Tem que ir: Florianópolis: Quando ir, onde ficar, o que fazer, restaurantes e mais! ,

Destaques

POSTS RECENTES

Florianópolis: Quando ir, onde ficar, o que fazer, restaurantes e mais!

04 janeiro 2024
Viagem a Florianópolis, dicas

Não é à toa que a capital de Santa Catarina ganhou o apelido de "ilha da Magia", Floripa é mesmo encantadora, repleta de belezas naturais, uma cultura riquíssima, gastronomia excelente, além de um povo muito bonito e educado.

Confira as dicas que trouxemos de lá para te ajudar a planejar sua viagem a Florianópolis:

QUANDO IR A FLORIANÓPOLIS

Quando ir a Florianópolis
Calçadão da Beira Mar Norte, Centro

Estamos falando do sul do Brasil né minha gente, então se o seu objetivo for curtir as praias a melhor época é de novembro a março, quando as temperaturas passam dos 30º. Porém essa é a época mais chuvosa, sendo comum aquelas pancadas típicas de verão. Além disso é alta temporada.

Uma ótima alternativa é ir no final de março ou abril, quando as chuvas diminuem e as temperaturas ainda estão altas, na casa de 25°, 28°. Foi o que fizemos e foi ótimo! Pegamos dias ensolarados, noites frescas, a cidade estava mais tranquila e as tarifas de hospedagem mais acessíveis.


Florianópolis clima mês a mês
Praia da Barra da Lagoa

De junho a agosto é o auge do inverno, com temperaturas entre 13° e 20°, é o período mais seco, uma época boa para curtir outras atrações, ou até mesmo descansar nesse climinha. Resorts como o Costão do Santinho All Inclusive, costumam oferecer uma programação especial nessa época, com shows, piscinas térmicas, SPA, etc.

Em setembro e outubro as temperaturas começam a subir, (mínimas de 15° e máximas de 25°), é um período meio imprevisível em relação ao clima, pode esquentar ou não, pode chover bastante ou não. Tirando os feriados essa época costuma ter boas ofertas de passagens e hospedagem.

COMO CHEGAR

Florianópolis do aeroporto ao Centro e as praias

De avião o Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz, é o mais próximo, fica na parte sul da ilha, a 12km do centro da cidade. Outra opção é o Aeroporto de Navegantes, cerca de 115 Km da capital, próximo a Balneário Camboriú.

Quem chega de ônibus desembarca na Rodoviária de Florianópolis, no centro, próximo ao Mercado Público.

Para ir até o seu hotel você poderá alugar um carro, contratar um transfer com as agências de turismo ou usar carros por aplicativo, que funcionam bem na cidade. Também tem ônibus convencionais e uma linha executiva (4124) à partir das 5h30 que passa no aeroporto e em vários pontos da cidade.

ONDE FICAR EM FLORIANÓPOLIS

Encontrar um bom hotel em Florianópolis é tarefa fácil! Porém, mesmo se tratando de uma ilha, a capital é enorme e as opções estão espalhadas pela cidade, por isso é fundamental você entender qual região combina mais com o estilo da sua viagem.

O Centro é ideal para quem viaja a negócios ou pretende ficar num lugar estratégico para conhecer boa parte da Ilha. A Beira-Mar Norte é referência na região porque, além de servir como principal via de acesso as praias, tem um belo calçadão as margens da baía, rodeada por comércio, pontos turísticos como a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público e possui hotéis para todos os bolsos, alguns renomados de grandes redes.


A Lagoa da Conceição é a área mais badalada e boêmia da cidade, próximo as Praias da Joaquina e Mole, ao leste da Ilha. Essa região possui ótimas pousadas e hostels, já que é a preferida dos jovens.

Ao Norte da Ilha estão algumas das praias mais famosas e queridinhas dos turistas como Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Praia do Santinho, que costumam atrair bastante as famílias já que oferecem ótima estrutura com grandes hotéis e Resorts.

Veja o post Onde ficar em Florianópolis, falamos mais dessas regiões com dicas várias de hospedagem, de hostels a Resorts All Inclusive. 😉

QUANTO TEMPO FICAR E O QUE FAZER

Ilha do Campeche Florianópolis
Ilha do Campeche

Em Florianópolis você irá precisar de 5 dias no mínimo para conhecer os Principais Pontos Turísticos, curtir as praias mais famosas e fazer os passeios mais legais pela região.

No centro da capital lugares como a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Publico e a Casa da Alfândega não podem ficar de fora do seu roteiro.


Santo Antônio de Lisboa Florianópolis
Santo Antônio de Lisboa

Praias tem para todos os gostos, das badaladas como Joaquina, Canasvieiras e Jurerê até as desertas ao Sul da Ilha, muitas acessadas somente por trilhas. Destaque também para a Ilha do Campeche, conhecida nada menos como "o Caribe Catarinense", Tem que ir!

Ainda tem atrações como o Projeto Tamar, Passeios de Escuna, de ônibus Turístico, trilhas, mirantes e o pôr do sol seguido de um jantar no charmoso bairro histórico de Santo Antônio de Lisboa.


Florianópolis praias e passeios
Lagoa da Conceição - Mirante da Praia Mole

Acrescente dias na sua programação conforme os lugares que deseja conhecer nos arredores. De Florianópolis é possível ir a destinos super conhecidos como Guarda do Embaú, Bombinhas, Blumenau, Beto Carrero Word e Balneário Camboriú. Todos próximos, oferecidos inclusive pelas agências como passeios bate-volta. 


ONDE COMER EM FLORIANÓPOLIS

Florianópolis Gastronomia

Quando o assunto é gastronomia, Floripa tem opções para deixar qualquer um feliz!

Peixes e frutos do mar fresquinhos é o que não falta. Outra iguaria típica são as ostrasFlorianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil. O pastel de berbigão (um molusco) também é sucesso na ilha!

A região também produz especialidade como as linguiças de Blumenau e as cervejas artesanais do Vale do Itajaí. A culinária portuguesa está fortemente presente, influência dos imigrantes. Mas por lá ninguém dispensa uma boa pizza!


Onde comer em Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis, no centro, reúne restaurantes e botecos super tradicionais; Os bairros históricos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha são os preferidos para comer ostras. Um passeio pela Costa da Lagoa rende um belo almoço com Frutos do Mar fresquinhos, já o centrinho da Lagoa é o "point" do happy hour; 

Mas não para por aí, Floripa tem opções excelentes espalhadas por toda a Ilha. Confira o post Onde Comer em Florianópolis com várias dicas.

NOSSAS IMPRESSÕES

Florianópolis: quando ir, o que fazer, onde ficar, onde comer...
Praia da Joaquina

Florianópolis é uma cidade bem cuidada, limpa e mais segura do que muitas capitais brasileiras que já conhecemos, claro que devemos sempre andar atentos, mas nós circulamos tranquilas por todas as partes e mesmo ficando hospedadas no centro nos sentimos seguras para passear, inclusive a noite pela Beira Mar e suas paralelas.

As pessoas são, além de bonitas, muito educadas, os "manezinhos"- como são chamados os que moram na ilha, nos receberam muito bem!


Blog de viagem Florianópolis Santa Catarina
Trapiche da Av. Beira Mar Norte - Florianópolis

Merece o título de "Ilha da Magia", ficamos encantadas com as belezas e a "vibe" de Floripa. Espero que essas dicas sejam úteis e te ajudem a fazer uma viagem tão legal quanto a nossa! 💙 TEM QUE IR!

Veja também nossas dicas de Balneário Camboriú e acesse AQUI todos os posts de Santa Catarina.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros posts

Onde ficar em Florianópolis: melhores praias e hotéis

O que fazer em Florianópolis: 10 atrações imperdíveis

Floripa By Bus: O city tour mais completo da Ilha

Ilha do Campeche: tudo que você precisa saber

Bombinhas e Quatro Ilhas: roteiro completo

Balneário Camboriú: todas as dicas


2 comments:

  1. Roberta Sales23 abril, 2019

    Eu amei as dicas de Floripa meninas, não imaginava que a cidade era assim, com tantas coisas legais para fazer! A gente fica sempre indo para as praias do nordeste, mas agora estou louca para conhecer Santa Catarina!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, ficamos muito felizes em saber que amou as nossas dicas. Santa Catarina é mesmo demais, a viagem foi bem mais legal do que imaginávamos, realmente Tem que ir!! ;)

      Super Beijo.

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir