Tem que ir: O que fazer em Paris: roteiro, dicas de onde ficar, quando ir, comidas típicas e mais! ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Paris: roteiro, dicas de onde ficar, quando ir, comidas típicas e mais!

03 julho 2025
Paris

Na hora de montar o seu roteiro em Paris, saiba que a capital francesa oferece uma infinidade de atrações, mas pontos turísticos como a famosa Torre Eiffel, o Museu do Louvre e o Arco do Trinfo estão entre os imperdíveis. Tem que ir!

Além do que fazer em Paris, neste post você irá encontrar dicas das comidas típicas que não pode deixar de provar, onde se hospedar, melhor época para ir e outras informações essenciais para planejar sua viagem a cidade luz, então já salva esse guia completo de Paris para não perder nada!

Quanto tempo ficar em Paris: Roteiro de 3, 4, 5 ou 7 dias

O que fazer em Paris
Louvre

Paris é um dos lugares mais fascinantes do Mundo, portanto fique o máximo que puder, pois é quase que impossível não ter a sensação de que há muito o que fazer para poucos dias de viagem, no entanto, organizando um roteiro de 3 ou 4 dias em Paris você conseguirá conhecer o básico, sendo 2 ou 3 dias dedicados as principais atrações da capital e 1 dia para fazer o clássico bate e volta ao Palácio de Versalhes, que dá para unir com os Jardins de Monet, em Giverny. Se quiser incluir outros lugares da região, como a Disney Paris, fique de 5 dias a 7 dias.

Jardins de Versalhes
Versalhes

A dica é listar as atrações de Paris que você deseja conhecer e separá-las por regiões, assim você poupa tempo com o deslocamento, nós utilizamos o ônibus Turístico para circular entre os pontos turísticos da cidade, escolhemos o bilhete de 48h que nos permite subir e descer quantas vezes quiser, foi ótimo, mas Paris também é muito bem servida de metrô.

Ônibus turístico de Paris
Ônibus turístico de Paris

Tanto o Hop on Hop Off de Paris, quanto os ingressos das atrações e o passeio a Versalhes + casa e jardins de Monet, em Giverny, nós reservamos com a Paris City Vision, a operadora de Turismo Líder da França, ela oferece todas as experiências com os melhores preços, inclusive em Reais, veja AQUI.

Museu do Louvre Paris
Museu do Louvre

Outra dica para quem pretende visitar os principais Museus e Monumentos é Paris Museum Pass, um passe que oferece entrada a mais de 50 atrações, entre elas o Museu do Louvre, o Museu d'Orsay, a Basílica de Soucré Coeur, o Palácio de Versalhes e muitas outras, com a vantagem de garantir o acesso sem fila a todas elas, há opções válidas para 2 ou 4 dias, veja os preços.

O que fazer em Paris: 10 dicas

1. Ver a Torre Eiffel de todos os ângulos

Torre Eiffel Trocadero
Torre Eiffel, vista do Trocadero

Só de estar diante da Torre Eiffel já vale a viagem a Paris, o maior símbolo da França e um dos cenários mais famosos do mundo merece ser vista, fotografada, filmada e admirada em todos os horários e ângulos possíveis!

Melhores lugares para ver a Torre Eiffel
Av. Luís de Camões

A Torre Eiffel está localizada no 7º arrondissement de Paris, entre o Champ de Mars e a margem esquerda do Rio Sena. 

O que fazer em Paris
Ponte localizada entre o Trocadero e a Champ de Mars

Os melhores lugares para fotografar a Torre Eiffel são no Champ de Mars, no Trocadero, na Ponte Alexander III e também em cantinhos especiais como a Av. Luis de Camões, a Rue l’Université, a Passerelle Debillya Rue Buenos-Ayres e a Ponte de Bir Hakeim.

Ponte de Bir-Hakeim Paris
Ponte de Bir-Hakeim
Rue Buenos-Ayres Paris
Rue Buenos-Ayres | Rue I'Université

Iluminada a Torre Eiffel fica ainda mais encantadora e pode ser vista de várias partes da cidade, as luzes da Torre Eiffel acendem todos os dias cerca de 10 minutos após o anoitecer, os horários variam de acordo com a época do ano, além disso, nos primeiros 5 minutos de cada hora cheia acontece o espetáculo das luzes piscando, coisa mais linda! 

O que fazer em Paris
Champ de Mars

Mas além de admirá-la de todos os ângulos, subir na Torre Eiffel é uma das atrações mais concorridas em Paris, por isso recomendamos que reserve o ingresso com antecedência se quiser ter a vista de Paris a partir da estrutura de ferro mais icônica do mundo!

2. Visitar os Museus mais famosos de Paris como o Louvre e o d’Orsay

O que fazer em Paris
Museu do Louvre

O Museu do Louvre é o mais famoso de Paris e o maior museu de arte do mundo, entre as obras mais importantes do Louvre estão a disputada Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix; A Balsa da Medusa, de Géricault;  O Casamento em Caná, de Paolo Veronese; a escultura Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia, além de muitas outras preciosidades espalhadas pelas mais de 400 salas, os ingressos do Louvre devem ser adquiridos com antecedência. 

Paris roteiro pelas principais atrações
A disputada Mona Lisa, Museu do Louvre

O Museu do Louvre é gratuito a todos na primeira sexta-feira do mês após as 18h (exceto julho e agosto) ainda assim é necessário fazer reserva.

Louvre obras famosas
A Balsa da Medusa | Galeria Apollo | Vitória de Samotrácia | Vênus de Milos | A liberdade Guiando o Povo | As Bodas de Caná

Além do Louvre, o Museu d’Orsay é um dos museus mais lindos e visitados em Paris, instalado em uma antiga estação de trem, à beira do Rio Sena. 

O que não pode deixar de fazer em Paris
Museu d'Orsay

d’Orsay abriga obras de alguns dos artistas mais renomados do mundo como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Paul Cézanne e muitos outros, incluindo exposições temporárias.

Museu d’Orsay obras famosas
O Pensador de Rodin|Lagoa de Lirios-Monet|Noite Estrelada-Van Gogh | Renoir-Monet| Almoço na Relva-Monet |Autorretrato-Van Gogh

Além disso, é no Museu d’Orsay que fica o relógio que se tornou famoso nas publicações das redes sociais, um dos cenários da série Emily in Paris.

Relógio Paris Museu d’Orsay
Museu d'Orsay

Os ingressos do Museu d’Orsay devem ser adquiridos com antecedência. A entrada é gratuita a todos sempre no primeiro domingo de cada mês mediante reserva pelo site oficial.

3. Caminhar entre o Jardins das Tulherias até o Arco do Triunfo passando pela Champs Élysées

Arco do Triufo Paris
Arco do Triufo

O Jardins das Tulherias fica ao lado do Louvre e é um dos mais antigos e belos parques de Paris, as margens do Rio Sena. Continue a caminhada até a Praça da Concórdia e continue pela Avenida Champs Élysées, uma das mais famosas e elegantes avenidas de Paris.

Jardins das Tulherias Paris
Jardins das Tulherias

A Champs Élysées possui 2 km e reúne edifícios históricos como o Petit Palais e o Grand Palais, dedicados à arte, e algumas das lojas mais populares e luxuosas de Paris, como Sephora, Zara, Chanel, Louis Vuitton e muitas outras, portanto, se o seu intuito é fazer compras em Paris, essa é a hora!

Champs Élysées
Champs Élysées

Seguindo pela avenida Champs Élysées até o final você sairá diante do Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos de Paris, construído no século XIX, a pedido de Napoleão Bonaparte. Você pode admirar o monumento por fora e, se tiver disposição, subir os 300 degraus para acessar o mirante do Arco do Triunfo para ter uma bela vista de Paris, consulte o valor do ingresso.

4. Visitar a Catedral de Notre-Dame

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame é uma das igrejas mais incríveis de Paris, construída no século XIII ficou famosa pela obra “O Corcunda de Notre-Dame” e por protagonizar eventos históricos, como a beatificação de Joana D’Arc e as coroações de Henrique VI e Napoleão Bonaparte.

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame sofreu um trágico incêndio em 2019, felizmente as principais Relíquias Sagradas foram salvas e, após 5 anos de restauração, foi reaberta ao público, para visitar o interior da Catedral de Notre-Dame é necessário comprar ingresso com antecedência.

5. Admirar a Basílica du Sacré Coeur, passear por Montmartre até o Moulin Rouge

Basílica du Sacré Coeur
Basílica du Sacré Coeur

Localizada no topo da colina de Montmartre, a Basílica du Sacré Coeur - Basílica do Sagrado Coração, é uma das atrações mais lindas de Paris, foi construída entre 1875 e 1919 no estilo romano-bizantino.

Vista da Sacré Coeur Paris
Vista de Paris a partir da Sacré Coeur

A Basílica du Sacré Coeur está cercada por um belo jardim, uma escadaria e o famoso carrossel que foi cenário do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", além disso, você poderá visitar o interior da Sacré Coeur e subir até o domo para admirar uma das vistas mais altas de Paris, consulte o valor do ingresso.

Carrossel Paris
O famoso Carrossel 

Aproveita a ida na Sacré Coeur para passear pelas ruas de Montmartre, um dos bairros mais boêmios e artísticos de Paris, onde passaram personalidades como Monet, Van Gogh, Cézanne e Picasso. 

O que fazer em Paris
As charmosas Ruas de Montmartre
Muro do eu te amo Paris
Muro do Eu Te Amo

Não deixe de ver o conhecido Muro do Eu Te Amo - Le Mur des Je t'aime, também cenário do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulin”.

Moulin Rouge Paris
Moulin Rouge

Outra atração do bairro é o Moulin Rougeo famoso cabaré francês que já foi palco de grandes nomes da música, como Frank Sinatra, Edith Piaf e Liza Minnelli, se desejar você pode aproveitar a noite pelos cafés e bares de Montmartre ou reservar um show no Moulin Rouge.

6. Visitar as vizinhas Ópera Garnier e Galeries Lafayette

Opera Garnier Paris
Opera Garnier

Ópera Garnier é um dos edifícios históricos mais importantes de Paris, construído a pedido de Napoleão III. Vale a pena fazer uma visita interna para ver os luxuosos salões que recebem grandes espetáculos parisienses.

Opera Garnier
Ópera Garnier

Praticamente em frente a Ópera Garnier fica as Galeries Lafayette Paris Haussmann, não confunda com a outra filial, não tão famosa, localizada na avenida Champs Élysées.

Galeries Lafayette Paris
Galeries Lafayette
Galeries Lafayette Rooftop
Rooftop - Geleries Lafaytte

As Galeries Lafayette são compostas por 3 edifícios, vá direto no principal, chamado Magasin Coupole, onde estão as escadarias douradas (inspiradas na Ópera Garnier), a incrível cúpula de vidro e o rooftop com uma bela vista panorâmica de Paris, além é claro de lojas luxuosas, cafeterias, restaurantes... Funciona todos os dias das 10h às 20h.

7. Passear pelo Jardim de Luxemburgo e visitar o Panteão

Jardim de Luxemburgo Paris
Jardim de Luxemburgo

O Jardim de Luxemburgo é um dos maiores jardins de Paris, foi criado no século XVII a pedido da rainha Maria de Médici, o acesso é gratuito e além da imensa área verde, os Jardins abriga Museus e o Palácio de Luxemburgo.

Panteão Paris
Panteão

O Jardim de Luxemburgo fica em meio às regiões do Quartier Latin e Saint-Germain-des-Prés, próximo a outras atrações como o Panteão, um dos monumentos mais impressionantes de Paris, se visitar o interior do Panteão você vai ver salões gigantescos, poderá subir no mirante e ainda ver a cripta, onde estão enterrados grandes nomes da história francesa. 

Place de I'Estrapade - "A Praça da Emily em Paris"
Place de I'Estrapade - "A Praça da Emily em Paris"
Place de l'Estrapade - A casa da Emily em Paris

E se assim como nós você é fã da série "Emily em Paris", não deixe de visitar a Place de l'Estrapade, localizada a poucos passos do Panteão, cenário da casa de Emily, do restaurante francês do chef Gabriel - Chez Lavaux, que na vida real é o italiano Terra Nera, e a La Boulangerie Moderne, a padaria que Emily comprava o clássico Pain Au Chocolat.

8. Passear pelo Rio Sena

Passeio de barco pelo Rio Sena

O Rio Sena tem mais de 770 km de extensão e deságua no Canal da Mancha, no entanto, seu trecho mais famoso são os 13 km que cortam Paris, impossível visitar a cidade Luz sem ver o Sena, já que alguns dos principais atrativos como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, estão localizados às margens do rio.

Ponte Alexandre III
Ponte Alexandre III

Você pode simplesmente passear pelas margens do Rio Sena entre uma atração e outra, vê-lo de diferentes ângulos a partir de Pontes famosas como a Ponte Alexander III ou fazer um clássico passeio de barco pelo Sena.

Passeio de barco pelo Rio Sena
Passeio de barco pelo Rio Sena

Há diferentes tipos de passeios de barco no Sena, que vão desde tours básico com valores acessíveis, até experiências de luxo que incluem jantares, música, festas, etc. 

Passeio de barco pelo Rio Sena com jantar
Passeio no Sena com jantar
Melhor passeio pelo Rio Sena

Nós fizemos esse Passeio no Sena com jantar, com direito a champanhe, assento na janela, música, pétalas de rosa, um menu delicioso com Foie gras, Crème brûlée e outras delícias. Podemos dizer que foi inesquecível, se o seu bolso permitir, faça!

9. Experimentar as comidas típicas de Paris

Melhor Aligot Paris
O famoso Aligot - Restaurante Ambassade d'Auvergne

O croissant mais perfeito da vida, o legítimo crepe francês, a deliciosa sopa de cebola, o clássico aligot, o maravilhoso Crème brûlée e os docinhos de pâtisserie, como macarons e éclair, estão entre as comidas típicas que você não pode deixar de provar em Paris. 

melhor crepe de Paris
Melhor crepe de Paris - AupetitiGrec Crêperie

Veja o post "Onde comer em Paris" com dicas dos melhores lugares para experimentar as comidas típicas francesas, que vão desde barraquinhas de ruas até charmosos bistrôs e requintados restaurantes com estrela Michelin.

10. Fazer um bate e volta de Paris até o Palácio de Versalhes e os Jardins de Monet, em Giverny

Palácio de Versalhes
Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes é um dos Pontos Turísticos mais visitados da França,  considerado um dos maiores Palácios do Mundo e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, está localizado na cidade de Versalhes, a apenas 20 km de Paris. Tem que ir!

Palácio de Versalhes
Palácio de Versalhes - Galeria dos Espelhos

A melhor forma de chegar ao palácio de Versalhes é de Trem (RER Linha C) ou através dos passeios turísticos que já incluem transporte, ingresso e visita guiada, de acordo com a opção escolhida

Palácio de Versalhes
Palácio de Versalhes

Se quiser visitar apenas os Jardins do Palácio de Versalhes, o acesso é gratuito na baixa temporada (de novembro a março), neste período o Palácio também oferece entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. Nos outros meses, ou quando acontece o espetáculo das Fontes Musicais a entrada é totalmente paga.

Jardins de Versalhes
Jardins de Versalhes

O Palácio de Versalhes já foi residência dos reis franceses e ocupa uma área imensa repleta de história, luxo, obras de arte, jardins, lagos e restaurantes. Ficamos encantadas com tudo que vimos, não deixe de conhecer!

Casa de Monet - Giverny
Casa de Monet - Giverny

Se sua viagem a Paris for entre 1º de abril a 1° de novembro, é possível unir Versalhes com uma visita a Casa e os Jardins de Monet, em Giverny, localizada a pouco mais de 1 hora de Paris, foi o que fizemos e valeu a pena. Tem que ir!

Jardins de Monet - Giverny
Jardins de Monet - Giverny
O que fazer em Paris

O grande mestre do Impressionismo, Claude Monet, morou ali entre 1883 até sua morte, em 1936, e esse cenário serviu de inspiração para muitas de suas obras. O lugar é lindíssimo, nós fomos na primavera e estava no auge de sua beleza.

Casa de Monet Giverny
Casa de Monet - Giverny
Casa de Monet

O Tour Versalhes + Casa e Jardins de Monet, em Giverny com a Paris City Vision é super completo, inclui transporte, todos os ingressos e um delicioso almoço.
Veja o valor atualizado e reserve AQUI. Lembrando que a casa e os jardins de Monet ficam abertos para visitação de abril a novembro.

+ Atrações em Paris

Ecoute - Escultura de Henri de Miller, Paris
Ecoute - Escultura de Henri de Miller, Paris

Se você gosta de aventura ou vai a Paris com crianças vale a pena incluir no seu roteiro a Disney Paris, o parque de diversão mais visitado da Europa localizado a 30 km de Paris, dá para ir de Trem ou reservar transporte + ingresso com agência de turismo.

Paris atrações

Quem está com dias de sobra em Paris pode aproveitar para fazer um Passeio a Bruges, uma das cidades mais encantadoras da Bélgica, país vizinho, mas na nossa opinião o melhor é você se planejar para ficar ao menos 2 dias na Bélgica para conhecer além de Bruges, a capital Bruxelas que é surpreendente!

Onde se hospedar em Paris

Paris, roteiro, dicas de hotéis, restaurantes e mais
Hotel Bourgogne & Montana

A melhor área para ficar em Paris são nos bairros em torno do Louvre e da Torre Eiffel, que são os mais centrais e com fácil acesso as atrações Turísticas, restaurantes, etc.


Paris dicas de atrações, hotéis e restaurantes
Hotel Le Milie Rose

Os bairros de Paris são classificados por números, vão do 1º ao 20° arrondissement, sendo que o 1°, onde fica o Louvre, é o mais central, a Torre Eiffel fica no 7°, mas faz divisa com o 15°, a princípio pode parecer confuso, mas nós fizemos o post "Onde ficar em Paris" com mapa para você entender melhor os bairros e várias dicas de hotéis, dos bons e baratos aos mais luxuosos.

Melhor época para ir a Paris

Paris quando ir

Antes de decidir quando ir a Paris é importante que você avalie o seu estilo de viagem, quer pegar temperaturas mais altas e dias mais longos para aproveitar a cidade? Então a melhor época para ir a Paris é entre abril e outubro, que corresponde a primavera, verão e início do outono. Quer economizar e sentir o frio europeu? Então a melhor época é de novembro a março.

Paris melhores meses para visitar

A alta temporada em Paris vai de abril a outubro, mas os preços dos hotéis dão uma leve baixada em agosto, quando o calor em Paris se torna insuportável para muitos, com ondas de calor que podem chegar a 40°C; e no final de outubro, quando as temperaturas caem com a aproximação do inverno, início da baixa temporada.

Museu do Louvre Paris

No geral as temperaturas em Paris de abril a setembro são as mais agradáveis para nós brasileiros, variando entre mínimas de 8°C e máximas de 24°C, além disso nessa época o pôr do sol acontece entre 21h - 22h, já no auge do inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) é comum as temperaturas em Paris chegarem perto dos 0°C e às 17h já é noite! Há chance de chuva em Paris durante o ano todo, mas geralmente são chuvas rápidas e passageiras.

Dicas de Paris

Além das temperaturas, fique atento aos eventos que acontecem em Paris que lotam a cidade e elevam mais ainda os preços de hospedagem, como e o caso da Paris Fashion Week, geralmente em março e o torneio de Roland Garros, que acontece em Paris entre os meses de maio e junho, além é claro de feriados e épocas festivas como Natal e Réveillon. 

Paris tudo que você precisa saber

Nós fomos a Paris na última semana de maio, primavera, a cidade estava radiante, com dias longos e clima agradável, só de manhã e a noite que esfriava um pouco para os nossos padrões (brasileiras, paulistas, que mudaram para Vitória - ES em busca de clima mais quente).

Sobre a segurança em Paris

Paris é perigoso, saiba o que é verdade
Trocadero

No geral Paris é uma cidade segura, no entanto a presença de "pickpockets", batedores de carteira que ficam em lugares movimentados, como as atrações turísticas, ou no metrô e aproveitam a primeira oportunidade para levar os seus pertences, ou seja, todo cuidado é pouco!

Sacré Coeur
Sacré Coeur

Além disso, em Paris é muito comum golpes como o do golpe do abaixo-assinado, do anel, ou conversas do tipo que servem para tirar a sua atenção enquanto eles furtam aparelho de celular, carteiras, etc, tudo de forma sutil, portanto, a principal dica é, não dê confiança para estranhos em Paris.

Como chegar a Paris, requisitos para entrar na França e dicas úteis

Gare de Lyon, Paris
Gare de Lyon, Paris

Paris, capital da França, é um dos destinos europeus mais procurados pelos brasileiros. Há voos do Brasil a Paris diretos, com conexões, há também companhias aéreas low cost e Trens que ligam paris a outros destinos. Nós mesmas chegamos a Paris de Trem vindo de Barcelona, na Espanha, e depois seguimos para Bruxelas, na Belga, utilizando o passe global da Eurail, que te permite fazer viagens ilimitadas de Trem pelo número de dias que escolher, explicamos mais no post sobre a nossa Eurotrip. (link em breve)

Paris dicas blog de viagem

Os aeroportos Charles de Gaulle (CDG) e Orly (ORY), que recebem voos frequentes do Brasil ficam entre 20 e 30 km do centro, já a Gare de Lyon e a Gare du Nord, que são as principais estações de trem de Paris , ficam em torno de 3 a 5 km da área central, você pode se locomover de transporte público (trem, metrô, ônibus), alugar um carro ou fazer como nós e contratar um transfer, usamos os serviços do Emanuel Transfer Paris e foi ótimo, ele e sua equipe falam português, são pontuais, atenciosos, profissionais... super recomendamos!

Paris dicas
Emanuel Transfer Paris, o melhor!

Brasileiros não precisam de visto de turismo para ficar até 90 dias na França e em outros países-membros do Espaço Schengen, no entanto, você precisa apresentar um passaporte válido, comprovante de hospedagem, de recursos financeiros (como cartões internacionais) e é obrigatório ter seguro viagem (faça uma cotação AQUI usando o código TEMQUEIR para ter um desconto especial).

O que precisa para viajar para Paris

O Euro é a moeda oficial da França, mas hoje em dia a melhor forma de pagamento são os cartões globais, tipo da Wise, que são gratuitos, cobram apenas 1,1% de IOF e são aceitos em todos os lugares de Paris, além disso, recomendamos reservar hotéis, passeios e ingressos com antecedência.

Paris roteiro e dicas

Paris tem wi-fi gratuito em muitos locais públicos, como museus, parques, estações de metrô, além de hotéis, alguns restaurantes e cafés, mas se quiser ficar o tempo todo conectado recomendamos o Chip internacional da Brasil Roaming (10% de desconto com o cupom #TEMQUEIR), que tem uma excelente cobertura na Europa e oferece planos com internet e ligações ilimitadas!

Como se locomover em Paris

Muitos dizem que os franceses são "desagradáveis" e que não gostam de falar outras línguas, mas nós fomos bem atendidas em todos os lugares e nos dois hotéis que ficamos haviam funcionários que falavam português, em outros lugares nos viramos com aplicativo de tradução, já que não falamos inglês fluente, muito menos francês, na verdade os franceses têm orgulho da sua língua e esperam que os estrangeiros façam um esforço para aprender, então arrisque um "merci" - obrigada, "bounjour" - oi/bom dia, um "S'il te plaît" - por favor ou um "au revoir" - até a próxima!

Museu do Louvre Paris

Enfim, conhecer Paris foi um sonho realizado para nós e cada minutinho na cidade luz ficou marcado de um jeito especial. Esperamos ter ajudado com as dicas e que sua viagem a Paris seja tão inesquecível quanto a nossa. "Tu dois y aller" - você Tem que ir! :)

Viagem Paris
Paris, sonho realizado! Amamos, queremos voltar!

Também temos
 dicas de Londres, Bruxelas, Amsterdã, Barcelona, Lisboa 
e outros destinos europeus (Links em Breve)

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Youtube



Pin It
Nenhum comentário

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir