelo menos para nós foi! Espero que tenha gostado das dicas e que saboreie cada momento da sua viagem ao Atacama.

Veja Também:


Booking.com

Outros Posts








RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


8 comments:

  1. Adorei as dicas, super úteis. Vou para o Atacama agora em abril, estou ansiosa, anotando tudo! Bom saber que tem varias opções de restaurantes, não imaginava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edileia, ficamos muito felizes em saber que gostou das nossaa dicas! Sim, San Pedro do Atacama é tipo uma vilinha bem turística, com restaurantes,sorveterias,lojinhas de artesanato,etc. Bem legal, vc vai adorar!

      Qualquer dúvida conte conosco!

      Beijos
      Ma e Ka

      Excluir
  2. Melhor matéria que eu li sobre onde comer no Atacama. Consegui ter uma ideia de preço e fui a varios dos restaurantes que você citou. Achei justo voltar aqui para agradecer e parabenizar pelas suas dicas, nos ajudaram muit, nossa viagem foi inesquecível.

    Abraços, Guilherme e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme.

      Ficamos muito felizes em saber que contribuímos de alguma forma para esses momentos especiais que viveram. O Atacama é mesmo inesquecível.

      Abraços e contem sempre conosco.

      Ma e Ka

      Excluir
  3. Parabéns pela matéria. Estou programando ir para o Atacama em fevereiro, as dicas de vocês tem me ajudado muito. Amei saber os pratos típicos e já anotei a listinha dos restaurantes que vocês indicaram. Estou ansiosa para experimentar o sorvete de coca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline,

      Que máximo que você vai para o Atacama em fevereiro, época boa para nós brasileiros, já que não faz tão frio.

      San Pedro realmente é uma delícia, ótimos restaurantes, uma vibe super agradável... o sorvete de coca e o de Chanar da Sorveteria Tierra de Sol foram os nossos favoritos!

      Qualquer dúvida conte conosco e aproveite muito esse lugar incrível!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  4. Mari e karina,
    Que belo blog!!!!!
    Minha familia e eu estamos planejando as ferias de 2023, e o blog de vcs é supercompleto! Parabens e obrigado pelas dezenas de dicas! Bjs
    Waltinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Waltinho,
      Nós é que agradecemos pelo seu comentário, ficamos muito felizes de saber que gostou do nosso blog e que de alguma forma estamos ajudando a planejar as férias da sua família. :)
      Caso estejam pensando em conhecer o Atacama, posso adiantar que é um destino incrível! Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir