Tem que ir: O que fazer em Fortaleza: 10 atrações e passeios imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Fortaleza: 10 atrações e passeios imperdíveis

30 janeiro 2024
Fortaleza atrações imperdíveis

Programe-se para ficar em Fortaleza o máximo que puder, pois além das atrações da capital, existe uma infinidade de passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro. Tem que ir!

Portanto, se você está se perguntando "O que fazer em Fortaleza", selecionamos 10 dicas que vão desde as melhores praias da região, feirinhas de artesanato, shows de humor, bares, baladas, restaurantes e muito mais. Confira!

10 ATRAÇÕES EM FORTALEZA

1. PRAIAS DE FORTALEZA

Melhores praias de Fortaleza

Além das famosas praias da região que você conhecerá através dos passeios, existem as praias de Fortaleza que ficam ali mesmo na capital.

Ao longo da Av. Beira Mar estão as Praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, que apesar de muito bonitas, não são consideradas as melhores para o banho de mar, mas são as preferidas dos turistas na hora de se hospedar em Fortaleza por conta do calçadão repleto de lojas, restaurantesfeirinhas de artesanato. Já um pouco mais afastada do centro fica a Praia do Futuroa queridinha da capital para curtir o mar. Confira os atrativos de cada uma delas:

PRAIA DE IRACEMA

Praias de Fortaleza: Iracema
Praia de Iracema, Fortaleza

A Praia de Iracema é a que fica mais próxima do centro, um dos seus marcos é a Ponte dos Ingleses, ou "Ponte Metálica", que na hora do Pôr do Sol fica cheia de turistas para ver o espetáculo. Em frente a ponte está a belíssima Estátua de Iracema Guardiã, cartão postal da cidade.

É também em Iracema que fica a Lupus Bier, uma das melhores casas de humor do Ceará, e o badalado Pirata Bar, conhecido por ter a segunda-feira mais louca do mundo! Próximo a Praia de Iracema fica também o tradicional Mercado Central de Fortaleza e o Dragão do Mar, um dos maiores centros culturais do Brasil.


MEIRELES

Praia de Meireles
Av. Beira Mar, Meireles - Fortaleza

A Praia de Meireles é a mais movimentada da Av. Beira Mar, ideal para aquele passeio no final da tarde ou noite. O ponto de referência é a tradicional Feirinha da Beira Mar, que oferece mais de 700 bancas de artesanato e produtos típicos que atraem os turistas todos os dias a mais de 30 anos!

Meireles tem quiosques pé na areia, ótimos restaurantes, casas de humor como a "Piadaria" e para quem está com crianças, uma volta no Trem da Fantasia é diversão garantida! Outro lugar agradável na orla de Meireles é o Jardim Japonês que a noite fica com uma iluminação charmosa e se torna um dos lugares preferidos dos casais apaixonados.


MUCURIPE

Praia Mucuripe Fortaleza
Praia de Mucuripe, Fortaleza (durante o passeio de veleiro).

Das três praias da Beira Mar, Mucuripe é a mais tranquila, os barquinhos no mar remetem a um clima de Vila de pescadores, cenário lindíssimo!

É da Praia de Mucuripe que parte o passeio de Veleiro em Fortaleza, a dica é fazê-lo no entardecer, pois coincide com o pôr do sol deixando a experiência ainda mais especial! Na volta, aproveite para visitar o tradicional Mercado dos Peixes, ideal para comer frutos do mar fresquinhos a preços mais acessíveis!


PRAIA DO FUTURO

Praia do Futuro Fortaleza
Praia do Futuro, Fortaleza

Durante sua viagem a Fortaleza, programe-se para passar ao menos 1 dia na Praia do Futuro, considerada a melhor praia para banho de mar da capital e famosa pelas "megabarracas" (Beach clubs).

De frente para o mar de águas calmas e areia branquinha ficam barracas que oferecem uma estrutura para ninguém botar defeito, algumas delas tem até piscinas, serviço de massagem, lojas, restaurantes e por aí vai.

Uma das barracas mais tradicionais da Praia do Futuro é a Crocobeach, perfeita para passar o dia em família, assim como o Chico do Caranguejo, que se tornou um clássico principalmente pela "quinta do caranguejo", dia da semana que a noite une as delícias da casa com forró e show de humor. Já a Órbita Blue tem "ares" de balada, ideal para curtir com a galera.


2. BEACH PARK

Beach Park Fortaleza
Beach Park - Ceará

Tem gente que viaja a Fortaleza com o principal objetivo de conhecer o Beach Park, afinal ele é considerado um dos melhores parques aquáticos do mundo! Para quem está com crianças e adolescentes então é imperdível. Tem que ir!

Beach Park fica na Praia Porto das Dunasa 25 km de Fortaleza, no município de Aquiraz. Quem quiser aproveitar ao máximo poderá se hospedar num dos Resorts do Complexo, já quem pretende conhecer o Beach Park em 1 dia, a dica é contratar o Transfer e adquirir o ingresso antecipado pelo site. Veja o post completo do Beach Park com mais informações, valores e dicas.


3. CUMBUCO

Melhores Praias de Fortaleza Ceará
Praia de Cumbuco - Ceará

Cumbuco, localizado a 35 km de Fortaleza, é um dos lugares mais imperdíveis da região, sobretudo para quem gosta de uma "dose extra" de emoção. Tem que ir!

A Praia de Cumbuco é linda, a primeira praia do Ceará a conquistar a Bandeira Azul, seu principal atrativo é o passeio de Buggy pelas dunas, imperdível!

O passeio de Fortaleza a Praia do Cumbuco acontece todos os dias, chegando lá ficamos na estrutura de um ótimo restaurante e o passeio de Buggy é oferecido de forma opcional. Veja o post completo de Cumbuco com dicas de como chegar, o que fazer, onde se hospedar e mais!


4. CANOA QUEBRADA

Passeios em Fortaleza
Tirolesa em Canoa Quebrada - Ceará

Canoa Quebrada é um dos destinos mais famosos do Ceará, impossível deixar de fora do seu roteiro. Tem que ir!

Fica a 140 km de Fortaleza, em Aracati, litoral Leste do estado. Você pode reservar o Passeio de 1 dia em Canoa Quebrada (mais recomendado para curtir com calma todas as atrações do lugar), ou conhecer Canoa Quebrada junto com Morro Branco e Praia das Fontes através do passeio "melhores praia do Ceará" (boa alternativa para quem está sem tempo ou precisa economizar).

Se tiver oportunidade, o ideal mesmo é ficar 1 ou 2 noites em Canoa Quebrada, pois além da praia, do passeio de buggy e de outros atrativos, a vila oferece uma noite super animada em torno da "Broadway". Veja o post com todas as dicas de Canoa Quebrada.


5. MORRO BRANCO E PRAIA DAS FONTES

Principais atrações em Fortaleza
Morro Branco - Ceará

A cerca de 85 km de Fortaleza, no município de Beberibe, fica a Praia de Morro Branco, famosa por suas falésias coloridas que se unem com o mar formando um cenário lindíssimo. Tem que ir!


6. ÁGUAS BELAS

Passeios em Fortaleza
Praia de Águas Belas - Ceará

Águas Belas foi um dos lugares que mais gostamos de conhecer durante toda nossa viagem pelo Ceará. Considero um passeio imperdível. Tem que ir!

A Praia de Águas Belas fica a 60 km de Fortaleza, no município de Cascavel, tem boas pousadas mas pode ser facilmente conhecia através de um passeio bate-volta de Fortaleza. Chegando lá encontramos uma mistura fascinante de mar com rio. Não poderia ter nome melhor para descrever "Águas Belas"!

A Praia de Águas Belas é linda e calminha, ótima inclusive para quem viaja com crianças, além disso tem barracas bem estruturadas e um passeio de Buggy super legal que inclui o encontro do rio com o mar, mirantes e um pequeno vilarejo da região. Veja o post com todas as dicas de Águas Belas.

7. PRAIA DE LAGOINHA

O que fazer em Fortaleza em 3 dias
Praia de Lagoinha - Ceará

Localizada a 125 km de Fortaleza, no município de Paraipaba, a Praia de Lagoinha é considerada uma das mais lindas do Ceará, já foi até capa de revista. Tem que ir!

Mas além de curtir esse cenário de mar, areia branquinha, coqueiros e falésias, você poderá desvendar todas as belezas da Praia de Lagoinha através de um passeio que une Buggy + Catamarã, imperdível! Veja o post com todas as dicas de Lagoinha.


8. MUNDAÚ E FLECHEIRAS

Fortaleza roteiro 3,5 e 7 dias
Mundaú - Ceará

Conhecer a Praia de Mundaú e Flecheiras em Trairilitoral oeste do Ceará, foi uma grata surpresa, vimos dunas e praias paradisíacas ainda pouco exploradas pelos turistas. Tem que ir! No valor do Tour já está incluso o passeio de catamarã pelo rio Mundaú até o encontro com o mar, imperdível!


9. ARTESANATOS EM FORTALEZA

Mercado Central de Fortaleza
Mercado Central de Fortaleza


• O Mercado Central é considerado o maior mercado de artesanato do nordeste, são centenas de lojinhas espalhadas em 4 andares.

• A Feirinha da Beira Mar é a feira de artesanato mais tradicional de Fortaleza, impossível passear pela orla de Meireles sem parar em alguma das 700 barracas da "feirinha" para comprar ao menos uma castanha ou um doce de caju;

Ferinha da Beira Mar

• A Emcetur (centro de turismo do Ceará) é outro lugar que vale a pena conhecer, era a antiga cadeia pública da cidade que hoje funciona como um centro comercial de produtos nordestinos. Por sua importância histórica geralmente está no roteiro do City Tour em Fortaleza.

Ainda tem as lojas da Av. Monsenhor Tabosa, os Shoppings de Fortaleza... Fizemos um post com os melhores lugares para compras em Fortaleza.


10. O QUE FAZER A NOITE EM FORTALEZA

Show de humor em Fortaleza
Lupus Bier, Fortaleza

Depois de passar o dia nas praias quando chega a noite em Fortaleza você poderá escolher um bom restaurante para jantar, passear na Feirinha da Beira Mar ou encerrar o seu dia com um pouco mais de animação através de um Show de Humor, afinal o talento dos humoristas cearenses é uma marca no estado, desses palcos saíram ícones como Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante e outros.

Há dezenas de casas de humor em Fortaleza, a "Piadaria", em Meireles, é bem popular entre os turistas, no entanto, a Lupus Bier é a maior e mais antiga casa de humor do Ceará, além disso, no valor do ingresso está incluso um buffet de massas, pizzas e salgadinhos à vontade. É comilança e diversão na certa, Tem que ir! 


O que fazer a noite em Fortaleza
Pirata Bar, Fortaleza

Atenção baladeiros, praticamente em frente a Lupus Bier, na Praia de Iracema, fica o famoso Pirata Bar, conhecido por ter a segunda-feira mais louca do mundo, destaque até no New York Times, além disso, as sextas a casa oferece uma programação mais tranquila com Forró pé de serra. 

Para quem curte um clima de barzinho, a área entorno do Dragão do Mar é um "point" da capital, já a região da Varjota (próxima a Meireles) é famosa por ter a maior concentração de bares em Fortaleza.

Nas noites de quinta-feira um dos lugares preferidos dos turistas em Fortaleza é o Chico do Caranguejo, na Praia do Futuro, que une as delícias da casa com Shows de humor e forró. Veja mais dicas de bares e restaurantes no post "Onde comer em Fortaleza"

*DICA BÔNUS - JERICOACOARA

De Fortaleza a Jericoacoara
Jericoacoara - Ceará (Mariza e Karina - Blog Tem que ir)

Por último, mas não menos importante, vamos falar de Jericoacoara, que merecidamente ganhou o apelido de "paraíso do Brasil".

A famosa Vila de Jericoacoara fica a 300 km de Fortaleza e até existe um passeio bate e volta que te permite conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Jeri, como a Pedra Furada, o Buraco Azul e a Lagoa do Paraíso. Vale a pena se essa for a sua única oportunidade, caso o contrário programe-se para ficar mais!


Enfim, o Ceará definitivamente não é destino para uma viagem só, sempre terá uma praia linda para conhecer, um passeio legal para fazer, boas risadas... espero que tenha gostado das dicas e que aproveite muito seus dias em Fortaleza, Jericoacoara e todos os destinos deste estado que nós amamos. Tem que ir!

Dicas de Fortaleza Ceará
Nós duas na praia de Lagoinha - Ceará :)


Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do Facebook, TikTok e Twitter

+ DICAS DE FORTALEZA

Onde ficar em Fortaleza






Booking.com


Pin It
8 comentários

8 comments:

  1. Adorei as dicas, achei super completa a lista dos passeios em Fortaleza e estou montando meu roteiro por ela. Pretendo ficar 10 dias em Setembro, vou reservar 3 dias para Jericoacoara o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia, ficamos felizes em saber que gostou!
      Acho ótimo, 7 dias em Fortaleza é ideal para fazer os principais passeios, curtir um show de humor, ir no mercado central + 3 em Jericoacoara para fazer o passeio leste, oeste e curtir um dia com calma na Vila ou fazer o passeio a Barrinha se preferir.

      Aproveite a viagem e qualquer dúvida conte com a gente.
      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  2. Beatriz Moraes18 maio, 2020

    Adorei as dicas, estava na dúvida de quais eram os principais passeios em Fortaleza, mas infelizmente não terei tantos dias para fazer todos. Entre Águas Belas e Mundaú qual vocês escolheriam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, que bom que gostou das nossas dicas!
      Embora a Praia de Mundaú seja muito bonita ficaríamos com Águas Belas. O cenário do rio com o mar ali é lindíssimo e o passeio opcional de Buggy também é muito legal.

      Qualquer dúvida conte coma a gente. Bjs
      Ma e Ka

      Excluir
  3. Rogério Siqueira02 junho, 2020

    Lista perfeita! Fui a Fortaleza ano passado e conheci além da cidade outros lugares dessa lista, agora pretendo voltar para conhecer os outros e também ficar alguns dias em Jericoacoara, pq acho que não vale a pena um bate e volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério,
      Muito obrigada por seu cometário.
      Concordo com você, sem dúvida o melhor é ficar alguns dias em Jericoacoara. Considero o bate e volta uma última alternativa, só mesmo para aqueles que não terão outra oportunidade de conhecer.

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  4. Sandra Mara29 janeiro, 2024

    Já anotei tudo que eu não posso deixar de fazer em Fortaleza, amei as dicas, vou agora em março e seu site tem me ajudo muito. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas de Fortaleza, aproveite muito a viagem e qualquer dúvida conta com a gente. Bjs Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir