slider

7 de dezembro de 2015

Centro de Domingos Martins - ES ( Praças, Rua do Lazer, Feiras de Artesanato, Casa da Cultura...)

Conhecer o centro de Domingos Martins não é uma tarefa muito difícil, é pequeno e um charme que só vendo!! rs

A Praça Domingos José Martins, conhecida como "Praça da Biquinha" faz homenagem ao herói capixaba que lutou na guerra Pernambucana e dá nome ao município.

Colonizada por Imigrantes Alemães ainda preserva muito dessa cultura e isso fica visível quando andamos nas ruas e praças da cidade, aliás o monumento ao Colono Imigrante e a Igreja Luterana estão no centro da Praça Arthur Gerhard, conhecida como "Praça Principal" linda, com jardim bem cuidado...não é atoa que é um dos principais cartões postais da cidade e é nela que acontece a maioria dos eventos que todos os anos atraem turistas de dentro e fora do estado como o Festival da Imigração Alemã em Janeiro, o Festival de Inverno em Julho, o brilho do Natal, entre outros.

Tudo praticamente gira em torno dessa Praça, de um lado o antigo e imponente Hotel Imperador que hoje desativado funciona como um Centro de Informações Turísticas, aliás foi lá que nos informamos de muita coisa sobre a cidade, atendimento simpático, vários folhetos e água geladinha ficam a disposição!

De outro lado da Praça a Feira de Artesanato ( que funciona somente aos fins de semana) vende diversos produtos típicos produzidos na região como doces, biscoitos, queijos.... e até chup-chup encontramos por lá! Amo, rs

Mas quando se fala em "point do turista", se é que podemos chamar assim a ruazinha mais famosa da cidade, é na Rua João Batista Wernersbach conhecida como "Rua do Lazer" onde estão a maioria das lojas de produtos típicos, artesanatos, cafeterias e restaurantes....A rua é um charme, no estilo calçadão só para pedestres.

É normal você escutar os Capixabas se referindo ao centro de Domingos Martins como "Campinho", é porque esse foi o nome que apelidaram o lugar na época em que os primeiros colonos alemães chegaram para explorar as terras, abrir um "campo" e dar inicio a cidade. Essa e outras histórias e curiosidades ficamos sabendo na Casa da Cultura, outro lugar do centro que sem dúvida merece uma visita.

A casa funciona também como um museu histórico onde estão expostos diversos objetos de época, fotos de todos os prefeitos, etc.

Para chegar a Casa da Cultura é fácil basta caminhar um pouquinho na Av Presidente Vargas, "a Rua dos Táxis", ao lado da Praça principal, rs aliás nessa rua você também encontra um dos únicos supermercados da cidade, padarias, lanchonetes, sorveterias e lojas de roupas ( com bons preços - diga-se de passagem, rs)

De lá partimos para conhecer a Pedra Azul , um dos principais cartões postais do Espírito Santo que fica a cerca de 50 km do centro ( veja o post com as dicas de como chegar) estávamos de ônibus e infeliz não tivemos tempo suficiente para conhecer a Cascata do Galo, uma cachoeira com queda d'agua de 70m de altura que fica distante 10km do centro, se você gostar de natureza e tiver oportunidade acho que vale a pena incluir no seu roteiro.

Ficamos hospedadas na Pousada Azul e fizemos tudo caminhando. Nos sentimos muito seguras por todos os lugares que passamos, tivemos a sensação de estar em uma típica cidade tranquila de interior. Basta você conversar um pouco com os moradores e ver que todos são muito acolhedores e simpáticos, aquele clima de que todo muito se conhece ...#Temqueir

Informações Úteis

Casa da Cultura
End.:Avenida Presidente Vargas, 531
Funcionamento: Terça a Sexta das 8h às 17h - Sab. Domingos e Feriados das 8h às 16h
Tel.: 55 (27) 3268-2550

Centro de Informações ao Turista
Endereço: Av. Senador Jefferson Aguiar, 275 - Centro, Domingos Martins - ES, 29260-000