slider

Destaques

2 de dezembro de 2018

O QUE FAZER EM SANTIAGO - Listamos os pontos turísticos, atrações e passeios imperdíveis!

O que fazer em Santiago

Santiago é uma cidade encantadora, lugares interessantes para conhecer é o que não falta!

As ruas são um charme, o centro histórico e os bairros próximos respiram arte e cultura, a parte moderna da cidade tem grandes edifícios, shoppings, mirantes... sempre com a linda Cordilheira marcando presença ao fundo, claro! 

Há também as famosas vinícolas, as disputadas estações de esqui e as cidades encantadoras do litoral que ficam pertinho... ahhh, se fossemos colocar tudo o que tem pra fazer aqui seria uma lista infinita, então listamos os clássicos, aqueles lugares que, qualquer um que esteja conhecendo a capital chilena pela primeira vez, Tem que ir !! :)




Principais Pontos Turísticos e Atrações em Santiago, incluindo os passeios no estilo "bate e volta".



1. Plaza de Armas 

A Plaza de Armas é o MARCO ZERO da cidade, ideal para inciar o passeio pelo centro histórico de Santiago.

Plaza de Armas, Santiago

A praça por si só já é linda e ao seu redor ficam alguns dos principais edifícios históricos da cidade como a centenária Catedral Metropolitana (ornamentada em cobre ao invés de ouro), o edifício dos Correios, o Museu Nacional e o Museu de Arte Pré-colombiano (considerado um dos melhores do país!).


Serviços:
Endereço: Rua Bandeira 351, Santiago
Horário de Funcionamento: De 3ª a domingo das 10h às 18h; 2ª fechado
Entrada: Ingresso: 6.000 pesos (2018)

Museu Nacional de Belas Artes
Endereço: Rua José Miguel de la Barra 650, Santiago 
Horário de Funcionamento: De 3ª a domingo das 10h às 18h45; 2ª fechado 
Entrada: gratuita


2. Paseo Bandera

Bem próximo a Plaza de Armas (cerca de 300 metros) aproveite para conhecer o Paseo Bandera, um calçadão todo colorido, quem passa por ali não resiste a um click, virou ponto turísticos da cidade!! 

Paseo Bandera, Santiago

Praticamente ao lado fica o Paseo Ahumada, a principal rua de comercio do centro, onde estão casas de câmbio (com as melhores cotações), cafeterias e várias lojas para quem quiser aproveitar e fazer umas comprinhas.

Se tiver curiosidade de conhecer o tradicional "cafés con piernas" de Santiago essa é a hora!! Nessa região ficam o Café Haiti e o Café Caribe, responsáveis por lançar essa moda há décadas atrás. Lugares que vendem cafés, salgados, doces e outras bebidas com um pequeno detalhe, servido por moças com as "pernas de fora", vestidinhos minúsculos, mas calma, não acontece nada demais por lá, são lugares que podem ser visitados por qualquer pessoa, virou uma atração turística!

Ficamos sabendo dessa e outras curiosidades durante o City Tour que fizemos com a agência Sousas Tour (aliás ótima, super recomendo!!), confira AQUI os detalhes.

3. Palácio de La Moneda

Ainda caminhando pelo centro, você não pode deixar de conhecer o Palácio de la Moneda, um dos lugares mais emblemáticos da capital, sede da presidência chilena.

Palácio de La Moneda - Santiago

O lugar é um marco do golpe de Estado que aconteceu em 1973, quando o ditador Pinochet assumiu o governo do país. Ao lado do Palácio há uma estátua do até então presidente 
socialista Salvador Allende, que após seu último discurso se  suicidou. 

Outro atrativo da praça é a Troca de Guarda
considerada a terceira mais bonita do MUNDO, atrás apenas da cerimônia no Palácio de Buckingham, na Inglaterra, e a do Vaticano. A troca acontece em dias alternados, geralmente as 10h da manhã nos dias de semana e as 11h aos sábados e domingos.

É possível conhecer o interior do palácio através de visitas guiadas e gratuitas oferecidas pelo Governo Chileno, mas são concorridas, é necessário agendar com bastante antecedência através de um formulário no site oficial.




4. Mercado Central

Mercado Central de Santiago, Chile

Num prédio histórico de 1872 fica um dos Pontos turísticos mais conhecidos de Santiago, principalmente para quem deseja comer peixes, frutos do mar e o famoso "centolla", uma espécie de caranguejo gigante do pacífico, prato típico e muito tradicional no chile. Confira AQUI o post onde falamos mais das delícias chilenas.

Além de vários restaurantes, o mercado reúne bancas frutas, verduras, peixes e algumas lojinhas de artesanato. 


Serviços:

Mercado Central de Santiago

Endereço: Rua San Pablo, Santiago 
Horário de Funcionamento: De 2ª a domingo das 8h às 19h, inclusive feriados
Entrada: gratuita


5. Cerro Santa Lucía

Ainda na região central, o Cerro Santa Lúcia é um dos lugares de maior importância histórica, foi onde ocorreu a cerimônia de fundação da cidade em 12 de fevereiro de 1541, pelo espanhol Pedro de Valdívia.

Cerro Santa Lucia


A entrada é gratuita. Por lá tem o castelo Hidalgo, o antigo trilho do trem, o canhão e alguns degraus que te levam ao mirante para ter uma das vistas mais lindas da cidade, vale a subida!!

É um lugar muito agradável, tem um jardim, banquinhos para sentar e recuperar o fôlego enquanto você curte o visual! rs


Cerro Santa Lucia, Santiago

Você também vai encontrar muitas pessoas vendendo o "Mote con Huesillos", (não só ali, mas também pelas ruas da cidade) é uma bebida popular, bem típica chilena (não alcoólica), feita com pêssego e grãos de trigo. Aproveite para experimentar! ;)

Serviços:

Cerro Santa Lucia
Endereço: Av. Libertador General Bernardo O’Higgins, s/nº (em frente a estação de metrô de mesmo nome), Centro - Santiago
Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h as 19hs
Entrada Gratuita




6. Cerro San Cristóbal - Parque Metropolitano

Esse é um dos lugares mais agradáveis para passear, ter momentos de paz, contato com a natureza e ver Santiago do alto!!

Cerro San Cristóbal, Santiago


O Parque Metropolitano é considerado um dos maiores parques do mundo!! Uma imensa área verde onde há piscinas públicas, o zoológico nacional e lá no alto, o Cerro San Cristóbal.

Além da vista linda para a parte moderna de Santiago (com a cordilheira ao fundo), no cerro há uma capela e uma imagem enorme da Imaculada Conceição, ou Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. 


Cerro San Cristóbal, Santiago

O Santuário foi visitado pelo papa João Paulo II em sua passagem por Santiago em 1987, tem até uma plaquinha indicando o funicular que ele andou.

No local ainda há jardins, uma pequena praça de alimentação, toaletes e bebedouros de água (gratuitos).

A subida ao Cerro San Cristóbal pode ser feita:

De carro: Todos os dias, o acesso pode ser feito pela av. Pedro de Valdívia, na Providência, ou pela rua Pio Nono, no bairro Bellavista; (taxa de $ 3.000 a 4.000 pesos por veículo comum).

De funicular:  Tipo um trenzinho, Todos os dias, acesso também pela rua Pio Nono, em Bellavista; (d$2.000 a $2.600 pesos, ida e volta).

De Teleférico: Tipo o nosso "bondinho", funciona de 3ª a domingo, acesso pela av. Pedro de Valdívia, na providência; ($2.700 a $3.250 pesos, ida e volta).

Combinando Teleférico + Funicular: ou vice-versa, de 3ª a domingo; acesso pela entrada da Bellavista ou do Parque Metropolitano na av. Pedro de Valdívia, na providência; ($3.550 a $4.420 pesos, ida e volta).

Teleférico de Santiago, Parque Metropolitano

*Preços em Nov/2018, variam de acordo com o dia da semana (fim de semana e feriados são os mais caros), consulte tarifas atualizadas e descontos para crianças e idosos nsite oficial.

*Zoológico: o acesso é pago a parte (Adultos $4.000, Crianças e idosos $2.000 pesos)

👉 Uma dica: Nós conhecemos o Cerro San Cristóbal durante o passeio do "Ônibus Turístico de Santiago", o Hop on Hop off da Turistik, o bilhete "plus" tem validade de 2 dias e ainda inclui os tickets de subida pelo teleférico e descida pelo funicular. Foi ótimo!! Confira AQUI o post com todas as informações e detalhes do Bus.

7. La Chascona

A poucos passos da saída do Funicular, no Bairro Bellavista, fica uma das três casas museu de Pablo Neruda, a famosa La Chascona, (as outras duas ficam em Valparaíso e Isla Negra), há quem diga que é a mais poética das três casas do escritor ícone chileno.

La Chascona, Casa de Pablo Neruda em Santiago

Ela foi construída para viver seu romance as escondidas com Matilde Urrutía, com quem depois se casou e viveu até o fim da vida.

Serviços:

Casa Museu de Pablo Neruda - La Chascona
Endereço: Calle Fernando Márquez de La Plata, 0192, Bellavista - Santiago
Horário de Funcionamento: de 3ª a domingo das 10h às 18h, 2ª fechado.
Entrada: $ 7.000(sete mil pesos) por pessoa. (Preço em nov/2018)
Mais informações e valores atualizados no site oficial.


8. Sky Costanera

Atualmente o Sky Costanera é um dos cartões postais mais famosos de Santiago,  afinal conseguimos ver o prédio gigante de quase todas as partes da cidade, nada mais nada menos que 300 metros de altura.

Sky Costanera, mirante mais alto da América Latina

A entrada é pelo moderno shopping Costanera Center, na Providência, próximo a estação Tobalaba do metro. 

Em menos de um minuto, através de um elevador rapidíssimo, você estará no mirante mais alto da América LatinaUma vista impressionante de Santiago em 360°. 

Fomos no fim da tarde (melhor horário), quando o sol estava iluminando a Cordilheira e depois ao se pôr (já próximo das 20:30h em nov.) deixou o céu laranjinha ao se despedir, foi inesquecível!!! 

Serviços:

Sky Costanera
www.skycostanera.cl
Endereço: Rua Andrés Bello, 2457, Providência (Acesso pelo Costanera Center)
Horário das visitas: Todos os dias de 10h às 22h (Ultima subida do elevador as 21h).
Valor do Ingresso: adultos $15.000 pesos (13 a 64 anos), crianças e idosos 10.000 pesos (Preços em nov/2018)
Para mais informações e valores atualizados acesse o site oficial.


9. Parques de Santiago 

Santiago é uma das capitais mais desenvolvidas da América do Sul e mesmo assim, em meio a modernidade e os arranha ceus da cidade, tem sempre uma praça, um parque um jardim onde as pessoas ficam estiradas na grama,  "lagartiando" em dias de sol! rs 

Já falamos acima do Parque Metropolitano, considerado um dos maiores parques do mundo, onde está o Cerro San Cristóbal, o teleférico, agora vamos falar de outros, todos com entrada GRATUITA:

Parque de Las Esculturas

Ali mesmo na Providência, bem pertinho do Sky Costanera (menos de 10 minutos caminhando). O Parque de Las Esculturas é um misto de Parque com Museu a céu aberto, tem grandes esculturas espalhadas pelo jardim, um lugar agradável para caminhar, andar de bicicleta, etc


Parque de las Esculturas
Parque de las Esculturas, Santiago


Parque Bicentenário


Outro bem interessante, principalmente para quem está com crianças é o Parque Bicenterário, que fica em meio ao moderno bairro de Vitacura.

O lugar é enorme, tem espaços para exercícios, trilhas e lagos com garças, flamingos e outras aves. O legal é que há uma máquina que você pode comprar ração e alimentar os animais. (100 pesos).

O Parque é ideal para um piquenique no fim de tarde ou unir com um jantar no famoso restaurante "O Mestizo." Veja AQUI nossas dicas de onde comer em Santiago.

Parque Araucano - El Rosedal


El Rosedal de Santiago, Parque Araucano
El Rosedal, Parque Araucano - Santiago

Em meio ao moderno bairro de Las Condes e praticamente em frente ao shopping Arauco, fica um dos mais agradáveis, o Parque Araucano

O lugar é lindo, rodeado de verde, passarelas, banquinhos, mesmo indo em novembro (primavera) conseguimos ver as cordilheiras com os picos nevados ao fundo, bem pertinho. Uma das principais atrações do parque é a Plaza El Rosedal, um jardim muito bem cuidado, repleto de rosas e outras flores. Encantador! Vale a visita.



Serviços:


Parque de Las Esculturas
Endereço: Av. Sta. María 2205, Providencia, Santiago - Chile
Horário de Funcionamento: Todos os dias, 24 horas
Entrada: gratuita

Parque Bicentenário de Santiago
Endereço: Bicentenario 3236, Vitacura, Santiago - Chile (próximo as estações de metrô Tobalaba ou El Golf)
Horário de Funcionamento: Todos os dias de 8h as 18h
Entrada: gratuita


Parque Araucano - El Rosedal
Endereço: Av. Pdte. Riesco 5877, Las Condes, Santiago, Chile
Horário de Funcionamento: Todos os dias de 7h as 21h
Entrada: gratuita


10. Passear pelos bairros de Santiago

Além do centro, onde estão os patrimônios históricos, Santiago tem bairros muito agradáveis, cada um com suas características, ótimos para passear: 

Providência além de ter ruas bonitas é um bairro seguro, movimentado de comércio, casas de câmbio, ótimos restaurantes, barzinhos abertos até tarde da noite. Também é onde está o moderno Shopping e mirante Sky Costanera, não é atoa que é um dos bairros queridinhos dos turistas na hora de se hospedar. Confira AQUI o post completo com dicas de onde ficar em Santiago com sugestões dos melhores hotéis!


Bairro da Providência, Santiago
Providência - Santiago

El Golf, Vitacura e Las Condes são os bairros mais "chiques" e modernos da capital, mais tranquilos, com ótimos restaurantes, cafeterias e alguns dos hotéis mais luxuosos da cidade.


Bairro de Las Condes, Santiago
Las Condes, Santiago

Bellavista é um dos bairros mais culturais e preferidos para quem procura agitação noturna, bares, baladinhas, etc. Recebe muitos turistas já que tem uma entrada de acesso ao Cerro San Cristóbal e o Patio Bellavistao shopping gastronômico mais famoso da cidade.

Barrio París - Londres é um dos mais charmosos da capital, suas ruas já serviram de cenário para filmes e comerciais de grandes marcas chilenas. Tem um "ar europeu, as ruas são de pedras, há cafeterias, pubs, casarões e patrimônios históricos como a Igreja de São Francisco e a calçada com os nomes dos estudantes chilenos que foram fuzilados ali durante a ditadura. Não esqueça o click na esquina mais famosa do bairro. ;)

Barrio Paris Londres, Santiago - Chile

Lastarria é uma área que vai desde o Cerro Santa Lucía até próximo a Bellas Artes. Nas ruas há restaurantes, lojas de estilistas locais, teatros, museus, livrarias e galerias de arte. Ás quintas, sextas e sábados funciona uma feira de antiguidades no calçadão do bairro, entre as ruas Rosal e Merced.

👉 Confira AQUI o post onde sugerimos hotéis para todos os bolsos em cada bairro de Santiago.


11. Compras em Santiago

Compras em Santiago, Parque Arauco
Parque Arauco - Las Condes
Se além dos famosos vinhos chilenos você quiser levar na mala outras comprinhas, Santiago oferece muitas opções: Além do comércio popular do Paseo Ahumada no centro, o Patio Bellavista, além de restaurantes tem boas lojinhas para comprar artesanatos e lembrancinhas de viagem.

Costanera Center, na Providência, é o Shopping mais moderno da capital, com supermercado, restaurantes e 7 andares com lojas de produtos nacionais e importados. O Shopping é tão visitado pelos turistas que oferece um programa especial com descontos exclusivos. Clique AQUI para se inscrever e saber mais!

No bairro nobre de Las Condes fica o Parque Araucoo maior centro comercial do Chile e um dos mais importantes da América Latina. O espaço todo é muito legal, tem restaurantes com mesinhas ao ar livre, cinema, boliche, pista de gelo e lojas de várias marcas, inclusive as de departamentos chilenas.


12. Ônibus Turístico de Santiago

Uma das formas mais legais de conhecer TODOS os lugares que listamos acima, é através de um passeio no Ônibus Hop on Hop off Turistik.

Ônibus Turistico de Santiago - Hop on Hop Off

São ônibus vermelhos, (parecidos com os de Londres, Nova York, Buenos Aires..) de dois andares, com vista panorâmica, que circulam todos os dias pelos pontos mais importantes da cidade! 

O mais legal é que (com um único bilhete) você pode descer quantas vezes quiser, ficar nos lugares o tempo que desejar e depois continuar o percurso no ônibus seguinte.

Existem duas opções de ticket; o "clássico", para passear durante 1 dia; e o "Plus", que além de ser válido para 2 dias inclui também a subida ao Cerro San Cristóbal pelo teleférico e a descida pelo funicular. Confira AQUI o post com todas as informações de como comprar, horários, pontos de parada e os detalhes da nossa experiência! :)

13. Jantar com Show no Bali Hai

A melhor atração para curtir uma noite especial em Santiago é o "Bali Hai", o único restaurante temático polinésio da América Latina!!

Bali Hai, Jantar com show em Santiago

O lugar é cheio de detalhes na decoração que remetem as famosas ilhas do pacífico,  inclusive com os Moais típicos da Ilha de Páscoa logo na entrada.

O Show é divertido, muito mais legal do que imaginávamos, com danças folclóricas da cultura Polinésia e chilena. E a comida?? Uma ótima experiência a base de pisco sour, frutos do mar, vinhos e mais! Confira AQUI o post com os detalhes da nossa noite animada e deliciosa no Bali Hai. :)

Dica: Nós reservamos a atração com a agência Sousas Tour que oferece a experiência completa: traslado ida e volta do hotel, guia, jantar com bebidas e Show. Vale a pena!

14. Visitar uma vinícola

Pensou no Chile, pensou em vinhos maravilhosos, é ou não é!? Por mais que você não seja fã da bebida é impossível visitar a capital chilena sem conhecer ao menos uma vinícola, ou viña - como eles falam!

O vinho faz parte da história, das tradições do país, além disso é um passeio muito agradável e há várias vinícolas bem próximas de Santiago.


Vinícolas de Santiago, Concha y Toro
Vinícola Concha y Toro

Concha y Toro e Undurraga são algumas das mais próximas e tradicionais, mas há também algumas muito elogiadas que ficam no Valle de Casablanca, cerca de 80km da capital, entre outras.

Nós conhecemos a famosa Concha y Toro no mesmo dia do City Tour que fizemos com a agência Sousas Tour (aliás ótima empresa, oferece passeios e wine tours completos), foi um dia muito legal e bem aproveitado!! 

A Vinícola Concha Y Toro é linda, a maior e mais visitada do Chile. Fizemos um tour guiado para conhecer o parreiral, onde são cultivados diferentes tipos de uvas, o Casarão onde vivia a Família Concha Y Toro, as adegas - incluindo a subterrânea, onde fica armazenado o lendário "Casillero del Diablo", com direito a degustações, claro! Confira AQUI os detalhes da nossa experiência.

15. Vaparaíso e Viña del Mar

Para quem está em Santiago um dos passeios mais clássicos e imperdíveis é conhecer as cidades de Valparaíso e Vinã de Mar, as queridinhas do litoral chileno, a 130km da capital.

Valparaíso é uma cidade portuária, alegre, famosa por suas artes de rua que estampam os muros e escadarias da cidade, foi construída sobre as montanhas. Os cerros tem mirantes com cada vista de encher os olhos (disputadas no réveillon) em um deles está a "La Sebastiana", uma das casas do poeta Pablo Neruda.

Valparaíso, chile

Sua vizinha, Vinã del Mar, é conhecida como "a cidade jardim". Linda, bem cuidada, onde estão as praias mais badaladas da região, ganhou o apelido de "a Miami chilena", um dos destinos preferidos no verão.

Vinã del Mar, Chile

Nós conhecemo as duas cidades num único dia, através de um passeio no estilo "bate e volta" de Santiago, também com a Sousas Tour, confira AQUI os detalhes. 

Agora, se você tiver mais tempo e desejar ficar um pouco mais por lá pra curtir com calma a região, tanto Valparaíso como Viña del Mar oferecem ótimas opções de hotéis, confira AQUI o nosso post com as melhores sugestões de hospedagem. ;)


16. Cajón del Maipo - Embalse el Yeso

Ainda nos arredores, Cajón del Maipo tem sido a sensação do momento, como escutamos falar "a cereja do bolo de Santiago", um dos passeios mais desejados entre os turistas e não é por menos, a cerca de 100km da capital, a região tem paisagens lindíssimas! Uma das mais famosas é a da represa Embalse el Yeso, uma lagoa de tom azul esverdeado com a Cordilheira em volta. Imperdível!!


Cajón del Maipo e Embalse el Yeso, Chile
Embalse el Yeso, Chile

Fizemos o passeio "bate e volta" com a Sousas Tour, com direito a um piquenique gourmet a base de vinhos, queijos, petiscos doces e salgados... Ma-ra-vi-lho-so!! Veja AQUI os detalhes de como foi! 


17. Valle Nevado e Farellones

Claro que não poderíamos deixar de fora deste post as famosas estações de esqui, afinal, da segunda quinzena de junho até o início de setembro, esquiar, praticar snowboard ou simplesmente "brincar na neve", é uma das principais atrações do Chile

Valle NevadoFarellonesEl Colorado e La Parva são os centros de esqui mais próximos da capital (entre 40 e 50km) e também os mais procurados pelos turistas. Há ainda a estação de Portillo, só que mais longe, 164km de Santiago, quase fronteira com a Argentina.



Durante a temporada as agências fazem o "Skyday" , que geralmente inclui transfer ida e volta do seu hotel em Santiago, equipamentos completos e ticket de dayuse da estação escolhida, mas se quiser evitar esse "bate e volta" e ficar hospedado por lá preparamos um post com dicas de hotéis, chalés e apartamentos mobiliados para alugar, confira AQUI.

Nossa viagem foi em novembro, embora a cidade estivesse linda, ensolarada, já não havia mais neve, então deixamos para conhecer as estações de esqui em uma outra oportunidade, tomara que seja breve! :)


Nossas impressões e outras dicas:


O Chile é demais! Foi tudo mais legal do que imaginávamos!

Santiago é uma cidade linda, limpa, bem cuidada em todos os detalhes (nas praças, nas plaquinhas de rua, nos jardins em frente as casas), também é bem mais segura do que muitas capitais brasileiras, claro que há de se ter cuidado nos lugares muito cheios, como no centro por exemplo, mas nós circulamos tranquilas por todas as partes, inclusive a noite, em nenhum momento nos sentimos inseguras, muito pelo contrário! 



Providência, pôr do sol em Santiago
Providência - Santiago

O transporte público é eficiente, tem Metrô e ônibus para praticamente todos os lugares, a passagem custa em média 4 reais, para usar é necessário comprar o cartão “BIP” nas estações, depois é só recarregar e passar na catraca tanto do metrô quanto do ônibus. 

O serviço de Uber (embora oficialmente não legalizado) costuma ser mais barato e eficiente que os táxis. Por falar em táxi, há de se ter cuidado, infelizmente ouvimos relatos de que são muito "espertinhos", então verifique se é um táxi oficial, negocie o valor da corrida antes e tenha certeza de que o motorista entendeu. Levar dinheiro trocado pode facilitar e evitar o troco com notas falsas. 

No geral percebemos que os "santiaguinos" são apressados, rs (coisa de quem vive em cidade grande), gostam de resolver tudo rapidamente, mas basta você precisar de alguma coisa que todos ajudam, param para dar informações nas ruas, percebem que você é turista e já vão logo te alertando dos taxistas, dando dicas dos lugares e etc. Fomos muito bem recebidas!

Fique o máximo de dias que puder, os lugares que listamos acima são só os principais, merecem ser curtidos com calma e tem sempre algo a ser descoberto. 

Fomos em novembro (primavera), a cidade estava com dias quentes, céu azul, toda florida, de manhã cedinho e a noite o clima ficava mais fresco. Santiago é um destino que vale voltar muitas e muitas vezes, adoramos. Tem que ir!! :)

👉 Veja AQUI nossas dicas essenciais para quem vai a Santiago pela primeira vez: quando ir, imigração, câmbio, onde ficar e muito mais!

Unimos o Deserto do Atacama nessa mesma viagem, foi a melhor coisa, uma das experiências mais incríveis da nossa vida, sem dúvida um dos tesouros do Chile, não perca a oportunidade de conhecer! Confira AQUI todas as dicas.



*Essas são nossas experiências e opiniões pessoais. Informações referem-se a data da nossa viagem (Nov/2018), portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.




0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.