Amsterdã era um dos destinos mais aguardados da nossa Eurotrip e, definitivamente, não decepcionou, ficamos apaixonadas pela capital holandesa desde o primeiro minuto que desembarcamos do trem na estação central e no caminho até o hotel fomos vendo um cenário encantador repleto de construções lindíssimas em meio a pontes e canais charmosos.
Neste post vamos compartilhar com vocês nossas experiências em Amsterdã com dicas do que fazer, onde ficar, onde comer, quando ir... um roteiro completo para te ajudar a planejar sua viagem a uma das cidades mais charmosas da Europa. Tem que ir!
Quantos dias ficar em Amsterdã: Roteiro
Quanto mais tempo você conseguir ficar em Amsterdã melhor, pois além dos pontos turísticos, do passeio aos moinhos de vento de Zaanse Schans, da noite animada e da gastronomia deliciosa, só de ficar circulando pela cidade a beira dos canais já é uma atração e tanto, mas eu diria que 3 dias inteiros é o mínimo que você precisa para conhecer Amsterdã.
 |
Moinhos de Zaanse Schans |
Em 1 dia será possível visitar rapidamente as principais atrações do centro histórico de Amsterdã, em 2 dias você conseguirá conhecer tudo com mais calma, entrar nos museus, conhecer os canais mais charmosos, visitar os parques... e com 3 dias você terá tempo para explorar outras regiões da cidade.
O que fazer em Amsterdã
1. Museus de Amsterdã: Casa de Anne Frank, Museu Van Gogh, Rijksmuseum, Heineken Experience
 |
Casa de Anne Frank |
Amsterdã tem uma cultura riquíssima e diversificada que você pode apreciar visitando os inúmeros museus da cidade, um dos mais famosos é a Casa de Anne Frank, um anexo secreto na rua Prinsengracht 263 onde a menina judia e sua família viveram escondidos durante o regime nazista. A história virou filme baseado no famoso Diário de Anne Frank.
 |
Casa de Anne Franke |
O
Museu Van Gogh é um dos museus mais importantes de Amsterdam e de toda a Europa, já que abriga a maior coleção de arte existente do renomado artista holandês Vicent van Gogh.
 |
Museu Van Gogh |
O
Rijksmuseum é um dos mais visitados de Amsterdã, pois além da sua bela fachada projetada pelo arquiteto Pierre Cuypers, o mesmo da estação de trem Amsterdam Centraal, o museu é dedicado a arte e a história holandesa, apesar de ser pago, o belo jardim do Rijksmuseum pode ser visitado de forma gratuita.
 |
Rijksmuseum |
Quem é fã de cerveja não pode deixar de fora a Heineken Experience para saber tudo sobre a famosa marca de cerveja holandesa, desde a sua fundação até os dias atuais, trata-se de um museu interativo com degustação de cerveja no final do tour. Tem ainda o Museu Moco, de arte contemporânea, A Casa de Rembrandt, onde o famoso artista holandês viveu, e o Madame Tussauds, o Museu de cera de Amsterdã;
 |
Heineken Experience |
Se você pretende visitar todos, ou boa parte dos Museus de Amsterdã, vale a pena adquirir o I amsterdam City Card, que da acesso aos museus, diversas atrações da cidade e permite o uso ilimitado do transporte público em Amsterdã. Você também pode comprar as entradas de forma separada e pagar em Reais sem taxas no site da Civitatis.
2. Canais de Amsterdã
Amsterdã tem mais de 165 canais e mil pontes, então você pode se desafiar elegendo o seu canal favorito, tarefa difícil pois a cada esquina do centro histórico surge um canal mais bonito que o outro.
 |
Essa bicicleta linda fica na esquina da Rua Spiegelgratcht |
Particularmente nós ficamos encantadas com os canais de Jordaan, bairro da região central onde fica a Casa de Anne Frank, tanto que o Prinsengracht, o Keizersgracht e o Herengracht são considerados os canais mais bonitos de Amsterdã.
3. Praça Dan e Palácio Real
A Praça Dan é uma das mais conhecidas do centro de Amsterdã, nela está o National Monument, um obelisco que homenageia os soldados holandeses mortos na Segunda Guerra Mundial e o imponente Palácio Real, ou Koninklijk Paleis, uma das três residências oficiais da monarquia holandesa.
Além disso a Praça é palco da principais manifestações que acontecem na cidade, abriga o Museu de Cera e é repleta de cafés, restaurantes e lojas, entre elas a de Bijenkorf, uma famosa loja de departamentos holandesa.
Begijnhof era um antigo reduto católico localizado no centro de Amsterdã, habitado apenas por "begijnen", mulheres católicas celibatárias. Uma placa na entrada do condomínio relata que a última Beqijn morreu em 1971, mas que o local permanece sendo habitado apenas por mulheres.
O acesso é livre aos turistas e se dá por um pórtico de tijolos vermelhos de 1574, localizado na esquina da Begijnensteeg, ao entrar você verá o "jardim escondido" de Begijnhof.
5. Vondelpark
O Vondelpark é o maior e mais famoso parque urbano de Amsterdã, ideal para dar um "respiro" entre uma atração e outra, são mais de 40 hectares de área verde, com lagos, jardins, playground e até um teatro ao ar livre com apresentações gratuitas de abril a setembro.
Você pode unir o Vondelpark com o
Museu Van Gogh, que fica bem próximo. Dizem que o Vondelpark é conhecido em Amsterdã por liberar a prática de sexo a noite, por via das dúvidas dê preferência para visitá-lo durante a luz do dia.
6. Mercado de Flores e Jardim de Keukenhof
O Mercado das Flores é um dos atrativo do centro de Amsterdã, há mais de 140 anos chegam ao Bloemenmarkt centenas de embarcações com plantas e flores para venda, trata de um mercado flutuante, pois está organizado em plataformas e barcos atracados às margens do Canal Singel.
O mercado fica especialmente florido durante a primavera europeia, de março a maio, época que florescem as típicas tulipas, inclusive se sua viagem a Amsterdã for na primavera, não perca a oportunidade de conhecer o famoso Jardim de Keukenhof, o maior parque de tulipas do mundo, localizado a apenas 40 km de Amsterdã, na cidade de Lisse.
7. Moinhos de Zaanse Schans
Os Moinhos de vento Zaanse Schans é o bate e volta mais popular e imperdível em Amsterdã. Você pode ir facilmente de Trem, partindo da estação central com destino a estação Zaandijk Zaanse Schans, ou fazer um passeio com guia em português que inclui transporte e tour pelas principais atrações da famosa Vila dos Moinhos.
Ao desembarcar na estação de Trem de Zaanse Schans são cerca de 15 minutos de caminhada passando pela Ponte Julianabrug até a Vila dos Moinhos de vento, que é uma espécie de museu a céu aberto com Moinhos trazidos de diferentes lugares da Holanda.
Os moinhos são do séculos XVIII e XIX, época que era muito comum usar esses equipamentos para moer grãos, fazer óleo, tingir tecidos, etc, cada moinho guarda sua própria história.
Na vila de Zaanse Schans você também irá encontrar diversas lojinhas de souvenir, o Wooden Shoes Zaanse Schans, que é a fábrica dos famosos Tamancos holandeses; e uma deliciosa fábrica de queijos, a Cheese Farm "Catharina Hoeve" by Henri Willig, com uma imensa variedade dos melhores queijos holandeses com direito a várias provinhas, bom demaaais!
 |
Os maravilhosos queijos holandeses - Cheese Farm |
A Vila dos Moinhos de Zaanse Schans é linda e não paga nada para entrar, mas a visita interna de alguns moinhos museus exige a compra de ingresso. Tudo que mostramos acima teve acesso gratuito!
+ atrações em Amsterdã
 |
Cidade do Lego |
Além das principais atrações de Amsterdã que listamos acima, se tiver tempo você pode incluir no seu roteiro Zaandam, conhecida como "a cidade do Lego de Amsterdã", localizada entre o centro e os Moinhos Zaanse Schans, fácil de chegar de Trem, o principal ponto turístico é a fachada do Hotel Inntel Amsterdam Zaandam.
Quem gosta de aventura pode visitar o
A'dam Lookout, o mirante mais alto de Amsterdã, que além da vista panorâmica, oferece o Over The Edge, o balanço mais alto da Europa, a nada menos que 100 metros de altura, confesso que não tivemos coragem para tanto.
 |
Red Light District |
Curiosos gostam de visitar o
Bairro Vermelho - Red Light District, uma área onde prostitutas oferecem seus serviços legalmente dentro de vitrines iluminadas com uma luz vermelha, não é permitido fotografá-las. Por ali também há diversos sex shops e
coffeeshops onde o uso de drogas leves, como a maconha, é liberado.
 |
Bairro Vermelho - Red Light District |
Num roteiro de 5 a 7 dias em Amsterdã você poderá fazer um
passeio a Giethoorn, conhecida como a "Veneza Holandesa" e até mesmo reservar um dia para conhecer a Bélgica, país vizinho que está a 2h de Trem e reúne diversas atrações na capital Bruxelas e na encantadora Bruges.
O que não pode deixar de provar em Amsterdã
 |
Stroopwafel |
Em Amsterdã você irá encontrar desde restaurantes refinados até lanchonetes e barraquinhas de rua para provar os típicos sabores holandeses.
 |
Croquete Bitterballen e Broodje Kroket |
Em sua viagem a Amsterdã não deixe de provar os famosos queijos, o delicioso Stroopwafel, os amados croquetes, a verdadeira torta holandesa - torta de maçã, as batatas fritas perfeitas e as delicadas panquequinhas -Poffertjes. Acesse o post "Onde comer em Amsterdã" para saber mais sobre as delícias típicas e os melhores lugares para comer cada uma delas em Amsterdã;
Onde ficar em Amsterdã
 |
Nh Collection Amsterdam Flower Market |
A melhor localização para se hospedar em Amsterdam é no centro da cidade, próximo aos charmosos canais, as principais atrações turísticas, restaurantes e a Estação Centraal, de onde partem os trens com destino as cidades e países vizinhos, isso se estende até o bairro Jordaan, que é coladinho ao centro, sendo possível chegar através de uma tranquila caminhada.
