Tem que ir: Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama: dicas do tour mais incrível do deserto ,

Destaques

POSTS RECENTES

Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama: dicas do tour mais incrível do deserto

02 abril 2024
Tour Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Lagunas Altiplânicas, Salar de Atacama e Piedras Rojas é um tour que reúne algumas das paisagens mais lindas do Deserto do Atacama. Tem que ir!

Neste post vamos dar informações, valores, dicas e contar os detalhes da nossa experiência nesse dia inesquecível! Confira.

COMO FAZER O PASSEIO

Deserto do Atacama Lagunas Altiplânicas
Lagunas Altiplânicas

Você precisará de um dia inteiro para fazer esse passeio. As saídas ocorrem todos os dias, as 6h, de San Pedro de Atacama e dura em torno de 12h. O roteiro é super completo, inclui as famosas Piedras Rojas, as belíssimas Lagunas Altiplânicas, o Salar do Atacama (Laguna Chaxa - dos flamingos), além do Trópico de Capricórnio, povoados da região, café da manhã e almoço. Confira o valor atualizado.

Assim como em outros passeios no Atacama, há taxas para acessar algumas das atrações, que devem ser pagas na hora, em espécie. No caso do Tour a Piedras Rojas, Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas você terá que pagar um total de 23.000 pesos chilenos para entrar nas lagoas (cerca de R$128).


Laguna Chaxa Atacama
O balé dos flamingos na Laguna Chaxa - Salar do Atacama

Recomendações: Deixe esse para ser um dos seus últimos passeios no Atacamaquando seu corpo já estiver adaptado com a altitude, pois ele é mais puxado que os outros, você irá fazer uma caminhada considerável a cerca de 4.300 metros acima do nível do mar.


Salar do Atacama
Salar do Atacama

Algumas pessoas sofrem com o "mal de altitude", ou seja,  sentem enjoos, dor de cabeça, mal estar. Nós não sentimos nada, apenas um pouco mais de cansaço do que o de costume.


Lagunas Altiplânicas Atacama
Lagunas Altiplânicas

Sobre as temperaturas: na saída do hotel e nas primeiras paradas faz muito frio, em torno de 0° a 10°C , dependendo da época do ano, (nós fomos em novembro e estava uns 8°C), mas vai esquentando ao longo do dia, podendo passar dos 30ºC nas últimas paradas, então a dica é se agasalhar bem e ir tirando as camadas de roupa ao longo do passeio.

Confira a seguir como foi o roteiro nesse dia, lembrando que a ordem das paradas pode mudar de acordo com o guia, as condições climáticas, o tamanho do grupo, etc.

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS, PIEDRAS ROJAS E SALAR DO ATACAMA

Melhor passeio do Atacama

Depois de sair do hotel em San Pedro de Atacama seguimos cerca de 39 km até a nossa primeira parada, o pequeno Povoado de Toconao.

POVOADO DE TOCONAO

Povoado Toconao Atacama

Passeamos pela pracinha principal de Toconao, onde está a igreja San Lucas (a 2ª igreja mais antiga do Chile) e o campanário (torre de sinos), de 1750 - construídos de madeira, adobe de cactos e declarados Monumentos Nacionais.


Melhor passeio no Deserto do Atacama

Entre as árvores da tranquila pracinha do povoado foi servido o nosso café da manhã com pães, frios, biscoitos, chás, folha de coca (para ajudar nos efeitos da altitude), além da típica palta claro, uma pasta de abacate que os chilenos tem o hábito de passar no pão, como se fosse manteiga, não é ruim, mas confesso que prefiro abacate com açúcar e de preferência batido com leite, hehe!

SALAR DO ATACAMA

Salar do Atacama e Laguna Chaxa

Seguimos para o Salar do Atacama - o deserto de sal do Atacama, um cenário impressionante! Você vai ver tudo branquinho, parecendo neve, mas é sal.

Em meio ao Salar do Atacama fica a Laguna Chaxaonde os "donos da casa" são os flamingos, que encantam ainda mais o lugar!


Laguna Chaxa Atacama

Refletindo na água e enfeitando ainda mais a paisagem está o Vulcão Lascar, o vulcão mais ativo do Chile, dá até para ver uma fumacinha saindo. 

Ficamos encantadas com o Salar do Atacama e a Laguna Chaxa, aliás pode ir se preparando, tudo no deserto do Atacama é surreal de lindo!

PIEDRAS ROJAS

Tour Aguas Calientes Atacama Piedras Rojas

A próxima parada do tour foi no Salar de Aguas Calientes, que abriga as famosas Piedras Rojas ou Pedras Vermelhas em português. O acesso é através de uma caminhada. Chegando lá a coloração das pedras e as lagoas a sua volta impressionam, parece coisa de outro planeta!


Atacama melhor passeio

Antigamente era possível subir nas Pedras, caminhar entre elas, mas hoje, por uma questão de preservação dessa preciosidade, não é permitido. Em todo caso, a vista do mirante é linda!

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

Tour Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Seguimos para as Lagunas Altiplânicas, localizadas nas proximidades de Piedras Rojas, a cerca de 115 km de São Pedro de Atacama, a mais de 4.000 metros de altitude. Um lugar que é até difícil descrever, parece uma pintura de tão perfeito!


Lagunas Altiplânicas Atacama

Através de uma caminhada conhecemos as Lagunas Miscanti e Miñiques, lagoas de diferentes tons de azul que nascem do degelo das montanhas e dos vulcões que estão ao seu redor emoldurando o cenário!


Lagunas Altiplânicas Atacama

Fomos em novembro, considerado fim de inverno e início do verão, a vegetação estava amarelinha, coisa mais linda!

POVOADO DE SOCAIRE

Tour Pideras Rojas e Lagunas Altiplânicas

No caminho entre as Lagunas Altiplânicas e San Pedro de Atacama paramos no povoado de Socaire, um pequeno vilarejo de aproximadamente 400 habitantes que vivem do cultivo de frutas, quinoa e milho. A igrejinha de Socaire, feita de adobe, é considerada um patrimônio histórico.

Algumas vezes o almoço, incluso no passeio, é servido nesse povoado, mas no nosso caso, foi ao chegarmos em San Pedro de Atacama.

TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

Atacama placa Trópico Capricórnio onde fica

Pegamos novamente a estrada rumo a San Pedro de Atacama e paramos na placa que marca o ponto exato onde passa o Trópico de Capricórnio.

Aproveitamos também para tirar a foto clássica na estrada deserta do Atacama. Não sei se todas as empresas param nesse ponto da estrada, mas no dia do nosso passeio falamos com a guia e ela gentilmente parou. Esse momento ficou eternizado para nós!


Estrada famosa Deserto do Atacama

Chegamos em San Pedro de Atacama em torno das 16h, então foi servido o almoço num dos restaurantes da vila (menu com opções de entrada + prato principal + bebida).

Enfim, o passeio as Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama ficou marcado na nossa memória, jamais esquecemos as paisagens incríveis que vimos nesse dia. Tem que ir!




✓ Dicas do Atacama: quando ir, cambio e mais

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e Twitter 😘

Booking.com

Outros Posts








RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir