Tem que ir: Lisboa: roteiro, atrações, comidas típicas, melhores hotéis e dicas de Portugal ,

Destaques

POSTS RECENTES

Lisboa: roteiro, atrações, comidas típicas, melhores hotéis e dicas de Portugal

14 junho 2025
Praça do comércio Lisboa

Lisboa, a capital de Portugal é um dos destinos da Europa mais visitados pelos brasileiros e não é à toa, a cidade encanta com atrações que misturam história, cultura, modernidade e uma deliciosa gastronomia, sem falar na facilidade de estarmos em um país europeu que fala a nossa língua e, principalmente, sentir que somos muito bem vindos!

Belém , Lisboa
Torre de Belém

Ruas charmosas, mirantes com vista de tirar o fôlego, monumentos icônicos como a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge, o som do Fado, o sabor do pastel de nata, dos vinhos portugueses... esses são alguns dos detalhes que nos fizeram amar Lisboa, mas há muito o que fazer, descobrir e saborear na capital portuguesa.

Pastéis de Belém
Pastéis de Belém

Neste post, reunimos as principais atrações de Lisboa, os passeios bate-volta imperdíveis e dicas essenciais para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua viagem a Portugal. Tem que ir! 

Portugal: roteiro de 3, 5 ou 8 dias

Miradouro de Santa Luzia
Miradouro de Santa Luzia

Se você viaja para Portugal pela primeira vez, 8 dias é o ideal para conhecer o básico desse pequeno grande país. Sendo 3 dias para visitar as atrações de Lisboa + 2 dias para fazer os principais passeios bate-volta em Lisboa (1 dia em Cascais e 1 dia unindo Sintra, Nazaré e Fátima) + 3 dias dedicados ao Porto. Se quiser estender a viagem para outros destinos famosos de Portugal, como Algarve e Ilha da Madeira, some mais 3 dias para cada um desses lugares.

Cascais
Cascais

Para conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa a dica é
adquirir o Lisboa Card, um bilhete válido por 24h, 48h ou 72h que dá acesso ilimitado ao transporte público da capital (metrô, ônibus, os famosos bondes elétricos e até mesmo os trens para Cascais e Sintra) e entrada em mais de 50 atrações, entre elas o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional do Azulejo, o Elevador Santa Justa e muitas outras, vale a pena!

O que fazer em Lisboa

1. Visite as atrações do centro histórico de Lisboa

Arco da Rua Augusta
Arco da Rua Augusta

O centro histórico de Lisboa reúne diversas atrações espalhadas pelos bairros Baixa, Chiado, Cais do Sodré, Bairro Alto e Alfama, aliás, essa é a melhor localização para se hospedar em Lisboa. Todos esses são bairros próximos, sendo possível conhecer quase tudo a pé, repletos de ruas charmosas, bondes elétricos e todas aquelas paisagens que sempre sonhamos ver em Portugal.

O que não pode deixar de fazer em Lisboa
Centro histórico de Lisboa

A Praça do Comércio, as margens do Rio Tejo, é um ótimo ponto de referência para iniciar o roteiro pelo centro de Lisboa, é uma das praças mais importantes de Portugal, cercada por Edifícios históricos que serviram de moradia da realeza e hoje são ocupadas por departamentos do governo, Museus, além de hotéis, cafés e restaurantes que já foram frequentados por personagens ilustres, como Fernando Pessoa.

Praça do Comércio Lisboa
Praça do Comércio, vista do arco da Rua Augusta

Junto à Praça do Comércio, está o Arco da Rua Augusta, um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa em meio ao vai e vem de pedestres e lojas de uma das ruas mais famosas e movimentadas do centro da capital.

Rua Augusta
Rua Augusta

Seguindo pela Rua Augusta você chegará no Elevador Santa Justa, inaugurado em 1902 para ligar a Baixa e o Bairro Alto, se tornou uma das principais atrações turísticas de Lisboa.

Elevador Santa Justa
Elevador Santa Justa
Elevador Santa Justa Lisboa

Do elevador Santa Justa são menos de 5 minutos de caminhada até o Convento do Carmo, uma igreja que desabou em 1755 devido a um terremoto e hoje, além das ruínas, abriga um importante museu arqueológico.

Convento do Carmo
Convento do Carmo

De volta a Rua Augusta, no fim dela você verá a Praça do Rossio,  uma das praças mais bonitas e animadas de Lisboa, onde estão o Teatro Nacional, a Estátua D. Pedro IV e a Estação Ferroviária que partem os trens para Sintra, além de fontes, cafeterias e restaurantes. A Praça do Rossio também é palco de feiras e mercados de natal, primavera, etc.

Praça do Rossio Lisboa
Praça do Rossio
Praça do Rossio
Mercado de Primavera na Praça do Rossio

Ainda no centro histórico de Lisboa vale a pena passar pela Sé de Lisboa, que além de lindíssima é um dos monumentos mais antigos da capital.

Sé de Lisboa
Sé de Lisboa

Da catedral da Sé são cerca de 500 metros morro acima até o Castelo de São Jorge, uma das atrações mais imperdíveis de Lisboa! Trata-se de uma fortaleza construída no século XI com muralhas, torres, sítio arqueológico e uma vista de tirar o fôlego! 

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Do Castelo de São Jorge é possível ver boa parte dos pontos turísticos de Lisboa, como praças, igrejas, as Ruínas do Carmo e o Rio Tejo com a Ponte 25 de abril. 

Castelo de São Jorge mirante
Mirante do Castelo de São Jorge

Essas são as principais atrações do centro histórico de Lisboa, sem falar nas dezenas de museus, mirantes e polos gastronômicos que vamos falar ao longo deste post, continue lendo!

2. Conheça as maravilhas do bairro Belém

Torre de Belém
Torre de Belém

Reserve um dia da sua viagem a Lisboa para conhecer as atrações de Belém, bairro histórico da capital onde estão pontos turísticos importantes como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e claro, os famosos e legítimos Pastéis de Belém.

Pastel de Belém
Pastéis de Belém

Para chegar a Belém você pode pegar o bonde 15E ou os ônibus das linhas 714 e 727 que partem do centro histórico de Lisboa, se estiver com pouco tempo a dica é fazer um Tour completo em Lisboa incluindo Belém. Nós estávamos com o Lisboa Card, então tínhamos acesso ilimitado a todo transporte público + entradas nas atrações, foi ótimo! 

Padrão dos descobrimentos, Belém
Padrão dos Descobrimentos

Comece pela famosa Torre de Belém, construída no século XVI as margens do Rio Tejo para defender a capital portuguesa de possíveis invasores, já foi presídio, alfândega, farol e hoje é um dos maiores cartões postais de Lisboa, é possível subir até o topo da Torre que tem uma vista linda!

Belém, Portugal
Torre de Belém

Da Torre de Belém são cerca de 10 minutos de caminhada até o Padrão dos Descobrimentos, um monumento em formato de caravela que homenageia D. Henrique, navegador que descobriu Açores, Madeira, etc, e outros protagonistas do império marítimo português.

Padrão dos Descobrimentos
Padrão dos Descobrimentos

Em frente o Padrão dos Descobrimentos fica o Mosteiro dos Jerónimos, uma das joias da arquitetura portuguesa, onde estão os túmulos de Fernando Pessoa, Luís de Camões e Vasco da Gama.

Mosteiro dos Jerônimos Belém
Mosteiro dos Jerônimos
Mosteiro dos Jerônimos

Saindo do Mosteiro dos Jerônimos são menos de 5 minutinhos até a confeitaria mais tradicional de Lisboa, onde desde 1837 fabrica a "receita secreta" criada pelos monges do Mosteiro São Jerónimo e que ficou mundialmente conhecida como Pastéis de Belémaliás, os únicos que podem ser chamados assim, as outras versões que surgiram depois ganharam o nome de "pastéis de nata".

Pastéis de Belém
Pastéis de Belém

Você pode apenas pegar as caixinhas recheadas de pastéis e levar para viagem ou reservar um tempinho para entrar na charmosa confeitaria, tomar um café e degustar ali mesmo, quentinhos, os Pastéis de Belém, podermos garantir que merece a fama, são incrivelmente deliciosos, derretem na boca! Além da estrela da casa, a Pastéis de Belém oferece também outros doces, bolos e salgados.

Pastéis de Belém

É possível ver parte da fabricação através de um vidro, mas nós tivemos a oportunidade de visitar o interior da fábrica e foi uma experiência incrível, até tentamos descobrir o segredo da receita, mas é guardada a "sete chaves", rs! 

Pastéis de Belém
Visita excepcional, não aberto ao público
Pastéis de Belém

Se tiver mais tempo em Belém inclua no seu roteiro o Museu Nacional dos Coches, que abriga a maior coleção do mundo de carruagens reais; e o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com exposições contemporâneas que variam ao longo do ano.

MAAT Lisboa
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Belém é um bairro de Lisboa tão encantador que você irá passar facialmente o dia todo ali!

3. Visite os Museus mais importantes de Lisboa

Lisboa Story Centre
Lisboa Story Centre

Uma das melhores formas de conhecer um pouco mais da história de Portugal é visitando os Museus de Lisboa, entre eles o Lisboa Story Centre, um museu interativo localizado na Praça do Comércio que conta toda a história da capital portuguesa até os dias atuais; o Museu Nacional do Azulejo, dedicado a esse famoso patrimônio português, incluindo um painel que retrata Lisboa antes de ser abalada pelo terremoto de 1755; e o Museu do Fado, que retrata a história de uma das maiores expressões artísticas de Portugal.

4. Veja Lisboa do alto nos mirantes

Miradouro de Santa Luzia Lisboa
Miradouro de Santa Luzia

No fim da tarde um dos programas mais incríveis para fazer em Lisboa é admirar a capital a partir dos inúmeros mirantes, ou miradouros como eles dizem por lá, afinal não é à toa que Lisboa é conhecida como a "cidade das sete colinas".

Mirantes mais bonitos de Lisboa
Ao lado do Miradouro de Santa Luzia

Entre os mirantes que tem a vista mais linda de Lisboa e uma vibe super legal com músicos, artesanatos, quiosques, etc, estão o Miradouro de Santa Luzia, o Miradouro Porta do Sol, o Miradouro de São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina, todos  gratuitos.

Castelo de São Jorge Lisboa
Mirante do Castelo de São Jorge

Também vale investir no Castelo de São Jorge, uma das principais atrações de Lisboa com vista incrível; e no Mirante do Arco da Rua Augusta, de onde se tem a melhor visão da Praça do Comércio.

Mirante do Arco da Rua Augusta
Mirante do Arco da Rua Augusta

Lembrando que o Lisboa Card inclui todos esses ingressos + transporte público ilimitado. Vale a pena!

5. Reserve uma noite de Fado com Jantar em Lisboa

Show de Fado em Lisboa

Declarado Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Fado é um estilo musical que expressa os sentimentos e a identidade do povo português com canções que falam de amor, saudade... é emocionante!

Onde comer em Lisboa, A Severa
Jantar emocionante e delicioso

E nada melhor do que unir um belo espetáculo de fado com um típico jantar português, para isso um dos melhores lugares é A Severa, a casa de Fado mais antiga de Lisboa, desde 1955, localizada no Bairro Alto. 

A Severa Lisboa
Couvert com direito a bolinho de bacalhau
A Severa fado Lisboa
Entrada | Sobremesas típicas

O espaço é lindíssimo, decorado com azulejos portugueses, a apresentação de Fado é de arrepiar e as comidas são deliciosas, você pode optar pelos pratos do cardápio ou pelo "Menu Turístico" que por um valor fixo inclui couvert, entrada, prato principal, sobremesa e bebidas (vinho, cerveja, água ou refrigerante + café). Vale a pena, foi uma das experiências mais inesquecíveis que tivemos em Portugal.

6. Coma o bolinho de bacalhau mais famoso de Lisboa

Melhor bolinho de Bacalhau Lisboa

Impossível falar da gastronomia portuguesa sem lembrar do bacalhau que é servido de mil maneiras, entre elas o tradicional bolinho de bacalhau, que é chamado de "pastel de bacalhau".

O bolinho de bacalhau mais famoso de Lisboa e até mesmo do país é o da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, que é especializada nessa delícia típica e possui unidades em Lisboa, Porto, Cascais... Não deixe de provar o bolinho de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela.

7. Prove os melhores pastéis de Nata

Pastéis de Belém
Pastéis de Belém

Durante nossa viagem a Portugal comemos pastéis de nata todos os dias, no café da manhã do hotel, na sala vip do aeroporto de Lisboa, nas cafeterias da cidade, de sobremesa nos restaurantes... e não conseguimos enjoar, pelo contrário, se não fossemos seguir viajando por mais 1 mês de Eurotrip certamente teríamos trazido um estoque para casa, hahá!

Melhor pastel de nata de Lisboa

Todos eles tem um sabor especial, mas os melhores pastéis de nata de Lisboa que comemos foram os famosos Pastéis de Belém, que falamos acima, outra que também faz sucesso em Portugal e no mundo é a Manteigaria, ou seja, a qualquer hora vai ter sempre um pastel de Nata deliciosamente quentinho te esperando. Tem que ir!

8. Experimente diferentes sabores no Mercado da Ribeira - Time Out Market Lisboa

Time Out Market Lisboa

O tradicional Mercado da Ribeira ganhou um upgrade em 2014 com a chegada do Time Out Market e se tornou um dos polos gastronômicos mais interessantes de Lisboa, funciona como uma enorme praça de alimentação que reúne pratos e petiscos de alguns dos chefes mais renomados de Portugal, além de stands com iguarias super tradicionais como pastéis de nata e bolinhos de bacalhau.

Croqueteria Time Out Market

Fica localizado no Cais do Sodré e todos os dias vira ponto de encontro, funciona das 10h as 00h com opções para todos os gostos. Nós escolhemos os famosos croquetes da Croqueteria, que além do clássico croquete de bacalhau, tem versões como cozido a portuguesa, alheira de caça e grelos, carne de porco, salmão com queijo creme, atum, queijo de cabra... todos ma-ra-vi-lho-sos!  

Time Out Market
Deliciosos croquetes da Croqueteria

Se quiser uma experiência a nível Michelin, você pode escolher o Alma, do Chef Henrique Sá Pessoa, outras ótimas opções de cozinha portuguesa são O Frade, o Pinóquio e a Suzana Felicidade, que oferece o prato do dia a um preço mais acessível. 

9. Passe um dia curtindo as praias de Cascais

Cascais
Praia da Duquesa, Cascais

Reserve um dia da sua viagem a Lisboa para conhecer Cascais, localizada a apenas 30 quilômetros da capital portuguesa a antiga vila de pescadores e refúgio da realeza portuguesa encanta por suas lindas praias e um rico patrimônio cultural.

Lisboa comida típica
Delícias típicas no Restaurante Duche Bar

Passar um dia em Cascais é um dos passeios mais clássicos e imperdíveis para quem visita Lisboa, você pode fazer um Tour unindo Cascais com outras cidades ou ir de comboio (trem), fazer seu próprio roteiro e aproveitar o dia curtindo as praias, os pontos turísticos, o centrinho charmoso e claro, provar a típica sardinha assada, que tal? Veja o post com todas as dicas de Cascais.

10. Faça um passeio bate e volta para Sintra, Nazaré e Fátima

Palácio da Pena, Sintra
Palácio da Pena, Sintra

Sintra, Nazaré e Fátima são alguns dos tesouros portugueses que você não pode deixar de fora do seu roteiro em Portugal, a boa notícia é que é possível conhecer as principais atrações dessas três cidades em um único dia, através de um passeio bate e volta de Lisboa. Tem que ir!

Quinta da Regaleira, Sintra
Quinta da Regaleira, Sintra

Patrimônio Mundial da UNESCO, Sintra é famosa por seus castelos e palácios, destaque para o Palácio da Pena, cartão postal da vila, e para a fascinante Quinta da Regaleira. 

Nazaré
Nazaré

Nazaré ficou conhecida pelas praias de ondas gigantes; já o belíssimo Santuário de Fátima é um dos destinos religiosos mais visitados do Mundo. 

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima


Não deixe de conhecer o Porto

Porto Portugal
Porto, vista do Jardim do Morro

É possível fazer um 
bate e volta de Lisboa ao Porto, mas considere essa sua última alternativa, pois Porto merece mais!

Igreja do Carmo, Porto
Igreja do Carmo

Localizada ao Norte de Portugal, cerca de 3 horas de Lisboa, o Porto tem uma atmosfera única que reúne charme, história, paisagens lindíssimas as margens do Rio Douro e experiências únicas, como visitar uma Cave do famoso vinho do Porto e provar uma típica francesinha. Veja o post com todas as dicas do Porto.

Melhor Francesinha do Porto
Francesinha no tradicional Café Santiago

Nós ficamos 3 dias no Porto e consideramos tempo ideal para aproveitar a cidade. É possível chegar ao Porto de comboio (trem), ônibus ou transfer, neste caso recomendamos o transfer da Caratte, que oferece um serviço diferenciado. Faça uma cotação via WhatsApp, mencione o cupom "TemQueIrComCaratte" e ganhe 10% de desconto!

Onde ficar em Lisboa

Lisboa: onde ficar, o que fazer e mais
Rua Augusta

Para ficar próximo dos principais pontos turísticos, cercado por ótimos restaurantes e com fácil acesso a outros pontos da capital, a melhor localização para se hospedar em Lisboa é no centro histórico, entre os bairros Baixa, Chiado, Cais do Sodré e Bairro Alto. Essa região oferece hotéis para todos os bolsos.

Melhor hotel em Lisboa
Hotel Moon & Sun Lisboa

Nós tivemos a oportunidade de ficar em dois hotéis excelentes no coração de Lisboa, um deles foi o sofisticado Hotel Moon & Sun Lisboa e o outro foi o estiloso Esqina Cosmopolitan Lodge, ambos 4 estrelas com ótimo custo-benefício. Veja o post completo "Onde ficar em Lisboa", com mais detalhes das nossas experiências e dicas dos melhores hotéis em Lisboa.

Como chegar em Lisboa

Lisboa roteiro
Passeio de Bondinho no centro histórico de Lisboa

Há voos diretos para Lisboa partindo de diversas cidades brasileiras. Nós fomos com a TAP e aproveitamos para conhecer outros destinos europeus utilizando o Stopover gratuito em Portugal.

Do aeroporto ao centro de Lisboa

O Aeroporto internacional de Lisboa - Humberto Delgado, está a cerca de 7 quilômetros do centro da capital, uma opção econômica é utilizar o metrô, no entanto, para evitar sobe e desce com as malas e ter a comodidade de ser deixado na porta do seu hotel, recomendamos que contrate um transfer. Nós utilizamos durante toda a viagem a Portugal os transfer da Caratte e foi a melhor decisão!

Transfer Lisboa Porto
Melhor transfer de Lisboa - Caratte

A Caratte é referência em Portugal por oferecer luxuosos transfer e tours privativos, com carros confortáveis, motoristas altamente treinados e atendimento personalizado com direito a água, Wi-fi, balinhas... vale a pena! Faça uma cotação via WhatsApp, mencione o cupom "TemQueIrComCaratte" e ganhe 10% de desconto!

Quando ir a Lisboa

Praça do Comércio Lisboa
Praça do Comércio

Lisboa tem atrações que combinam em qualquer época do ano, mas durante a primavera, verão e início de outono é quando a cidade fica mais animada, com as temperaturas mais agradáveis e os dias mais longos, portanto de maio a setembro são os melhores meses para ir a Lisboa, no entanto essa é a alta temporada, faça as reservas de hotéis e passeios com antecedência.

Lisboa na primavera
Miradouro de Santa Luzia

No auge do verão, final de junho, julho e agosto, as temperaturas em Lisboa passam dos 30°C, a boa notícia é que existem ótimos balneários próximos da capital, como Cascais, para curtir um dia de praia, mas não esqueça o casaco, mesmo no verão as noites costumam ser bem frescas, esse período é o menos chuvoso em Lisboa.

Rua Augusta Lisboa
Rua Augusta

Quem lida bem com o frio, novembro, dezembro e janeiro é uma boa época para economizar em Lisboa, tirando os feriados de final de ano, o inverno é a baixa temporada na capital portuguesa, mas além do frio com temperaturas entre 10°C e 15°C, é o período mais chuvoso.

Lisboa em maio
A animada Pink Street, Lisboa

Nós fomos a Lisboa na segunda quinzena de maio e foi ótimo, conseguimos aproveitar super o dia já que nessa época o por do sol acontece entre 20h - 21h, pegamos um clima ótimo, durante o dia um calorzinho agradável para passear pelas ruas e a noite aquele friozinho gostoso.

Requisitos para entrar em Portugal e outras dicas

Imigração no aeroporto de Lisboa
A terrível fila da imigração no aeroporto de Lisboa

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal, também não é exigida nenhum vacina, mas você precisa ter um passaporte válido e outros requisitos básicos como comprovante de hospedagem, de recursos financeiros (como cartões internacionais), passagem de volta e é obrigatório ter seguro viagem para ingressar nos países do Espaço Schengen, do qual Portugal faz parte, faça uma cotação usando o cupom TEMQUEIR para ter um desconto especial.

Lisboa roteiro e dicas
Rua Augusta

Já falamos acima, mas vale a pena reforçar que o Lisboa Card é uma das melhores dicas para economizar em Lisboa, já que inclui a entrada das atrações mais imperdíveis da capital e transporte público ilimitado, ou seja, você conseguirá ir para o bairro de Belém, curtir um dia em Cascais ou Sintra sem ter que desembolsar mais nada por isso, usamos, fizemos as contas e vimos que realmente vale a pena!

Dicas de Lisboa
Lisboa Card, melhor forma de economizar nas atrações

Tanto o Lisboa Card quanto os passeios turísticos recomendamos reservar pelo site da Civitatis, que é super confiável e te permite pagar em Reais em Pix ou no cartão em até 12 vezes.

Tudo sobre Lisboa
Centro histórico de Lisboa

A moeda oficial de Portugal é o Euro, mas 
hoje em dia a melhor forma de pagamento são os cartões globais, tipo da Wise, que são gratuitos, cobram apenas 1,1% de IOF e são aceitos em todos os lugares.

Lisboa roteiro e dicas

Lisboa tem wi-fi gratuito nos hotéis, restaurantes e algumas atrações, mas se quiser ficar o tempo todo conectado recomendamos o Chip internacional da Brasil Roaming, que tem uma excelente cobertura em toda Europa e oferece planos com internet e ligações ilimitadas com desconto usando o cód. #TEMQUEIR

Rua da Bica Lisboa
Rua da Bica

Enfim, nossa viagem para Portugal foi um sonho realizado, mas o desejo é voltar, mesmo ficando 9 dias entre Lisboa e Porto, não conseguimos conhecer tudo que queríamos, sem falar que os portugueses são muito receptivos, cada cidade guarda uma história única e a gastronomia é espetacular, como sobreviver sem os legítimos pastéis de nata, as deliciosas sardinhas assadas e os melhores bolinhos de bacalhau? 

Melhor blog de viagem Lisboa Portugal
Dias especiais em Lisboa

Esperamos ter ajudado com as dicas e que sua viagem a Portugal seja tão incrível quanto a nossa. Tem que ir!

*Em breve:

Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis

Porto: roteiro, dicas de hotéis, restaurantes e mais

Também temos dicas de Madri, Barcelona, *Paris e outros destinos europeus

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Youtube



Pin It
Nenhum comentário

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir