Tem que ir: Santiago, Chile: dicas de viagem ,

Destaques

POSTS RECENTES

Santiago, Chile: dicas de viagem

02 abril 2024
Dicas de Santiago Chile

Cercado pela Cordilheira dos Andes e pelo oceano pacífico, o Chile, país mais estreito do mundo, é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Santiago é a segunda cidade mais visitada da América do Sul, atrás somente de Buenos Aires.

Santiago definitivamente não decepciona, é uma das capitais mais desenvolvidas da América Latina, um misto de modernidade com patrimônios históricos bem preservados e um "ar europeu", influência do seu fundador, o espanhol Pedro de Valdívia.

Chile dicas de viagem
Plaza de Armas, centro de Santiago

Mas chega de história, neste post reunimos dicas importantes para sua viagem a Santiago, para começar, se quiser chegar com a melhor vista, escolha um assento do lado esquerdo do avião.

QUANDO IR A SANTIAGO

Melhor mês para ir a Santiago
Providência

Há muitas questões que devem ser consideradas na hora de escolher quando ir a Santiago, especialmente o clima, a alta e a baixa temporada.

Durante o inverno em Santiago faz muito frio, tanto que neva. As temperaturas chegam a graus negativos e as chuvas também são mais frequentes. Neste período, de junho a agosto, é alta temporada por conta das famosas estações de esqui que atraem milhares de turistas, portanto, se o seu intuito for "brincar na neve", essa sem dúvida é a melhor época para ir a Santiago.

Melhor época para ir a Santiago
Clima em Santiago mês a mês

Já o verão em Santiago é bastante quente e seco, as temperaturas alcançam fácil a casa dos 30°C. Ideal para curtir as cidades do litoral como Valparaíso e Viña del Mar, que ficam bem próximas da capital, mas por conta das férias, dezembro e janeiro também são considerados meses de alta temporada em Santiago.


Quando visitar Santiago do Chile
Viña del Mar, a 130 km de Santiago

Nos dias 18 e 19 de setembro Santiago fica lotada por conta das Festas Patrias, quando se comemora a independência do Chile, é a maior festa do país e para eles chega a ser mais importante que o Natal, por exemplo.

A melhor época para ir a Santiago fugindo dos preços elevados da alta temporada e dos extremos de temperatura é entre o final de março e começo de maio (outono); setembro (se quiser tentar a sorte de pegar o finzinho da temporada de esqui); outubro e novembro para curtir as atrações com menos possibilidade de chuvas e com o clima agradável da primavera.


Santiago no verão, na primavera, no outono e no inverno
Bairro Paris-Londres, Santiago

Nossa viagem a Santiago foi em novembro, adoramos! Fazia um friozinho apenas de manhã e a noite, o céu ficou azul na maioria dos dias, haviam muitas pessoas nas ruas, nos parques e a cidade estava lindamente florida.

REQUISITOS PARA ENTRAR NO CHILE

Requisitos para entrar em Santiago Chile 2024
Cajón del Maipo, a 70 km de Santiago

Assim como em outros países da América do Sul, nós brasileiros conseguimos entrar no Chile somente com o RG, não precisa de passaporte, muito menos visto.

Mas atenção, o RG precisa estar em bom estado, de preferência expedido há menos de 10 anos. Lembrando que não vale CNH, Carteira de Trabalho, da OAB ou qualquer outro documento para entrar no Chile, apenas RG ou Passaporte. Leve a CNH caso queira alugar um carro.


Documentos para entrar em Santiago
Plaza de La Constituición, centro de Santiago

Não é necessário apresentar comprovante de vacinação Covid e nenhuma outra para entrar no Chile, nem mesmo a vacina de Febre Amarela.


Santiago: dicas importantes para planejar a viagem
Sky Costanera, Santiago

Seguro Viagem não é obrigatório para entrar no Chile, mas é altamente recomendado, afinal, com saúde não se brinca, faça uma cotação aqui  e contrate nem que seja um plano básico.


Viagem a Santiago do Chile
Cerro Santa Lucia, Santiago

Maiores de 18 anos precisam preencher a Declaração Jurada SAG (para declarar se está entrando no Chile com algum produto de origem animal ou vegetal)  de forma digital ou através do formulário em papel disponível no aeroporto de Santiago, as companhias também costumam disponibilizar o formulário antes do desembarque, durante o voo


Chile blog de viagem
Centro de Santiago

Ao passar na imigração você receberá a Tarjeta Única Migratória (uma autorização para entrar no Chile), esse documento será exigido na saída do país, se perder terá que enfrentar uma série de burocracias para conseguir outro, então guarde muito bem!

A CHEGADA EM SANTIAGO

Santiago do Chile dicas de viagem

Depois de aproximadamente 4h de viagem entre o Brasil e o Chile, Bienvenidos ao Aeroporto Internacional de Santiago - Arturo Merino Benítez (SCL), localizado a cerca de 25 km do centro e da principal zona hoteleira da cidade.

Para sair do aeroporto de Santiago você poderá alugar um carro, contratar um transfer, pegar um ônibus, Uber ou táxi (cuidado com os golpes de taxas abusivas e troco com notas falsas dos taxistas).

ONDE FICAR EM SANTIAGO

Onde ficar em Santiago
Hotel em Providência, Santiago

Santiago oferece uma estrutura excelente de hotéis, há opções para todos os bolsos espalhadas por toda a cidade. Providência, Bellavista, Lastarria, Vitacura e Las Condes estão entre os melhores bairros de Santiago para se hospedar, mas cada um possui características que podem ser decisivas na hora de sua escolha.


Santiago dicas de hotéis
MR Hotel Providência

Providência é um dos bairros preferidos dos turistas, tem ruas bonitas, shoppings como o famoso Costanera Center, ótimos restaurantes e fácil acesso as principais atrações. Já Bellavista é ideal para quem gosta de badalação noturna. Veja o post "Onde ficar em Santiago" com dicas de hotéis e detalhes dessas regiões.

QUANTOS DIAS FICAR EM SANTIAGO

Santiago quantos dias ficar
Vinícola Concha y Toro

É preciso 4 ou 5 dias em Santiago para conhecer as principais atrações que envolvem não só os pontos turísticos da capital, mas também os lugares famosos da região como Cajón del Maipo e Embalse El Yeso, a Vinícola Concha y Toro, Valparaíso e Viña del Mar, além é claro das estações de esqui, caso sua viagem seja na temporada de inverno. Programe-se para ficar mais dias e inclua o Deserto do Atacama no seu roteiro, fizemos isso e foi incrível!


Santiago roteiro
Providência, Santiago

Veja o post "O que fazer em Santiago" com 10 atrações imperdíveis, incluindo sugestão de roteiro, valores e muitas dicas. 

SANTIAGO, GASTRONOMIA

Onde comer em Santiago: comidas típicas e dicas de restaurantes
Restaurante Divertimento Chileno, Parque Metropolitano

Centolla, Pastel de Choclo, empanadas, Torta Três Leches... essas são algumas das
comidas típicas chilenas que você não pode deixar de experimentar na sua viagem, sempre acompanhadas de um bom vinho, claro! 

Em Santiago há dezenas de restaurantes da gastronomia local e internacional, veja nossas deliciosas experiências e dicas no post "Onde comer em Santiago".

MOEDA, CÂMBIO EM SANTIAGO

Câmbio em Santiago
Palácio de La Moneda, Santiago

Pesos chilenos é a moeda utilizada em Santiago e em todo o país. Não troque reais por pesos no Brasil pois as cotações são bem piores que as das casas de câmbio em Santiago. No aeroporto troque somente o necessário porque as melhores cotações estão no centro (Rua Agustinas, localizada próximo ao Palácio de La Moneda) e na Providência (Av. Pedro de Valdívia).


Quanto vale R$ 1 no Chile hoje
Pesos chilenos

No entanto, hoje em dia a melhor maneira de pagar as coisas no exterior é através dos cartões de débito de contas globais, como o da Wise por exemplo, que é gratuito, você pode carregar com mais de 50 moedas e o IOF é bem menor que o cartão de crédito convencional. Outra opção é enviar dinheiro pela Western Union.


Câmbio em Santiago
Parque de Las Esculturas - Providência, Santiago

Uma dica é reservar os passeios em Santiago através da Civitatis, que te permite pagar em Reais sem taxas e cancelamento gratuito, caso necessite. Isso também vale para os hotéis, reserve pelo Booking para garantir a melhor tarifa, se for pagar o hotel na hora, use cartão ou dólares para ter desconto de 19% do IVA (Imposto Valor Agregado).


Compras em Santiago: moeda, dicas de câmbio
Shopping Parque Arauco - Las Condes, Santiago

Hoje 1 Real = 177 pesos chilenos e 1 dólar = 879 pesos, mas vocês sabem que isso varia a cada dia, no atual cenário não compensa comprar dólares para trocar por pesos no Chile, como eu disse antes, a melhor opção é usar o cartão Wise, enviar dinheiro pela Western Union ou trocar seus reais por pesos lá em Santiago.

+ DICAS E CURIOSIDADES DO CHILE

Viagem Santiago do Chile dicas
Bairro Paris-Londres, Santiago

• Atente-se a diferença do fuso-horário entre o Brasil e o Chile, em Santiago, Atacama e região o relógio marca -1h em relação ao horário de Brasília de abril ao início de setembro, já com o ajuste do horário de verão, que vai de meados de setembro a março, não há diferença entre os dois países.

• Quanto mais próximo do verão, mais longos ficam os dias em Santiago, nós fomos em novembro e o sol começava a se pôr depois das 20h.


Dicas do Chile
Sky Costanera - Mirante mais alto da América Latina

Santiago é uma capital segura, se comparada a algumas capitais do Brasil, circulamos só nós duas por várias partes e não sentimos medo, claro que você deve ficar atento aos seus pertences, especialmente em lugares movimentados como o centro, evite regiões desconhecidas e áreas isoladas a noite.


Santiago é perigoso
Paseo Bandera, centro de Santiago

• No Chile é proibido ingerir bebida alcoólica em locais públicos, ou seja, nada de pegar uma cervejinha e sair tomando pelas ruas, parques... você poderá ser multado e até levado para prestar esclarecimentos na delegacia. Também não é permitido andar sem camisa.


Dicas de Santiago
Cerro San Cristóbal, Santiago

• Antes era permitido fumar em qualquer lugar no Chile, mas isso vem mudando, a nova lei proibi fumar em locais fechados, praias, rios e lagos. Quem for pego fumando ou jogando bitucas de cigarro onde não deve estará sugeito a multas.


Santiago dicas
Bairro da Providência, Santiago

• A água do Chile é potável (tratada e filtrada), portanto é uma pratica comum entre os chilenos tomar água da torneira, mas por ser rica em minerais nós brasileiros não estamos acostumados, portanto para evitar um desarranjo intestinal que pode atrapalhar a sua viagem, tome água engarrafada, a mais parecida com a nossa é a Benedictino.

Conheça Cajón del Maio e Embalse El Yeso

O que não pode deixar de fazer em Santiago
Represa Embalse El Yeso, Cajón del Maipo

• Leve uma sacola retornável para o Chile (ecobag), pois lá não existe sacolas plásticas, alguns lugares fornecem sacos de papel, mas é comum todos levarem suas sacolas de tecido aos supermercados.

• Falando em compras, cada pessoa (maior de 18 anos) pode sair do Chile com até 16 garradas de vinho (equivalente a 12 litros), só não esqueça que o limite para compras no exterior é de US$ 1 mil, caso ultrapasse esse valor, terá que pagar o imposto de importação de acordo com a Receita Federal.


Melhores vinícolas para visitar em Santiago
Concha y Toro, a maior vinícola do Chile

• O Transporte público é eficiente em Santiago, há ônibus e metrô por todos os lados, mas para usá-los é necessário comprar a tarjeta Bip. Uber funciona bem na cidade, já os táxis é melhor evitar, não são raros relatos de golpes (troco com notas falsas, tarifas abusivas no final da corrida, etc). Para circular em Santiago você pode alugar um carro ou usar o Bus turístico hop on hop off, o bilhete válido por 48h é um excelente custo benefício.


Santiago dicas
Ônibus Turístico de Santiago, bairro Bellavista

• A voltagem em Santiago é 220v e as tomadas são de 3 pinos redondos alinhados. 

• Tem wi-fi gratuito em praticamente todos os lugares de Santiago, hotéis, restaurantes, shoppings, parques... de qualquer forma você pode comprar um chip internacional ainda no Brasil ou quando chegar lá, neste caso os da Claro, Won e Virgin são o mais baratos (tipo R$10), depois basta colocar crédito (chamado de bolsas), que custam a partir de R$15, depende do tanto de GB, aplicativos como Whatsapp e redes sociais ilimitados, período de uso, etc.


Santiago do Chile dicas de viagem
Cerro San Cristóbal, Santiago

• Pode acontecer terremoto no Chile, aliás o maior terremoto do mundo aconteceu lá, em 1960 de magnitude 9,5, também houveram fortes terremotos em 2010 e  2015, de qualquer forma o país está preparado para lidar com a situação.

Enfim, espero que tenha gostado das dicas e que sua viagem ao Chile seja tão incrível quanto a nossa, unimos Santiago com o Deserto do Atacama e tivemos experiências que vamos levar para a vida. Tem que ir! :)


Blog de viagem Chile
Nós no Deserto do Atacama - Chile, viagem inesquecível! :)


Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com

Outras dicas do Chile:


4 comments:

  1. Renata Lis27 abril, 2019

    Eu amei as suas dicas. Vou para Santiago agora na temporada de neve e estava com muitas dúvidas, principalmente onde ficar. Também quero ver se consigo dar uma esticada até o Atacama, depois de ler seus relatos fiquei louca para conhecer!

    Parabéns pelo site, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      Muito obrigada, ficamos super felizes em saber que nossas dicas tem te ajudado. Aproveite bastante esse país incrível que é o chile e uma coisa eu te digo, não perca a oportunidade de conhecer o Atacama, foi uma das experiências mais lindas que tivemos.

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  2. Angela Diniz09 setembro, 2023

    Amei seu blog, foram as melhores dicas de Santiago que encontrei, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas de viagem a Santiago. Essa cidade é encantadora demais!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir