slider

Destaques

23 de novembro de 2018

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso, saiba como é o passeio saindo de Santiago

De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

Uma imensa lagoa azul turquesa cercada pela Cordilheira dos Andes, Embalse El Yeso - na região de Cajón del Maipo, é sem dúvida um dos tesouros do Chile, e o melhor, pode ser conhecido através de um passeio, no estilo "bate e volta", partindo de Santiago!!


Neste post, vamos dar todas as informações e contar os detalhes da nossa experiência. Confira.


Como fazer o passeio, dicas e recomendações importantes:


Até chegar na principal atração, Embalse El Yeso, são aproximadamente 100 km da capital, o trajeto é feito parte em via asfaltada, parte em estrada de terra com trechos de caminhada, por isso, fazer com quem realmente conhece é fundamental!! 

Nós fizemos esse e todos os nossos passeios com a Sousas Tours, considerada uma das melhores empresas da região e isso é um fato! Especializada em receber brasileiros, os guias são divertidos, falam bem o português, tem sempre o serviço de um fotógrafo profissional e outros detalhes que fazem a maior diferença!! Neste passeio por exemplo, está incluso um piquenique gourmet, com vinhos chilenos, queijos, frutas, docinhos... Vale a pena!



De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso
Foto: Nat. Mendiba - Sousas Tour 
É um dos passeios mais procurados, por isso tem saídas praticamente todos os dias, mas atente-se que no auge do inverno (entre maio e agosto) a neve deixa a estrada perigosa e por questões de segurança as empresas sérias não oferecem o Tour. Verifique antes.

Agora, os melhores meses mesmo para conhecer Enbalse El Yeso vai entre novembro e abril, durante a temporada de verão, quando o acesso é mais seguro, o clima na altitude de 2.500 metros fica mais agradável, o céu azulzinho reflete na água da lagoa e deixa tudo ainda mais lindo! Nós fomos em novembro e foi realmente especial!!

Durante o passeio há pequenos trechos de caminhada, nada com muita dificuldade, mas é importante ir com roupas e calçados confortáveis e apropriadosboné/chapéu, protetor solar e tenha sempre um agasalho porque venta bastante e a temperatura pode mudar de uma hora para a outra. Leve água e alguma coisinha para beliscar no caminho.

Importante saber: No ponto final do passeio não há estrutura de comércio, toaletes, então a empresa faz uma parada ainda na estrada, em uma loja de conveniência e depois, quase chegando há um lugar onde vende empanadas e banõs (toaletes) que são pagos ($500 pesos).

Passeio de Santiago a Cajon del Maipo

Passeio de Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

Preparado?? Então partiu conhecer um dos lugares mais surpreendentes do Chile!!  :)

Passeio a Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Nesse dia o guia da Sousas passou para nos buscar no hotel bem cedinho, por volta das 6:30h. 

Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é uma região formada por pequenos vilarejos, o rio Maipo e cercada pela Cordilheira dos Andes e o vulcão San José de Maipo.

Fizemos várias paradinhas em lugares interessantes como na beira do Rio Maipo, muito usado para esportes de aventura, como rafting.

De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

No Túnel Tinoco, onde antes passavam os trens da região e um jovem se suicidou depois de uma desilusão amorosa (inclusive tem um memorial em homenagem ao rapaz). 

No caminho o guia foi nos contando essas lendas e outras curiosidades muito legais!

De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

Também vimos as Las Cascaras, uma espécie de acampamento abandonado dos trabalhadores que (durante 10 anos) ajudaram a construir a represa, e paramos no Mirador Valle, um dos lugares que mais gostamos no caminho! 

Embalse El Yeso


Seguimos de Van e a cada curva daquela estradinha de terra uma surpresa! 

De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

A lagoa na verdade é uma represa do Rio Yeso, parte da bacia do Rio Maipo, inaugurada em 1964, concentra ali a água de degelo das montanhas e hoje é um dos maiores pontos de abastecimento de água potável de Santiago!


Fomos numa quinta feira, estava relativamente tranquilo, mas tem sido um dos lugares mais desejados pelos turistas e também serve como um refúgio para o povo local, então aos finas de semana e feriados é provável que esteja mais cheio. 

De Santiago a Cajon del Maipo e Embalse El Yeso

Fizemos algumas paradas para fotos até chegarmos lá no final, bem pertinho da Lagoa de tom azul esverdeado com a Cordilheira gigante em volta, um cenário que parecia pintado a mão de tão perfeito!! 

Cajon del Maipo, Chile

Caminhamos entre as margens da represa, sobre as pedras, para explorar cada cantinho desse paraíso, sentir o ar puro e lembrar do quanto somos pequenas diante da natureza e desse mundão! Gratidão a Deus por estar ali!!

De Santiago a Embalse El Yeso

Enquanto isso, o nosso piquenique gourmet foi montado no capricho, coisa "chique"! rs Vinhos chilenos, espumante, cerveja, sucos, tábua de queijos, amendoim, frutas e outros petiscos deliciosos!!


Bate e Volta de Santiago a Embalse El Yeso

Que mais poderíamos querer?? Só mesmo que o tempo parasse nesse momento, maaaas quando demos conta já haviam se passado horas e tivemos que pegar o rumo de volta.

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso
Mirador Valle
Chegamos no hotel em Santiago um pouco antes das 16h. Um passeio que entrou para a lista dos inesquecíveis, com certeza! Tem que ir!!

👉 Veja AQUI todas as nossas dicas do CHILE

👉 Deserto do Atacama - Dicas essenciais para sua viagem!


Serviços:

Sousas Tour
www.sousastour.com
Telefone: +56 9 8723-5630
E-mail: info@sousastour.com
Endereço: Rua Amapolas 1290 - sala 407, Providencia - Santiago


*Essas são nossas experiências e opiniões pessoais. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem (Nov/2018), portanto podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: Sousas Tour


Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.