Tem que ir: O que fazer em Florianópolis: 10 atrações e passeios imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Florianópolis: 10 atrações e passeios imperdíveis

04 janeiro 2024
Principais atrações de Florianópolis

Não é atoa que Florianópolis encanta os turistas, a ilha da magia reúne praias, trilhas, mirantes, patrimônios históricos bem preservados... uma infinidade de lugares lindos e passeios legais para fazer. Selecionamos 10 atrações imperdíveis! Confira:

1. PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis o que fazer
Praia da Barra da Lagoa

Floripa está cercada de praias para todos os estilos, são mais de 100! Falar de todas e escolher a mais bonita é praticamente uma missão impossível, então vamos destacar as mais "famosas" e seus atrativos, separadas por região:

⇒ LESTE DA ILHA

Praia da Joaquina
Praia da Joaquina

Ao Leste da ilha, cerca de 15 km do centro, ficam duas das mais conhecidas e badaladas de Floripa, a Praia da Joaquinha (não deixe de passar pelas Dunas da Joaquina, o snowboard ou "esquibunda" é diversão garantida) e a Praia Mole, com mar agitado é a preferida dos surfistas.

Ainda ao leste fica a Barra da Lagoa, que além de ser uma praia linda com ótimos restaurantes de frutos do mar, tem como atrativo o Projeto Tamar (R$30).


Projeto Tamar Florianópolis
Projeto Tamar Florianópolis - Barra da Lagoa

E se quiser curtir uma praia do "jeito que veio ao mundo", é no leste da ilha que fica Galheta, a praia de nudismo de Florianópolis. Nós não fomos lá conferir, mas dizem que não há fiscalização, ou seja, o nudismo é opcional, é muito frequentada inclusive pelo público LGBT.

⇒ NORTE DA ILHA

Praias do Norte da Ilha
Praia do Santinho

Ao Norte da Ilha, entre 25 e 30 km do centro, estão algumas das praias preferidas dos turistas.

Praia do Santinho é tranquila, rodeada por uma reserva natural, extensa faixa de areia e famosa pela MEGA estrutura do Costão do Santinho Resort
, o único All Inclusive de Santa Catarina, saiba mais AQUI.

Melhores praias de Florianópolis
Praia de Canasvieiras

Ao lado da Praia do Santinho fica a Praia dos Ingleses, que tem partes tranquilas e conforme se aproxima do "centrinho dos ingleses" aumenta o movimento com quiosques, lojinhas, pousadas, etc.

Ao norte a Praia de Canasvieiras é uma das mais populares e disputadas no verão, atrai turistas de todas as partes, inclusive os argentinos. Bem estruturada com hotéis, quiosques, restaurantes e atrativos como banana boat, passeios de escuna, etc. Em contrapartida a Lagoinha do Norte, depois da subida de acesso a Canasvieiras, é beeem tranquila!


Jurerê Internacional
Praia de Jurerê Internacional

Praia de Jurerê é uma das mais famosas da região. Na parte "chique" chamada de Jurerê Internacional você verá carros importados circulando nas ruas, mansões, hotéis luxuosos e o Jurerê Open, que é uma espécie de shopping a céu aberto com lojas de grife, cafeterias, etc. Em Jurerê também tem beach clubes e baladas que atrai muita gente "bonita, elegante e sincera"! haha. 

Vizinha a Jurerê, a Praia de Daniela é bem menos badalada, tem um mar calminho que costuma atrair bastante as famílias.

⇒ SUL DA ILHA

Florianópolis roteiro
Praia da Armação

Ao sul da Ilha, entre 15 e 25 km do centro, ficam praias mais rústicas de Florianópolis, muitas delas consideradas um verdadeiro refúgio em meio a natureza.

A Praia do Matadeiro e a Lagoinha do Leste (com difícil acesso) são as praias mais "selvagens", praticamente não há estrutura por lá, geralmente frequentadas pelos amantes de trilhas.

Florianópolis: quando ir e outras dicas

Florianópolis dicas de passeios
Praia do Campeche

Entre as praias do Sul de Florianópolis, as que oferecem melhor estrutura de quiosques, pousadas, etc, são as Praia da Armação e a Praia do Campeche, não confunda com a Ilha do Campeche, que para chegar tem que fazer uma travessia de barco.

2. ILHA DO CAMPECHE

Ilha do Campeche
Ilha do Campeche

Conhecida como "Caribe catarinense", a Ilha do Campeche é um dos lugares mais imperdíveis de Florianópolis. Pense num mar azul impressionante, com areia branquinha, rodeada por uma área verde de preservação ambiental. Um paraíso, tem que ir!

O acesso a ilha é apenas por barco ou lanchas que partem da Praia da Armação (mais comum), da Praia do Campeche ou da Barra da Lagoa. Para visitá-la é importante programar sua viagem para primavera ou verão, porque no inverno dificilmente as empresas oferecem o passeio. Além disso a Ilha é controlada pelo IPHAN, o número de visitantes é limitado e existe uma série de restrições. Explicamos tudo AQUI.

3. LAGOA DA CONCEIÇÃO

Lagoa da Conceição
Vista da Lagoa da Conceição - Mirante da Praia Mole

A 13 km do Centro fica a badalada Lagoa da Conceição, que durante o dia atrai praticantes de stand-up paddle, caiaque e a noite vira ponto de encontro noS bares e restaurantes da região.

Na Lagoa da Conceição você também poderá fazer o passeio de barco pela Costa da Lagoa, que te deixa em restaurantes que oferecem estrutura para passar o dia se refrescando na beira da lagoa enquanto saboreia peixes e frutos do mar fresquinhos.

Agora uma das vistas mais lindas da Lagoa da Conceição você terá do Mirante da Praia Mole, que como o nome já diz fica próximo da Praia Mole, cerca de 5 km do chamado "centrinho da Lagoa", passando pela conhecida av. das Rendeiras.

4. AV. BEIRA-MAR NORTE

Florianópolis Pontos Turísticos
Trapiche da Beira-Mar Norte

A Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, conhecida como Beira-Mar Norte, é referência em Florianópolis, além de ser uma das principais vias de acesso ao centro e as praias, possui alguns dos melhores hotéis e restaurantes da capital, além de um belo calçadão as margens da baía de Floripa.


Florianópolis: 10 atrações imperdíveis
Av. Beira-Mar Norte

Um dos pontos mais visitados da av. é o trapiche, que além do lindo visual é onde fica o letreiro "Sou Bem Floripa". Esticando um pouquinho a caminhada você verá a Ponte Hercílio Luz, um dos principais símbolos da cidade. No píer, que fica sob a ponte, partem passeios de escuna.

5. CENTRO HISTÓRICO

Centro Histórico
Catedral Metropolitana de Florianópolis

Inclua no seu roteiro um passeio pelo centro histórico de Florianópolis, tome como referência a Praça XV de Novembro, que reúne em sua volta patrimônios importantes como a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza (Museu Histórico de Santa Catarina) e a Casa da Alfândega (centro de artesanato).

A menos de 500 metros da Praça fica o Mercado Público de Florianópolis, um prédio histórico com diversos boxes que vendem frutas, temperos... além de ótimos restaurantes e botecos que tradicionalmente atrai moradores e turistas.


Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

Ainda no centro não deixe de visitar a Praça Hercílio Luz, nela há uma estátua em homenagem a Hercílio Luz, o primeiro governador de Santa Catarina a ser eleito pelo voto direto, mas o destaque da praça é o mirante com vista para a Ponte, principal cartão postal de Florianópolis, que fica bem ao lado.

6. SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Bairro Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa, a 14 km do centro, é o bairro mais charmoso e antigo de Florianópolis.

Nas casinhas coloridas onde viviam os imigrantes açorianos funcionam hoje lojas de artesanato, ateliês, etc. O bairro também virou um dos principais polos gastronômicos de Florianópolis, restaurantes excelentes oferecem ostras (iguaria típica da região) e outros pratos a base de frutos do mar fresquinhos acompanhados de uma vista linda, especialmente na hora do pôr do sol.

7. TRILHAS DE FLORIANÓPOLIS

Trilhas de Florianópolis
Trilha da Praia do Santinho

Para os amantes da natureza Florianópolis, definitivamente, não decepciona. Tem trilhas de diferentes dificuldades que te levam a mirantes incríveis, piscinas naturais e praias desertas.

As trilhas da Reserva Natural do Morro das Aranhas são algumas das mais exploradas pelos turistas, elas tem início no Resort Costão do Santinho, inclusive é uma das atrações do complexo, mas qualquer um pode acessá-las.


Morro das Aranhas Florianópolis
Acesso ao Morro das Aranhas - Costão do Santinho

São diversas trilhas, uma delas passa por um Museu Arqueológico ao ar livre onde há inscrições rupestres e vista privilegiada da praia do Santinho e do Parque Estadual do Rio Vermelho. Também tem trilhas que levam a dunas e a Praia do Moçambique, considerada uma das mais desertas da ilha.


Praias de Florianópolis: Praia do Moçambique
Praia do Moçambique

Outra trilha bem cobiçada é a das piscinas naturais da Barra da Lagoa, uns 20 minutos de caminhada depois de atravessar o canal e passar pela Prainha.

Para os que gostam de desafios maiores e lugares pouco explorados as trilhas até a Praia da Lagoinha do Leste é ideal. Uma delas partem da Praia Pântano do Sul (1 hora de caminhada passando por mata fechada e partes bem íngremes) ou pela Praia do Matadeiro (mais fácil porém mais longa, cerca de 3 horas de caminhada).

8. ÔNIBUS TURÍSTICO DE FLORIANÓPOLIS

Ônibus Turístico de Florianópolis
Jurerê Internacional

Uma das formas mais legais de conhecer os pontos turísticos de Florianópolis é através de um passeio no Floripa By Bus. Os ônibus tem vista panorâmica, guias e paradas em praticamente todos os lugares que citamos acima, incluindo as praias mais famosas da ilha, ou seja, um city tour completo!

O passeio no Bus acontece de terça a domingo, dura o dia todo e custa R$130, basta escolher o dia desejado e efetuar a reserva por AQUI. Confira o post completo com todas as informações e detalhes da nossa experiência.

9. PASSEIOS DE ESCUNA

Passeio de Escuna em Florianópolis
Passeio com a Escuna Sul

Os passeios de escuna são super tradicionais em Florianópolis, os chamados "barcos piratas", possui tripulação caracterizada de personagens como capitão gancho e outros que garantem a animação dos turistas.

Diversas empresas realizam os passeios, as saídas acontecem as 10h da manhã do Trapiche da Praia de Canasvieiras ou da 
Beira-Mar Norte, no centro
. Duram em torno de 4 a 5 horas e o roteiro inclui a visita as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, além da Baía dos Golfinho (para ver golfinhos, se estiver com sorte), paradas para banho de mar e almoço.

10. PASSEIOS SAINDO DE FLORIANÓPOLIS

Florianópolis: passeios imperdíveis
Balneário Camboriú - Unipraias

Nos arredores de Florianópolis tem lugares lindíssimos de Santa Catarina que podem ser conhecidos até mesmo através de passeios oferecidos pelas agencias de turismo.

No verão, vale a pena conhecer a paradisíaca Guarda do Embaú, a 50 km de Floripa, já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.

Outro lugar imperdível é Bombinhas, 80 km da capital, um município que reúne praias para todos os estilos, além de uma reserva marinha que é considerada uma das melhores do Brasil para mergulho. Saiba mais AQUI.


De Florianópolis a Bombinhas
Bombinhas - Santa Catarina

Além das praias você também pode conhecer a charmosa Blumenau, cidade de colonização Alemã famosa por promover a oktoberfest.

Para quem gosta de diversão ou está com crianças, conhecer o parque Beto Carrero World é quase uma obrigação! Fica a 120 km de Florianópolis, mais próximo de Balneário Camboriú (40 km).


Falando em Balneário Camboriú, até existe um passeio bate-volta de Florianópolis para conhecer o básico da cidade, incluindo o famoso Parque Unipraias, mas o ideal é reservar alguns dias para ficar por lá. Balneário é repleto de praias e atrações que merecem mais do que apenas um dia, sem falar nos bares, restaurantes... a cidade tem um clima muito legal!


Florianópolis: praias, pontos turísticos e passeios imperdíveis
Balneário Camboriú - Morro do Careca

Enfim, há muito o que se fazer em Florianópolis, listamos apenas o básico. Espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem bastante cada um dos seus dias na Ilha da Magia. 😘 TEM QUE IR!

Também temos dicas de onde se hospedar e onde comer em Floripa, além de um guia completo de Balneário Camboriú

Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros posts

Florianópolis: quando ir, o que fazer e mais!

Onde ficar em Florianópolis: melhores praias e hotéis

Ilha do Campeche: tudo que você precisa saber

Bombinhas e Quatro Ilhas: roteiro completo

Balneário Camboriú: todas as dicas

Veja AQUI todas as nossas dicas de Santa Catarina.


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir