Tem que ir: Onde comer em Curitiba: dicas de restaurantes e pratos típicos ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Curitiba: dicas de restaurantes e pratos típicos

04 janeiro 2024
Restaurantes em Curitiba

Curitiba é uma mistura muito boa de sabores. A influência dos imigrantes alemães, italianos, japoneses, poloneses e ucranianos se refletem de várias maneiras na cidade, inclusive na gastronomia.

Você poderá viajar por esses sabores comendo por exemplo uma bela massa italiana, um pierogi (pastelzinho cozido originário da Polônia e da Ucrânia) ou uma Banoffee (torta inglesa de banana com doce de leite), mas não deixe de experimentar também as delícias regionais.

Curitiba melhores restaurantes

O nome Curitiba em Tupi Guarani significa "grande quantidade de pinheiros", por conta das Araucárias, árvore símbolo do Paraná e que produz a iguaria mais amada da região, o pinhão.

✓ Curitiba: quando ir e outras dicas de viagem

Curitiba melhores bares e restaurantes
Pinhão - Mercado Municipal de Curitiba

Em meados de abril a julho, época da colheita e também inicio dos meses mais frios, é quando os curitibanos comem pinhão do café da manhã ao jantar, hehe. Tem pastel de pinhão, risoto de pinhão, sopa de pinhão, sobremesas que levam pinhão e por aí vai, definitivamente o pinhão é uma paixão local! Nós também adoramos.

 Hotéis em Curitiba com desconto

Barreado
Barreado - Restaurante Serra Verde, Morretes

Outro prato típico é o Barreado, uma carne cozida por até 12h na panela de barro que chega a desmanchar num molho delicioso a base de vários temperos, tradicionalmente acompanhada de farinha e banana da terra. Se fizer o passeio de Trem a Morretes certamente você irá experimentar, é a estrela do cardápio na cidadezinha histórica, mas também é possível encontrar em restaurantes da capital (demos dicas no final deste post).


Carne de Onça
Carne de Onça - Bar do Alemão, Curitiba

Assim como em outras cidades do sul do Brasil, em Curitiba se come muita carne, além do Barreado, tem churrasco, os populares costelões e a famosa Carne de Onça, declarada patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba; trata-se de uma mistura de carne (bovina, rs) servida crua com cebola, alho, salsinha e outros temperos que no final deixa um "bafo de onça", daí o nome! hehe, uma delícia, experimentem!

Para acompanhar, cervejas e cafés fazem parte do cotidiano. Nos meses mais frios é comum o quentão (vinho quente com especiarias).

ONDE COMER EM CURITIBA

Largo da Ordem
Largo da Ordem, centro de Curitiba

Como uma boa capital, Curitiba oferece opções para todos os gostos e bolsos, entre o Centro e Batel, região onde provavelmente você estará hospedado, há ótimos restaurantes, cafeterias, lanchonetes e barzinhos legais para curtir a noite.

Tem ainda as "Vilas Gastronômicas", o Mercado Municipal, a Rua 24h, a feirinha do Largo da Ordem, o bairro italiano Santa Felicidade... lugares para comer bem em Curitiba não faltam! Reunimos os clássicos, nossas melhores experiências e dicas. Aproveite!

RESTAURANTES EM CURITIBA

BAR DO ALEMÃO

Melhores bares e restaurantes em Curitiba
Carne de Onça, Joelho de Porco e Submarino. Maravilhosos!

Em meio aos casarões históricos do Largo da Ordem fica o Bar do Alemão, praticamente um patrimônio da boemia curitibana, são mais de 40 anos de tradição.

O ambiente é de uma clássica taberna germânica, já o cardápio oferece muito além de cervejas e petiscos alemães. A típica carne de onça e o joelho de porco defumado estão entre os mais pedidos (deliciosos!). Outra invenção famosa da casa é o "submarino", um Chopp com uma canequinha mergulhada de Steinhäger. Um clássico dos bons em Curitiba. Tem que ir!
⇨ R. Dr. Claudino dos Santos, 63 | Tel. 41 3223-2585


BATEL GRILL CHURRASCARIA

Melhor Churrascaria de Curitiba
Melhor churrascaria rodízio de Curitiba

Impossível visitar o sul do Brasil e não comer um bom churrasco, né? Em Curitiba a Batel Grill Churrascaria, que funciona no sistema rodízio, faz o maior sucesso entre moradores e turistas. Além da qualidade, o diferencial é a variedade que agrada até mesmo os que não são tão fãs de carne. 

Além de cortes nobres, há um buffet caprichadíssimo com saladas, pratos quentes e guarnições. Destaque também para os sushis, sashimis, risotos, massas e a inigualável polenta cremosa. E tem mais, algumas sobremesas, como o famoso nhoque frito ao molho de chocolate, estão inclusas no valor do rodízioSem dúvida uma das melhores churrascarias que já visitamos. Tem que ir!
Av. N. Sra. Aparecida, 78 | Tel. 41 3342 8101| A partir de R$119,90


OBSERVATÓRIO TERRAZZA 40

Confeitaria Curitiba
Pôr do sol com pontos turísticos deliciosos. Que momento!

O observatório Terrazza 40 reúne o que há de melhor em Curitiba, delícias acompanhadas de uma vista panorâmica incrível!

São três espaços que funcionam em andares diferentes, o requintado restaurante Terrazza 40, o Bistrô Romântico e a Confeitaria Curitibana (nossa preferida), que além de salgados, tortas, drinks e cafés, é famosa pelos doces em formato de pontos turísticos da cidade (interessantes, lindos e sobretudo deliciosos!). A dica é ir no pôr do sol, uma verdadeira atração em Curitiba. Tem que ir!
⇨ R. Padre Anchieta, 1287 - Bigorrilho |Tel. 41 3014-0141| Necessário Reserva


TOM ESPAÇO GASTRONÔMICO - BOURBON

Melhor feijoada de Curitiba
A feijoada mais premiada de Curitiba

O Tom Espaço Gastronômico é o restaurante, aberto ao público, do luxuoso Hotel Bourbon Curitiba, que oferece um menu para todos os gostos, mas o destaque vai para a feijoada mais premiada da cidade. Tem que ir!

Um buffet com todos os itens que não podem faltar numa tradicional feijoada e muito mais! Saladas, croquetes, outras delícias da culinária brasileira como acarajé, uma mesa recheada de sobremesas, batidinhas e caipirinha, claro! Tudo por um preço único (R$95). Vale cada centavo! Para completar rola música ao vivo com clássicos da MPB. O programa de sábado mais delicioso de Curitiba.
R. Cândido Lopes, 102 - Centro | Feijoada de 12h -15h | Tel. 41 3221-4660


LA MÁFIA TRATTORIA

Melhor restaurante italiano de Curitiba
Risotos e Massas divinas!

Sucesso em Curitiba e em outras cidades do sul do Brasil, o La Máfia Trattoria é sinônimo de ser bem atendido e comer muito bem!

Além do ambiente charmoso e do atendimento diferenciado, o cardápio combina perfeitamente massas e risotos com carnes, peixes e frutos do mar. O Risoto de camarão, gorgonzola e nozes está entre os melhores pratos que já comi na vida. Para completar tem entradas deliciosas (incluindo as burratas do Primo Burrateria que funciona no mesmo espaço), sobremesas e uma seleção especial de vinhos. Impossível não agradar, Tem que ir!
R Desembargador Motta, 2601 - Batel | Tel. 41 3076-1015


PRIMO! BURRATERIA

Curitiba onde comer
Burrata ao Forno, sensacional!

Você também é do time que ama queijos com aquela textura e cremosidade que só as burratas tem? Essa paixão fez surgir o Primo Burrateria, a primeira casa de Curitiba especializada em burratas. Funciona no mesmo espaço do La Máfia, uma dupla e tanto!

Burrata ao forno, ao pesto, in crosta, com doce de leite, Nutella e por aí vai, além de combinações com massas, risotos e todas as invenções com burratas que você possa imaginar. É realmente primo! De primeiríssima qualidade. Tem que ir!
⇨ R Desembargador Motta, 2601 - Batel | Tel. 41 99133-2414


CARLO RISTORANTE

Melhores restaurantes em Curitiba
Filé Curitibano e spaghetti com linguiça Blumenau, perfeitos!

O requintado Carlo Ristorante é um dos maiores destaques da atualidade em Curitiba, a varanda charmosa, o atendimento impecável e o menu com ótimas opções para o almoço, happy hour e jantar, tem agradado a todos, inclusive os mais exigentes.

A cozinha, comandada pelo talentoso chef Beto Madalosso, tem influência de diversas culturas, especialmente de suas raízes, italiana. Receitas tradicionais e afetivas, mas com toda a sutileza da gastronomia contemporânea. Tem que ir!
Av. Iguaçu, 2820 - Água Verde |Tel. 41 98418-0130


PIZZA BIS

Curitiba dicas de bares e restaurantes
4 queijos e John Pepper com cheddar inglês. Que sabor!

Desde que provamos a Pizza Bis em Balneário Camboriú viramos fãs, não foi surpresa ver que em Curitiba também é considerada uma das melhores pizzas da cidade, a qualidade é incontestável!

São mais de 50 sabores com massa crocante e camadas generosas dos melhores ingredientes. As bordas recheadas são sensacionais e a pizza doce com sorvete Haagen- Dazs está entre as nossas preferidas da vida. O cardápio se completa com petiscos e bebidas. Bom demaaais. Tem que ir!
R. Gonçalves Dias, 67 - Batel | Tel. 41 3121-6667


SANTA FELICIDADE

Vinhos Durigan e Restaurante Madalosso Curitiba
Vinhos Durigan - Santa Felicidade

Santa Felicidade é um bairro de imigrantes italianos que ficou famoso na cidade por reunir restaurantes típicos e comércio de queijos, vinhos, chocolates, etc.

Entre os mais visitados estão os Vinhos Durigan, a casa temática Florybal Chocolates (referência também em Gramado) e o Madalosso, maior restaurante da América Latina e conhecido em Curitiba pelo tradicional rodízio de massas.


FEIRAS E VILAS GASTRONOMICAS

Feira do Largo da Ordem Curitiba
Pierogi - Feira do Lardo da Ordem

Curitiba é muito conhecida por suas feiras e vilas gastronômicas. Nelas você poderá experimentar desde as clássicas comidinhas de rua até pratos da gastronomia local e internacional, geralmente a preços mais amigáveis.

A Feira do Largo da Ordem, que acontece todas as manhãs de domingo, é bem tradicional na cidade, além de artesanatos há dezenas de barraquinhas que vendem pastel, lanches, doces e também o pierogi (pastelzinho cozido, típico da Polônia e Ucrânia).


Curitiba onde comer
Vila Urbana - Centro de Curitiba

A noite opções legais no centro, além dos bares do Lardo da Ordem, são a Vila Urbana e o Patio Faivre. Os espaços gastronômicos Ca'dore (em Bacacheri) e o Mercado Sal (no bairro Portão), também reúnem ótimas opções. 


RUA 24 HORAS

Curitiba restaurantes

A conhecida Rua 24 horasno centro de Curitiba, é uma "rua coberta", muito bonita por sinal, que reúne lojas, lanchonetes, bares e restaurantes.

No entanto, ao contrário do que o nome sugere, ela não funciona 24h, geralmente os estabelecimentos ali funcionam no máximo até as 23h. Uma das melhores opções é o Koda Pub, um "boteco bistrô" com petiscos, drinks e pratos bem elaborados. 


MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA

Mercado Municipal de Curitiba

Entre os corredores do tradicional Mercado Municipal de Curitiba você irá encontrar frutas, temperos, queijos, cachaças, vinhos, utensílios, presentes e muito mais. Tem que ir! Na época do pinhão, é um ótimo lugar para comprar a iguaria.

Na praça de alimentação do mercado você pode tomar um café, comer um delicioso pastel, um lanche, ou experimentar pratos mais elaborados, neste caso a dica é o Anarco Restaurante, o risoto de funghi com pinhão é uma boa pedida.
⇨ Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro | Ter a sáb. das 8h as 18, dom. até 13h 

OUTRAS DICAS

Melhores restaurantes em Curitiba
Restaurante Opera Arte

Também são bem cotados em Curitiba o restaurante Opera Arte, localizado no Ópera de Arame (um dos principais pontos turísticos da capital), o italiano Barolo e a Mercearia Fantinato (para comer a carne de onça).

Para experimentar o típico Barreado em Curitiba a dica é o restaurante A Caiçara, no Largo da Ordem.


Onde comer em Curitiba
Largo da Ordem - Curitiba

Se quiser se aventurar nos sabores de outras gastronomias vá no restaurante Durski (de culinária Slava), na Kawiarnia Krakowiak (polonesa), na Lisboa Gastronomia (portuguesa) e no Zapata Mexican Bar.


Curitiba restaurantes
Kawiarnia Krakowiak (ao lado do Bosque do Papa)

Se quiser comer um fondue em Curitiba, o mais elogiado é o do Château de Gazon, em Batel. Se a fome for de hambúrguer não faltarão opções de grandes redes como Hard Rock CaféJonny Rockets e The Black Beef, mas se quiser prestigiar uma hamburgueria local, a Fábrica Gourmet é uma boa!

Enfim, além dos parques, comer em Curitiba é uma das principais atrações da cidade, aproveite! 


Confeitaria Curitibana
Doce Museu Oscar Niemeyer - Confeitaria Curitibana

✓ Veja também onde ficaro que fazer em Curitiba.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe a gente lá e também nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros Posts:

Curitiba: quando ir, roteiro e outras dicas

Ônibus Turístico de Curitiba: informações e dicas

Trem de Curitiba a Morretes: tudo sobre o passeio

Veja também nossa dicas de Foz do Iguaçu

Acesse AQUI todos os nossos posts do Paraná



RESERVE OS SERVIÇOS PELOS LINKS ABAIXO E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

Pin It
4 comentários

4 comments:

  1. Parabéns pelo conteúdo!!! Deixou de fato, a gente com o gostinho de "tem que ir" Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valter, muito obrigada! Ficamos felizes em saber que gostou, Curitiba é mesmo uma delícia de cidade, tem que ir! :) Abraços.

      Excluir
  2. Vou visitar em julho, voltando a Curitiba depois de 43 anos. Será que mudou muito. Ainda tem a Rua das flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Curitiba está linda, tem sim a Rua das Flores e muitos parques maravilhosos. Todos os nossos posts estão atualizados, fomos agorinha. Dá uma olhada, só ir no Menu Brasil - Paraná

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir