Tem que ir: Águas Belas - Cascavel, Ceará: Detalhes do passeio saindo de Fortaleza ,

Destaques

POSTS RECENTES

Águas Belas - Cascavel, Ceará: Detalhes do passeio saindo de Fortaleza

25 janeiro 2024
De Fortaleza a Águas Belas, Cascavel - CE

Um cenário lindíssimo que não poderia ter nome melhor, Águas Belas, também conhecida como "A praia da alegria - onde o sol beija a lua e o rio abraça o mar", em homenagem ao encontro do rio com o mar.

Neste post vamos dar todas as dicas da Praia de Águas Belas: como chegar, o que fazer, detalhes do passeio bate-volta de Fortaleza e por fim, deixaremos sugestões de hospedagem para quem quiser ficar alguns dias curtindo esse lugar especial do Ceará. Tem que ir!

DE FORTALEZA A ÁGUAS BELAS

Passeio a Águas Belas

A Praia de Águas Belas fica a 60 km de Fortaleza, litoral leste, no Município de Cascavel.

COMO CHEGAR A ÁGUAS BELAS

• Se estiver de carro, o acesso é pela CE-040.

• Se a intenção for conhecer Águas Belas em um dia, a melhor forma é através dos passeios oferecidos pelas agências de Turismo. Foi o que fizemos e gostamos muito, abaixo você confere o roteiro.

Existe a opção de reservar o Passeio a Águas Belas que inclui basicamente só o Transfer até a praia e a companhia do guia ou o our completo a Águas Belas que já inclui o passeio de Buggy na região, que eu considero imperdível. Vale a pena fazer essa opção, pois se deixar para contratar o Buggy na hora acaba saindo mais caro. 
 De ônibus, não há uma linha direta do aeroporto de Fortaleza ou da Av. Beira Mar até Águas Belas. Você terá que se deslocar até a Rodoviária para pegar o ônibus que vai até Cascavel e de lá pegar outro ônibus, van ou táxi até a praia.

PASSEIO A ÁGUAS BELAS

Nesse dia saímos do hotel em Fortaleza às 8h, o guia da agência passou para nos buscar e pegamos a estrada rumo ao nosso passeio do dia, Águas Belas!

ENGENHO DE RAPADURA

Engenho de Rapadura São Luís - CE

No caminho a Águas Belas fizemos uma parada (que eu amei), no Engenho São Luis, um tradicional engenho de rapadura que fica no km 39 da CE-040.

Acostumados a receber turistas, vimos o processo de produção dessa iguaria típica do nosso Brasil, e o melhor, com direito a provinhas do puro caldo de cana e de diversos tipos de rapadura, alguns sabores nós nem imaginávamos que existia, como rapadura de jaca, gengibre, canela, chocolate, e por aí vai. Eu amei a rapadura de castanha.


De Fortaleza a Águas Belas

Além das rapaduras a um preço super acessível, eles também oferecem outras delícias como o alfenim, biscoitos caseiros, licores, etc.


PRAIA DE ÁGUAS BELAS

Praia de Águas Belas - CE

Mais alguns minutos de estrada e estávamos lá, no município de Cascavel, diante da lindíssima e famosa Praia de Águas Belas. Logo na chegada já começamos a entender porque é conhecida como "a praia da alegria"! 

Ficamos na Barraca Delícias das Jangadas, os funcionários nos recepcionaram dizendo "alegria, alegria" - até aí tudo bem, achamos que era uma forma divertida do restaurante receber seus clientes, até que fomos caminhar na praia e percebemos que até o sorveteiro nos cumprimentava dizendo: "alegria, alegria", haháaaa, impossível não entrar no clima! :)


Onde comer em Águas Belas, Cascavel CE

A Delícias das Jangadas é uma das melhores barracas de Águas Belas, além do atendimento alegre, oferece uma ótima estrutura de praia com toaletes bem limpos, duchas, redes, lojinhas (a boutique da alegria, rs), música ao vivo e um cardápio bem variado.

Na ocasião comemos um Filé de Peixe ao molho de camarões (R$130 p/2 pessoas) maravilhoso! O cafezinho com rapadura depois do almoço é cortesia da casa! Eles realmente sabem receber os turistas (nordeste né Brasil. Amo!).


Melhor barraca de Praia em Águas Belas CE

Bem próximo da Barraca fica o Hotel Jangada (dos mesmos donos), excelente opção de hospedagem em Águas Belas. Deixamos outras sugestões no final deste post.

O QUE FAZER EM ÁGUAS BELAS

Areia branquinha, mar com água transparente e praticamente sem ondas, afinal, o que esperar de um lugar com esse nome? Águas Belas é com toda certeza uma das praias mais lindas do litoral cearense.

ENCONTRO DO RIO COM O MAR

Encontro do Rio com o mar Águas Belas, CE

Foi aí que me apaixonei por Águas Belas! Saímos do restaurante Delícias das Jangadas e fomos caminhando para o lado direito (menos de 10 minutinhos) até chegar no encontro do Rio Mal Cozinhado com o mar. Que cenário! Só por ele já valeu a viagem!

PASSEIO DE BUGGY EM ÁGUAS BELAS

O que fazer em Águas Belas CE
Mirante e Águas Belas (durante o passeio de Buggy)

Outra atração imperdível em Águas Belas é o Passeio de Buggy, você pode contratá-lo direto no restaurante Delícias das Jangadas.

O valor do Passeio de Buggy em Águas Belas é R$300 por Buggy e dura aproximadamente 2 horas. Lembrando que você já pode reservar o passeio a Águas Belas completo, que já inclui o Buggy no valor


Rio Mal Cozinhado, Águas Belas CE

O passeio de Buggy em Águas Belas começa percorrendo as praias de Cascavel: Águas Belas, Barra Nova e Barra Velha. Vimos o belíssimo encontro do Rio Mal Cozinhado com o mar e fizemos uma parada para banho.

Depois atravessamos o rio de balsa e passamos por áreas preservadas, plantações de murici, cajueiros, dunas, falésias, mirantes incríveis até chegar na pequena comunidade de Barra Velha, onde fica a igrejinha do vilarejo (que eles mesmos brincam que só tem missa de 3 em 3 meses, quando o padre consegue chegar, kkkkk).


Barra Velha, Cascavel CE
Barra Velha, Aguas Belas - Cascavel
Vilarejo de Barra Velha, passeio de Buggy em Águas Belas, Cascavel

Em seguida conhecemos a "Bica do Casadinho" (onde você não consegue tomar banho sozinho, já que precisa de alguém para bombear a água, Haháaa).


E visitamos a tradicional sorveteria El Shaddai, a melhor da região! (Não que tenha muitas por alí, rs), mas de fato os sorvetes são maravilhosos, feitos de forma artesanal, bem cremosos.


Passeio de Buggy em Águas Belas: sorvete de Murici

O sabor mais pedido é o de murici, fruta típica da região, não deixem de experimentar! Já havia tomado sorvete de murici em outros lugares, mas o deles foi o melhor de todos. Provamos também o de cajá e estava delicioso!

Sorveteria El Shaddai, Águas Belas Cascavel

LEMBRANÇAS DE ÁGUAS BELAS

Depois de quase 2 horas passeando de Buggy voltamos a Praia de Águas Belas.

Aproveitamos para conferir os artesanatos e lembrancinhas que estavam expostos ali mesmo, numa tenda ao lado da barraca Delícias das Jangadas. Um trabalho lindo das rendeiras da região que atravessa gerações.


Passeio a Águas Belas CE

Havia também as delícias da Socorro: doces, rapaduras e cocadas de diversos sabores, uma delas chamada "Kenga", que é a cocada assada dentro do coco, molhadinha, bom demais! Além de peças feitas de barro e recheadas de delícias. Tem lembrança melhor?


De Fortaleza a Águas Belas: como chegar, o que fazer, onde ficar, todas as dicas

Ficamos curtindo esse pedaço de paraíso cearense até as 16h, horário marcado para retornar aos hotéis em Fortaleza.

Passeio Águas Belas CE

Águas Belas foi um dos lugares que mais gostamos de conhecer durante toda a nossa viagem pelo Ceará.  Não perca a oportunidade de conhecer a "praia da alegria", passeio imperdível em Fortaleza. Tem que ir!

ONDE FICAR EM ÁGUAS BELAS - CE

Praia de Águas Belas, hotéis e pousadas
Hotel Jangadas, Águas Belas - CE

Quem pretende ficar hospedado em Águas Belas, a praia oferece ótimas opções:

・O Hotel Jangadas possui o melhor custo benefício, além de piscina, quartos confortáveis e café da manhã caprichado, tem a vantagem de ter o próprio restaurante e estrutura na praia (conforme falamos acima).

・O Hotel Varandas Beach é excelente, embora as tarifas sejam mais caras, é um hotel pé na areia, bem estruturado e muito bonito. 


✓ Veja também as dicas de hotéis em Fortaleza

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter





Booking.com



+ DICAS DO CEARÁ

Onde ficar em Jericoacoara


Como chegar em Jericoacoara: opções e valores






12 comments:

  1. De todas as praias fui Águas belas foi a melhor.. A hospitalidade do pessoal do restaurante e a comida deliciosa faz com UE fiquemos com vontade de voltar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine,

      Nós também adoramos Águas Belas, que paraíso né!! Vontade de voltar correndo! rs

      Abraços

      Excluir
  2. Esse lugar é lindo! Fiz exatamente tudo que você citou e realmente o sorvete de murici é o melhor que já comi na vida. Em junho deste ano estou voltando lá e só no que consigo pensar é no sorvete! Rsrsrs! Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você não deixou seu nome, mas ficamos muito felizes com seus comentários. Nós amamos esse passeio e ahhh esse sorvete de murici...entre tantas viagens ainda não encontramos nenhum igual! Saudades de Águas Belas!! rs

      Abraços,

      Mariza e Karina - Tem que ir

      Excluir
  3. Opa, tava com um dia livre ainda e Fortaleza e não sabia qual passeio escolher.
    Temos três dias livres e será: LAGOINHA X CUMBUCO X ÁGUAS BELAS.

    Quais são as praias/ passeios que consideram imperdíveis em Fortaleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia,

      Fortaleza é sensacional, aliás ficamos apaixonadas pelo Ceará. Difícil escolher porque amamos todos os lugares que conhecemos. Jericoacoara está entre os lugares mais lindos que já conhecemos, mas o ideal é ficar alguns dias lá.
      Acho que vale a pena fazer o passeio de Morro Branco e Canoa Quebrada,também adoramos passar um dia na praia do Futuro (barraca crocobeach) e se tiver oportunidade o Beach Park é diversão garantida.
      Claro que na terra do humor um show não pode faltar, indico a Lupus que incluí várias delícias!!
      Para as comprinhas o Mercado Central e a feirinha de Meireles 😉

      Aproveite a viagem! Se precisar de outras dicas estamos a disposição.

      Abraços,

      Mariza e Karina

      Excluir
  4. Acabei de chegar e estou encantada. Fiz o mesmo roteiro de vocês e ainda visitei a maior rapadura do.mundo.Quero voltar !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waldenia,

      Que felicidade ler esse comentário!!! Depois desse passeio ficamos igual você, encantadas!! Que lugar né!! As rapaduras são um caso a parte, nem nós imaginávamos que iriamos gostar tanto!

      Abraços e ótimas viagens!

      Mariza e Karina

      Excluir
  5. Alguem foi a águas belas em julho de 2018?

    ResponderExcluir
  6. quais passeios imperdíveis tendo 5 dias disponível em fortaleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,

      Com 5 dias em fortaleza considero imperdível:

      1. Lagoinha
      2. Águas Belas
      3. Morro Branco + Canoa Quebrada (algumas empresas fazem passeio dessas duas cidades em um único dia, é um pouco corrido, o melhor seria fazer separado, mas para quem tem pouco tempo é uma boa!)
      4. City Tour em Fortaleza + Cumbuco (as empresas costumam unir, de manhã City Tour, a tarde Cumbuco, também é ótimo para quem tem pouco tempo).
      5. Neste dia você escolhe de acordo com seu gosto (Beach Park se gostar de diversão, ou curtir o dia em alguma mega barraca da Praia do Futuro, a tarde tem um passeio de veleiro muito legal para ver o por do sol em Fortaleza, etc)
      Também não deixe de conhecer o Mercado de Artesanato de Fortaleza, passear pela feirinha do Meireles e separe uma noite para um Show de Humor (fomos na Lupus Bier que inclui jantar e pizza a vontade, adoramos!).

      No menu Brasil/Ceará aqui do blog você encontra detalhes de todas essas dicas e muito mais.

      Um abraço e aproveite a viagem!

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir