slider

25 de abril de 2016

Pedra Azul, Rota do Lagarto,Trilhas no Parque Estadual da Pedra Azul...

Vamos contar aqui um pouco da nossa experiência e ajudar você a entender como é esse lugar da região serrana do Espírito Santo considerado um dos destinos preferidos dos capixabas e um dos principais cartões postais do estado. Sem dúvida você já deve ter escutado falar, já foi até cenário de Novela!!

O Parque Estadual da Pedra Azul ( onde está a famosa Pedra Azul e a Rota do Lagarto) fica em Domingos Martins, porém em um distrito do município chamado Aracê ( conhecido também como Pedra Azul), distante cerca de 50km do centro de Domingos Martins. Partindo de Vitória são cerca de 100 km ( Veja o Post com dicas de como chegar).

A chamada "Rota do Lagarto" tem início no km 88 da BR 262, exatamente onde está o Restaurante Peterle's  e se estende por mais ou menos 7 km até a Rodovia ES 164. Ao lado do Restaurante também está a Casa do Turista, um lugar que serve de apoio para informações.

Além de dar acesso à portaria do Parque Estadual da Pedra Azul, a Rota do Lagarto é uma estradinha linda e bem cuidada que você percorre com a visão da Pedra Azul e do seu lagarto (formação rochosa que aparenta ter um lagarto agarrado a Pedra).

Do inicio até o Portal da Pedra Azul, onde dá acesso as trilhas e a visão mais próxima da Pedra são exatamente 1,8 km que podem ser percorridos de carro, taxi ou caminhando como nós fizemos.

Neste Portal Além de toda essa beleza, tem toaletes, uma lanchonete e uma lojinha que vendem artesanatos e delícias regionais. Aliás falando em delícias, na lanchonete tomamos um cafézinho (R$ 4,50* ) e comemos a tradicional Torta de Morangos ( R$ 6,00*) . Não deixem de experimentar!
*A lanchonete funciona de sexta a domingo e feriados, nos meses de férias - Janeiro e Julho abre todos os dias. Não aceita cartões de crédito ou debito, somente dinheiro.

Ao lado do Portal está a entrada do Parque e uma estradinha que você deve seguir se quiser ter acesso as trilhas. A entrada é gratuita e este trecho pode ser feito caminhando ou de carro.

Nós fomos caminhando até o Ponto de Apoio ao Turista, um local onde ficam os Guardas Florestais, os guias, toaletes, água e até uma sala com animais empalhados que foram encontrados mortos na Rodovia.

Neste Ponto se iniciam as trilhas, uma delas é auto guiada e você pode fazer por conta própria sem pagar nada por isso, a outra que dá acesso as piscinas naturais com escalada da Pedra só pode ser feita com guia de segunda a sexta com saída as 9h ou as 13:30h e custa R$ 10,00 por pessoa ( eles pedem para agendar antes por tel. 27 9973-98005 , pois tem um numero máximo de pessoas por dia que podem acessar as piscinas, para ser sincera nós não conseguimos fazer o agendamento, fomos mesmo assim e conseguimos nos juntar ao grupo). Caso você chegue fora deste horário e tiver guia disponível você até pode fazer a trilha das piscinas, mas o custo para acesso a trilha é de R$ 40,00.

Como chegamos bem antes do horário das 13:30hs fizemos primeiro a trilha autoguiada. Os guias te dão uma leve explicação mas não tem como se perder, rs ao longo do caminho placas indicam as diversas variedades de solo, arvores , vegetação , acesso aos mirantes e o caminho para chegar bem pertinho da pedra e até tocar nela! .... Vá preparado porque ao todo são umas 3 horas de caminhada na mata com sobe e desce de degraus, pode levar algum lanchinho se quiser, mas água por lá é o que não falta, direto das nascentes!

Em um determinado momento você verá uma placa com acesso restrito, é a parte que dá acesso as piscinas naturais e só pode ser acessada com guias, então voltamos para a base e no horário das 13:30hs seguimos com o grupo.

Chegamos de manhã e o tempo estava fechado, quase não dava para ver a Pedra, depois o sol foi abrindo e a visão é sensacional!!

Depois de uma boa caminhada chegamos ao ponto que com a ajuda de uma corda e orientações de segurança dos guias "escalamos a Pedra" ...

Ufa!!! Confesso que não foi nenhuma "molezinha" chegar até lá em cima, mas foi muito compensador! A vista é linda, tem uma nascente de água limpinha e geladinha para beber e ainda ficamos um bom tempo por la para quem quiser entrar pra se refrescar nas piscinas naturais de água gelaaaaaaada! rs

Depois de descansar e curtir toda essa belezura fizemos todo o caminho da volta, mas como pra descer todo santo ajuda, foi beeeemmm mais fácil!! rs

A uns 10 minutinhos de caminhada do Portal da Pedra Azul está a Fjordland, um local muito agradável para visitar, quem está com crianças então é praticamente obrigatório! rs Além da Cavalgada Ecológica que é principal atração o lugar é como se fosse uma fazenda, tem horta, galinhas, playground e ainda uma lojinha de artesanatos e uma cafeteria com vista privilegiada para a Pedra Azul.

De segunda a sexta a entrada é gratuita, aos finais de semana e feriados R$ 5,00 por pessoas ( crianças até 12 anos e idosos não pagam). *No mês de Dezembro não funciona - Recesso Coletivo.

Para fazer a Cavalgada existem várias opções de trilhas, longas com duração de 1:40h - R$ 90,00 com saídas as 9:30h e as 13:30h e a Mini Trilha com duração de 20 min - R$ 40,00 com saída em diversos horários das 9h até as 16h. Aos finais de semana é só chegar, mas para fazer a cavalgada durante a semana é obrigatório fazer agendamento com 24h de antecedência pelo tel (27)3248-0076

Como falei no inicio a "Rota do Lagarto"  começa na BR 262 e tem cerca de 7km e depois da Fjordland a estradinha linda continua por mais uns 5km até chegar na Rodovia ES 164.

No percurso você vai encontrar além de muito charme algumas cafeterias, um ou outro restaurante, propriedades particulares e pousadas.

O clima mais ameno por conta da altitude das montanhas e toda essa natureza faz deste lugar realmente especial, aconselho você a fica no mínimo um fim de semana inteiro para curtir e aproveitar tudo. Nós ficamos hospedadas na Pousada Recanto da Pedra e não poderíamos ter ficado em lugar melhor!! Tem um ótimo custo, é a pousada mais próximo da Pedra, linda, confortável e um café da manhã que é no mínimo maravilhoso! (veja nossa experiência completa na Pousada).

É isso, nós amamos conhecer tudo e saímos com aquela sensação boa de querer voltar!  #Temqueir

Informações Úteis:

Parque Estadual da Pedra Azul

Rod. BR 262 - Km 88 - Aracê - Pedra Azul - Domingos Martins - ES
Casa do Turista - informações turísticas Tel. (27) 3248-0035
Agendamento para fazer as Trilhas até as Piscinas Naturais 27 9973-98005

Pousada Recanto da Pedra

End. Rodovia BR 262, KM 88, S/N – Pedra Azul - Domingos Martins – ES 29278-000 ( Rota do Lagarto, ao lado do Portal da Pedra Azul)
Contato/Reservas: Tel: (27) 99805-0639 E-mail: recantodapedra@gmail.com

Fjordland Ecologia e Turismo

Endereço: Rota do Lagarto, km 2,2, Pedra Azul do Aracê, Domingos Martins
Telefones: (27) 3248 0076 e 99836 3530
Horários de Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h; sábado, das 08h às 19h; e domingo, das 08h às 18h. ( Recesso coletivo no mês de Dezembro - não funciona).