 |
Nh Collection Amsterdam Barbizon Palace |
Amsterdã é vista como uma das cidades mais caras da Europa, portanto, reservar o hotel com antecedência é fundamental, a boa notícia é que você irá encontrar desde pequenos hotéis boutiques até grandes e modernos hotéis de rede.
 |
Nh Collection Amsterdam Flower Market |
 |
Nh Collection Amsterdam Barbizon Palace |
Quando ir a Amsterdã
A melhor época para ir a Amsterdã é de abril a outubro, que corresponde a primavera, verão e início do outono europeu, quando as temperaturas estão mais elevadas, pois Amsterdã não é uma cidade quente para os padrões brasileiros e o inverno é bastante rigoroso.
Para vocês terem uma ideia, em julho e agosto, auge do verão em Amsterdã a máxima é de 21°C, com mínima de 15°C, raramente são registradas ondas de calor com temperaturas próximas a 25°C, já no inverno as temperaturas chegam facilmente perto dos 0°C. As chuvas podem acontecer em qualquer época do ano, mas nada de tempestades, um chuvisco ou uma pancada aqui outra ali.
No entanto, justamente essa época "ensolarada" e florida fazem Amsterdã ficar bastante movimentada, em especial de maio a setembro quando é alta temporada, então programe-se para reservar hotéis e passeios com antecedência.
Nós fomos a Amsterdã no início de junho e foi ótimo, a cidade estava linda, os dias eram longos com pôr do sol por volta das 22h e as temperaturas amenas durante o dia, já de manhã e a noite fazia um friozinho gelado para nós brasileiros, rs.
Como chegar a Amsterdã, requisitos para entrar no país, curiosidades e dicas
 |
Estação de Trem - Amsterdam Centraal |
Brasileiros não precisam de visto para entrar em Amsterdã a turismo, porém será necessário ter um passaporte válido e
seguro viagem (faça uma cotação
AQUI usando o código
TEMQUEIR para ter um desconto especial).
"Amsterdã, Amsterdãm ou Amsterdão", é a capital da Holanda (também chamada de Países Baixos), existem voos diretos do Brasil para Amsterdã, além disso, é comum chegar de ônibus ou Trem vindo de outros países vizinhos como Bélgica, Alemanha e Inglaterra, nós fizemos nossa Eurotrip usando o
passe global da Eurail, que nos permite fazer viagens ilimitadas de Trem pelo número de dias escolhido, explicamos melhor
AQUI.
O aeroporto Amesterdão Schiphol fica a cerca de 20 km do centro, já a principal estação Amsterdam Centraal fica no coração da cidade. Para se deslocar ate o seu hotel você poderá usar o transporte público (trem, bondes...), alugar um carro, usar Uber ou táxi (opções mais caras) ou contratar um transfer privativo.
A moeda oficial na Holanda é o Euro, mas fique sabendo que em Amsterdã muitos estabelecimentos não aceitam dinheiro, só cartão, inclusive o transporte público deve ser pago exclusivamente com cartão de débito ou crédito, por isso a melhor forma de pagar tudo é através dos cartões globais, tipo Wise, que são gratuitos e cobram apenas 1,1% de IOF. |
Cafeteria Back To Black |
Os
melhores hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi gratuito em Amsterdã, mas se quiser ficar o tempo todo conectado nós usamos recomendamos o
Chip internacional da Brasil Roaming, que tem uma excelente cobertura na Europa e oferece planos com internet e ligações ilimitadas! Ganhe 10% de desconto usando o cupom
#TEMQUEIR.
Achamos os holandeses muito simpáticos, o idioma oficial de Amsterdã é o holandês, mas o inglês também é muito frequente por lá.
 |
Vila dos moinhos de Zaanse Schans |
O uso de drogas leves, como a maconha, é tolerado em Amsterdã, pode ser comprada e consumida em lugares determinados da cidade, como os chamados coffeeshops, mas não é permitido fumar na rua, também é estritamente proibido cruzar a fronteira portando qualquer quantidade de droga.
 |
Centro de Amsterdã |
Amsterdã é uma cidade segura, circulamos só nós duas dia e noite por todas as partes do centro e foi tranquilo, é uma capital com "ares de interior", o crime mais comum na cidade é o furto de bicicletas, portanto, se for alugar uma nunca deixe ela sem cadeado.
Enfim, conhecer Amsterdã foi uma das experiências mais incríveis que tivemos durante nossa Eurotrip, espero que essas dicas te ajudem a fazer uma viagem a Amsterdã tão especial quanto a nossa. Tem que ir! :)
Também temos dicas de Londres, Paris, Bruxelas, e outros destinos europeus
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário