slider

Destaques

28 de novembro de 2018

Os principais passeios no Atacama com recomendações essenciais!

Valle de la Luna e de La Muerte

Prepare-se para ver em cada passeio paisagens quase que inacreditáveis!! Em meio a imensidão do deserto mais seco do mundo você verá vulcões, lagunas, salares, gêisers... Um conjunto de belezas com um pôr do sol de arrepiar e um céu tão lindo e estrelado, de um jeito que nunca vimos na vida!! 

Imagina deixar qualquer uma dessas paisagens únicas de fora do seu roteiro? De jeito nenhum!!! Por isso já falamos AQUImas não custa repetir, que você precisará de no mínimo 5 ou 6 dias inteiros para seu corpo se adaptar ao clima, a altitude e fazer os principais passeios no Atacama.

Mas antes de listar os passeios imperdíveis, vamos as dicas práticas, recomendações importantíssimas e essenciais para que a sua experiência no deserto seja de fato bem aproveitada e inesquecível!!

Como fazer os passeios:

Você estará em San Pedro de Atacama, cidadezinha considerada porta de entrada para os passeios no deserto, onde há toda a estrutura de hotéis, restaurantes, casas de câmbio e agências de Turismo.


Com agências de Turismo:


Na rua Caracoles, principal do centrinho, há diversas agências que oferecem os passeios, mas tome cuidado para o "barato não sair caro", escolha uma empresa de confiança, que além de oferecer segurança, você vai ter a certeza de estar fazendo um passeio completo, do jeito que deve ser!

Rua Caracolles, San Pedro de Atacama
Rua Caracoles - San Pedro de Atacama

Nós fizemos tudo com a Daytours4u, uma empresa que já conhecíamos de outras viagens pela América do Sul, pois além do Chileela organiza experiências também na ArgentinaUruguai, Colômbia e Brasil. E no Atacama os serviços foram perfeitos, como sempre!

Através do site, você consegue consultar informações e detalhes de cada atividade, ver os preços em Reais e reservar tudo de forma fácil e segura (cartão de crédito/paypal), depois recebemos os vouchers por e-mail e tivemos suporte (inclusive por WhatsApp) antes e durante toda a viagem! 

Além disso, em todos os passeios estava incluso alguma alimentação, café da manhã, snacks, frutas, petiscos com queijos e bebidas típicas como o "pisco sour". Detalhes que fizeram a maior diferença no meio do deserto! 


De carro:


Um alerta, cuidado ao querer se aventurar pelo deserto de carro, tem lugares que só os guias conhecem e tem acesso, tudo ali são áreas de reservas, controladas por comunidades indígenas atacamenãs, além disso se acontecer qualquer coisa com seu carro, provavelmente você estará no meio do nada, a um sol escaldante ou a uma temperatura a baixo de zero. Pode até parecer obvio, mas já ouvimos muitos relatos sobre isso, então custa nada avisar né! :)

De qualquer forma se quiser alugar um carro, faça uma cotação AQUI e reserve para retirar e depois devolver direto no Aeroporto de Calama, assim você já economiza no transfer. Outra coisa, de preferências aos 4X4, são mais resistentes e indicados para andar na região sem atolar na areia. Posto de gasolina tem apenas um, fica no centrinho de San Pedro de Atacama.


Como se preparar para os passeios no Atacama? O que levar, como se vestir?

Já falamos AQUI quando é a melhor época para visitar o Atacama, alta e baixa temporada, clima, as temperaturas nas diferentes estações do ano, mas a questão é que, durante os passeios, tudo pode mudar!!

Um calorzinho pode virar um "forno" e depois que o sol se poe ou bem cedinho, o frio pode ser congelante e chegar fácil a graus negativos dependendo da altitude, como por exemplo no passeio a Geysers del Tatio a mais de 4.300 metros.


Deserto do Atacama, recomendações importantes
Geysers del Tatio

Portanto, em qualquer época do ano, você terá que estar preparado com roupas de calor e de frio, afinal a grande variação de temperatura em um único dia é uma das principais características do deserto. 

Leve tudo do Brasil, San Pedro de Atacama é uma cidade pequena,  na Rua Caracoles até tem algumas feirinhas e opções de lojas que vendem casacos, toucas, luvas... a questão é o preço para "turista", e o seu tempo tão valioso durante a viagem né!

Tudo por lá é rústico, as ruas são de terra, tem bastante poeira, uma coisa é certa, você vai se sujar! rs Apenas evite levar roupas claras, também não aconselho calça jeans (prefira tipo legging ou malha), salto então, nem precisa falar né miga?!

Os passeios são feitos de Vans, mas sempre há trechos de caminhada, nada com muuuita dificuldade, mas é essencial um calçado confortável, de boa aderência e impermeável se você não quiser escorregar nas pedras ou encher seu pé de areia, rs. Nós usamos Botas Vento, ótimas, próprias para trekking, foram ideais! Inclusive para andar na Vila.


O que fazer no deserto do Atacama
Valle de La Luna
Outro item que não pode faltar na mala é um bom agasalho, de preferencia flanelado para esquentar e uma jaqueta ou colete corta vento. (tem horários que venta demaaaais por lá). Nós usamos os agasalhos da Hurley, uma marca que gostamos muito.

Não esqueça as roupas de banho. Nos passeios você terá a oportunidade incrível de entrar em lagoas de sal (tipo o mar morto em Israel, onde o seu corpo não afunda) e também nas piscinas termais.

A dica é sair sempre com uma mochila, para ir tirando ou colocando as camadas de roupas. Leve também boné/chapéu, touca, cachecol, óculos de sol, protetor solar (inclusive labial), um lenço ou uma máscara para proteger o nariz e a boca do pó (vimos muita gente usando por lá e me arrependi de não ter levado), e muita água sempre, afinal estamos falando do deserto mais seco do mundo!!



A estratégia é deixar por últimos os passeios com altitudes mais altas, até lá seu corpo vai se adaptando para não sofrer com os sintomas do chamado Soroche ou "mal da altitude, que nada mais é que enjoos, tonturas, dor de cabeça e algum mal estar, mas nem se assuste, na verdade isso varia muito de pessoa para pessoa, nós graças a Deus não sentimos nada, só mais cansaço do que o normal (você dá dez passos e parece que correu 1km, rs)  mas também seguimos as principais recomendações: 

➔ Beber bastante água, de golinho em golinho o dia inteiro;

➔ Evitar bebidas alcoólicas e comida pesada na noite anterior dos passeios com maior altitude;

➔ O chá de coca, típico da região pode ajudar, você encontra também a folha de coca seca para mascar e até bala de coca sendo vendido no centrinho de San Pedro (rua Caracolles), ahhh e não se preocupe, não tem nenhum efeito alucinógeno, rs, dizem que a planta tem vários benefícios e serve até como digestivo, além de ser gostosinho. Mas nosso preferido mesmo foi o gelato de folha de coca, cremoso e vem com folhinhas de coca para mascar, nunca pensei que seria tão bom. Veja AQUI nossas dicas de onde comer.

Como se preparar para os passeios no Atacama - Folha de coca

É bom levar também sua "farmacinha", o que seu médico sempre recomenda tomar para dor de cabeça, enjoo, além de soro para o nariz, colírio, hidratante para a pele, álcool em gel e lenços de papel. Caso precise de algum item básico tem farmácia e mercadinhos espalhados pela cidade.


Agora sim, bem preparado você vai curtir tudo muito mais e melhor!! Partiu?

PRINCIPAIS PASSEIOS NO ATACAMA:

Vamos listar aqui os passeios que consideramos imperdíveis, aqueles que não podem faltar de jeito nenhum no roteiro de quem visita o Atacama pela primeira vez! 

Vamos colocar na ordem que fizemos e que a gente recomenda que você também faça, levamos em consideração a adaptação do corpo em relação a altitude de cada um dos passeios! 


Valle de La Luna e de la Muerte


Valle de La Luna


Valle de La Luna e Valle de la Muerte é um dos passeios mais clássicos e imperdíveis do deserto, ideal para ser o primeiro, quando seu corpo ainda está se adaptando, as saídas são a tarde, dura umas 4 horas e não é das maiores altitudes. 

Você já começa vendo paisagens de tirar o fôlego, grandes dunas, esculturas salinas, num terreno que lembra muito a superfície lunar (por isso o nome) e finaliza no Valle de la Muerte, com um entardecer no mirante Kari, com o vulcão Licancabur ao fundo. Foi Lindo!! Confira AQUI os detalhes da nossa experiência.


Laguna Cejar e Laguna Tebenquiche


Laguna Cejar, a lagoa que não afunda do deserto do Atacama

Ainda na fase de adaptação a Laguna Cejar e Tebenquiche foi o nosso segundo passeio, também com duração de 4 horas e saída na parte da tarde. 

A Laguna Cejar é a famosa lagoa de sal do deserto, com água azul turquesa que nasce do degelo das montanhas e dos lençóis subterrâneos, é tipo o mar morto, em Israel, onde você entra e não afunda de jeito nenhum! Uma experiência única!! 

Nesse passeio conhecemos também os curiosos "Ojos del Salar" e fechamos com um entardecer inesquecível na "Lagoa Tebenquiche", a base de petiscos e o típico pisco sour. Imperdível!! Confira AQUI os detalhes da nossa experiência.


Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama


Lagunas Altiplânicas Atacama

Esse é especial!! Reúne algumas das paisagens mais lindas do deserto!!

As Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama é um passeio que dura em média 8 horas, inclui café da manhã ou almoço e foi um dos mais lindos que fizemos!

Conhecemos o "Salar do Atacama"o deserto de sal do Atacama, tudo branquinho, um cenário impressionante!! Não é atoa que foi eleito um dos salares mais importantes do MUNDO. Um habitat natural dos flamingos que dão um show na belíssima Lagoa Chaxa.

Depois seguimos para uma altura de 4.300 metros para conhecer as famosas Lagunas AltiplânicasMiscanti e Miñique, com as águas cristalinas que nascem do descongelamento dos vulcões que estão em sua volta. Um lugar que parece uma pintura de tão perfeito!

Conhecemos ainda o pequeno povoado de Tocanao, onde está alguns monumentos nacionais como a torre de sinos e igreja San Lucas (2ª mais antiga do Chile); na estrada ainda paramos na placa que marca o ponto exato de onde passa o Trópico de Capricórnio. Um passeio completo e imperdível!! Confira AQUI os detalhes da nossa experiência.

Geysers del Tatio del Tatio e Machuca


Geysers del Tatio, Atacama


O passeio a Geysers del Tatio é um dos mais procurados e também o mais diferente de todos!! 

Recomendado fazer por último, já que tem a maior altitude - 4.320 metros, é o que sai mais cedo, o que você pega as temperaturas mais baixas... acredite, vale a pena!! 

No chamado campo geotermal do deserto vimos o fenômeno surreal dos geirses (jatos lançados no ar de água e vapor), parecia um cenário de filme! Esse do Atacama é o terceiro maior campo de geysers do mundo e único da América do Sul, imperdível!! Você também poderá entrar na piscina termal, que tem água de vulcão a mais de 30º e inclui um café da manhã delicioso.  

Na volta a San Pedro passamos pelas lindas paisagens de Putana, com vista para o Vulcão Colorado e no povoado de Machuca, onde tem artesanatos, espetinhos de carne de Lhamas e outras curiosidades! Confira AQUI os detalhes da nossa experiência!


Mais...

E tem mais, se você não se contentar em olhar as estrelas a "olho nu", existe um Tour Astronômico, que te leva ao Centro Astronômico do deserto para aprender um pouco sobre as constelações e ver tudo mais de perto, através do telescópio. As saída geralmente acontecem no inicio da noite (entre 19h e 21h dependendo da época do ano) e dura 3 horas. Ideal para unir com outros passeios. E, se tiver fôlego, você também pode se aventurar pelo deserto de bike.

Reserve um tempinho para passear na vila de San Pedro que é uma graça, percorrer a rua Caracoles, visitar as feirinhas, a praça onde fica a igreja...


Vila de San Pedro de Atacama
Igreja da Praça principal - San Pedro de Atacama

Enfim, foi isso que fizemos! E achamos que deu para ter uma boa noção das experiências do deserto, sem ficar cansativo ou repetitivo, aliás foram dias tão INCRÍVEIS que sempre me emociono só de lembrar, com certeza foram momentos que vão ficar dentro de nós por uma vida toda! Tem que ir!

👉Veja AQUI todas as nossas dicas do Chile.


Serviços:

Passeios no Deserto do Atacama - Daytours4u
www.chile4utours.com
Contatos: Brasil +55 (21) 4042.9251 ARG: +54 (11) 4393.1854 

*Essas são nossas experiências, opiniões pessoais e imparciais. Informações referem-se a data da nossa viagem (Nov/2018), portanto podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: Daytours4u




Veja Também:

👉 Atacama: Quando ir, como chegar, onde ficar, passeios e tudo que você precisa saber!

👉 Hotel La Cochera: Ótima estrutura e  custo x benefício no centrino de San Pedro de Atacama, a poucos passos da Caracoles.

👉 Onde Comer em San Pedro de Atacama: Pratos típicos, preços e dicas de restaurantes.

👉 Curiosidades e dicas para se virar no "portunhol": Dicas para se virar nos restaurantes, palavras curiosas e mais!

👉 Buenos Aires: Quando ir, onde se hospedar, o que fazer, onde comer, documentos, câmbio e todas as dicas essenciais!


0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.