Bruxelas: roteiro, atrações, dicas de hotéis, comidas típicas e mais
15 julho 2025

Bruxelas é um dos destinos mais surpreendentes da Europa, a melhor decisão que tivemos foi incluí-la no roteiro da nossa Eurotrip. Capital e maior cidade da Bélgica, Bruxelas possui uma riqueza histórica incrível, uma cultura super interessante, monumentos emblemáticos e uma gastronomia mundialmente conhecida, afinal, quem não é fã do chocolate belga?
Neste post vamos compartilhar nossas experiências em Bruxelas e dar dicas das principais atrações da cidade, hotéis, comidas típicas, melhor época para ir e muito mais!
Bruxelas: Roteiro quantos dias ficar
![]() |
Atomium |
O que fazer em Bruxelas
![]() |
Manneken Pis |
Os principais Pontos turísticos de Bruxelas ficam próximos uns dos outros, quase todos no centro, em torno da Grand Place, o que torna possível conhecer praticamente tudo a pé, porém, algumas atrações importantes, como o Atomium, ficam mais distante, sendo necessário transporte.
![]() |
Tootbus Brussels - Hop on hop off |
Nós circulamos com o ônibus Turístico de Bruxelas - Tootbus Brussels e foi ótimo, há bilhetes de 24h ou 48h que permitem subir e descer quantas vezes quiser, além disso inclui walking tours gratuitos. Outra alternativa é o Brussels Card, que dá direito ao transporte público + entradas em atrações, avalie se vale a pena), se estiver com pouco tempo a melhor solução é um tour privado por Bruxelas.
1. Grand Place

A Grand Place é o ponto turístico mais famoso de Bruxelas, patrimônio da Unesco com arquitetura do século XVII, já foi considerada a Praça mais bonita da Europa.

Na Grand Place estão museus importantes, como o Museu da Cidade de Bruxelas, e também o Prédio da Prefeitura, que chama a atenção pela construção gótica decorada com centenas de estatuetas e no topo de sua torre a estátua do padroeiro São Michel.
2. Galeries Royales Saint-Hubert

Bem próximo a Grand Place ficam as Galeries Royales Saint-Hubert, construídas em 1847, foram as primeiras galerias comerciais da Europa, sua estrutura é lindíssima, elegante e reúne boutiques sofisticadas, joalherias, lojas de chocolates famosas como, a Neuhaus, e de Waffles, como a Maison Dandoy.
3. Manneken-pis
.jpg)
Manneken Pis é um dos símbolos de Bruxelas e existem centenas de lendas sobre a pequena estátua do menino pelado fazendo xixi, em uma delas o menino teria apagado dessa forma inusitada uma chama acesa, salvando a cidade de um terrível incêndio, o fato é que o menino fazendo xixi é um dos pontos turísticos mais fotografados de Bruxelas

O Manneken Pis está localizado entre as ruas L’Etuve e Chene, perto da Grand Place, mas na verdade essa é uma cópia, a verdadeira estátua está no Museu da Cidade de Bruxelas, que também dá acesso ao "guarda-roupas" dele com cerca de 900 mini looks que são usados no menino em dias festivos.
4. Mont des Arts

O Mont des Arts fica a menos de 500 metros da Gland Place, possui um lindo jardim e uma das mais belas vistas panorâmicas de Bruxelas, especialmente no pôr do sol.

O nome "Monte des Arts" é porque o local abriga 10 dos maiores museus da cidade, idealizado pelo rei Léopold II, com o intuito de transformar Bruxelas em uma capital moderna e cultural.
5. Palácio Real

A poucos metros do Mont des Arts fica o Paleis Royale de Bruxelles é uma das mais belas construções da cidade, foi erguida no lugar do Palácio dos Duques de Brabant, destruído por um incêndio em 1731.

Antigamente o Palácio Real era a residência oficial dos reis belgas. Bruxelas hoje tem grande importância política, é sede do parlamento europeu e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
6. Atomium

O Atomium é para Bruxelas o mesmo que a Torre Eiffel é para Paris, a enorme estrutura com 102 metros representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes, ele é composto por nove esferas gigantes, de aço inoxidável, foi construído em 1958 para a primeira feira mundial pós-guerra e se tornou uma das atrações mais famosas de Bruxelas.

A melhor vista do Atomium é observá-lo por fora e isso pode ser feito de forma gratuita, mas também é possível e muito interessante visitar o seu interior, que te permite subir até o 7 andar e ter uma bonita vista da cidade, você também pode unir com o Mini Europe, um parque de miniaturas dos atrativos Europeus que fica próximo ao Atomium, ambos acessados por transporte público ou o ônibus turístico de Bruxelas.
7. Parque do Cinquentenário

O "Parc du Cinquantenaire" foi construído em 1880 em homenagem ao 50º aniversário da independência da Bélgica, trata-se de uma linda área verde com jardins, fonte, construções e monumentos como o Arco do Triunfo, além disso, abriga museus como o Museu da História Militar e o Autoworld, um museu de carros antigos.

O Parque do Cinquentenário fica a cerca de 3 km do centro de Bruxelas, dá para chegar de transporte público ou através do ônibus turístico. A entrada é gratuita (exceto os museus).
8. Chocolate Belga - Choco Story Brussels
![]() |
Neuhaus Chocolates |
Ali mesmo no centro de Bruxelas você irá encontrar dezenas de lojas que vendem um dos chocolates mais famosos do mundo, o nosso amado chocolate Belga, são barras, trufas, os típicos pralinés (bombons inventados da Bélgica) e outros que são uma verdadeira tentação!
![]() |
Choco Story Brusses - Workshop |
Além de se deliciar entre as lojinhas, a melhor experiência que tivemos foi visitar a Choco Story Brussels, que funciona como fábrica e museu do chocolate.
![]() |
Museu do Chocolate - Choco Story |

Na Choco Story podemos conhecer o processo de elaboração do chocolate, ver o mestre chocolatier preparando pralinés, visitar o Museu do Chocolate e o melhor, degustar os maravilhosos chocolates belgas, dá água na boca só de lembrar!
![]() |
Degustação a vontade durante a visita no Museu - Choco Story |

Você pode comprar o ingresso comum da Choco Story que dá acesso ao Museu com degustação à vontade, ou a experiência completa que, além do museu, inclui também um Workshop para fazer os próprios chocolates, com direito a levar para casa, claro. Foi o que fizemos e amamos!

A Choco Story fica localizada no centro de Bruxelas, próxima a Grand Place e funciona todos os dias, mas lembre-se de reservar os ingressos com antecedência, pois são super concorridos.
9. Waffle

O Waffle foi inventado na Bélgica então é algo que você não pode deixar de experimentar durante sua viagem a Bruxelas.

Existem desde barraquinhas populares até sofisticadas cafeterias, como a Maison Dandoy vendendo os clássicos Waffes belgas, que podem ser apenas salpicados com açúcar ou cobertos com chocolate, morangos e outros complementos.
![]() |
Melhores Waffles de Bruxelas - Maison Dandoy |
Na verdade, existem dois tipos de Waffles Belga, o Bruxelas e o Liége, a diferença é que o de Bruxelas é quadradinho e tem a massa mais leve, já o Liége tem bordas arredondadas, é servido quente com massa mais firme e mais doce, já que leva cristais de açúcar.
![]() |
Waffle Bruxelas | Liege |
Difícil é escolher o melhor, mas elegemos o waffle de Liege o nosso favorito, Provamos os dois na famosa Maison Dandoy e amamos!
![]() |
Speculoos - melhor biscoito da vida! |
Também não deixe de provar o Speculoos, um biscoito Belga feito com canela, açúcar mascavo e caramelo, a Maison Dandoy oferece o Speculoos e outros biscoitos artesanais, uma delícia!
10. Batata Frita
![]() |
Maison Antoine - Batata frita mais tradicional de Bruxelas |
Em Bruxelas você irá comer a melhor batata frita da sua vida, acredite! A batata frita da Bélgica é diferente, perfeitamente crocante por fora e macia por dentro e vem acompanhada de molhos especiais!
![]() |
Frites Atelier - A batata frita mais famosa de Bruxelas |
Você encontra em praticamente toda esquina, mas se quiser provar a batata frita mais tradicional de Bruxelas vá na Maison Antoine, que funciona desde 1948 na Place Jourdan e já foi destaque no "The New York Times" como as melhores fritas do mundo!
![]() |
Maison Antoine |
![]() |
Frites Atelier |
Você poderá provar fritas com parmesão, carne, frango, mexilhões... e o melhor, com molhos à vontade! A casa também oferece croquetes, lanches, vinhos, espumante, cervejas e outras bebidas para acompanhar. Uma experiência mais gourmet e diferenciada!
![]() |
Frites Atelier |
A origem da batata frita é incerta, mas os belgas afirmam que foram inventadas por eles, tanto que é considerada um patrimônio cultural, tem Museu da Batata frita e até o dia da batata frita no país, 1º de agosto.
+ Dicas do que fazer em Bruxelas
![]() |
Grand Place |
A Bélgica é uma das principais produtoras de cerveja do mundo, com rótulos bem famosos e prestigiados, uma paixão no país, tanto que existe até o Museu da Cerveja - Belgian Beer World, que além de interativo, inclui degustação da bebida.
![]() |
A famosa regra de cerveja do Delirium |
Um dos melhores lugares para tomar cerveja em Bruxelas é no Delirum, que foi reconhecido pelo Guiness Book por ter o maior menu de cerveja mundo, são mais de 200 páginas com rótulos nacionais e internacionais, peça o "Beer Meter", uma regua de 1 metro com 10 cervejas de diferentes sabores. Outra dica é fazer o "Tour da cerveja e do chocolate em Bruxelas", para unir essas duas paixões.

Ainda na parte da gastronomia, se você quiser provar alguns pratos típicos da Bélgica como Moules frites (mexilhões na cerveja com batata frita) e o croquete de camarão, você poderá reservar um almoço ou jantar no Bouillon Bruxelles, um restaurante super tradicional localizado no centro de Bruxelas.
![]() |
Bruges |
Estando em Bruxelas não perca a oportunidade de conhecer Bruges, que fica a apenas 1 hora da capital e é uma das cidades mais encantadoras da Bélgica, conhecida como "a veneza do Norte", dá para ir de Trem por conta própria ou através de um passeio guiado bate-volta. Se tiver tempo inclua no roteiro a Antuerpa, "a capital do diamante".
![]() |
Bruges |
Bruxelas também serve como base para conhecer diversos outros destinos Europeus, como Luxemburgo e Amsterdã, no entanto, são lugares que merecem mais tempo, veja nossas dicas de Amsterdã. (em breve)
Onde ficar em Bruxelas
![]() |
Grand Place - centro de Bruxelas |
A melhor localização para se hospedar em Bruxelas é na área central da cidade, em torno da Grand Place, assim você estará próximo das principais atrações turísticas, cercado por restaurantes, lojas de chocolate, transporte, etc, nessa região há opções de hospedagem para todos os bolsos.
![]() |
B&B hotel Brussels Centre Gare du Midi |
Nós ficamos no B&B HOTEL Brussels Centre Gare du Midi, um hotel bom e barato no centro de Bruxelas, a poucos passos da Gari du Midi, principal estação de Trem/metrô da cidade e uns 15 minutos caminhando até a Grand Place, foi um excelente custo-benefício, veja os detalhes AQUI.
![]() |
B&B hotel Brussels Centre Gare du Midi |
Quem deseja um hotel mais sofisticado, em torno da Grand Place estão alguns dos melhores hotéis de Bruxelas como o Rocco Forte Hotel Amigo, o Made in Catherine, o Hotel Le Dixseptième, o Hotel Fleur de Ville, e o Juliana Hotel Brussels.
![]() |
B&B hotel Brussels Centre Gare du Midi |
Com tarifas mais amigáveis e ótima localização central a dica é o Marivaux Hotel, o Warwick Grand-Place Brussels, o ibis Hotel Brussels off Grand'Place, o Bedford Hotel Brussels e o Numa l Lief, para quem busca um Hostel em Bruxelas recomendamos o LATROUPE Grand Place Hostel ou o Sleep Well Youth Hostel.
Quando ir a Bruxelas
![]() |
Mont des Arts |
Bruxelas é o tipo de destino que pode ser visitada o ano todo, no entanto, para tornar os passeios ao ar livre mais agradáveis eu considero os melhores meses de abril a setembro, pois é quando as temperaturas estão mais quentes. No auge do verão, julho e agosto, a média máxima em Bruxelas é 23°C, super agradável para nós brasileiros, no entanto essa é uma das épocas mais procuradas na cidade.
![]() |
Pelas charmosas ruas do centro de Bruxelas |
No geral Bruxelas é uma capital gelada, no inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) as mínimas podem chegar a 1°C ou 2°C, as chuvas são distribuídas ao longo do ano e não chegam a ser tão intensas, com maior probabilidade em julho, agosto e dezembro.
![]() |
Grand Place |
Nós fomos a Bruxelas no início de junho e foi ótimo, pegamos dias lindos e temperaturas agradáveis, além disso, nessa época de primavera e verão, os dias são mais longos na Europa, o sol se põe em torno das 21h então, conseguimos aproveitar super bem o dia.
Como chegar em Bruxelas, requisitos para entrar no país, curiosidades e dicas
![]() |
Ônibus Turístico de Bruxelas |
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Bélgica a turismo, assim como nos demais países membros do Acordo de Schengen, porém será necessário ter um passaporte válido, comprovantes de hospedagem, recursos financeiros como cartão internacional, passagens ida e volta e também é obrigatório seguro viagem (faça uma cotação AQUI usando o código TEMQUEIR para ter um desconto especial).
![]() |
Centro de Bruxelas |
Existem voos do Brasil para Bruxelas fazendo conexões em diferentes destinos europeus, há também a possibilidade de chegar através de companhias low cost, ou Trem, nós mesmas unimos Bruxelas com outros países como Paris e Amsterdam usando o passe global da Eurail, que nos permite fazer viagens ilimitadas de Trem pelo número de dias escolhido, explicamos mais AQUI. (link em breve)

O aeroporto de Bruxelas fica a cerca de 15 km do centro, já a principal estação de Trem Brussels-Midi/Zuidi, fica a menos de 2 km. Você poderá se deslocar de transporte público (metro, ônibus...), Uber, táxi ou contratar um transfer privativo.
![]() |
Centro de Bruxelas |
A moeda oficial em Bruxelas é o Euro, mas hoje em dia a melhor forma de pagar tudo é através dos cartões globais, tipo Wise, que são gratuitos e cobram apenas 1,1% de IOF.
![]() |
Waffle - Maison Dandoy |
Os melhores hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi gratuito em Bruxelas, mas se não quiser ficar dependendo disso nós recomendamos o Chip internacional da Brasil Roaming (10% de desconto com o cupom #TEMQUEIR), que tem uma excelente cobertura na Europa e oferece planos com internet e ligações ilimitadas!
![]() |
Atomium |
Uma curiosidade de Bruxelas é que, embora o inglês e o espanhol seja falado frequentemente por conta dos turistas, o idioma oficial de Bruxelas é o francês e o neerlandês, em outras regiões da Bélgica também se fala alemão.
![]() |
Choco Story |
Enfim, curtimos muito conhecer Bruxelas e jamais esqueceremos os dias deliciosos que passamos por lá, espero que nossas dicas te ajudem a fazer uma ótima viagem a Bélgica. Tem que ir! :)
![]() |
Dias inesquecíveis em Bruxelas |
Também temos dicas de Bruges, Amsterdam, Paris, Londres e outros destinos europeus
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário