Tem que ir: Onde comer em Florianópolis ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Florianópolis

04 janeiro 2024
Os melhores restaurantes de Florianópolis

Em Floripa você estará muito bem servido! Como uma boa capital há opções de restaurantes para todos os gostos, mas estamos falando de uma ilha onde as estrelas são os peixes e frutos do mar fresquinhos!

Você gosta de ostras? Se a resposta for sim estará no lugar certo! Florianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil. O
 Pastel de berbigão (molusco) também faz o maior sucesso por lá!


Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio de Lisboa

Outro prato bem típico da ilha é a Sequência de Camarão, uma porção de camarões preparados de diversas formas, geralmente acompanha arroz, batata frita e pirão.

A culinária portuguesa também está fortemente presente, influência dos imigrantes. Mas como uma boa capital Florianópolis tem opções para todos os gostos e bolsos. De food trucks a restaurantes requintados com um menu da mais alta gastronomia.


Florianópolis pratos típicos
Sequência de Camarão - O Timoneiro

A Ilha possui vários polos gastronômicos, tanto para quem deseja uma refeição tranquila a beira mar, quanto para os que preferem um happy hour mais animado! Confira as dicas de onde comer em Florianópolis separadas por região:

⇒ CENTRO

Restaurantes Florianópolis Centro
Mercado Público de Florianópolis

A Rua Bocaiúva (ao lado do Beiramar Shopping) deve ser sua referência, além de ser a mais boêmia do centro, ao longo dela e em suas paralelas estão alguns dos melhores restaurantes da região.

MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

Mercado Público de Florianópolis
Box 32

O Mercado Público de Florianópolis é um clássico. O ambiente é super agradável, sempre rola música ao vivo e tem vários "boxes" de restaurantes e botecos que servem ostras, peixes, frutos do mar e ganharam fama por seus petiscos (em especial o pastel de camarão) acompanhados de cervejas artesanais.

O Box 32 já foi destaque em diversas revistas e é um dos mais frequentados, inclusive por celebridades. Outros bem recomendados são o Beer Boss, o Balcão do Mané e o Colher de Pau.
⇨ R. Jerônimo Coelho, 60 | De seg a sex até as 22h, Sáb. e Dom. até às 18h


ARTUSI RISTORANTE

Artusi Restaurante

Do renomado chef Alysson Müller, o Artusi Ristorante é um dos mais elogiados de Florianópolis

Você vai encontrar pratos muito bem elaborados e saborosíssimos servidos num ambiente sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor. Risotos, carnes, frutos do mar e massas frescas, em especial gnocchisTudo de primeiríssima qualidade, sem dúvida uma experiência diferenciada em Floripa. TEM QUE IR! 
⇨ R. Bocaiúva, 2090 | Tel. (48) 3037-2228


TOCA DA GAROUPA

Toca da Garoupa Restaurante
Camarão Crocante

Especializado em frutos do mar, o Toca da Garoupa é um dos restaurantes de maior referência em Floripa.

Num ambiente aconchegante e com um lindo aquário, serve entradinhas deliciosas e dezenas de pratos a base de peixes, camarões, polvo, moquecas... todos muito bem apresentados com um toque de requinte, sabor e qualidade! TEM QUE IR!
⇨ R. Alves de Brito, 181 | Tel. (48) 99920.8364


TABERNA IBÉRICA

Taberna Ibérica

O Taberna Ibérica é um pedacinho especial de Portugal em Floripa, certamente um dos melhores da gastronomia Portuguesa da capital.

No cardápio clássicos preparados com o legítimo bacalhau Gadus Morhua e azeites de nível superior, além de opções a base de peixes, carnes, frutos do mar, massas e sobremesas típicas como pastel de nata, papo de anjo, entre outras. Sem falar nos vinhos, no atendimento impecável e no visual lindo para a Ponte Hercílio Luz. TEM QUE IR!
R. Felipe Schmidt, 1333 | Tel. (48) 99115-7807


RESTAURANTE PÍER 54

Restaurante Pier 54 Florianópolis
Massa ao molho quatro queijos com filé mignon grelhados e gratinados

O Pier 54 é um restaurante lindíssimo localizado aos pés da Ponte Hercílio Luz, não é atoa que é um dos mais disputados para passar o Reveillon na ilha.

O cardápio atende todos os gostos. Entradas como carpaccios, ostras, bolinho de bacalhau; Pratos a base de frutos do mar, carnes, peixes, massas, moquecas... além de sobremesas e uma carta especial de vinhos. Para completar tem som de 
piano ao vivo. Ideal para um jantar especial em Floripa. TEM QUE IR!
⇨ Av. Osvaldo Rodrigues Cabral, 1251 | Tel.:  (48) 3225-2419


EL TORO GASTROBAR E HAMBURGUERIA

Bares em Florianópolis Centro

Na badalada Rua Bocaiuva, o El Toro é perfeito para curtir a noite a base de petiscos deliciosos, chopp gelado, drinks e búrguers artesanais maravilhosos! 

O ambiente é super agradável e aos finais de semana geralmente rola música ao vivo. Experiência das boas em Floripa. TEM QUE IR! 
⇨ Rua Bocaiúva 2391 | Tel. 48 98846-2279


RESTAURANTE MAJESTIC

Melhor Happy Hour de Florianópolis

O Majestic Palace Hotel, além de ser uma das melhores opções de hospedagem de Florianópolis, tem seu restaurante aberto ao público com uma vista panorâmica lidíssima da Beira Mar Norte. TEM QUE IR!

O requintado Restaurante Majestic serve um café da manhã maravilhoso, almoço e jantar a lá carte com o que há de melhor da gastronomia contemporânea.

Destaque também para o happy hour que rola todas as sextasdas 20h às 00h, com música ao vivo e um buffet recheado de petiscos, antepastos, sobremesas... Tudo à vontade por preço único (R$65). Bebidas a parte.

Na cobertura do hotel funciona também o Black Sheep On The Roof, um dos melhores da culinária fusion japonesa na capital.
Beira Mar Norte, 2746 | Tel. (48) 3231-8023

MAX GELATERIA

Max gelateria Florianópolis

Com unidades na Beira Mar, na Lagoa da Conceição e em outros cantos da cidade, a Max Gelateria serve um dos melhores gelatos de Floripa. Tipicamente italianos, com aquela qualidade, textura e cremosidade perfeita!

A vitrine é de encher os olhos, entre os nossos preferidos estão o de Pistache e o "Choco Besos", de chocolate intenso com avelãs inteiras. Outra coisa que amamos foi o "café na casquinha", que além do café de qualidade vem recheada de chocolate e chantilly, simplesmente maravilhoso! TEM QUE IR!
Beira Mar Norte, tv Carreirão 104, veja outras unidades AQUI


OUTRAS DICAS NO CENTRO

Restaurante Lindacap
Restaurante Lindacap - Centro

Se a ideia for um almoço rápido, o restaurante Central, na Bocaiúva, oferece um ótimo buffet a kg. O Restaurante Lindacap também é um dos mais tradicionais de Floripa, desde 1964 serve almoço buffet e jantar à lá carte com uma infinidade de opções maravilhosas. E se estiver em Floripa na época do "friozinho", comer um foundue no Blackpot pode ser uma ótima opção!

⇒ LAGOA DA CONCEIÇÃO

Restaurantes Florianópolis Lagoa
Books & Beer

O chamado "centrinho da Lagoa" ( localizado antes de cruzar a ponte) é a parte mais badalada, ideal para curtir a noite nos bares, pubs e pizzarias com música ao vivo. Já um passeio de barco pela Costa da Lagoa rende um belo almoço com peixes e frutos do mar fresquinhos. Vamos as dicas. 

RESTAURANTE O TIMONEIRO

Restaurante O Timoneiro

O Restaurante O Timoneiro é um dos mais elogiados da Barra da Lagoa, além da vista incrível serve ótimos pratos a base de frutos do mar, drinks e petiscos.

A sequência de camarão, o camarão tropical (no abacaxi) e o polvo são alguns dos mais pedidos, além das ostras, claro! As opções com peixe também são maravilhosas! TEM QUE IR!
⇨ R. Laurindo José de Souza, 205 | Tel. (48) 3204-4084


RESTAURANTE CABRAL

Restaurante Cabral

Há diversos restaurantes na Costa da Lagoa e como o acesso é por barco o almoço acaba virando um belo passeio em Floripa

O Restaurante Cabral (Parador 19) é um dos clássicos, a vista linda e a estrutura mais sofisticada agrada os mais exigentes que estão em busca de bons drinks e pratos bem apresentados a base de peixes e frutos do mar fresquinhos. TEM QUE IR!


SABOR DA COSTA

Sabor da Costa Restaurante

Sabor da Costa (Parador 16) é outro restaurante na Costa da Lagoa que não deixa nada a desejar, pelo contrário, é um dos mais queridinhos.

O ambiente é descontraído e o cardápio oferece ótimas opções de drinks, ostras, frutos do mar... mas o destaque vai para os peixes assados na lenha da jabuticaba. Saborosíssimos! TEM QUE IR!


DOLCE VITA RESTAURANTE

Dolce Vita Restaurante
Fusili com polvo

De gastronomia contemporânea, o Dolce Vita Restaurante é um lugar encantador comandado pelo criativo chef Ricardo Caldas, destaque no programa Mestre do Sabor, da rede globo.

O atendimento é impecável e o menu conta com pratos sofisticados a base de carnes nobres, peixes e frutos do mar. O ambiente é cheio de detalhes na decoração, iluminação baixa... ideal para um jantar a dois em Floripa. TEM QUE IR!
⇨ R. Laurindo Januário da Silveira, 1233 | Tel. (48) 984276643


CASA DO CHICO

Casa do Chico Restaurante
Tarrafada do Mané

A Casa do Chico é um dos melhores da Lagoa da Conceição para comer a típica sequência de camarão, mas tem dezenas de outros pratos, incluindo ostras, moquecas, peixes... pratos muito bem servidos a preço justo! TEM QUE IR!
Av. das Rendeiras 1620Tel. (48) 3209-8812


OUTRAS DICAS NA LAGOA DA CONCEIÇÃO

Artesano Pizza Bar
Artesano Pizza Bar

Books & Beer é ótimo para curtir o sunset na Lagoa e esticar a noite na companhia de boas bebidas, incluindo diferentes tipos de cerveja. Outro lugar super agradável é a Artesano Pizza Bare para quem busca um almoço "pé na areia" na Praia da Barra da Lagoa a dica é Restaurante 2 Irmãos.

⇒ SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Restaurantes Florianópolis Santo Antônio de Lisboa

Comer ostras, peixes e frutos do mar enquanto aprecia o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa virou uma das principais atrações da ilha. O bairro histórico de imigrantes açorianos, além de muito charmoso, é um dos principais polos gastronômicos de Floripa. TEM QUE IR!

Entre os melhores estão o Rosso Restaurante (destaque para o polvo), da mesma "família" do Artusi Ristorante, também comandado pelo chef Alysson Müller, o Marisqueira Sintra com vários pratos da culinária portuguesa e o Villa do Porto com opções bem servidas a preço justo!


⇒ RIBEIRÃO DA ILHA

Ostradamos Restaurante Florianópolis
Restaurante Ostradamus

Assim como Santo Antônio de Lisboa, Ribeiro da Ilha é um bairro histórico açoriano que ganhou destaque na gastronomia de Florianópolis por conta da produção de ostras. A principal diferença é que um fica ao norte e o outro ao sul da Ilha.

O Ostradamus e o Rancho Açoriano são alguns dos mais tradicionais e elogiados de Ribeirão da Ilha. Outras boas opções são o Porto do Contrato e o Umas & Ostras.


⇒ CANASVIEIRAS

Restaurantes Florianópolis Canasvieiras
Cantina Santa Maria - Risoto de Salmão

Na agitada Praia de Canasvieiras o Restaurante Trilegal é um dos melhores a beira mar. Cantina Santa Maria é perfeita para um almoço ou jantar farto, além de massas, risotos e pizzas o restaurante serve ótimas opções de carnes, peixes e ainda oferece transfer gratuito dos hotéis.

Para quem não dispensa um barzinho a noite com chopp gelado, bons petiscos e música ao vivo, a dica é o Piratas da Ilha.


⇒ JURERÊ

Os melhores beach clubs de Florianópolis

Em Jurerê internacional, além de mansões e hotéis luxuosos você encontrará Beach Clubs como o Café de La MusicP12 e Donna Jurerê que oferecem excelente estrutura para curtir o dia na praia que ganha "ares de balada" à partir do sunset com Djs e shows que atraem a galera.

Para comer frutos do mar um dos melhores é o Toca de Jurerê e para uma experiência mais sofisticado a dica é o Jay Bistrô.


Jay Bistrô Jurerê
Jay Bistrô

Nós também adoramos o Z' Perry, restaurante aberto ao público do Hotel Jurerê Beach Village. Serve pratos a lá carte e no jantar tem opção de buffet bem completo à preço único. Sábado é dia de feijoada com música ao vivo.

Outra dica é o Jurerê Open Shopping, um shopping a céu aberto que possui uma área de alimentação com food trucks, sorveterias... incluindo estabelecimentos de rede como Subway e kopenhagen.


⇒ INGLESES

Canto do Mar Ingleses
Canto do Mar Ingleses

Na Praia dos Ingleses uma das maiores referências é o Canto do Mar, o Restaurante fica a beira mar e oferece um excelente cardápio, atendimento e estrutura com piscina e tudo. 

Paixão de Verão Restaurante é outra ótima opção de frente para o mar, fica bem no centrinho dos ingleses, próximo de muitas pousadas e hotéis.


⇒ VIA GASTRONOMICA DE COQUEIROS

Via Gastronômica de Coqueiros
Boteco Zé Mané

A cerca de 3 km do centro, depois da Ponte Colombo Salles, fica a parte continental de Floripa, onde a orla do bairro de Coqueiros foi toda revitalizada, atraiu diversos bares e restaurantes das mais diferentes culinárias e ganhou até uma placa turística sinalizando Via Gastronômica de Coqueiros. 

O Boteco Zé Mané e o Beer and Pork são perfeitos para tomar cervejas artesanais com comidinhas típicas de boteco. O By Cuca e o Ostradamus Coqueiros estão entre os melhores para comer peixes e frutos do mar. E para quem curte comida japonesa a dica é o Sushic.


E então, qual o seu preferido? Comer em Floripa é bom demaaais, aproveite seus dias e seja feliz! 😋

Veja também nossas dicas de onde ficar e o que fazer em Florianópolis.

Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros posts

Florianópolis: quando ir, o que fazer e mais!

Onde ficar em Florianópolis: melhores praias e hotéis

Ilha do Campeche: tudo que você precisa saber

Bombinhas e Quatro Ilhas: roteiro completo

Balneário Camboriú: todas as dicas

Veja AQUI todos os posts de Santa Catarina.






Pin It
9 comentários

9 comments:

  1. Estou acompanhando a viagem de vocês e adorando as dicas porque vou a Floripa em maio num congresso e vou aproveitar para conhecer um pouco da cidade, já anotei várias, essa dos restaurantes me deixou com água na boca.

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, ficamos felizes em saber que está gostando das nossas dicas! Floripa é uma cidade deliciosa em todos os sentidos! rs

      Qualquer dúvida conte conosco, bjs!

      Ma e Ka

      Excluir
  2. Melhores dicas que li de onde comer em Floripa, gostei que além das experiências de vcs (ótimas por sinal) vcs fizeram um compilado com os restaurantes classicos da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maciel,

      Ficamos felizes com seu comentário, muito obrigada!! Florianópolis realmente tem opções ótimas de restaurantes, para todos os gostos né!!

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostaria de saber onde foi tirada a primeira foto desta página (ostras e camarão na mesa com a praia ao fundo). Eu preciso vivenciar isso sem ser no nordeste haha
    Foi em um restaurante ou em uma hospedagem específica de floripa?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago.
      Ahahaaaa... verdade, no nordeste esse cenário é bem mais comum!

      Mas a foto das ostras com camarão nós tiramos durante nossa hospedagem no Costão do Santinho Resort, no Rancho do Pescador, um restaurante de praia do Resort.

      Aliás, foram dias maravilhosos!! Fizemos um post em nosso blog sobre o Costão. Se tiver oportunidade fique nele.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Acho que faltou falar sobre o melhor e mais antigo Restaurante de Santa Catarina, o Restaurante Lindacap que esta em funcionamento desde 1964 na Cidade de Florianópolis, sendo um dos melhores pratos de frutos do mar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo, atualizamos o post e agora com a dica do Lindacap ;)

    ResponderExcluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir