Tem que ir: Manaus: o que fazer, quando ir, onde ficar, comidas típicas e tudo que você precisa saber ,

Destaques

POSTS RECENTES

Manaus: o que fazer, quando ir, onde ficar, comidas típicas e tudo que você precisa saber

29 novembro 2025
Dicas de viagem Manaus

Manaus é uma cidade única, além de ponto de partida para se aventurar na maior floresta tropical do mundo, a capital do Amazonas oferece uma riqueza histórica, cultural e gastronômica inigualável. Tem que ir!

Encontro das Águas Rio Negro e Solimões
Encontro das águas do Rio Negro e Solimões

Neste post vamos compartilhar nossas experiências, dar dicas do que fazer em Manaus, quando ir, quantos dias ficar, onde se hospedar, onde comer, o que levar e tudo que você precisa saber para planejar sua viagem a um dos destinos mais fascinantes do Brasil.

Roteiro, quantos dias ficar

Aldeia Indígena Manaus
Aldeia indígena Cipiá

Admirar o Teatro Amazonas, ver o encontro das águas do Rio Negro e Solimões, visitar uma aldeia indígena, se encantar com botos cor-de-rosa, caminhar pela floresta, visitar cachoeiras incríveis, se hospedar em um hotel de selva, provar o X-caboquinho e alguns dos peixes mais saborosos do mundo são algumas das atrações de Manaus que não podem ficar de fora do seu roteiro no Amazonas.


Caverna do Maroaga Presidente Figueiredo
Caverna do Maroaga

Você precisará de pelo menos 3 ou 4 dias em Manaus para conhecer os principais pontos turísticos da capital e fazer alguns dos passeios bate e volta mais imperdíveis. No entanto, para ter uma experiência completa no Amazonas fique de 7 a 10 dias, tempo para incluir no seu roteiro um cruzeiro ou um hotel de selva, te garanto que será inesquecível!

Árvore Sumauma
Sumauma - Floresta Amazônica

Nós fizemos os passeios com a Iguana Turismo e recomendamos, a empresa é referência na região por oferecer experiências completas em Manaus e na Floresta Amazônica. Os tours incluem busca no hotel, todo o transporte, entradas nas atrações e a companhia de guias profissionais e atenciosos, além disso, a maioria dos passeios inclui um delicioso almoço regional.

O que fazer em Manaus

Conhecer o Centro Histórico

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

Impossível ir a Manaus e não dedicar um tempo às preciosidades do centro histórico da capital, que podem ser conhecidas facilmente através de uma agradável caminhada.


Largo de São Sebastião

Comece pelo Largo de São Sebastião, onde além de lojas e restaurantes, está a Igreja de São Sebastião e o famoso Teatro Amazonas, principal cartão postal do estado e maior símbolo da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha.

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 com arquitetura inspirada nos centros culturais europeus mais luxuosos da época. Por fora o edifício já impressiona, mas por dentro é literalmente um espetáculo! 


Teatro Amazonas por dentro
Teatro Amazonas e seu magnífico interior
Teatro Amazonas

A entrada custa R$20,00. Funciona de Terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h. Vale a pena conhecer! Também é possível unir o Teatro Amazonas com um tour pela cidade ou ainda visitá-lo durante uma peça ou concerto musical que por ventura esteja em cartaz durante sua viagem, consulte a programação.

Mercado Adolpho Lisboa Manaus
Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Estique a caminhada até o Mercado Adolpho Lisboa, outro símbolo do centro histórico de Manaus construído durante o ciclo da borracha, em 1883, com estrutura de ferro projetada por ninguém menos que Gustave Eiffel, o engenheiro francês que desenhou a emblemática Torre Eiffel, em Paris.

Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa
O Mercado possui duas entradas diferentes 
Mercado Adolpho Lisboa

O Mercado Adolpho Lisboa reúne artesanatos, temperos, frutas, farinhas, cachaças e outros produtos regionais, inclusive há diversos quiosques para provar sabores típicos como Tambaqui na Brasa, X-Caboquinho, tapioca com tucumã, sucos, açaí, entre outros.

Mercado de Manaus Adolpho Lisboa
Mercado de Manaus - Adolpho Lisboa

Para um tour histórico ainda mais completo pelo centro de Manaus, visite também o Centro Cultural Palácio Rio Negro, antiga sede do Governo; o Museu da Cidade e o Palacete Provincial, que abriga quatro museus diferentes, entre eles o Museu da Imagem e do Som e a Pinacoteca do Amazonas.

Palacete Provincial Manaus
Palacete Provincial
Palácio Rio Negro Manaus
Palácio Rio Negro

Também não deixe de passar pelo Relógio Municipal e a Catedral Metropolitana de Manaus, ambos bem próximos. Se conseguir, vá no domingo entre 7h e 14h, para aproveitar a tradicional feirinha que acontece na Av. Eduardo Ribeiro.


Relógio Municipal de Manaus
Relógio Municipal de Manaus
Catedral Metropolitana de Manaus
Catedral Metropolitana de Manaus

Se sobrar tempo, visite também a Praça da Saudade, é linda! Tem esse nome pois antigamente era um cemitério.


Praça da Saudade
Praça da Saudade, centro de Manaus

O centro histórico de Manaus não é perigoso, em torno das atrações turísticas há sempre bastante movimento, nós circulamos tanto com guia, quanto sozinhas e achamos tranquilo.

Visitar o MUSA - Museu da Amazônia

MUSA

O Museu da Amazônia, mais conhecido como MUSA, é muito mais que um Museu, é um pedacinho da Floresta Amazônica dentro de Manaus. Tem que ir!

MUSA Museu da Amazônia
Reserve um bom tempo para visitar o Musa
MUSA Manaus

São 100 hectares de floresta preservada dentro da Reserva Florestal Adolpho Duck, com trilhas, lagos, plantas, árvores gigantes e animais que vivem ali, além de exposições temporárias e permanentes, viveiro de orquídeas e bromélias, borboletário, aquários com peixes, serpentes, aranhas, etc.


MUSA Museu da Amazônia, Manaus

Entre as principais atrações do MUSA está a torre de observação com 42 metros de altura e uma vista sensacional da floresta com Manaus ao fundo que faz valer cada um dos 242 degraus para chegar até o topo, acredite!

MUSA Torre de observação
Torre de Observação, nem pense, suba!
O que tem no MUSA

O MUSA funciona diariamente (exceto quartas-feiras), das 8h30 às 17h (entrada até às 16h), o ingresso custa R$40,00 por pessoa, crianças até 5 anos não pagam, estudantes, professores e maiores de 60 pagam meia.

Ver o encontro das águas, os botos cor-de-rosa e visitar uma aldeia indígena através de um passeio de barco completo

Passeio de barco em Manaus

Um dos programas mais clássicos e imperdíveis em Manaus é fazer um passeio de barco completo passando por algumas das atrações mais incríveis da Floresta Amazônica.

Aldeia Indígena perto de Manaus
Aldeia Indígena Cipiá

A primeira parada é em uma autêntica aldeia indígena, onde aprendemos um pouco sobre a cultura e os costumes desses povos, rola até degustação de formiga! rs

Aldeia Indígena Manaus
Aldeia Indígena Cipiá

Em seguida visitamos um local onde é possível ver e interagir com os botos-cor-de-rosa, que são como golfinhos de água doce encontrados exclusivamente na Bacia Amazônica, existem várias lendas sobre eles.


Passeio para ver os botos cor de rosa em Manaus
Que fofura, ele está em seu habitat natural, não é cercado

Durante o passeio também visitamos uma Feira de artesanato flutuante, conhecemos o Parque Ecológico Janauary, caminhamos em pontes de palafitas, vimos pirarucus gigantes, o lago das Vitórias Régias e a imensa Sumaúma, a árvore mais emblemática da Amazônia, conhecida como a "mãe das árvores".

Flutuante de Pirarucu Manaus
Flutuante com Pirarucus e Artesanatos
Artesanatos em Manaus

O gran finale ficou por conta do encontro das águas do Rio Negro e Solimões, um fenômeno impressionante! Por quilômetros os rios correm lado a lado, sem se misturar, formando uma linha perfeita que separa as águas escuras do Rio Negro do marrom-claro do Solimões.


Encontro das águas Rio Negro e Solimões
Emocionante ver o encontro das águas

Esse tour dura o dia inteiro e tem saídas diariamente dos hotéis em Manaus. Grande parte do trajeto é feito de lancha rápida, inclui água e almoço regional. Vale a pena!

Fazer um passeio a Presidente Figueiredo, a "Terra das cachoeiras" na Amazônia

Cachoeira das Araras Presidente Figueiredo
Cachoeira das Araras

Presidente Figueiredo é o paraíso das quedas d'água, a região, localizada a cerca de duas horas de Manaus, possui mais de 150 cachoeiras, muitas delas com estrutura para passar o dia se refrescando das altas temperaturas que fazem no Amazonas em qualquer época do ano.


Cachoeira da Pedra Furada Presidente Figueiredo
Cachoeira da Pedra Furada

Agências de turismo oferecem passeios bate e volta de Manaus a Presidente figueiredo para visitar as cachoeiras mais famosas da região, como a Caverna do Maroaga, a Gruta da Judéia, a Lagoa Cristalina, o Rio Vermelho, a Cachoeira da Iracema, a Cachoeira da Pedra Furada e a Cachoeira do Mutum, com suas piscinas naturais que se formam na época de seca na Amazônia, entre os meses de agosto e novembro.

Cachoeira das Araras Presidente Figueiredo
Cachoeira das Araras
Presidente Figueiredo
Lagoa Cristalina | Rio Vermelho

Nós fizemos dois Circuitos, um dia visitando as principais cachoeiras de Presidente Figueiredo, que inclui a maioria que citamos acima, e outro dia visitando a Cachoeira do Mutum, já que fomos em outubro e estariam perfeitas para curtir as chamadas "jacuzzis naturais do Mutum". 

Jacuzzis do Mutum
Jacuzzis do Mutum
Cachoeira do Mutum Presidente Figueiredo
Cachoeira do Mutum

Ambos os passeios foram sensacionais, com transporte, almoço e guia, que é obrigatório para acessar algumas trilhas e cachoeiras, como a Gruta da Judeia.


Gruta da Judeia Presidente Figeiredo
Gruta da Judéia
Cachoeira de Iracema Presidente Figueiredo
Cachoeira de Iracema

Além de passeios bate e volta de Manaus a Presidente Figueiredo, existem pacotes de uma a três noites oferecidos pela agência Iguana Tour, que permitem aproveitar a "Terra das Cachoeiras" com mais calma.

Ver o pôr do sol no Skyglass Manaus

Mirante Lucia Almeida Manaus Skyglass

O Skyglass Manaus é o mais novo cartão postal da cidade, fica localizado as margens do Rio Negro, no Mirante Lúcia Almeida, no centro.


Mirante Lucia Almeida Manaus

O espaço é super bacana, tem acesso gratuito e virou um dos lugares preferidos dos turistas e manauaras para ver o pôr do sol em Manaus.

Mirante Lucia Almeida Manaus

Na época da cheia é possível ver o leito do rio passando por baixo do piso de vidro, não foi o nosso caso, mas deve ser uma experiência e tanto. Além do Skyglass, o Mirante Lucia Almeida é um complexo que reúne opções de lazer, cultura e gastronomia. Tem que ir!

Curtir a noite em Manaus

Largo de São Sebastião Manaus
Largo de São Sebastião

O Lardo de São Sebastião é um dos melhores lugares para curtir a noite em Manaus, a praça em frente o Teatro Amazonas, no centro histórico, concentra vários restaurantes e barzinhos que espalham mesas na calçada e tocam música ao vivo até altas horas, entre os melhores e mais tradicionais estão o Tambaqui de Banda, o Bar do Armando e o Roseiral Restaurante


Onde ir a noite em Manaus
Tambaqui de Banda, apresentações de terça a domingo

Para quem curte balada com DJ ou Rock and roll, pode ir em bares e casas noturnas como o Rox Club, o Red Dog Pub e o Porão do Alemãolocalizados na região dos bairros Adrianópolis e Vieiralves, próximos ao centro.

Fazer um cruzeiro amazônico ou se hospedar em um Hotel de Selva

Hotel de Selva em Manaus
Dolphin Lodge Hotel de Selva

Para vivenciar uma experiência completa na Floresta Amazônica, nada melhor do que se hospedar em um hotel de Selva. Existem vários deles espalhados pela região de Manaus e a boa notícia é que a maioria oferece pacotes completos que incluem transfer do aeroporto ou dos hotéis em Manaus, todas as refeições e passeios guiados, como caminhada na floresta, focagem de jacaré, nascer do sol no rio e outras atividades que nos permitem uma conexão incrível com a natureza. Tem que ir!

Passeios pela Floresta Amazônica
Experiências durante nossa hospedagem no Hotel de Selva
Hotel de Selva na Amazônia

Há desde pousadas e Hotéis de Selva mais econômicos, até os mais exclusivos que possuem estrutura sofisticada e ecológica no coração da Floresta Amazônica, como o Juma Amazon Lodge, o Anavilhanas Jungle Lodge, o Mirante do Gavião, o Amazonia Jungle Hotel, o Uiara Amazon Resort e o Dolphin Lodge, onde ficamos e, sem dúvida, oferece o melhor custo-benefício. Veja AQUI.

Hotel de Selva Dolphin Lodge
Dolphin Lodge

Outra opção bem popular entre os turistas é o Grand Amazon Expedition All Inclusive, o chamado "Cruzeiro da Amazônia", oferece pacotes de 3 a 7 noites que percorrem o Rio Negro, o Solimões ou ambos com todas as mordomias das grandes embarcações, como piscina, espetáculos noturnos, gastronomia all inclusive e atividades guiadas em meio a floresta. Veja o post "Onde ficar em Manaus" para mais dicas de hospedagem.

Saborear a Culinária Amazônica

Melhor tambaqui de Manaus
Restaurante Tambaqui de Banda

A culinária Amazônica é uma atração por si só, Manaus é a porta de entrada para esse paraíso de sabores que combinam a tradição dos povos indígenas a riqueza de ingredientes que só a natureza pode oferecer.

Onde comer formiga em Manaus
Restaurante Banzeiro Manaus

Não deixe de provar os famosos peixes de água doce como o Tambaqui e o Pirarucu, sentir o sabor peculiar do Tucupi, do Jambu, se deliciar com o intenso açaí e outras frutas da região como o cupuaçu, o taperebá e o tucumã, ingrediente indispensável do típico X-Caboquinho.


X-Caboquinho
X-Caboquinho

Em Manaus você irá encontrar restaurantes excelentes para provar a gastronomia local, alguns na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Um dos principais polos gastronômicos da capital é o Largo de São Sebastião, ao redor do Teatro Amazonas, no centro histórico. Uma visita ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa também é indispensável para ver as cores, sentir os aromas e os sabores da Amazônia.


Caxiri Manaus
Restaurante Caxiri

Veja o post especial que preparamos com dicas das delícias típicas e onde comer em Manaus.

+ dicas do que fazer em Manaus

Manaus praias

A Praia da Ponta Negra é ideal para quem deseja se refrescar do calorão de Manaus sem precisar ir muito longe, localizada a pouco mais de 10 quilômetros do centro histórico, a praia tem uma extensa faixa de areia as margens do Rio Negro, um belo calçadão e quiosques que oferecem tudo que você precisa para passar o dia à beira-mar, nesse caso, à beira-rio. 


O que fazer em Manaus

Além da Praia da Ponta Negra, no verão amazônico também são bastante procuradas a Praia da Lua e a Praia Dourada, além é claro dos chamados flutuantes.


Manaus dicas de viagen

Com mais tempo em Manaus você pode explorar ainda mais a Floresta Amazônica através de passeios ou pacotes para lugares como Novo Airão e o arquipélago Anavilhanas.

Melhor época para ir a Manaus

Melhor época para ir a Manaus
Vista do Hotel Casa do Bispo

Manaus oferece atrações e diversos passeios interessantes para fazer em qualquer época do ano, mas há uma grande diferença em ir durante a cheia ou durante a seca. Então afinal, qual a melhor época para ir a Manaus? A melhor resposta é: depende!


Quando ir a Manaus
Cachoeira das Araras, Presidente Figueiredo

Depende do que você quer ver e de quais experiências você deseja ter na capital e principalmente durante os passeios pela floresta Amazônica, a única coisa que não muda são as temperaturas altas que facilmente chegam ou passam dos 30°C em qualquer época do ano.


Manaus quando ir
Centro de Manaus

A chuva faz parte da experiência no Amazonas, mas entre junho e novembro é quando chove menos, tanto que é chamado de verão amazônico, ao contrario de dezembro a maio, que justamente por conta do maior volume de chuvas é chamado de inverno amazônico. 

Melhor época para ir a Manaus mês a mês:

Melhores meses para ir a Manaus Amazonas

Entre junho e agosto (verão amazônico): pouca chuva, mas ainda com nível alto das águas dos rios, boa época para fazer um cruzeiro e explorar a floresta inundada em passeios de canoa ou voadeira.


Melhor época para ir para a Amazônia

Entre setembro e novembro (verão amazônico): pouca chuva, com o nível dos rios mais baixos, boa época para fazer caminhadas pela floresta, curtir as praias de rio e passear de canoa pelos igarapés.


Manaus melhor época para ir

Entre dezembro e fevereiro (inverno amazônico): chuvas razoáveis, mas o nível das águas ainda está baixo, então ainda dá tempo de fazer caminhadas na floresta e aproveitar as praias.


Quando ir a Manaus, melhor época para viajar

Entre março e maio (inverno amazônico): mais chuva, águas subindo, as praias de rio ficam cobertas e a floresta cada vez mais inundada, a vegetação está mais verde e é maior a chance de ver animais como bichos-preguiça e macacos na copa das árvores.


Dicas de Manaus

Nossa viagem a Manaus foi na segunda quinzena de outubro, auge do verão amazônico, pegamos dias bem quentes e ensolarados, sensação de 40ºC, teve pancadas de chuvas em alguns dias, mas nada que atrapalhasse os passeios. Fizemos caminhada pela floresta, passeamos de canoa pelos Igarapés, curtimos as cachoeiras... foi ótimo!


Mutum presidente figueiredo

A alta temporada em Manaus ocorre na estação seca, de junho a novembro, com destaque para julho, agosto e setembro, além dos feriados e eventos que movimentam a cidade como o Carnaboi, que mistura carnaval com os ritmos dos famosos bois de Parintins: Caprichoso e Garantido; o Festival Amazonas de Ópera, geralmente em maio; e a Festa do Boi, que ocorre de forma gratuita no Sambodromo de Manaus no fim de outubro, junto com as comemorações do aniversário da capital manauara, 24 de outubro.

A chegada em Manaus

Como chegar a Manaus

A melhor maneira de chegar a Manaus para quem vem de outras regiões do Brasil é de avião, uma vez que as estradas não são das melhores e a capital está cercada por floresta, lagos e rios.


Manaus centro
Relógio Municipal, centro de Manaus

Há voos diretos para Manaus saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza, Belém e outras cidades. O desembarque ocorre no Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes, localizado a cerca de 14Km do centro.

Teatro Amazonas Manaus

Para sair do aeroporto de Manaus você pode alugar um carro, chamar carros por aplicativo, usar táxi (com valor tabelado de R$60 a R$100) ou ainda usar o transporte público para economizar, existem ônibus que fazem o trajeto aeroporto - Centro de Manaus a cada 30 minutos. Nós preferimos a segurança e a comodidade de um transfer privativo e por isso utilizamos os serviços do TransferVictor e ocorreu tudo de forma perfeita, recomendamos!

Como ir do Aeroporto ao centro de Manaus
Judson, motorista, guia e responsável pelo TrasferVictor. 

O TransferVictor é o mais recomendado em Manaus, possui uma equipe preparada com motoristas treinados e carros confortáveis para realizar todos os tipos de traslados, incluindo tours privativos e personalizados em Manaus. Faça uma cotação via WhatsApp e mencione que viu a dica no blog Tem que ir para ter um desconto especial.

Manaus: o que levar e outras dicas

Musa Manaus
Musa

- Faz muito calor em Manaus, então, coloque na mala roupas leves, protetor solar, óculos, chapéu ou boné.

- Para os passeios em meio a floresta o ideal é usar uma bota impermeável e antiderrapante, caso ao contrário, dependendo do tour você terá que alugar uma galocha. Nós usamos a Bota Vento Finisterre e foi perfeita, tem 10% de desconto usando nosso cupom: TEMQUEIR

Roteiro Manaus Amazonas

- Uma mochila impermeável também é essencial, pois você terá que estar sempre com protetor solar, repelente, roupas de banho, água, lanchinhos, etc.


Dicas de Manaus
Durante os passeios pela floresta Amazônica

- Evite usar roupas de banho de cores claras, pois a pigmentação das águas pode manchar a sua peça. Leve cores escuras!

Manaus roteiro, passeios imperdíveis
Gruta da Judéia

- Confesso que os mosquitos da Amazônia era o que mais estava me preocupando, pois sou alérgica, mas deu tudo certo usando o repelente a base de Icaridina, que é o mais recomendado para os mosquitos de lá, também chamados de "carapanã" ou "muriçoca", mas você sabia que 75% das picadas ocorrem por cima da roupa? Então usamos também o D-Fense Pró Tecidos e essa combinação foi perfeita!

Repelente para usar na Amazônia
Repelente próprio para tecidos - D-Fense Pro

Onde encontramos mais foi durante os passeios na floresta quando estávamos no hotel de Selva, já em Manaus e nas cachoeiras de Presidente figueiredo foi mais tranquilo, mas é necessário estar prevenido!


Repelente mais eficaz na Amazônia
Repelente para pele a base de Icaridina

- Quando comparada a outras capitais, Manaus é tranquila em questões de segurança, nós ficamos hospedadas tanto no centro histórico quanto em Adrianópolis, circulamos só nós duas por diversas partes e não nos sentimos inseguras. Claro que devemos ter atenção aos pertences em lugares muito movimentados e não dar bobeira a noite em locais desconhecidos, como em qualquer lugar do mundo.

Teatro Amazonas Manaus
Teatro Amazonas a noite

- Em Manaus é uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. O sol nasce entre 5h30 - 6h e se põe entre 17:50h e 18h30, dependendo da época do ano.


Skyglass Manaus Mirante Lucia Almeida
Mirante Lucia Almeida

Nossa principal dica é, vá de coração aberto! Uma viagem à Amazônia é mais do que ver, é sentir, é se reconectar com a força da natureza e entender a importância da preservação desse lugar que é, ao mesmo tempo, o passado, o presente e o futuro do nosso planeta."

Rio Negro e Solimões
Rio Negro e Solimões

Ficamos encantadas com a hospitalidade e a simplicidade do povo amazonense, aprendemos muito com a cultura dessa região, descobrimos sabores únicos e vivemos experiências tão incríveis que não cabem aqui, em palavras. Tem que ir! 

Manaus dicas blog de viagem Tem que ir


Veja também:



Pin It
Nenhum comentário

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir