Tem que ir: O que fazer em São Roque: roteiro do vinho e principais atrações ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em São Roque: roteiro do vinho e principais atrações

02 abril 2024
O que fazer em São Roque

São Roque é famosa pelo Roteiro do Vinho, uma estrada que reúne vinícolas, restaurantes e opções de lazer, mas as atrações da cidade vão muito além.

Em meio as montanhas e o verde da mata atlântica, São Roque possui trilhas, mirantes, um centrinho ótimo para passear, patrimônios históricos e até um parque de diversões com pista de esqui. Sem falar que a cidade preserva o clima típico do interior com uma tranquilidade que nos faz esquecer que estamos a apenas 60 km da capital.

São Roque atrações
Praça da Matriz - centro de São Roque

O cotidiano pacato da cidade só muda quando acontecem eventos que enchem os São-Roquenses de orgulho e atraem turistas de todas as partes, como a Vindima (colheita da uva) entre o fim de janeiro e fevereiro; a "Festa de Agosto" em comemoração ao aniversário da cidade; e a tradicional Expo São Roque - a Festa do Vinho e da Alcachofra que geralmente acontece em outubro. Veja outras dicas de quando ir a São Roque.

São Roque Roteiro bate-volta
Roteiro do Vinho - Vila Don Patto

São Roque muitas vezes é visitada apenas através de um passeio bate-volta de São Paulo ou durante uma escapadinha no final de semana, mas para conhecer com calma o famoso roteiro do vinho e as principais atrações da cidade é preciso ficar de 3 a 5 dias, opções de hotéis e pousadas não faltam!

10 dicas do que fazer em São Roque
Roteiro do Vinho - Quinta do Olivardo

Então prepare-se para degustar bons vinhos e confira 10 dicas do que fazer em São Roque, modéstia a parte dessa cidade a gente entende, afinal antes de "cair no mundo" nós nascemos e vivemos em São Roque, vira e mexe estamos de volta para matar a saudade da família e da nossa terra, a terra do vinho. 

O QUE FAZER EM SÃO ROQUE: 10 DICAS IMPERDÍVEIS

1. ROTEIRO DO VINHO

O que fazer em São Roque: roteiro do vinho e principais atrações

A Rota do Vinho ou Roteiro do Vinho é a principal atração de São Roque, trata-se de um percurso com cerca de 10 km pela conhecida "Estrada do Vinho" onde você poderá conhecer através do enoturismo e da gastronomia boa parte das tradições dos imigrantes portugueses e italianos que desenvolveram a região.


O que fazer em São Roque
Quinta do Olivardo

O famoso Roteiro do Vinho inclui dezenas de adegas, vinícolas, empórios e restaurantes que oferecem degustações e atrativos de lazer para toda a família como fazendinha, tirolesa, pedalinho e muito mais. Tem até um bar de gelo.


Atrações em São Roque: rota do vinho, melhores vinícolas
Vinícola Góes

Entre os lugares mais tradicionais e visitados no roteiro do vinho estão a Vinícola Góes, a Quinta do Olivardo, a Vinícola Canguera, a XV de Novembro e a Vila Don Patto, mas há muitas outras opções. Veja o post completo sobre o Roteiro do Vinho com todas as dicas e informações. 

2. CENTRO DE SÃO ROQUE

São Roque além do Roteiro do Vinho
Praça da Matriz

Basta um passeio pelo centrinho de São Roque para se encantar pela vida pacata do interior, um lugar onde é possível caminhar sem pressa (e sem medo), sentar no banco da praça, comprar lembrancinhas, tomar um café...

A
Praça da Matriz é o coração do centro, o local mais "movimentado", nela fica a Igreja Matriz dedicada a São Roque, o padroeiro da cidade.


Igreja Matriz de São Roque
Paróquia São Roque - "Igreja Matriz"

A Paróquia foi construída no século XVII e desde então passou por várias reformas que a fizeram hoje ser considerada uma das mais bonitas da região. Os vitrais e as belas pinturas feitas pelos irmãos Gentiles, artistas plásticos italianos, retratam a vida e a morte de São Roque.


Centro de São Roque: lojas
Calçadão Dr. Stevaux

Em torno da Praça há bancos, farmácias e algumas das principais ruas de comércio popular de São Roque, entre elas a XV de Novembro (onde fica também a Igreja de São Benedito, construída pelos escravos em 1855) e o calçadão da Dr. Stevaux que você encontra de tudo: roupas, calçados, bijuterias, guloseimas, etc.


Praça da República São Roque
Praça da República

Outro lugar super agradável para conhecer no centro de São Roque é a Praça da República que é cercada pela sombra das árvores, jardins, chafariz e um coreto.


Largo dos Mendes São Roque
Largo os Mendes

Ainda no centro, o Largo dos Mendes é bastante frequentado pelos jovens e pelas famílias, o espaço possui uma boa área de lazer com playground, pista de skate, etc. Destaque também para o relógio do sol, no centro da praça.

3. SKI PARK

Ski Park São Roque

O Ski Park (fechado por tempo indeterminado) é o lugar ideal em São Roque para se divertir com a família. Instalado no alto das montanhas da cidade o parque é famoso por ter a maior pista artificial de esqui e snowboard do Brasil.


O que fazer em São Roque
Atrações do Ski Park São Roque
Ski Park São Roque

Mas além de se aventurar morro abaixo, o parque oferece diversas atrações como teleférico, pista de patinação, tobogãs gigantes, paintball, arvorismo, escalada e outras opções de lazer e gastronomia que inclui restaurantes, lanchonetes, cafeteria, sorveteria e empório de produtos regionais.


Ski Park

O Parque todo é muito bonito e agradável, cercado pela mata atlântica numa altura de 1.200m acima do nível do mar que garante uma belíssima vista de São Roque. Fica a cerca de 5 km do centro.


Ski Park São Roque

Na temporada de inverno e meses de férias o Ski Park funciona de terça a domingo, nos demais geralmente abre aos finais de semana e feriados. A entrada custa R$5 (crianças até 6 anos e maiores de 60 não pagam). Estacionamento e atrações são pagas a parte, confira os horários e valores no site.

Atenção: o Ski Park São Roque está fechado por tempo indeterminado.

4. ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Estação Ferroviária São Roque

A antiga Estação Ferroviária é um marco importante da história de São Roque, pois a partir de sua construção, em 1874, que a cidade começou a se desenvolver. Na época a Estrada de Ferro Sorocabana era uma importante ligação entre o interior e a capital paulista.


Antiga Estação Ferroviária de São Roque

O Prédio histórico da estação foi restaurado e hoje funciona como sede da Guarda Municipal de São Roque, os turistas podem visitar o lado externo e tirar fotos ao lado da locomotiva que fica parada nos trilhos. Um charme!


Pontos Turísticos de São Roque SP

Havia passeios turísticos no Trem Maria Fumaça em São Roque, mas desde 2012 já não acontecem mais, uma pena, há projetos de voltar, no entanto isso ainda não saiu do papel.


São Roque Pontos Turísticos

Fica localizada bem próxima ao centro (menos de 1 km), o acesso é gratuito. Perto da Estação Ferroviária fica o Morro do Cruzeiro, outro lugar imperdível.

5. MORRO DO CRUZEIRO

Morro do Cruzeiro São Roque

O Morro do Cruzeiro é um dos nossos lugares preferidos de São Roque, pois além de ser um local de paz, gratuito e de fácil acesso, proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade, emoldurada pelas montanhas e o verde da mata atlântica.


Morro do Cruzeiro

Além do mirante, no topo do Morro há uma cruz e uma imagem de São Roque que além de turistas, atrai muitos fiéis. Inclusive entre julho e agosto acontece a Novena do Cruzeiro, uma das celebrações religiosas que antecedem o aniversário da cidade. A cada dia da novena centenas de devotos sobem ao Morro para fazer orações ao padroeiro da cidade.


São Roque SP principais atrações

O Morro do Cruzeiro fica a cerca de 500 metros da Estação Ferroviária e o acesso é livre, tanto a pé quanto de carro.

6. CENTRO CULTURAL BRASITAL

Brasital São Roque

A Brasital é um local tranquilo, bonito e agradável para passear, além disso é considerado um dos principais patrimônios de São Roque pois teve grande influência na cultura e na economia do município.


O que fazer em São Roque SP

Foi fundada em 1890 pelo italiano Enrico Dell'Acqua para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, o nome "Brasital" é uma fusão das palavras Brasil e Itália. Ela era tão importante que na época empregava 80% dos trabalhadores de São Roque, mas com o passar do tempo as atividades foram diminuindo e em 1970 foi definitivamente fechada.


Centro Cultural Brasital

Com a ajuda do Governo Estadual o espaço foi reestruturado e passou a se chamar Centro Educacional e Cultural Brasital. Os antigos galpões agora funcionam como biblioteca, sala de música, oficinas culturais, cursos profissionalizantes, etc.


São Roque o que fazer

O conjunto de prédios históricos está cercado por uma linda área verde que inclui jardins e uma trilha ecológica chamada Caminho das Águas. Fica localizada a poucos metros do centro, no bairro Vila Aguiar. O acesso é gratuito.

7. RECANTO DA CASCATA

Dicas de São Roque SP

Localizada na Vila Junqueira, bairro vizinho ao centro, o Recanto da Cascata é um dos lugares mais conhecidos da cidade, palco dos principais eventos como a Expo São Roque (a famosa festa do vinho e da alcachofra), festival de orquídeas, festa junina, festival de inverno, entre outros.


Recanto da Cascata São Roque

A área faz parte de uma reserva natural com cerca de 50 mil metros de Mata Atlântica e possui uma trilha ecológica que leva a cascata, formada pelas águas do Ribeirão Carambeí. O banho ali não é permitido, mas a tranquilidade, o contato com a natureza, pássaros e plantas nativas são incríveis. Acesso gratuito.


Artesanatos em São Roque

Outro atrativo no Recanto da Cascata que agrada moradores e turistas é a Feira Permanente que acontece todos os domingos, das 9h as 16h, com artesanatos, Hortifruti, orgânicos, recreação infantil, food trucks, etc. Vale a pena conferir! 

8. MORRO DO SABOÓ

Morro do Saboó

Com 1.000 metros de altitude, o Morro do Saboó é considerado o ponto mais alto de São Roque, lugar perfeito para curtir a vista e a paz da natureza.

O Mirante do Saboó está localizado a cerca de 5 km do portal da cidade, basta pegar a via de acesso à Castelo Branco e ficar atento para entrar na Estrada Turística Morro do Saboó.


Mirante do Saboó São Roque

Chegando no Mirante, você terá uma bela vista para o Morro do Saboó, mas se quiser chegar ao topo, a partir dali você deve seguir por mais 5 km de estrada até o "pé do morro" localizado no final da Travessa Bananal, deixar o carro e continuar por uma trilha de aproximadamente 1h morro a cima, o acesso é gratuito, não é perigoso durante o dia e a vista compensa cada passo, acredite!


Morro do Saboó São Roque

Do topo do Morro do Saboó conseguimos ver São Roque e diversas cidades da região como Mairinque, Itu e Sorocaba, além das montanhas e da mata atlântica compondo o cenário.


Morro do Saboó São Roque trilha

Boa parte do Morro do Saboó pertencia a uma propriedade privada, mas recentemente foi adquirido pela prefeitura de São Roque que promete trazer maior infraestrutura ao local, incluindo atividades de lazer e ecoturismo.


Mirante do Castelo São Roque

Próximo do Mirante do Saboó um empreendimento inusitado chama a atenção, "O Castelo", com previsão de ser inaugurado em 2023 como museu, restaurante medieval, espaço para eventos... No momento está fechado, aguardaremos!

09. NOITE EM SÃO ROQUE

Noite em São Roque
Av. Marginal - Centro de São Roque

Poucos restaurantes do roteiro do vinho funcionam até tarde, mas em outros pontos da cidade há diversas opções de barzinhos e lugares legais para curtir a noite em São Roque.

Muitos bares, pubs e hamburguerias ficam localizados no centro, ao longo da av. Antônio Dias Bastos, conhecida pelos moradores como "Av. Marginal". É o lugar mais badalado da cidade.


Bares em São Roque SP
Pasteleiro Bar - Av. Marginal São Roque

Uma ótima opção por ali é o La Maison de La Biere, conhecido pelas cervejas e chopes artesanais, mas há também o Cortês Bar e o Pasteleiro Bar que oferecem música ao vivo, o Roquer Tap House e outros para alegrar a sua noite em São Roque. Tem  ainda o tradicional Clube Come Together, um pub bacana localizado num porão centenário, e o Mad Max Rock'n Burger, que une drinks, chopes e burgers deliciosos!


melhores bares de São Roque

Além dos barzinhos você terá ótimas pizzarias e outros restaurantes para um jantar mais tranquilo. Veja as dicas no post onde comer em São Roque.

10. CATARINA FASHION OUTLET

Catarina Fashion Outlet

Além de vinhos, queijos, doces e lembrancinhas que podem se adquiridos no roteiro do vinho e nas lojas da cidade, a 18 km do centro de São Roque fica o Catarina Fashion Outlet, eleito 4x o melhor outlet do Brasil pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).


Catarina Fashion Outlet

Trata-se de um sofisticado Shopping a céu aberto com mais de 140 lojas de marcas nacionais e internacionais que vendem peças com até 70% de desconto o ano todo. Além disso o Catarina possui uma ótima praça de alimentação com restaurantes e fast food de grandes redes como Outback.

Localizado no Km 60 da Rodovia Castelo Branco, o Catarina Fashion Outlet é uma das paradas do passeio bate-volta de São Paulo a São Roque, aos finais de semana o shopping também oferece transfer gratuito saindo da capital

+ DICAS DO QUE FAZER EM SÃO ROQUE

São Roque pontos turísticos
Roteiro do Vinho

Quem deseja explorar ainda mais a natureza em São Roque pode ir no Parque Natural Mata da Câmara, a maior reserva ecológica da região, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. São 54 alqueires de Mata Atlântica repleta de nascentes, saguis, pássaros e centenas de outras espécies da fauna e da flora nativa que podem ser admiradas através de trilhas.


São Roque SP
Recanto da Cascata

Outra preciosidade de São Roque é o Sítio de Santo Antônio, que abriga uma capela e um casarão centenário onde já viveram personalidades como Fernão Paes de Barros (irmão do fundador da cidade) e o famoso escritor Mário de Andrade, que em 1947 doou o Sítio ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pode ser visitado aos finais de semana de forma gratuita.


Sitio Santo Antônio
Sítio Santo Antônio casa grande e capela

Quem vai a São Roque com crianças terá diversão garantida! Além do Ski Park, no Roteiro do vinho as melhores vinícolas e restaurantes oferecem opções de lazer para garotada: playground, pedalinho, tirolesa, etc. Entre eles a Quinta do Olivardo, a Vila Don Patto e a Fazenda Angolana.


O que fazer em São Roque com crianças
Roteiro do Vinho - Quinta do Olivardo

Nos meses de férias e feriados funciona em São Roque a Fazendinha Pica-Pau que oferece um ótimo custo-benefício com monitores e atrações incluídas no ingresso (tirolesa, pescaria, animais, etc).

Enfim, há muito o que fazer em São Roque no roteiro do vinho e em outras partes da nossa linda cidade. 💜 Tem que ir! 

Melhor blog de São Roque SP




Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

Veja Também:


0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir