Tem que ir: Caruaru e Nova Jerusalém - PE ,

Destaques

POSTS RECENTES

Caruaru e Nova Jerusalém - PE

01 junho 2020
De Recife a Caruaru, como chegar

Caruaru é um dos destinos mais visitados de Pernambuco, especialmente na época do famoso São João, mas a capital do forró pode ser conhecida o ano inteiro, tanto que as agências oferecem passeios no estilo bate e volta do Recife.

Neste post vamos dar dicas de como chegar a Caruaru, o que fazer por lá,  sugestões de hospedagem e contar tudo sobre o nosso passeio, que ainda incluiu no roteiro Nova Jerusalém, um lugar para lá de especial onde todos os anos acontece o espetáculo Paixão de Cristo. Confira!

DE RECIFE A CARUARU

Caruaru fica a cerca de 135 km do Recife, no interior, considerada a principal cidade do agreste pernambucano.


Como chegar a Caruaru: de carro, ônibus ou com agências de turismo

⇒ COMO CHEGAR

De carro: o acesso é pela BR-232, se a intenção for alugar um, faça uma cotação AQUI.

De ônibus: a viação Progresso opera uma linha que parte diariamente da Rodoviária do Recife (TIP) que fica no bairro Várzea, em vários horários desde ás 5h30 ás 23h50. A passagem custa á partir de R$29 e a viagem dura em torno de 2h.

Com agências de turismo: você pode contratar apenas o transfer ou fazer o  tour de um dia

Nós fizemos o passeio de Recife a Caruaru com a Luck Receptivo, a única empresa que inclui no roteiro uma visita a Nova Jerusalém. Abaixo você confere os detalhes do nosso dia e outras dicas.

PASSEIO CARUARU E NOVA JERUSALÉM

Caruaru: como chegar, onde ficar, que fazer
Museu do Barro - Caruaru

Saímos do hotel em Recife às 8h, o guia da agência passou para nos buscar e pegamos a estrada rumo ao agreste de Pernambuco.

⇒ REI DAS COXINHAS - PE

No caminho teve uma paradinha deliciosa no Rei das Coxinhas, que inclusive tem uma história muito interessante.

O lugar pertence a dois irmãos que a muitos anos atrás vendiam coxinhas nos ônibus que passavam ali na rodovia, a tal das coxinhas agradaram tanto que eles abriram uma lanchonete, depois outra e outra... até que hoje se tornaram uma das principais redes de lanchonetes nas estradas de Pernambuco.


Rei das Coxinhas, Pernambuco

Super merecido, de fato são deliciosas e tem váaaarios sabores (adorei a de camarão), vale a pena experimentar! Desculpem a cara de sono, ahahaaa

CARUARU - PE 

Mais um tempinho de estrada e logo chegamos ao nosso primeiro destino do dia, Caruaru

Fomos no mês de agosto, claro que a cidade estava bem mais tranquila do que na época das festas juninas, quando a "capital do forró" recebe milhares de turistas de todos os cantos. Ainda assim deu para ter uma ideia de como tudo acontece!


Alto do Moura Caruaru

Passamos pelo Alto do Moura, o bairro mais famoso do município, reconhecido pela Unesco como o maior centro de artes figurativas das Américas. Suas ruas reúnem inúmeros ateliês de artes e na época do São João se transforma num dos polos mais importantes da festa.

Depois seguimos até o centro de Caruaru, onde fica o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga (primeira foto deste post), onde é montada a principal estrutura da festa de São João, com grandes shows, barraquinhas, quadrilhas, etc.

⇒ MUSEU DO BARRO 

Museu do Barro - Espaço Zé Cabloco

Ali mesmo, ao lado do Patio de Eventos - no centro de Caruaru, fica o Museu do Barro - Espaço Zé Caboclo, um lugar lindo que certamente vale a visita!


Museu do Barro - Espaço Zé Cabloco, Caruaru

A entrada custa R$2 e conta com um acervo enorme em homenagem ao rei do baião - Luiz Gonzaga, e a outros artistas caruaruenses como Mestre Vitalino, Abelardo Rodrigues entre outros.


Museu em Caruaru

Onde acontece o São João de Caruaru

Há também uma sala dedicada a Elba Ramalho, com roupas que ela usou nos shows que fez na cidade e outros espaços que retratam um pouco da festa de São João, dos costumes e da vida do povo do sertão.

⇒ FEIRA DE ARTESANATOS DE CARUARU

Feira de artesanatos de Caruaru

Nossa última parada na capital do forró foi na famosa Feira de Caruaru, declarada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Localizada no Parque 18, região central (600 metros do Marco Zero de Caruaru) a feira é enorme, cheia de barraquinhas que vendem os produtos mais variados.

Tem lembrancinhas, artesanatos em renda, couro, objetos de decoração, roupas, produtos típicos e por aí vai! Dá para passar horas se "divertindo", rs


Caruaru: roteiro, principais atrações

Dica: Em frente a feira existe uma galeria com lojas e restaurantes. Na ocasião foi o ponto de encontro do grupo. Adorei as roupas vendidas nesta galeria, tecidos de qualidade e bons preços. Não teve jeito, nesse dia não resistimos as comprinhas, foi muita tentação junta! Ahahaaa

ONDE FICAR EM CARUARU

A melhor localização para se hospedar em Caruaru é na região central, além do movimento do comércio, restaurantes e maior oferta de hotéis é onde fica o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde acontece o famoso São João.

O Alto do Mouro, a 6 km do centro, é outro polo importante que na época das festas também reúne barraquinhas e shows menores.

Mas se você pretende passar o São João em Caruaru, a principal dica é: reserve seu hotel com antecedência, veja algumas opções:

Onde ficar em Caruaru, dicas de hotéis
Citi Hotel Premium Caruaru

• O Citi Hotel Premium Caruaru é um dos melhores da região central, 4 estrelas com piscina, café da manhã delicioso e estacionamento gratuito.

• O WA Hotel Caruaru (integrado ao maior Shopping da cidade) e o Hotel Village Premium Caruaru são outras duas ótimas opções 4 estrelas, mas ficam em torno de 2 a 3 km do Pátio de Eventos.

• O Hotel Maysa é a melhor alternativa 3 estrelas no centro, outro um pouco mais afastado mas muito bom é o Caruaru Park Hotel.

• Para quem quer economizar, a dica é o Hotel Central Caruaru (no centro) ou a Pousada Casa da Gente no Alto do Moura.

Confira AQUI todas as opções de hospedagem em Caruaru

 Veja também nossas dicas de onde ficar em Recife

NOVA JERUSALÉM - PE

De Recife a Nova Jerusalém

Seguimos o nosso passeio em direção a Nova Jerusalémque fica localizada no município de Brejo da Madre de Deus, a cerca de 40 km de Caruaru e 202 km do Recife. 

O lugar é lindo, um imenso teatro a céu aberto que todos os anos reúne milhares de pessoas, durante a Semana Santa, para assistir a encenação mais famosa da Paixão de Cristo.


⇒ POUSADA DA PAIXÃO

Paixão de Cristo, Nova Jerusalém PE

A base de Nova Jerusalém é a Pousada da Paixão, que fica no meio de todo esse cenário idealizado por Plínio Pacheco. Inclusive é nela que ficam hospedados os artistas e todos que estão envolvidos no espetáculo.

Fazenda Nova Pernambuco
Estátua em homenagem a Plínio Pacheco

⇒ TOUR NOVA JERUSALÉM

Um guia local caracterizado nos levou para fazer um tour super especial!

Passamos por todos os cenários, descobrimos até alguns "segredinhos" de bastidores, rs. O lugar é lindo, gigantesco, tudo impressiona!!


Paixão de Cristo Pernambuco

No final do tour a guia da Luck estava a espera do grupo no último cenário, naquele momento ela disse algumas palavras bonitas de reflexão e juntos fizemos uma oração. Foi emocionante, gratidão a Deus por nos permitir viver esses momentos!


Saiba onde acontece

Caruaru a Nova Jerusalém PE

⇒ JANTAR TEMÁTICO

Depois do tour nos vestimos com roupas de época para o Jantar Temático, que aconteceu no palco da Santa Ceia, da pra imaginar o quanto foi especial?


Tour Nova Jerusalém Pernambuco

Vamos falar da comida: bem temperada, gostinho caseiro, com opções de saladas, arroz, caldos, escondidinho, farofa, frango e até a típica carne de bode!

Confesso que estava com receio de comer o tal do bode, mas experimentei e adorei!! A carne desmanchava de tão macia. Também haviam doces caseiros e um cafezinho para finalizar!


Nova Jerusalém PE, Jantar temático

Houve uma bonita encenação durante o jantar e em seguida uma apresentação cultural com dança e quadrilha na área da piscina.

Jamais esquecemos o sentimento de estar ali.

Nova Jerusalém Paixão de Cristo - Pernambuco

Que dia amigos! Conhecer Nova Jerusalém e Caruaru, lugares tão representativos de Pernambuco e do Brasil, para nós foi inesquecível! Não perca essa oportunidade. Tem que ir!

Chegamos no hotel em Recife por volta das 22h.

Gostou das dicas? Queremos te ver no nosso instagram @blogtemqueir 😘

Veja Também:


Recife: 10 passeios e atrações imperdíveis!

Pernambuco: quando ir, o que fazer, dicas de Recife e Porto de Galinhas





Booking.com




Outros Posts:

Onde ficar em Recife: dicas das melhores praias e hotéis.

Onde comer em Recife: pratos típicos e dicas de restaurantes.

Olinda: 10 opções de hotéis, pousadas e hostels

Porto de Galinhas: como chegar, o que fazer, tudo sobre a vila.

Maragogi: dicas de hotéis, pousadas e Resorts

João Pessoa: passeios, hotéis e restaurantes.


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


✓ Tours e passeios no Recife

8 comments:

  1. Lindas fotos, amei... Vocês estão retratando lindamente Pernambuco, a Nova jerusalém é um espetáculo à parte não é mesmo? Amei o jantar caracterizado. ahahah
    Só para um esclarecimento, Luiz Gonzaga não nasceu em Caruaru, ele nasceu em Exu, município de Serrita/PE.

    Beijos no coração!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla, que bom ter você aqui !! rs Não poderíamos falar de Pernambuco de outra forma, amamos essa terra!! Quanto a Luiz Gonzaga, te agradeço de coração pelo esclarecimento, foi erro nosso de não ter confirmado a informação que escutamos por lá. De fato ele nasceu em Exu, já corrigimos o texto. ;-)

      Super beijo!

      Excluir
  2. Olá meninas! Faz tempo que queria visitar o blog mas...enfim adorei o post, Parabéns!
    Bj
    @artimanhasdaka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee, adoramos ver você aqui!!! Muito obrigada!! Ficamos sempre muito felizes também com seus comentários no instagram.

      Beijos

      Excluir
  3. Olááááá! Interessante a história das coxinhas. Os sabores então... Ai meu Deus! Adoro! O Museu de Barro é muito lindo. Semana passada levei meus alunos a um museu de arte popular chamado Museu Casa do Pontal e tinham muitas obras de Mestre Vitalino. Legal!
    Adorei a ideia do jantar temático! E o menu também, ha ha ha (tenho muitos problemas com comida, já perceberam né?)
    Um super beijo
    Carolina

    Blog Viajar correndo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Legal né a história das coxinhas, o sabor então é mara, super merecido! Esse passeio todo foi muito legal, o jantar temático foi tudo de bom! hehehe

      Super beijo

      Excluir
  4. Roberto Menezes07 março, 2018

    Bom dia!

    Moro no bairro do Janga, Paulista, Pe.

    Desejo juntamente, eu, minha esposa, minha f8lhaa de 13 anos, filho e nora, ao Teatro Nova Jerusalém, para assistir a Paixão de Cristo;
    Gostaria de saber se tem pacote para eu e minha família;
    Quanto irei gastar para realizar esse evento;
    Onde, quando é que horas é a saída.

    Já agradecido,

    Roberto Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      Como vai tudo bem? Agradeço seu contato.

      Sobre o passeio a Nova Jerusalém, fizemos durante nossa viagem a Recife, com a Luck Receptivo, aliás ótima empresa. Vou deixar os contatos para que você consulte preços e disponibilidade dos pacotes diretamente com eles OK!

      81 3366-6262
      81 9.9974-5510
      luckrec@luckreceptivo.com.br

      Qualquer outra dúvida ou dica que pudermos ajudar, conte conosco. :)

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir