slider

Destaques

11 de novembro de 2018

ATACAMA: Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

Lagunas Altiplanicas - Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama, guarde esses nomes, é o passeio que reúne as paisagens mais lindas do deserto!! Tem que ir!

Neste post, vamos dar todas as dicas de como conhecer, recomendações especiais e contar os detalhes da nossa experiência inesquecível!! Confira.;)


Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama


Como fazer o passeio, dicas e recomendações importantes:


Nós reservamos esse e todos os nossos passeios com a Daytours4u, a empresa é ótima, tem um site com várias informações, preços em reais e dão todo o suporte antes, durante e depois da viagem. Super Recomendo! 

Além disso, nesse Tour das Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama, como a saída do hotel é bem cedinho (entre 6h e 6:30h), está incluso um café da manhã típico. Detalhes que ajudam na hora da escolha né!?

Uma dica é deixar esse, para ser um dos últimos passeios, quando seu corpo já estiver mais adaptado, ele é um pouco mais puxado que os outros, dura cerca de 8 horas e você chegará a 4.300 metros acima do nível do mar.

Algumas pessoas sofrem com o "mal de altitude", ou seja,  sentem enjôos, dor de cabeça, mal estar. Nós, graças a Deus, não sentimos nada, apenas um pouco mais de cansaço do que o de costume durante as caminhadas.


É importante que você saiba que todos os parques e Lagoas são áreas de reservas, administradas por comunidades indígenas atacameñas, para acessá-las é necessário pagar uma taxa (em pesos chilenos) no caso desse passeio a entrada para o Salar de Atacama (onde fica a Laguna Chaxa) é de $2.500 e para as Lagunas Altiplânicas $3.000 (valor por pessoa em nov/2018).


Sobre as temperaturas, na saída do hotel e nas primeiras paradas geralmente é bem frio, as temperaturas variam em torno de 0° a 10° (dependendo da época do ano, fomos em novembro e estava uns 8°) e vai subindo ao longo do dia, podendo passar dos 30º nas últimas paradas, então a dica é se agasalhar bem e ir tirando as camadas de roupa ao longo do passeio.

Calçado fechado e confortável para as caminhadas, touca, boné ou chapéu, protetor solar (inclusive labial) e muita água, sempre! 

👉Confira AQUI o post com TODAS as recomendações e a lista dos principais passeios no Atacama.

Povoado de Toconao

Depois de sair do Hotel onde estávamos hospedadas em San Pedro de Atacama, seguimos cerca de 39km até a nossa primeira parada, no pequeno Povoado de Toconao.

Deserto do Atacama

Passeamos pela pracinha principal onde está a igreja San Lucas (a 2ª igreja mais antiga do Chile) e o campanário (torre de sinos), de 1750 - construídos de madeira e adobe de cactus, declarados Monumentos Nacionais.

Uma das principais fontes de renda dos moradores são os artesanatos, peças feitas com pedra vulcânica, lã de lhama, vicunha e outros.

Entre as sombras e os banquinhos da tranquila Pracinha foi montada uma mesa com o café da manhã, havia pães, frios, biscoitos, bolo, chá e folha de coca (para ajudar com os efeitos da altitude) e a típica  "palpa" (uma pasta de abacate que os chilenos tem o hábito de passar no pão, com sal), confesso que não consegui experimentar, adoro abacate, mas com açúcar e de preferência batido com leite, rs. 

Deserto do Atacama

Salar do Atacama - Lagoa Chaxa

Seguimos para o "Salar do Atacama"o deserto de sal do Atacama! Tudo branquinho, um cenário impressionante!! Não é atoa que foi eleito um dos salares mais importantes do MUNDO, porque reúne em um único ambiente minerais, lagoas e animais.

Deserto do Atacama

A Lagoa do Salar que estamos falando é a Laguna Chaxaonde os "donos da casa" são os flamingos, que como um balé de um lado a outro encantam ainda mais o lugar!!

Deserto do Atacama

Outra coisa, você certamente sentirá um cheiro por ali, digamos...não muito agradável, acontece que, refletindo na água e enfeitando ainda mais a paisagem está o Vulcão Lascar, o mais ativo do Chile, o cheiro vem dele, dá até para ver uma fumacinha saindo do topo. 

Ficamos encantadas com esse lugar, aliás pode ir se preparando, tudo no deserto do Atacama é muito mais lindo do que você imagina!

Laguna Chaxa Deserto do Atacama

Povoado de Socaire

Nossa próxima parada foi no povoado de Socaire, sua principal característica é a tradição Inca. 

Por lá vimos a igrejinha e as casas feitas de um tipo de barro e sapé, além de plantações.

Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas 

Seguimos para o chamado "Altiplano do Atacama" a cerca de 115km de São Pedro, a mais de 4 mil metros de altitude, onde estão algumas das lagoas mais famosas do Deserto. 

Deserto do Atacama


Lagunas Miscanti e Miñiques

Primeiro conhecemos a Laguna Miñiques, um pouco menor do que a sua vizinha, mas igualmente linda!

Lagunas Altiplanicas, Salar do Atacama

Depois, através de uma leve caminhada, foi a vez da Laguna Miscanti, a cada passo a impressão era de estar dentro de um quadro de tão perfeito!! 

Lagunas Altiplanicas Atacama

Lagoas de diferentes tons de azul, com águas cristalinas que nascem do descongelamento dos vulcões que estão ali, ao seu redor, marcando presença e emoldurando o cenário! Chego a ficar emocionada só de lembrar!

Fomos em novembro, considerado fim de inverno e início do verão, a vegetação estava amarelinha, coisa mais linda!

Lagunas Altiplânicas Atacama

Trópico de Capricórnio 

Pegamos novamente a estrada até a placa que marca o ponto exato de onde passa o Trópico de Capricórnio.

Deserto do Atacama

E claro, não poderíamos perder a oportunidade de parar na parte mais deserta da rodovia para garantir aquela foto clássica!! :)

Foto na estrada do Atacama
,
Partimos de volta a San Pedro com a certeza de ter vivido um dos dias mais inesquecíveis das nossas vidas!

O passeio a Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama é sem dúvida um dos mais imperdíveis do deserto! Tem que ir!! 


👉 Deserto do Atacama: Quando ir, como chegar, onde ficar, passeios e tudo que você precisa saber!


Serviços:

Lagoas Altiplânicas e Salar de Atacama - Chile4u
www.chile4utours.com
Contatos: Brasil +55 (21) 4042.9251 ARG: +54 (11) 4393.1854 
👉Valor atualizado e reservas AQUI.

*Essas são nossas experiências e opiniões pessoais. Informações referem-se a data da nossa viagem (Nov/2018), portanto podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: Daytours4u





VEJA TAMBÉM:

👉 Chile: Todas as dicas

👉 Principais Passeios no Atacama: listamos os imperdíveis com dicas essenciais para se preparar e evitar o mal de altitude.

👉 Hotel La Cochera: Ótima estrutura e custo x benefício no centrino de San Pedro de Atacama, a poucos passos da Caracoles.

👉 Onde Comer em San Pedro de Atacama: Pratos típicos, preços e dicas de restaurantes.




Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Populares

 
Tem que ir ©| Desenvolvido por Onze Web.