slider

Destaques

30 de junho de 2017

Piscinas naturais de Porto de Galinhas - Passeio de Jangada, entenda a tábua da maré...



Para quem vai a Porto de Galinhas, uma coisa é certa, tem que ir nas piscinas naturais! Afinal, este é um dos principais atrativos do lugar, e com toda razão! Nunca tinha visto tantos peixes como em Porto de Galinhas! Vamos colocar aqui todas as informações de como fazer o passeio e te ajudar a entender a tábua da maré! 



Piscinas naturais de Porto de Galinhas




Para que você consiga aproveitar as piscinas como se deve, ver os peixinhos com a água cristalina, os corais expostos, poder caminhar pelos arrecifes é importantíssimo que a maré esteja baixa! Falo isso por experiência própria, fomos duas vezes, um dia com a maré marcando 0,8 na tabela e no outro dia com a maré marcando 0,2 e nooooossa, a diferença é gritante!!! 

Então vamos te ajudar a entender tudo aqui para que seu passeio seja inesquecível, afinal não é todo dia que temos oportunidade de estar em um lugar assim né? 




Tabua da Maré Porto de Galinhas



Em primeiro lugar, quando for programar sua viagem, tente já coincidir as datas com a maré baixa, se isso não for possível atente-se para reservar o dia que a maré estiver mais baixa para fazer o passeio as piscinas naturais. 

A maioria dos hotéis e pousadas em Porto deixam disponíveis uma tabela com a tábua da maré, mas o ideal é você consultar antes de chegar lá.

👉Acesse o link: http://www.tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas No topo da tela selecione o mês e ano que deseja consultar e clique em ACEITAR. 



Você verá vários gráficos, sei que é um pouco confuso para quem não está acostumado, eu mesma demorei um pouco para entender. Vá direto para a tabela que está praticamente no fim da página, por ela fica bem mais fácil você visualizar os dias e horários da maré baixa. 

O que aparece em vermelho são os horários e altura das marés baixas, em azul das marés altas

O horário que aparece na tabela significa que ela ficará baixa até aquela hora, depois começa a subir, portanto você deve fazer o passeio entre 2h e 1:30h antes deste horário marcado na tabela. 


Essa consulta é muito importante pois como você pode ver tem semanas que a maré estará baixa de madrugada ou em horários sem luz do dia, o que torna impossível fazer o passeio neste dias! Ou ainda tem semanas que a maré mais baixa não atinge o ideal que na minha opinião é no máximo 0,3 - 0,4. 



Claro que independente da altura da maré você sempre vai encontrar pessoas fazendo o passeio até as piscinas e dizendo que é lindo! É sim...sempre é! Se essa for sua única oportunidade viva essa experiência de qualquer jeito, maaaas com a maré baixa é mil vezes mais lindo do que com a maré alta! 




Como chegar as piscinas naturais de Porto de Galinhas

As Piscinas Naturais ficam na altura do centrinho de Porto de Galinhas, é de lá que partem as Jangadas. 



Na beira do calçadão existe uma cabine da associação dos Jangadeiros, onde  você deve comprar a ficha da jangada - R$25,00 por pessoa. 

Para acessar as piscinas sem as jangadas só mesmo quando a maré está muuuuuito baixa na parte da manhã, neste caso dá para chegar caminhando, alguns metros pelo mar mesmo, com a água batendo no máximo na cintura. Mas este acesso é controlado, você precisa chegar cerca de 7horas da manhã e ficar na fila para conseguir uma pulseira, gratuita, que permite o acesso as piscinas.

O que achamos de positivo em fazer com os jangadeiros é que eles conhecem o lugar como ninguém, e já te levam nos lugares certos, se oferecem para tirar fotos, te orientam onde pode pisar, as piscinas que são rasas e fundas, te mostram curiosidades como um dos corais em forma do Mapa do Brasil, etc. 

Só é possível encontrar os corais e as piscinas assim, como da foto a seguir, com a maré baixa (neste dia estava 0.2).





Como disse antes fomos duas vezes. No dia que fomos com a maré 0.8, ficava até difícil andar, tinha que segurar firme o chinelo entre os dedos. 

Andando em cima dos arrecifes a água batia acima dos joelhos, as piscinas que antes estavam rasas com a maré baixa, neste dia com a maré alta só sabendo nadar para entrar, os corais não estavam a mostra e a água bem menos cristalina! Abaixo a maré em 0.8 





Já com a maré baixa, á água fica bem clarinha, as piscinas ficam rasas, conseguirmos entrar nelas e nadar com os peixinhos. Abaixo a maré em 0.2




Foto: Luiz Karl Prado 


E para registrar esse momento vale a pena contratar uma pessoa para tirar fotos profissionais de você, inclusive em baixo da água. Indico o Luiz Prado, um super profissional da região. (contatos dele no fim deste post).


Foto: Luiz Karl Prado 


Foto: Luiz Karl Prado 


Para quem faz o famoso passeio de Buggy "Ponta a Ponta", um dos principais de Porto de Galinhas, para conhecer todas as praias da região, o passeio de Jangada até as piscinas naturais é uma das paradas (isso se você fizer com um bugueiro de confiança, que faça o passeio como se deve!). Nós fizemos o com o Edi Turismo e o passeio foi ótimo! Pode confiar! (contatos no fim deste post).



Conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas pra nós foi inesquecível, sem duvida uma parada obrigatória! Tem que ir! 

Economize na sua viagem:





Serviços:


Passeio as Piscinas Naturais
Jangada: R$25,00 
Onde comprar: Cabine da associação dos jangadeiros (No calçadão do centrinho de Porto de Galinhas - próximo a praia

Fotos profissionais: 
Luiz Karl Prado
Contato e Informações: (81) 9 9724-4414 (Tim - whats) / 9 8847-0615 (oi) / 3553-1418

Passeio de Buggy Ponta a Ponta: 
Edii Turismo
www.ediiturismo.com.br
Contato e Informações: (81) 9 9819-0512 (Whats)

Traslados e Passeios partindo de Recife e Porto de Galinhas
Luck Receptivo
www.luckreceptivo.com.br
Contato/Preços e informações: (81) 3366-6262 / 9.9974-5510
luckrec@luckreceptivo.com.br



*Essas são nossas experiência e opiniões pessoais. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do tempo.





Veja Também 

👉Porto de Galinhas Praia Hotel - Ótimo hotel, com atrações para toda a família! Confira os detalhes da nossa hospedagem.


👉Passeio de Buggy Ponta a Ponta - Detalhes do principal passeio em Porto de Galinhas. 

👉Vila de Porto de Galinhas  - Entenda como é a praia, piscinas naturais, ruas, lojas, feiras de artesanatos...

👉Praia dos Carneiros - Tamandaré - Detalhes do passeio a um dos lugares mais desejados de Pernambuco.

👉Projeto Hippocampus - Informações de como visitar o projeto em Porto de Galinhas e ver de perto muitos Cavalos-marinhos e outras espécies.


👉Pousada Vila das Artes  Ótima opção de hospedagem no centrinho de Porto de Galinhas, veja os detalhes da nossa hospedagem!

👉Bate e volta a Maragogi - AL - Saiba como é o passeio "Bate e Volta" a Maragogi, partindo do Recife, Porto de Galinhas ou Maceió. 

👉Todas as nossas dicas de Pernambuco Porto de Galinhas, Recife, onde se hospedar, passeios, museus, compras e artesanatos...

14 comentários:

  1. Realmente #temqueir a esse passeio, he he he he...
    Um super beijo
    Carolina

    Blog Viajar correndo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Clássico de Porto né Carol !! #temqueir !!! ;-)

      Super beijo

      Excluir
  2. oi meninas! adorei as dicas!
    só fiquei com uma dúvida: eu pretendo ir nadando, sem jangadeiros, e quero saber se neste caso preciso pagar alguma taxa e pegar a pulseira.
    Parabéns pelo blog :)
    Bjos,
    Simone Shoji

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone tudo bem? Obrigada! Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas!

      Então, o acesso as piscinas naturais é controlado por ambientalistas, inclusive com cordas onde as pessoas podem pisar, etc... Então pra garantir é melhor pegar as pulseiras. No caso eles distribuem as pulseiras quando nesse horário da manhã a maré está bem baixa e dá pra ir andando com segurança porque nadar por lá pode ser um pouco perigoso já que tem muitos corais.

      Consulte a tábua da maré no link que deixamos no post pra se programar direitinho e nada estragar o seu passeio nesse lugar tão lindo! 💙

      Qualquer dúvida que pudermos ajudar pode contar conosco!

      Bjs

      Mariza e Karina - Blog Tem que ir

      Excluir
  3. Meninas,quanto custou as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeria,

      No nosso caso foi junto com uma série de outros serviços então não vou saber te dizer ao certo o custo das fotos, até pq depende da quantidade que vc vai querer, se vai querer cd ou pendrive , etc...mas acho que vale super a pena vc entrar em contato com o Luiz que é muito gente boa (ele atende por whatsapp 81 99724-4414 )tenho certeza que ele vai fazer um preço bom pra vc!
      Diga que viu a indicação no Blog Tem que ir e pede um descontinho 😉

      Qualquer outra dica que precisar conte com a gente!

      Bjs

      Mariza e Karina

      Excluir
  4. Boa tarde! Adorei as dicas mais gostaria de saber o que significa essa atividade média na parte da tábua da marés que aparece os peixes e o que ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas!
      Não sei ao certo essa informação, mas
      acredito que deve ser mais para as atividades dos pescadores... O que você deve levar em consideração para a sua viagem é a altura da tábua da maré, que é essencial estar baixa para aproveitar esse passeio.

      Abraços!!

      Mariza e Karina - Tem que ir

      Excluir
  5. Oiiii adorei o post de vcs!! Estou programando ir pra la ano que vem, mas queria saber se tem perigo de ir de jangada pq nao sei nadar e nao tenho noção se é muito fundo o lugar onde ficam as piscinas naturais. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseana, ficamos felizes que gostou do nosso post.

      Sobre as piscinas, o trajeto de Jangada da Praia até onde elas ficam é rápido, tranquilo e as jangadas possuim coletes salva vidas!

      Nas piscinas existem partes rasas e partes mais fundas, o jangadeiro acompanha o grupo, avisa em quais piscinas podemos entrar, onde podemos pisar, etc... É tranquilo, mas se preferir você pode apenas caminhar nos arrecifes e ver tudo sem se molhar! Procure ir na maré baixa como explicamos no post.

      Vale a pena conhecer!

      Beijos

      Excluir
  6. Olá adorei o post de vocês bem explicado! Só gostaria de uma informação, infelizmente eu estarei indo no dia 08 e 09/02 para Porto e a tábua da maré a mais baixa está 1.0 vocês acham que consigo fazer pelo menos as fotos com o Luiz? Obrigada ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      Consegue sim! Vai estar bem parecido com o primeiro dia que fomos com a maré 0.8 - Se essa vai ser sua única oportunidade com certeza vale a pena conhecer! Marque direitinho o dia e o horario com o Luiz, ele é um bom profissional vai te ajudar a ficar nos melhores pontos das piscinas, fale que viu no blog Tem que ir e negocie um descontinho 😉

      Abraços e aproveite a viagem!

      Excluir
    2. QUE LUGAR MARAVILHOSO, A COCADA É PERFEITA, QUEM FOR VISITAR PEGUE O CONTATO DESSAS COCADAS, QUERO COMPRAR MAIS POR FAVOR, DICAS ÓTIMAS.

      Excluir
    3. Oi Samia,
      Obrigada por seu comentário! Tudo maravilhoso mesmo!

      Abraços
      Ma e Ka

      Excluir

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.